Relação dos periódicos da área de Ciências Sociais Aplicadas I com links

Em tempos de muita discussão sobre produção e produtivismo, a Compós coloca à disposição da comunidade no link http://compos.org.br/periodicos.php a relação dos periódicos da área de Ciências Sociais Aplicadas I (CSAI) que integram o sistema Qualis da Capes. Separados por seu estrato (A1, A2, B1, B2, B3, B4 e B5), o pesquisador se depara com mais de mil e cem títulos. Basta clicar em um deles que o consulente é levado ao respectivo site, que traz todas as informações relativas à publicação.

Algumas observações preliminares devem ser feitas. Em primeiro lugar, o levantamento tomou como base os dados disponíveis no Web Qualis referentes à classificação estabelecida para o triênio 2010 a 2012. Esse levantamento abrange, portanto, os periódicos da área CSAI, não apenas
os de comunicação. Por outro lado, como se sabe, uma revista passa a integrar o sistema Qualis quando o programa de pós-graduação informa a Capes (anteriormente via o coleta e agora via plataforma Sucupira) o artigo escrito pelo professor e/ou estudante em um determinado periódico. Se notamos a ausência de um ou outro título, ela pode ser explicada pelo fato de que não tivemos no triênio passado artigos de pesquisadores dos programas de pós-graduação nestas publicações. Na pesquisa e verificação dos títulos, nós nos deparamos com títulos semelhantes, duplicados, e, por vezes, com classificação diferente. Dentro do total, não chegam a 2%, se tanto. A coordenação de área já foi informada, e isso será objeto de revisão na próxima avaliação. Por fim, não foi possível localizar todos os links. Acreditamos também que um ou outro erro pode ter ocorrido nesse levantamento. Contamos com o apoio dos colegas no sentido de aperfeiçoar esse instrumento de pesquisa.

Recorrer à noção de instrumento de pesquisa não é fortuito. Além de permitir ao interessado que identifique as revistas para as quais pretende submeter seus artigos, a lista, dividida por estratos, fornece um diagnóstico amplo da produção científica em nosso campo. Por seu intermédio, é possível comparar as publicações estrangeiras com as nacionais, identificar as semelhanças e diferenças entre os periódicos separados por estratos, aproximar revistas de Comunicação às de Ciências da Informação, e assim por diante.

Contamos com a colaboração neste trabalho de Marcus Biaggi, a quem agradecemos.

Atenciosamente,

Eduardo Morettin
Inês Vitorino
Gislene Silva

Diretoria da Compós 2013 – 2015