Recepção, Circulação e Usos Sociais das Mídias

Análise dos processos que envolvem a relação da sociedade com os meios de comunicação, tendo como objetos de estudos as instâncias da produção, da circulação e da recepção de mensagens em contextos analógicos, digitais e de convergência de mídias. Como eixos prioritários, busca-se compreender: a) as relações dos sujeitos com as mídias implicadas por mediações de classe, etnia, gênero, entre outras; b) os usos sociais das mídias que se constroem em dinâmicas complexas entre as ambiências online e offline; c) os processos de produção de sentidos e de circulação de mensagens, em novos modos de interação entre produtores e receptores; d) os processos de recepção transmidiática, de audiências em rede, em dinâmicas de expansão das práticas da recepção em plataformas digitais. Para tanto, enfatiza-se o relato de pesquisas teóricas, epistemológicas e empíricas que contemplem eixos de análise em torno das articulações entre produção, circulação e recepção no contexto de processos comunicacionais.

Informações

Coordenador(a): Rafael do Nascimento Grohmann - UNISINOS (rafael-ng@uol.com.br)

Vice-Coordenador(a): Márcia Gomes Marques - UFMS (marcia.gomes@ufms.br)