Quem Somos


A COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - foi fundada em 16 junho de 1991, em Belo Horizonte, com o apoio da Capes e do CNPq, a partir da iniciativa de alguns pesquisadores e representantes dos seguintes cursos de Pós-Graduação: PUC-SP, UFBA, UFRJ, UnB, UNICAMP, UMESP.



É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, congregando como associados os Programas de Pós-Graduação em Comunicação em nível de Mestrado e/ou Doutorado de instituições de ensino superior públicas e privadas no Brasil.



A COMPÓS tem como objetivos principais o fortalecimento e qualificação crescentes da Pós-Graduação em Comunicação no país; a integração e intercâmbio entre os Programas existentes, bem como o apoio à implantação de novos Programas; o diálogo com instituições afins nacionais e internacionais; o estímulo à participação da comunidade acadêmica em Comunicação nas políticas do país para a área, defendendo o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento teórico, cultural, científico e tecnológico no campo da Comunicação.



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Diretoria


Presidente

Prof. Dr. Edson Fernando Dalmonte

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas - UFBA

E-mail: edsondalmonte@gmail.com

Vice-Presidente

Profa. Dra. Cristiane Freitas Gutfreind

Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social - PUC-RS

E-mail: cristianefreitas@pucrs.br

Secretário-Geral

Prof. Dr. Rogério Ferraraz

Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi

E-mail: rogerioferraraz@anhembimorumbi.edu.br


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Diretorias Anteriores


MANDATO: 2013-2015

PRESIDENTE: Eduardo Morettin (USP)

VICE-PRESIDENTE: Inês Vitorino (UFC)

SECRETÁRIA GERAL: Gislene Silva (UFSC)




MANDATO: 2011-2013

PRESIDENTE: Julio Pinto (PUC-MG)

VICE-PRESIDENTE: Itania Gomes (UFBA)

SECRETÁRIA GERAL: Inês Vitorino (UFC)




MANDATO: 2009-2011

PRESIDENTE:Itania Maria Mota Gomes (UFBA)

VICE-PRESIDENTE:Julio Pinto (PUC-MG)

SECRETÁRIA GERAL: Ana Carolina Escosteguy (PUC-RS)




MANDATO: 2007-2009

PRESIDENTE: Erick Felinto (UERJ)

VICE-PRESIDENTE: Ana Silvia Lopes Davi Médola (UNESP/Bauru)

SECRETÁRIO GERAL: Denize Correa Araújo (UTP)




MANDATO: 2005-2007

PRESIDENTE: Afonso Albuquerque (UFF)

VICE-PRESIDENTE: Angela Pryston (UFPE)

SECRETÁRIO GERAL: Alex Primo (UFRGS)




MANDATO: 2003-2005

PRESIDENTE: André Lemos (UFBA)

VICE-PRESIDENTE: Juremir Machado da Silva (PUC-RS)

SECRETÁRIO GERAL: Simone Pereira de Sá (UFF)




MANDATO: 2001-2003

PRESIDENTE: Vera Regina Veiga França (UFMG)

VICE-PRESIDENTE: Maria Helena Weber (UFRGS)

SECRETÁRIO GERAL: Raquel Paiva de Araújo Soares (UFRJ)




MANDATO: 1999-2001

PRESIDENTE: Sérgio Dayrell Porto (UnB)

VICE-PRESIDENTE: José Luiz Aidar Prado (PUC-SP)

SECRETÁRIO GERAL: Antônio Fausto Neto (UNISINOS)




MANDATO: 1997-1999

PRESIDENTE: Antonio Albino Canelas Rubim (UFBA)

VICE-PRESIDENTE: Ione Ghislene Bentz (UNISINOS)

SECRETÁRIO GERAL: Milton José Pinto (UFRJ)




MANDATO: 1995-1997

PRESIDENTE: Marcius Freire (UNICAMP)

VICE-PRESIDENTE: Maria Ceres Pimenta Spínola Castro (UFMG)

SECRETÁRIO GERAL: Marcos Palacios (UFBA)




MANDATO: 1993-1995

PRESIDENTE: José Luiz Braga (UnB)

VICE-PRESIDENTE: Antônio Fausto Neto (UFRJ)

SECRETÁRIO GERAL: Sérgio Dayrell Porto (UnB)




MANDATO: 1991-1993

PRESIDENTE: Carlos Alberto Messeder Pereira (UFRJ)

VICE-PRESIDENTE: Murilo César Ramos (UnB)

SECRETÁRIO GERAL: Maria Lúcia Santaella (PUC-SP)



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Estatuto


Art. 1º - A Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação é instituída, por prazo indeterminado, como sociedade civil sem fins lucrativos, congregando como associados os programas de pós-graduação em Comunicação em nível de Mestrado e/ou Doutorado de instituições de ensino superior públicas ou privadas no Brasil. §1º Será considerado Programa Associado o programa individual. Torna-se sem efeito o §2º.


