Nota de Protesto pelo fechamento do PPGCC Unisinos e de SOLIDARIEDADE aos pesquisadores – docentes e discentes

A Diretoria da COMPÓS vem a público manifestar o seu veemente protesto contra o fechamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio Dos Sinos (Unisinos), um de seus programas associados. O motivo alegado pela gestão da universidade é o déficit financeiro. Lamentamos profundamente essa atitude institucional e nos solidarizamos com os colegas pesquisadores(as) – docentes e discentes -, que tanto dedicaram seu tempo e sua capacidade intelectual no desempenho de seu trabalho.

O PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos é um dos três programas nota 6 CAPES em nossa área e uma referência histórica para a pesquisa em Comunicação no Brasil. Fundado em 1994, foi espaço de formação de centenas de pesquisadoras e pesquisadores de destaque no país e no mundo. Foi o primeiro programa dentro da Unisinos a conquistar nota 5, em 2001. Até hoje, é destaque nacional e internacional com discentes e docentes. Seus grupos de pesquisa são parte de dezenas de projetos nacionais e internacionais, inclusive com financiamento – projetos esses, que serão encerrados com o fechamento do programa. Suas revistas, mantidas pelo PPG – Fronteiras e Questões Transversais -, também são referências na área e possuem significativo impacto. Atualmente, o programa tem 7 bolsistas de produtividade em pesquisa – PQ/CNPq, bolsa concedida a pesquisadores de impacto na área. Grande parte dessa contribuição e dessas conquistas serão também “descontinuadas” com o fechamento do PPG.

Construir um programa deste porte – com tudo e todos que isso envolve – demora décadas. Para destruir, basta uma canetada. A diretoria da COMPÓS se solidariza com docentes e discentes afetadas e afetados por esta decisão institucional unilateral. E sente, desde já, os impactos – imediatos e futuros – disso em nossa comunidade acadêmica. Uma instituição fechar um programa tradicional e de referência e não sofrer nenhuma consequência é sintoma das políticas nefastas do governo deste país, incluindo de ciência e tecnologia, dos últimos anos. É lamentável que tenhamos um momento histórico e político onde essas conquistas, que tomaram anos de trabalho e investimento do País, da instituição e dos participantes do programa, sejam simplesmente descartadas. É lamentável que pesquisas de impacto, em andamento, com investimento público, sejam, também, descontinuadas. É triste que discentes e docentes que investiram sonhos, trabalho e que contribuíram para o crescimento do País, sejam desconsiderados. É inaceitável que instituições se guiem por “planos estratégicos” contaminados pelas visões financista e de curto prazo e rompam unilateralmente com os compromissos históricos assumidos diante do Sistema Nacional de Pós-Graduação, da sociedade e do Estado brasileiros. O que resta a um País que não valoriza sua produção científica e os impactos dela?

É URGENTE que nós, enquanto área, façamos discussões e nos ORGANIZEMOS em relação ao presente e o futuro da Comunicação frente às políticas científicas de nosso país. Diante deste fato lamentável, torna-se ainda mais importante a organização e o fortalecimento da área para lutar unida contra a destruição de tudo o que foi construído através dos nossos programas de pós-graduação. Não podemos permitir que ações como esta sejam naturalizadas.

Atenciosamente,

Diretoria da COMPÓS 2021-2023.