O período de submissões para o 34º Encontro Anual da COMPÓS foi encerrado em 24 de fevereiro de 2025, totalizando 550 trabalhos submetidos aos 24 Grupos de Trabalho (GTs).
A lista de trabalhos divulgada nesta etapa tem caráter exclusivamente informativo e não implica em aceite, tampouco confirma a adequação dos textos às normas de submissão. A conformidade com as normas será verificada na próxima fase, durante o processo de avaliação e emissão de pareceres.
Ao término da avaliação, cada GT selecionará 12 trabalhos, com base no sistema double blind peer review.
A lista final dos trabalhos APROVADOS será divulgada conforme o cronograma, a partir de 2 de abril de 2025.
| Título |
| INTERFACES COMUNICACIONAIS: enfoques sobre a comunicação por campos vizinhos |
| O jornalismo político opinativo de Camus e o ocaso moral europeu |
| CÍRCULO DE BAKHTIN: sete laços de alteridade em perspectiva dialógico-comunicacional |
| A experiência estética do documentário Chão (2019), de Camila Freitas, no contexto das produções audiovisuais do MST |
| Por uma estética disco |
| Sobre narrativas, jornalismo, racismo (s) e algoritimos |
| Dimensões políticas de um fazer-sentir latino-americano na fotografia contemporânea |
| ENTRE MORTOS (DES)IDENTIFICADOS: santos, devoções e disputas de memórias em meio à Caminhada da Seca |
| A “CENSURA”DE VOLTA NO BRASIL? uma análise das redes discursivas dos candidatos à prefeitura da cidade de São Paulo sobre o banimento do X no Brasil |
| Métodos Digitais e Epistemologias Emergentes no Estudo do Discurso em Plataformas |
| A COBRA NÃO FUMOU: o esquecimento da memória brasileira nos filmes nacionais sobre a Segunda Guerra Mundial |
| Na Comunicação, a Experiência Estética |
| Perspectiva epistemológicas da comunicação na sociedade contemporânea |
| Encruzilhadas fílmicas, rotas afro-atlânticas |
| A noção de memória em Manoel de Barros |
| TRAVESSIAS AFRODIASPÓRICAS EM TRADUÇÃO AUDIOVISUAL: A ecologia marinha reconfigurada |
| QUAIS SÃO AS PORTAS DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO? Uma análise das políticas de ações afirmativas de gênero nos PPG em Comunicação do Brasil |
| O LUGAR SOCIAL DO TEA NA NARRATIVA DOS FILMES: RAIN MAN E TEMPLE GRANDIN |
| A PEDAGOGIA DE OYÁ: mulheres negras e a desconstrução da estética das colonialidades no currículo e ensino da Comunicação Social |
| Tecnologia e Representação Racial Moçambique e Brasil |
| CIBER-DESAFIOS POR UMA LENTE CRÍTICA DE GÊNERO: comparação Brasil – Itália |
| Políticas Públicas de Comunicação do Supremo Tribunal Federal: a linguagem simples como objetivo estratégico |
| ESTRATÉGIAS DE DESINFORMAÇÃO NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2024 EM MOÇAMBIQUE: o caso dos posts oficiais do candidato da FRELIMO no Facebook |
| Trabalho precarizado, identidade estigmatizada: o enfrentamento às opressões pelas mulheres camelôs do Movimento Unido dos Camelôs – MUCA |
| “MINHAS BONECAS VOU ENCONTRAR”: a amizade como um fator de modulação de cenas musicais fortalezenses a partir da Berlim Tropical |
| O PESSOAL É POLÍTICO: as estratégias político-comunicativas da mobilização #ExposedCG |
| PODE O CONSUMO SER CITADINO? Entre sociabilidades, mediações, órteses e próteses em Montes Claros/MG |
| PRECISAMOS FALAR SOBRE POLARIZAÇÃO |
| O corpo totêmico como unidade mágica: uma concretude para as noções de magificação |