§1º Será considerado Programa Associado o programa individual, no caso das instituições acadêmicas que mantêm um único programa de pós-graduação em Comunicação; e o conjunto de programas, no caso das instituições que mantenham vários programas na área.


§2º No segundo caso referido no parágrafo anterior, considerar-se-á o conjunto como unidade associada para todos os efeitos deste Estatuto, particularmente no que se refere à representação no Conselho Geral.


Art. 2º - Qualquer programa de pós-graduação em Comunicação caracterizado nos termos do artigo anterior poderá solicitar ingresso na entidade e tornar-se-á associado por aprovação do Conselho Geral da entidade.


Art. 3º - A Associação terá como foro e sede a cidade de Brasília, DF.


Art. 4º - São objetivos da associação:


a) estímulo à participação da comunidade nas políticas do país para a área, defendendo o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento teórico, cultural, científico e tecnológico no campo de estudos da Comunicação;


b) representação dos associados, no que couber, junto a órgãos públicos e privados; em particular, junto às agências de coordenação e financiamento da pós-graduação na pesquisa e nos estados;


c) apoio ao desenvolvimento da pós-graduação na área da Comunicação, inclusive através do estímulo à integração e intercâmbio entre os programas existentes e do apoio pertinente a cursos de pós-graduação em implantação e de especialização e aperfeiçoamento;


d) organização de encontros, seminários, congressos, cursos e outras reuniões, com o objetivo de intercâmbio e cooperação entre associados para o desenvolvimento da área, abordagem de problemas comuns e ampliação do conhecimento mútuo sobre pesquisas em andamento;


e) incentivo ao desenvolvimento de estudos e pesquisas, identificando temas prioritários, problemas e necessidade de avanço do conhecimento na área;


f) divulgação de estudos e trabalhos na área, inclusive através do estímulo à publicação e difusão dos seus resultados, e manutenção de banco de teses, pesquisas e informações pertinentes.


Art. 5º - A associação é composta dos seguintes órgãos permanentes:


Conselho Geral - Diretoria


- §1º O Conselho Geral, órgão deliberativo superior da entidade, é constituído pelos três membros da Diretoria sem direito a voto; e por um representante com direito a voto de cada programa associado, escolhidos nos moldes definidos pelo programa.


- §2ºDiretoria, órgão executivo da entidade, é constituída por um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretário Geral, eleitos pelo Conselho Geral para um mandato de dois anos, dentre candidatos indicados pelos membros, sendo permitida a reeleição para o mesmo ou para outro cargo no período imediato.


- §3º Em caso de vacância de cargo na Diretoria, o Conselho elegerá o substituto para cumprimento do período remanescente do mandato.


Art. 6º - Serão ainda órgãos da associação, os Grupos de Trabalho e as Comissões de Assessoramento criadas pelo Conselho Geral.


Art. 7º - Compete ao Conselho:


a) definir diretrizes gerais da entidade;


b) deliberar em última instância sobre os meios de atingir os objetivos da entidade;


c) apreciar os relatórios e prestações de contas apresentados pela Diretoria;


d) eleger para um mandato de dois anos a Diretoria;


e) apreciar as decisões da Diretoria tomadas "ad referendum" ou colocadas em discussão por qualquer dos associados.


Art. 8º - Compete à Diretoria:


a) zelar pela consecução das finalidades científico-profissionais da Associação;


b) convocar as reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho;


c) aprovar a criação de Grupos de Trabalho e de Comissões de Assessoramento "ad referendum" do Conselho;


d) promover reuniões anuais da Associação com participação dos Grupos de Trabalho e das Comissões de Assessoramento, ouvido o Conselho;


e) manter permanentemente informados os Associados sobre as atividades e as deliberações da Diretoria e do Conselho.


