A COMPÓS na Amazônia

Em 2014, o 23º Encontro Anual da COMPÓS será realizado pela primeira vez na Região Norte do Brasil, mais especificamente pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia  da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém (Pará). A iniciativa representa um marco na direção de regionalização e combate às assimetrias existentes entre as Regiões, tanto em se tratando de formação pós-graduada quanto do desenvolvimento da área da Comunicação.

A proposta é que o evento possibilite aos participantes um olhar sobre o crescente empenho e desenvolvimento das pesquisas em Comunicação na Amazônia. Região essa, que mantêm características culturais, políticas e socioeconômicas particulares frente ao cenário nacional, e que historicamente ficou a reboque dos modelos externos no que concerne à produção de conhecimento. Diante disso, o desafio é reverter essa dinâmica a partir da produção e valorização do conhecimento científico desenvolvido na região para a interpretação das realidades comunicacionais observadas, sem classificá-las simplesmente como exóticas ou atrasadas.

Nesse sentido, ser palco e cenário para a realização do 23° encontro da COMPÓS – o primeiro encontro da Associação no Norte do país –, é para docentes e discentes do PPGCOM da UFPA uma oportunidade de trocar saberes e de integrar as discussões sobre as diferentes pesquisas desenvolvidas na área da Comunicação.