| PODE-SE EXPLICAR O JORNALISMO PELO SEU DISCURSO? Reflexões epistemológicas para uma matriz teórica do campo |
| Mass Communication Research e o campo da comunicação no Brasil: uma influência a ser relativizada |
| A TRANSGENERIDADE EM NOVELAS: o casamento como acontecimento discursivo em A Dona do Pedaço, Elas por Elas e Renascer |
| STATUS ATUALIZADO DA CLASSE GERENCIAL: entre progresso e retrocesso |
| OS 50 ANOS DE PUBLICAÇÃO DE “AN INTRODUCTION TO APPLIED SOCIOLOGY” E AS LIÇÕES PARA A PESQUISA APLICADA EM JORNALISMO |
| O Retorno Mítico à Terra-Mãe: a comunicação simbólica com a África negra através dos ritos |
| DEBÍ TIRAR MÁS FOTOS: BAD BUNNY E A REINVENÇÃO DA MEMÓRIA LATINO-AMERICANA COMO ATO POLÍTICO |
| O trabalho do meme em humor anti-veg*nismo no Instagram: Reflexões sobre discurso de ódio e regulação das redes sociais |
| A RETÓRICA DA DIFERENÇA: outsiders e a estratégia do contraste na política |
| Análise de conteúdo do Estado Islâmico: estudo das capas da revista Dabiq (2014-2016) |
| Notas de uma diss track sobre mulheres negras no jornalismo cultural do rap nacional |
| O CASO PALADIN: as enchentes no Rio Grande do Sul e o peso das conspirações em mídias digitais na percepção do cotidiano de uma tragédia |
| Censura e Liberdade de Expressão: os discursos do livro de Coriolano Fagundes |
| O RÁDIO COMO HERÓI: desmistificando sua história |
| Multicartografias de cenas de São Paulo e Rio de Janeiro |
| O QUE É UM VÍDEO “SATISFATÓRIO”? Uma análise exploratória do ASMR no TikTok |
| COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO ÂMBITO DO CONSÓRCIO INTERESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA: transparência e interesse público |
| Cidadania comunicativa não conta cromossomos: pessoas com síndrome de Down em inter-relações com os processos comunicacionais |
| NEOFLUXOS COMUNICACIONAIS SOBRE A PAUTA CLIMÁTICA A PARTIR DA COP DA AMAZÔNIA NO INSTAGRAM |
| “Ainda estou aqui” e o cimento social |
| Ética antirracista na pesquisa em Comunicação: reflexões iniciais sobre a dimensão racial de práticas de pesquisa |
| DESINFORMAÇÃO EM PERSPECTIVA SEMIÓTICO-INTERACIONAL |
| AMBIÊNCIAS HOMOSSOCIOTÉCNICAS: homossociabilidade e homofilia com espaços masculinistas online |
| COMO AS NEWSLETTERS REFLETEM AS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO: Uma análise de conteúdo das newsletters matinais da Folha de S. Paulo e de O Estado de S. Paulo sob as lentes de Agenda Setting e Framing |
| TRANSPARÊNCIA EM ORGANIZAÇÕES PRIVADAS: perspectivas na comunicação |
| DIGITALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO POLÍTICA E PERSONALISMO ELEITORAL NO BRASIL: Análise da relação entre meios de informação e forma de escolha de candidatos nas eleições de 2024 |
| AURA, FETICHE E MITO NA COMUNICAÇÃO DE MARCA |
| POR UMA TEORIA DOS ARQUIVOS E REPERTÓRIOS TELEVISIVOS: Rodrigo Apresentador, memetização e normatividade queer |
| COMUNICAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Interações, Simulação e Desafios Éticos na IA Generativa |
| UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DOS ELEMENTOS SIMBÓLICOS NO PODCASTING COMO LINGUAGEM |
| Inteligência artificial e novos modelos de governança: quando algoritmos orientam os processos de tomada de decisão nas organizações |
| Ressonanâncias Científicas na Epistemologia da Comunicação |
| O PODCAST NAS DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS: domínio da educação em relação aos estudos radiofônicos |
