2012 - Universidade Federal do Piauí

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO

Site: https://sigaa.ufpi.br/sigaa/public/programa/apresentacao.jsf?lc=pt_BR&id=369

E-mail: ppgcompi@ufpi.edu.br

Telefone: 86-3215-5967

Processos Comunicacionais

Coordenador(a)

Paulo Fernando de Carvalho Lopes (lopespaulofernando@gmail.com)

Vice-Coordenador(a)

Marta Maria Azevedo Queiroz (martaqueiroz@ufpi.edu.br)

Área de concentração

Processos Comunicacionais

Linha de Pesquisa

1. Mídia e produção de subjetividades
2. Processos e práticas no jornalismo

Ementa da Linha de Pesquisa

1. Mídia e produção de subjetividades
———————————————-
Investiga a relação de diferentes dispositivos midiáticos contemporâneos na produção de subjetividades. Foca na análise crítica da produção de processos de subjetivação nas interações da sociedade com os produtos midiáticos, considerando que tais processos são construídos em torno da mídia enquanto espaço institucionalmente legitimado, produtor de sentidos e de novas formas culturais. Neste sentido, tem-se por objetivo perceber: a) os modos de subjetivação construídos pelos diversos produtos midiáticos; b) as formas de sociabilidade e, correlatamente, de subjetividade, como efeito da recepção e apropriação das lógicas da mídia; c) as identidades e subjetividades construídas nas redes políticas e sócio-culturais midiatizadas.

2. Processos e práticas no jornalismo
—————————————–

Investiga o jornalismo a partir da análise crítica de seus processos e práticas dentro de sistemas produtivos de significações tendo como referentes a relação com os discursos sociais, a memória e a história, a economia política do jornalismo, os impactos sociais da atividade jornalística e sua inter-relação com as tecnologias. Foca o papel do jornalismo na construção do espaço público, na produção de visibilidades, na legitimação de instituições e nas transformações decorrentes da disseminação das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas sociedades contemporâneas. Esta linha comporta pesquisas que investiguem o jornalismo em seus aspectos de regionalização e globalização, em questões relacionadas ao poder e a formação de hegemonias, gêneros, formatos, linguagens, técnicas e tecnologias  jornalísticas, políticas: de mercado, públicas e editoriais.