Art. 9º - Compete ao presidente:


- representar a Associação ativa e passivamente em juízo e em outras Instâncias da sociedade;


- coordenar as atividades da Diretoria;


Art. 10º - Compete ao Vice-Presidente:


- assessorar o Presidente e o Conselho em suas atividades e deliberações;


- exercer a coordenação geral dos Grupos de Trabalho e de Comissões;


- substituir o Presidente em seus impedimentos eventuais


Art. 11º - Compete ao Secretário-Geral:


- coordenar os serviços técnico-administrativos da Associação;


- exercer as funções de planejamento orçamentário, controle de contas e coordenação de captação de recursos da entidade;


- assessorar o Presidente e o Conselho no que se refere a assuntos orçamentários e financeiros da Associação;


- movimentar os recursos financeiros da entidade, assinando a documentação pertinente.


Art. 12º - O Conselho reúne-se ordinariamente pelo menos uma vez por ano; extraordinariamente por convocação, com antecedência mínima de 15 dias, pelo Presidente ou por um terço dos seus membros.


§1º O quórum para as reuniões do Conselho é definido pela participação mínima da maioria absoluta de seus membros; ou pela presença de dois terços dos programas associados juntamente com o Presidente e seu substituto.


§2º As deliberações do Conselho, em situação extraordinária, poderão ser tomadas por correspondência, respondendo cada conselheiro à consulta explicitamente formulada pelo Presidente em carta-circular.


§3º As respostas dos conselheiros serão consideradas seus votos sobre a matéria em consulta, devendo a deliberação obtida ser comunicada a todos os membros do Conselho.


Art. 13º - A Diretoria reunir-se-á ordinariamente duas vezes ao ano e extraordinariamente sempre que necessário.


Art. 14º - A Associação disporá de recursos provenientes da contribuição dos Programas de Pós-Graduação associados, das receitas de projetos e serviços, e de subvenções, financiamentos, donativos, legados e rendas eventuais, provenientes de fontes públicas ou privadas, nacionais ou internacionais.


§1º O Conselho Geral fixará, anualmente, o valor das contribuições, as formas e os prazos da sua quitação.


Art. 15º - O presente Estatuto poderá ser modificado pelo Conselho Geral por deliberação de pelo menos dois terços de seus membros.


Art. 16º - A dissolução da Associação poderá ser decidida por dois terços de seus membros, em reunião do Conselho Geral especialmente convocada para este fim.


§1º Em caso de dissolução, o patrimônio líquido da Associação terá o destino que lhe for dado pelo Conselho Geral.


§2º A dissolução será executada pela Diretoria ou por Comissão Especial, criada para este fim pelo Conselho Geral.


Art. 17º - Os casos omissos neste Estatuto serão resolvidos pelo Conselho Geral.


Art. 18º - O presente Estatuto, assinado pelos representantes dos Associados fundadores, entra em vigor a partir do seu registro em Cartório na cidade-sede da Associação.


  • Assinado em Belo Horizonte, 16 de junho de 1999, pelos representantes dos Associados fundadores ( programas de Pós-Graduação em comunicação da UFBa, UFRJ, UnB, IMS, PUC/SP e UNICAMP ).


  • Registrado no 1º ofício de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, no livro A, nº3, sob o nº 2.287, em Brasília, DF, no dia 19 de novembro de 1991.


  • Publicado no Diário Oficial da União no dia 12 de novembro de 1991


    .
  • Modificado, nos termos do art. 15, pela unanimidade dos representantes presentes à Reunião Extraordinária do Conselho Geral, de 27 de agosto de 1993. A modificação corresponde ao acréscimo de dois parágrafos do art. 1º.


  • Modificado, nos termos do art. 15, pela unanimidade dos representantes presentes à Reunião Ordinária do Conselho Geral, de 04 de junho de 2005. A modificação corresponde ao 1o parágrafo do artigo 5.


  • Modificado, nos termos do art. 15, pela unanimidade dos representantes presentes à Reunião Ordinária do Conselho Geral, de 29 de outubro de 2009. A modificação corresponde à mudança de redação do Artigo 1º, § 1º e 2º.



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    Regimento Eleitoral


    Aprovação em 02/06/2000


    1. A presente norma regulamenta o processo eleitoral para a eleição da Diretoria da Compós.


    1. A eleição, nos termos do Estatuto da entidade, é realizada a cada dois anos, por ocasião do Encontro Anual da Compós.


    3. A Diretoria, composta pelo Presidente, pelo Vice-Presidente, e pelo Secretário Geral, será eleita através da votação dos representantes dos Programas de pós-graduação associados à Compós, reunidos em Conselho Deliberativo, para escolher entre chapas inscritas para este fim.