| PLATAFORMAS DIGITAIS COMO SISTEMA DE APARELHOS E ESTRUTURAS HEGEMÔNICAS DE MEDIAÇÃO SOCIAL: Crítica a partir da hegemonia e da Economia Política da Comunicação (EPC) |
| MEMÓRIAS, IMAGENS E AFETOS EM ARQUIVOS DE CROWDSOURCING DA PANDEMIA |
| A TEMPORALIDADE DOS MULTIVERSOS DIGITAIS: o futuro como repetição de presentes sobrepostos |
| O HEXÁGONO DA DESINFORMAÇÃO: análise do caso das urnas eletrônicas no sindicato de Itapeva |
| ANITTA CONTRA O RACISMO RELIGIOSO: a materialidade comunicacional do samba-enredo na persona midiática da Anitta |
| “AGORA EU VOU FAZER DO MEU JEITO”: A construção de anti-heróis e anti-heroínas na ficção seriada para streaming no Brasil |
| DO ÍNDICE AO MODELO: IA generativa, QR ControlNet e a produção de realidades sintéticas |
| “O DIFÍCIL NUNCA SERÁ ESTAR E SIM PERMANECER”: desafios e experiências das mulheres na produção musical brasileira |
| CAPITAL DE VISIBILIDADE E MOVIMENTO TRADWIFE: disputas de gênero nos processos de celebrização |
| PLATAFORMAS DIGITAIS, TRABALHO, RENDA E INFLUENCIADORES FINANCEIROS A LUZ DE MILTON SANTOS |
| O QUE AS PESSOAS SENTIRAM DURANTE O EVENTO DE 8 DE JANEIRO DE 2023 |
| O fim do mundo é agora? A crise do futuro e o imaginário do fim nas ficções latino-americanas contemporâneas |
| ATRÁS DO GOL EU SIGO CANTANDO: análise discursiva dos cantos das torcidas de Grêmio e Internacional |
| A TECNOLOGIA DO ESQUECIMENTO: como sistemas de informação, nos arquivos, colaboram para o apagamento da memória das mulheres e de pessoas pretas |
| ALEGRIA QUEER: Uma chave de leitura estética |
| Política de piedade e a violência contra a mulher na publicidade social |
| MAGRAS; MAGRAS, MAGRAS: a padronização do corpo inalcançável |
| AGRONEGÓCIO E SUSTENTABILIDADE NA IMPRENSA: uma análise discursiva a partir do Facebook |
| A Estética dos Afetos e o Cinema Pós-Noir: Uma Análise Contemporânea |
| ESTUDOS DE RECEPÇÃO E AS PESQUISAS NA INTERFACE MIGRAÇÕES E TECNOLOGIAS DIGITAIS |
| ESTUDOS DE RECEPÇÃO NA ERA DA DATAFICAÇÃO: início de uma discussão sobre novas propostas teórico-metodológicas |
| NEONAZISMO ESTADUNIDENSE NO CINEMA: Constelação Fílmica e conteúdo factual |
| GÊNERO, EQUALIZAÇÃO E NORMALIZAÇÃO: Renovação política e mídias digitais nas eleições para a Câmera dos Deputados em 2022 |
| RÁDIO E METODOLOGIAS: uma proposta para investigar a caracterização de produtos midiáticos radiofônicos |
| AS POTENCIALIDADES DAS PAUTAS RACIAIS NO JORNALISMO ALTERNATIVO |
| Mito e imaginário na obra de Ailton Krenak |
| IMAGEM E ESTIGMA: A Persistência da Demonização das Religiões de Matriz Africana na Mídia |
| A SCHINDLERLIZAÇÃO DA MEMÓRIA NOS TESTEMUNHOS AUDIOVISUAIS DO MUSEU DO HOLOCAUSTO: uma análise dos arquivos da Fundação Shoah em Curitiba |
| Pandemia, pós-pandemia e inércia no combate à desinformação local pelo jornal Correio do Estado: uma análise de conteúdo de 2020 a 2023 |
| A Retórica em miniatura: ethos e pathos de influenciadores de política na imagem de capa de vídeos no YouTube |
| DO VENENO SOCIAL AO VIRAL: Erika Hilton versus Nikolas Ferreira |
| Morte e Luto: A adaptação do mito de Aquiles no cinema e literatura |
| IMAGEM E ENGAJAMENTO: A VISIBILIDADE DO PSICÓLOGO NO INSTAGRAM DURANTE AS INUNDAÇÕES NO RIO GRANDE DO SUL |
| O CLÃ E A PANDEMIA NAS REDES: análise das estratégias narrativas da família Bolsonaro sobre a covid-19 no Telegram |
