A cobertura realizada por jornais impressos do Pará sobre as três principais guerras em que os soldados brasileiros e paraenses participaram pode ser vista na exposição “As grandes guerras na imprensa paraense”, aberta ao público até 30 de maio – último dia do Compós 2014 –, na UFPA. O objetivo da exposição é mostrar como a Guerra do Paraguai (1864-1870), a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foram retratadas nos jornais.

A pesquisa foi realizada nos periódicos Diário do Gram-Pará (1853-1892), Diário de Belém (1868-1888), O Liberal do Pará (1869-1889), Folha do Norte (1896-1974) e Estado do Pará (1911-1980), disponíveis no acervo da Biblioteca Pública Arthur Vianna. Nesses jornais, foram observados os períodos de início e fim de cada guerra, além de outras datas marcantes, como a entrada do Brasil nos conflitos mundiais.

Foto: Ewelin Gamelas

Foto: Ewelin Gamelas

Na observação dos periódicos, além da cobertura das guerras, é possível visualizar as modificações que os jornais foram apresentando ao longo de cada período histórico, por exemplo, quanto à diagramação das páginas ou ao uso dos títulos e das imagens. Na cobertura da Guerra do Paraguai, na segunda metade do século XIX, os títulos eram mínimos e inexistiam imagens, bem diferente do que se vê no caso das duas grandes guerras.

A mostra é uma realização do projeto de pesquisa “A trajetória da imprensa no Pará”, em parceria com o Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, o Instituto de Letras e Comunicação e o Instituto de Ciências das Artes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e a Biblioteca Pública Arthur Vianna. O material pesquisado está exposto na Galeria César Leite, no complexo recreativo Vadião, na UFPA.

O projeto “A trajetória da imprensa no Pará” está vinculado à Faculdade de Comunicação (FACOM) e ao Programa de Pós-Graduação, Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da UFPA. Coordenado pela professora Netília Silva dos Anjos Seixas, o projeto estuda a imprensa paraense.

Serviço:
Exposição “As grandes guerras na imprensa paraense”
Período: Até 30 de maio, das 11h às 15h
Local: Galeria César Leite, localizada no complexo Vadião da UFPA, campus Guamá

 

Jessé Andrade