Consumos e Processos de Comunicação

Considerando a necessidade de fomentar o debate plural sobre a sociedade, as culturas e as práticas de consumo, congregando leituras críticas e não dogmáticas, o GT “Consumos e Processos de Comunicação” tem como objetivo analisar a relação entre o consumo e seus processos como lugar estratégico para a problematização das teorias “clássicas” sobre a sociedade e as culturas midiáticas. Entendendo o consumo como acontecimento sociocultural amplo, que alicerça culturas e engendra imaginários, práticas e produções sociais, o GT contempla análises das dimensões material, simbólica e cultural, tanto no plano sociológico da produção e da circulação, quanto no plano subjetivo e reflexivo do indivíduo. Contempla o funcionamento dos sistemas midiático, publicitário e mercadológico, das ações de marcas e consumidores, suas lógicas e estratégias de produção, bem como os processos e contextos de apropriação e interpretação. A proposta investigativa do GT abriga reflexões a respeito das práticas de consumo; das narrativas e dos imaginários do consumo; das manifestações de linguagem, retórica, estética e poética do consumo; da cultura material; dos produtos das indústrias culturais; das tecnicidades do consumo; das dimensões políticas e contra-hegemônicas do consumo; dos discursos do capital; e ainda as implicações socioculturais, político-econômicas, estéticas, éticas e ideológicas associadas a tais dinâmicas.

Informações

Coordenador(a): Rogério Luiz Covaleski - UFPE (rogerio.covaleski@ufpe.br)

Vice-Coordenador(a): Maria Clotilde Perez Rodrigues - USP (cloperez@terra.com.br)