| MULTICULTURALISMO E MULTINATURALISMO: sobre habitar o abismo do Antropoceno |
| CRESCER NA VILA: VIVÊNCIAS E TERRITÓRIOS PARA CRIANÇAS NEGRAS NA PERIFERIA DE VÁRZEA GRANDE |
| APONTAMENTOS METODOLÓGICOS PARA UMA SEMIOPRAGMÁTICA NA RECEPÇÃO: interações, marcas e consumidores no contexto dos games infantis |
| Pessoas idosas importam? Uma análise crítica sobre o tamanho do prazo de validade nos medicamentos |
| COMUNICAÇÃO, PRODUÇÃO DE SENTIDO E CONSUMO: Construção da Identidade de Shiseido segundo Martine Joly |
| ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS: uma Revisão Sistemática de Literatura sobre a promoção da saúde pública |
| QUANDO A COMUNICAÇÃO PÚBLICA É SILENCIADA: legislação eleitoral e o direito à informação nas capitais brasileiras nas eleições de 2024 |
| A PERCEPÇÃO SOBRE A AMAZÔNIA BRASILEIRA DO PONTO DE VISTA DO NEGACIONISMO INTERNACIONAL: uma análise do fórum r/climateskeptics no Reddit |
| Aproximações entre os conceitos de semiosfera e fronteira de Iúri Lotman e uma crônica literária |
| O PROBLEMA DA CIRCULAÇÃO DAS IMAGENS: caso dos incêndios no Brasil e na Califórnia |
| BUMBA MEU BOI DO MARANHÃO, CULTURA OU TURISMO: a quem atender primeiro? |
| DESAFIOS À SUSTENTABILIDADE DA EXPANSÃO DA REDE NACIONAL DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA DE RÁDIO |
| Centro-avante, Vingadores!: aproximações entre a cultura homossocial dos super-heróis e do futebol |
| Jornalismo Potencial: estratégias para práticas anti-imperialistas |
| COMUNICAÇÃO OUTRAMENTE: Um mergulho em Bom Mesmo é Estar Debaixo D’Água |
| AVALIAÇÃO DO SROI DE EMENDAS PARLAMENTARES NA SAÚDE: Impacto e Eficiência na Alocação de Recursos |
| QUEM É A MULHER NEGRA PARA A PUBLICIDADE BRASILEIRA: um estudo sobre representações e estereótipos em campanhas publicitárias |
| Close-up – uma conversa cinematográfica |
| QUEM PROTEGE AS MULHERES NA META? As novas políticas de conteúdo e a violência de gênero nas plataformas |
| O Problema do Planimétrico e a Transformação estilística de Wes Anderson |
| Narrativas publicitárias e storytelling: imagem e discurso em um anúncio imobiliário da MRV |
| CONSTRUINDO UM PROTOCOLO METODOLÓGICO PARA ANÁLISE CRÍTICA DE REPORTAGENS |
| EXERCÍCIO EPISTEMOLÓGICO PARA A COMUNICAÇÃO ESPIRALAR: primeiros apontamentos |
| ESTUDOS RADIOFÔNICOS E O CAMPO DA COMUNICAÇÃO: construção de um mapa de territórios e interfaces inter e multidisciplinares |
| RÁDIO COMO LUGAR DE MEMÓRIA: relações construídas e ambientes de escuta |
| JORNALISMO E XENOFOBIA: outrificação e vulnerabilização humana |
| A PLATAFORMIZAÇÃO DO GRUPO GLOBO: o uso e a infraestrutura dos dados |
| A CULTURA DO CONSUMO: a constituição de identidades e os perfis de influenciadores digitais |
| “ESTOU COM AIDS”: narrativas midiáticas e o primeiro filme brasileiro sobre aids |
| O arquivo na pesquisa em história da televisão: improviso, colecionismo e ausência de políticas públicas |
| Obra cultural e científica: Contribuições de Otto Groth para a construção de Teorias do Jornalismo |
| Das constelações às compostagens de imagens: estéticas da vigilância e da contravigilância |
| Uma zona toda sua: memórias prostibulares no cinema documental |
| INTERSUBJETIVIDADE E COMUNICAÇÃO: A abordagem filosófica e cultural de Vilém Flusser |
| ANÁLISE DA TELENOVELA PANTANAL: mediações, estética e função social conectadas ao ESG |
