Estudos de Som e Música

Reúne trabalhos de cunho teórico-metodológico e/ou empírico que analisam aspectos estéticos, tecnológicos, socioeconômicos e políticos associados ao universo das sonoridades, contemplando as dinâmicas de produção, circulação e consumo musical nos ambientes midiáticos. As questões privilegiadas gravitam em torno dos seguintes eixos: a) disputas de valor e rotulações em torno de gêneros, cenas, redes e circuitos musicais; b) práticas e trânsitos de coletivos e fandoms musicais em suas dimensões locais, nacionais ou globais; c) a mediação dos formatos, suportes e meios nas experiências sonoras; d) o papel do som na cultura audiovisual; e) som, música e ativismo: articulações e tensões na construção de identidades; f) estética e linguagem da canção; g) som, música, corpo, afeto e audibilidades; h) paisagens sonoras, mídias, territorialidades e espaços urbanos; i) Sound Design e ruídos; j) estudos de rádio, de televisão, de cinema, de videogames, de plataformas digitais articulados ao mercado fonográfico; k) economia da música no contexto das indústrias criativas e da cultura digital; l) mídia, música e moda; m) arte e experimentações sonoras; n) som e música enquanto expressões do universo do lúdico e/ou do entretenimento; o) relações entre música, idolatria (culto às celebridades) e cultura pop.

Informações

Coordenador(a): Thiago Soares - UFPE (thikos@gmail.com)

Vice-Coordenador(a): Simone Luci Pereira - UNIP (simonelp@uol.com.br)