    4. A inscrição, feita por chapa, incluirá necessariamente um nome para cada um dos cargos da Diretoria.


    5. O período de inscrição de candidaturas corresponderá aos três primeiros meses do ano em que se deve realizar a eleição, portanto entre 02 de janeiro e 31 de março.


    6. A inscrição de chapas será feita junto à Comissão Eleitoral designada pelo Conselho Geral da Compós, por correio postal e por correio eletrônico. A Diretoria da Compós, que receberá cópia da inscrição por correio eletrônico, dará conhecimento ao Conselho Geral e à lista da Compós.


    7. Para efeito de verificação de cumprimento do prazo, valerá a data de postagem.


    8. É requisito, para apresentação de candidatura a qualquer dos cargos, que o candidato pertença ao Corpo Docente de um dos Programas Associados e tenha participado, nos últimos cinco anos, de ao menos uma das seguintes atividades da Compós:


    - representante de Programa no Conselho Deliberativo da Compós;


    - membro da Diretoria da entidade;


    - coordenador de GT;


    - participante, com texto debatido, em um dos GT"s da Compós.


    9. Membros da Diretoria em final de mandato podem candidatar-se para no máximo um período subseqüente, para o mesmo ou para outro cargo.


    10. A inscrição deve incluir as seguintes informações:


    - nome de cada participante da chapa, com indicação do cargo a que concorrerá;


    - resumo do curriculum-vitae dos três participantes;


    - plano de ação proposto pela chapa para o período do exercíco a que concorre;


    - indicação de dados referentes às participações de cada candidato nas atividades referidas no inciso 8.


    11. No dia seguinte ao encerramento do período de inscrição, o presidente da Compós encaminhará informe ao Conselho Geral e à lista da Compós.


    12. Solicitações argumentadas de impugnações poderão ser enviadas ao Presidente da Comissão Eleitoral até 10 dias corridos após a divulgação das candidaturas. Concluído este prazo, estas solicitações serão encaminhadas por correio eletrônico aos membros do Conselho Geral, que remeterão seu parecer à Comissão Eleitoral. Esta divulgará os resultados da consulta, que produzirá efeito por maioria absoluta de votos.


    13. Após o período de possibilidade de impugnações, é válido e estimulado que os candidatos contatem os PPGs e seus representantes, para expor suas perspectivas e propostas e para defender seu plano de ação para o exercício do mandato.


    14. A eleição será realizada em sessão eleitoral conduzida pela Diretoria da Compós, com participação da Comissão Eleitoral, ao início da reunião ordinária do Conselho Geral da Compós, no Encontro Anual em que haja renovação da Diretoria.


    15. O Coordenador de PPG candidato a um dos cargos em eleição pode estar presente na reunião da eleição, como os demais candidatos. O PPG deverá, entretanto, se fazer representar por outro docente.


    16. Se um membro da Diretoria for candidato em uma das chapas, não participará da reunião eleitoral. Se toda a Diretoria estiver inscrita em uma ou mais chapas para a eleição, os membros do Conselho Deliberativo procederão à escolha de uma diretora ad-hoc para a reunião, antes de dar início ao processo eleitoral.


    17. A eleição será feita através do voto dos representantes dos Programas Associados, em escrutínio secreto com o quorum mínimo exigido pelo Estatuto da entidade para reuniões do Conselho Deliberativo.


    18. A apuração será feita imediatamente pela Comissão Eleitoral, durante a mesma sessão do Conselho Deliberativo, verificando-se o número de votos válidos, em branco e nulos.


    19. O resultado se dará conforme a verificação de obtenção de maioria absoluta de votos válidos (com a exclusão de votos em branco e nulos). Com a inscrição de mais de duas chapas, se nenhuma obtiver maioria absoluta no primeiro escrutínio será feito imediatamente um segundo escrutínio com a participação das duas chapas mais votadas.


    20. O resultado será tornado público imediatamente após a apuração, devendo a chapa eleita tomar posse em seguida.


    21. Situações não previstas neste Regimento serão resolvidas pela Comissão Eleitoral, ouvida a Diretoria, para todas as questões anteriores à Sessão Eleitoral da reunião do CD. Questões referentes ao andamento dessa Sessão serão resolvidas pelo voto da maioria dos representantes presentes.