| GAME DESIGN PLATAFORMIZADO: Paradigmas de criação de jogos na documentação do Roblox Studio |
| A ENCENAÇÃO EM CAMADAS COMO POTÊNCIA CRIATIVA DA MISE-EN-SCÈNE FÍLMICA |
| Primeiro Congresso Meridional Integralista: um filme de extrema direita |
| Estudos sobre o Jornalismo no TikTok no Brasil e no mundo |
| ESTUDOS BRASILEIROS DO IMAGINÁRIO NA COMUNICAÇÃO: pioneiros, heurísticas e dificuldades |
| Aprendendo com as Lentes da Cidadania: A Experiência da Fotografia na Escola |
| O HERÓI CORROMPIDO NAS OBRAS COREANAS: Sobreviventes depois do terremoto (2023) e Round 6 (2021- 2024) |
| BARREIRAS À ENTRADA EM MERCADOS DIGITAIS |
| A CIRCULAÇÃO EXTRACEREBRAL DO IMAGINÁRIO OU A NULIFICAÇÃO DO ORGÂNICO |
| O IDOSO NÃO É UM PÚBLICO PARA A COMUNICAÇÃO: estado da arte sobre as pesquisas da pessoa idosa como sujeito pesquisado |
| JORNALISMO SOCIOAMBIENTAL em meio às disputas narrativas e resistências ecoterritoriais, uma proposta conceitual |
| REVISTA OESTE E O LIBERAL: interseções e dissonâncias narrativas na cobertura da CPI das ONGs |
| “NOSSO MARCO É ANCESTRAL. SEMPRE ESTIVEMOS AQUI”: implicações metodológicas para pensar a forma acampamento da comunicação |
| CORPOS EM CENA: representatividade e estratégias narrativas na terceira temporada de Bridgerton |
| A comunicação como um campo de estudos epistemológicos |
| Lost media: os relegados pela lógica da indústria midiática |
| CONECTADOS E MASCULINOS: um mapeamento de literatura sobre a construção da identidade gay mediada por smartphones |
| Mimese jornalística como estratégia comunicacional na publicidade nativa de saúde |
| O estúdio virou terreiro?! – Irradiações da macumba pela rádio Tupi em 1936 |
| “ASIÁTICO É TUDO IGUAL”: racismo recreativo e o riso nos comentários do TikTok de Bruna Tukamoto |
| DIVERSIDADE PARA QUEM? Ascensão e queda das políticas de diversidade, equidade e inclusão no Facebook/Meta |
| PARADIGMAS CIENTÍFICOS NAS NOTÍCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT): Uma Análise da Comunicação Institucional em 2023 |
| ALDEANDO A CAMPANHA DIGITAL: o uso do Instagram na comunicação eleitoral de candidaturas indígenas em 2024 |
| SOCIOMATERIALIDADES DO ESQUECIMENTO E POLÍTICAS DAS PLATAFORMAS: desafios para preservar rastros digitais do 8 de janeiro |
| TEM JORNALISTA NEGRA NO RÁDIO ESPORTIVO MINEIRO? a tripla opressão em ambiente branco e machista |
| A memória visual da contracultura nas capas dos discos dos Mutantes |
| NARRATIVAS EM DISPUTA NO YOUTUBE: A Mediação Cultural do Canal Ei Nerd nas Críticas ao Filme Barbie |
| Espaços de Trabalho como Locais de Formação da Identidade Jornalística |
| MÉTODO EPISTOLAR: a escrita de cartas como metodologia sensível de comunicação |
| LEITURAS QUEER EM NARRATIVAS SERIADAS E O QUEERBAITING COMO UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING MAINSTREAM |
| EMPRESAS E O ANTIRRACISMO: O PAPEL DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL |
| Sobre quem jogou antes: Breve panorama histórico do Jornalismo Esportivo |
| Em busca de uma definição de cinema científico (ainda que tentativa) |
| COVERT RESEARCH IN POLITICALLY HOSTILE DIGITAL ENVIRONMENTS |
| O que pode o cu? |
| Interpelando as imagens de controle: uma análise das autorrepresentações de beleza por influenciadoras digitais negras no Instagram |
| O QUE AS LÉSBICAS CHUPAM? Tensionamentos de gênero e sexualidade em títulos de vídeos na plataforma PornHub |
