Programas Estrangeiros Associados


Programas Estrangeiros Associados (Accredited Programs)


O Conselho Geral da Compós abriu, por meio de resolução aprovada em 5 de novembro de 2010, a possibilidade de programas ou curricula não-brasileiros de pós-graduação em Comunicação se associarem à Compós sob a figura do Accredited Program.


Caracterização da participação dos Accredited Programs


O Accredited Program é um programa estrangeiro que realiza pesquisa e ensino de pós-graduação na área geral de comunicação, mesmo que, em sua denominação, não apareça estritamente a palavra comunicação. É um programa capacitado a receber as informações oficiais e participar dos Encontros Nacionais, listado no site da Compós, e que terá acesso privilegiado no caso de fortalecimento de laços formais com a Compós, para parcerias que levem ao intercâmbio de produção científica, docentes e discentes. O Accredited Program não terá voto no Conselho Geral da Compós.


Para ser aceito como Accredited Program, o proponente deverá apresentar a seguinte documentação em português, inglês, francês ou espanhol:


  • Identificação formal, fornecida pela instituição onde se insere o programa (universidade ou centro de pesquisa), destacando o nome da(s) pessoa(s) responsável(eis) por sua direção.


  • Histórico de atuação na área, destacando as atividades de pesquisa e formação de pessoal qualificado, bem como as linhas de pesquisa e áreas de concentração que o caracterizam.


  • Documento discriminando as razões pelas quais o programa deseja ser integrante da Compós na categoria de Accredited.


  • Essa documentação será examinada por um relator, que emitirá seu parecer para decisão do Conselho Geral da Compós.




    Voltar