    Responsáveis pela elaboração: Albino Rubim, José Luiz Braga e Arlindo Machado; (02/06/2000).



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    Normas para Filiação


    Normas para filiação à COMPÓS


    Aprovação em 18 e 19 de setembro de 1997


    1. O Programa deve pertencer a uma instituição de Ensino Superior instalada no território nacional.


    2. O Programa deve estar autorizado pelos Órgãos Superiores da sua IES.


    3. O Programa deve ter sido recomendado pela CAPES na Área da Comunicação, pertencente à Grande Área Ciências Sociais Aplicadas I. Casos que não se enquadrem nesse item, deverão ser avaliados por comissão específica designada para esse fim.


    4. O Programa deve se caracterizar por ser um curso stricto sensu, não sendo aceitos para inscrição os cursos que funcionam sob a modalidade do lato sensu, ou na condição de "Programas receptores" dos Mestrados Interinstitucionais.


    5. Para solicitar sua filiação, o curso deve encaminhar à COMPÓS os seguintes documentos com, no mínimo, dois meses antes da reunião do Conselho na qual será formalmente apresentado o pedido de ingresso do Programa pleiteante:


    - carta formal solicitando a filiação, assinada pela Coordenação em exercício e pela maioria dos docentes, permanentes e colaboradores;


    - comprovação da recomendação pela CAPES.


    6. A solicitação de ingresso na Associação, juntamente com os documentos referidos acima, deve ser encaminhada à Secretaria Executiva, até dois meses antes da reunião do Conselho de Representantes, que deliberará sobre a filiação.


    7. Estando completa a documentação indicada no item 7, mediante verificação por parte da Diretoria, a solicitação de filiação será incluída como ponto de pauta na reunião subsequente do Conselho.


    8. Em reunião do Conselho da COMPÓS, o pedido de filiação será apresentado por um representante do Programa pleiteante, que deve descrever de forma sucinta a estrutura do curso, os modos de funcionamento e, posteriormente a uma breve exposição de motivos, encaminhará o pedido de filiação. Feito isso, será aberto o processo de discussão e, após a deliberação por parte dos membros do Conselho, será recomendado ou não o ingresso do Programa.


    9. A filiação será concedida ao Programa como um todo. Não será permitida a filiação por "áreas", "especializações", "linhas de pesquisa" e outras fragmentações do Programa.


    10. Apenas será cobrada anuidade do Programa a partir do ano subsequente ao da filiação.


    Aprovação em 18 e 19 de setembro de 1999.


    Normas revistas e aprovadas em reuniões do Conselho em 14 de outubro de 2015.



    NORMAS PARA DESFILIAÇÃO

    A desfiliação pode ser solicitada pela diretoria da COMPÓS ou por qualquer representante de Programa e deverá ser votada por 2/3 dos membros. O processo será procedimental, ou seja, será levado em conta um conjunto de indicadores em processo.


    1. Inadimplência prolongada (2 ANOS = 2 ANUIDADES);


    2. Ausência prolongada dos representantes de Programas nas reuniões do Conselho (1 ano);


    3. Descaracterização notória dos objetivos das atividades da pós-graduação;


    4. Não participação prolongada de professores do Programa no Congresso COMPÓS (2 anos);


    5. Solicitação do próprio Programa.


    No caso de ocorrência de um dos indicadores 1,2,3 ou 4, será inicialmente enviada advertência ao Programa em situação irregular e, caso a situação perdure por mais um semestre, a Diretoria da Compós ativará os procedimentos para a desfiliação.


    Aprovada em reunião do Conselho de 29 de abril de 2004.


    Normas revistas e aprovadas em reuniões do Conselho em 29 de outubro de 2008 e 14 de outubro de 2015.



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    Memória



    ATAS DO CONSELHO GERAL DA COMPÓS


    27 de abril de 2016.

    ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DA COMPÓS

    14 de outubro de 2015.

    ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2015-2017

    12 de junho de 2015.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2013-2015



    16 de abril de 2015.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2013-2015



    16 de outubro de 2014.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2013-2015



    30 de maio de 2014.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2013-2015



    10 de abril de 2014.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2013-2015



    16 de outubro de 2013.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2013-2015



    07 de junho de 2013.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2011-2013

    07 de junho de 2013.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2011-2013



    01 de abril de 2013.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2011-2013



    04 de dezembro de 2012.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2011-2013


    27 de setembro de 2012.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2011-2013



    15 de junho de 2012.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2011-2013


    23 de abril de 2012.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2011-2013


    23 de setembro de 2011.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2011-2013



    17 de junho de 2011.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2009-2011


    17 de junho de 2011.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2009-2011


    28 e 29 de abril de 2011.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2009-2011


    4 e 5 de novembro de 2010.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2009-2011


    11 de junho de 2010.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS GESTÃO 2009-2011


    29 e 30 de abril de 2010.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO GESTÃO 2009-2011


    29 de outubro de 2009.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO GESTÃO 2009-2011


    Belo Horizonte, 5 de junho de 2009.

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO GERAL DA COMPÓS GESTÃO 2007-2009


    São Paulo, 29 de abril de 2009.

    ATA DA QUINTA REUNIÃO DA GESTÃO 2007-2009 - ANHEMBI MORUMBI, 29 DE ABRIL DE 2009.


    São Paulo, 29 de outubro de 2008.

    ATA DA QUARTA REUNIÃO DA GESTÃO 2007-2009 - SÃO PAULO PUC, 29 DE OUTUBRO DE 2008.


    São Paulo, 6 de junho de 2008.

    ATA DA TERCEIRA REUNIÃO DA GESTÃO 2007-2009 - SÃO PAULO UNIP, 06 DE JUNHO DE 2008.


    Brasília, 25 de abril de 2008.

    ATA DA SEGUNDA REUNIÃO DA GESTÃO 2007-2009 - BRASÍLIA, 25 DE ABRIL DE 2008.


    São Paulo, 24 e 25 de outubro de 2007.

    ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DO CONSELHO DA COMPÓS - GESTÃO 2007-2009.


    Curitiba, 16 de junho de 2007.

    ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DA COMPÓS - CURITIBA, 16 DE JUNHO DE 2007


    Brasília, 25 de abril de 2007.

    ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DA COMPÓS - BRASÍLIA, 25 DE ABRIL DE 2007.


    Rio de Janeiro, 25 de outubro de 2006.

    ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DA COMPÓS - RIO DE JANEIRO, 25 DE OUTUBRO DE 2006.


    Baurú, 9 de junho de 2006.

    ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DA COMPÓS BAURU, 9 DE JUNHO DE 2006.


    São Paulo, 6 e 7 de abril de 2006.

    ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DA COMPÓS - SÃO PAULO, 6 E 7 DE ABRIL DE 2006.


    Brasília, 27 e 28 de outubro de 2005.

    ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DA COMPÓS BRASÍLIA, 27 e 28 DE OUTUBRO DE 2005.


    Rio de Janeiro, 4 de junho de 2005.

    ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO GERAL DA COMPÓS.


    Salvador, 29 de abril de 2005.

    ATA DA REUNIÃO DO COLEGIADO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO REALIZADA NO DIA 29 DE ABRIL DE 2005, NA SEDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR


    Brasília, 26 e 27 de outubro de 2004.

    ATA DA REUNIÃO DE 26 E 27 DE OUTUBRO DE 2004


    São Bernardo do Campo, 25 de junho de 2004.

    ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO COMPÓS EM 25/06/2004 REALIZADA NA UNIVERSIDADE METODISTA - SÃO BEMARDO DO CAMPO


    Brasília, 29 e 30 de abril de 2004.

    ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DA COMPÓS REALIZADA EM BRASÍLIA NOS DIAS 29 E 30 DE ABRIL DE 2004, NA SEDE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.


    São Paulo, 30 e 31 de outubro de 2003.

    ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DA COMPÓS, REALIZADA NOS DIAS 30 E 31 DE OUTUBRO DE 2003, EM SÃO PAULO.


    Recife, 6 de junho de 2003.

    ATA DA ELEIÇÃO DA DIRETORIA DA COMPÓS


    Recife, 6 de junho de 2003.

    ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (COMPÓS).


    Brasília, 24 de abril de 2003.

    ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (COMPÓS).


    Brasília, 7 de outubro de 2002.

    ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (COMPÓS).


    Rio de Janeiro, 7 de junho de 2002.

    ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (COMPÓS).


    Brasília, 22 de abril de 2002.

    ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (COMPÓS).


    Porto Alegre, 28 de outubro de 2001.

    ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO


    Brasília, 2 de outubro de 2001.

    ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (COMPÓS).


    Brasília, 1° de junho de 2001.

    ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPOS. BRASÍLIA - 1° DE JUNHO DE 2001.


    Brasília, 26 e 27 de abril de 2001.

    ATA DA REUNIÃO DE TRABALHO DA COMPÓS COM OS COORDENADORES DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO - BRASÍLIA, 26 E 27 DE ABRIL DE 2001.


    Brasília, 15 e 16 de agosto de 2000.

    ATA DA REUNIÃO DE TRABALHO DA COMPÓS COM COORDENADORES DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÀO EM 15 E 16 DE AGOSTO DE 2000 - BRASÍLIA.


    Porto Alegre, 2 de junho de 2000.

    ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS - 9° CONSELHO DE REPRESENTANTES, REALIZADA POR OCASIÃO DO IX ENCONTRO ANUAL DA ENTIDADE, NA PUCIRS, PORTO ALEGRE EM 2 DE JUNHO DE 2000.


    Venda Nova, 4 de junho de 1999.

    ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS, REALIZADA POR OCASIÃO DO VIII ENCONTRO NACIONAL DA ENTIDADE, NO SESC VENDA NOVA, EM 04 DE JUNHO DE 1999, A PARTIR DAS 17 HORAS, PARA ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DA ENTIDADE PARA O BIÊNIO JULHO DE 1999 A JUNHO DE 2001.


    Belo Horizonte, 4 de junho de 1999.

    ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS (CONSELHO DE REPRESENTANTES), REALIZADA POR OCASIÃO DO VIII ENCONTRO NACIONAL DA ENTIDADE, NO SESC VENDA NOVA, BELO HORIZONTE, EM 04 DE JUNHO DE 1999, A PARTIR DAS 14h30min.


    São Leopoldo, 5 de junho de 1997.

    ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS(CONSELHO DE REPRESENTANTES), REALIZADA POR OCASIÃO DO VI ENCONTRO NACIONAL DA ENTIDADE, NO CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) SÃO LEOPOLDO, EM 05 DE JUNHO DE 1997, A PARTIR DAS 10:35 HORAS.


    Brasília, 30 de maio de 1996.

    ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO COMPÓS (CONSELHO DE REPRESENTANTES), REALIZADA POR OCASIÃO DO V ENCONTRO NACIONAL DA ENTIDADE, NA ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES (ECA) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, EM 30 DE MAIO DE 1996, A PARTIR DAS 14:30.


    Brasília, 4 de agosto de 1995.

    ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO- COMPÓS, EM QUE FOI ENPOSSADA SUA NOVA DIRETORIA PARA O BIÊNIO 1995 /1997, REALIZADA NA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, EM 4 DE AGOSTO DE 1995.


    Brasília, 1° de agosto de 1995.

    TA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRM1AS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS, REALIZADA POR OCASIAO DO IV ENCONTRO NACIONAL DA ENTIDADE, NA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, EM 1° DE AGOSTO DE 1995, A PARTIR DAS 09:00.


    Brasília, 31 de julho de 1995.

    ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA COMPÓS, REALIZADA NO AUDITÓRIO DA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UnB


    Campinas, 25 de agosto de 1994.

    TA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO GERAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS, REALIZADA DURANTE O ENCONTRO ANUAL DA ENTIDADE, EM 25 DE AGOSTO DE 1994, ÀS 9:00 HORAS, NO INSTITUTO DE ARTES E PÓS-GRADUAÇÃO EM MULTIMEIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP.


    Salvador, 27 de agosto de 1993.

    ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO GERAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS


    Belo Horizonte, 16 de junho de 1991.

    ATA DE CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO


    Goiania, 30 de março de 1991.

    ATA DE CRIAÇÃO DO FÓRUM DOS PROGRAMAS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO





    30 de março de 1991

    ATA DE CRIAÇÃO DO FÓRUM DOS PROGRAMAS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO


    16 de junho de 1991

    ATA DE CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO


    16 de junho de 1991

    ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO


    16 de junho de 1991

    MEMBROS FUNDADORES DA COMPÓS


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    Identidade Visual


    As publicações e materiais relacionados à Compós devem incluir a marca da associação em local visível e de fácil identificação, sempre em conformidade com nosso Manual da Marca.


    Marca Compós


    Marca Completa

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    Formatos (PB)

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    Marca em Negativo

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    Marca sem Degradê

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    Formatos (PB)

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    Marca E-compos

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    Selo Compós Teses e Dissertaçõess

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