| VISÕES SOBRE A ANÁLISE DO DISCURSO DE MICHEL FOUCAULT NA COMUNICAÇÃO |
| DESINFORMAÇÃO E RELAÇÕES DE CONFIANÇA: a experiência do movimento Hip Hop da RMBH |
| COMUNICAÇÃO E CIBERESTÉTICA: a emergência dos avatares na mídia e cultura |
| PADRÃO DA DESINFORMAÇÃO CONTRA OS POVOS INDÍGENAS: enquadrando as fake news checadas pela agência Lupa |
| INTERAGINDO COM FILMES-ARQUIVOS: reações do público aos trailers de documentários musicais. |
| O MOTIVO DA AUSÊNCIA: a figuração materna em Fleabag |
| A comunicação do Poder Judiciário |
| EMERGÊNCIA CLIMÁTICA E PODER DE VOZ DE JOVENS: narrativas, desafios e potencialidades |
| A MEMÓRIA DA GUERRILHA SOB DISPUTA: Viagem à Luta Armada (1996) escrevendo, tensionando e combatendo (n)o tempo lutado |
| PROCESSOS MIDIÁTICOS E TECNOLÓGICOS: perspectivas para uma vida religiosa a partir dos ambientes digitais |
| NARRATIVA, MEMÓRIA E EXPERIÊNCIA: mediações entre passado, presente e futuro a partir de Walter Benjamin e Paul Ricoeur |
| SOBERANIA DIGITAL E INFORMACIONAL: desafios da gestão de tecnologias, da comunicação pública e os reflexos para a cidadania |
| Apropriações tecnológicas e resistências interseccionais à exploração algorítmica: experiências brasileiras |
| UMA CONTRACARTOGRAFIA ENSAÍSTICA INTERTEXTUAL: Pepe, uma zoo-autobiografia |
| FALANDO A NOSSA LÍNGUA: A folkmídia nos websites Jornal Cidade, A Hora do Sul e O Nacional |
| O CORPO REIVINDICADO: identidade e cidadania como mediações do ativismo gordo |
| O IMAGINÁRIO ENCARCERADO NA PRISÃO DAS IMAGENS AUTOGERADAS. |
| CINEMA-MUNDO: coleções, lugares, viagens |
| EDITORA HARPERCOLLINS E 8080 BOOKS: o interesse da Microsoft pelo mercado de livros |
| PARA ALÉM DE UMA EFEMÉRIDE: as memórias de Boris Schnaiderman sobre a participação da FEB na Itália em oitenta anos de narrativas |
| RASTROS DA COMUNICAÇÃO NO CICLO DE VIDA DE POLÍTICAS PÚBLICAS |
| A MEMÓRIA DO PLANETA AZUL: astronautas, COPs e inteligência artificial. |
| HIPERSEXUALIZAÇÃO POR ALGORITMO? Análise da influência do Instagram ao promover imagens hipersexualizadas |
| ANTIFEMINISMOS E SUAS APROPRIAÇÕES MIDIÁTICAS DIGITAIS: implicações para as esferas democrática e cidadã |
| Redação publicitária em plataformas freelancers: conflitos éticos em um nível meso |
| A Transparência Fotográfica e a Ontologia da Fotografia |
| CELULARES, CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL: uma análise crítica dos discursos de proteção do Governo Federal |
| DESINFORMAÇÃO, PÓS-VERDADE E A CIÊNCIA DO ABSURDO: análise do canal “Ajuda para Vacinados” do Telegram |
| Anitta, a Carmen Miranda digital: o imaginário midiático que se atualiza na circulação em imagens-totem |
| A VEZ DO LEITOR – moderação e manutenção das audiências ativas nas plataformas digitais dos jornais The Guardian e The New York Times |
| COMUNICAÇÃO PÚBLICA E ELEIÇÕES: o acontecimento das Enchentes de 2024 e sua tematização no HGPE de Porto Alegre |
| A ORIGEM DO MUNDO EM UM CORPO COM ÚTERO: fotografia, memória e fabulações |
| MODALIDADES DA NOSTALGIA NO CINEMA: O efeito da “nostalgização” das narrativas |
| O FASCÍNIO VISUAL E A FRAGILIDADE CRÍTICA: Imagens como mediadoras do sentir contemporâneo |
| Contratos, reposicionamento de mercado e gamificação da Twitch no Brasil |
| Educação, violência e interseccionalidades: um estudo interdisciplinar para a análise de dados do IBGE, Inep e Ipea, em 2019 |
| TRATATIVAS PARA RETOMAR A ANÁLISE DAS PESQUISAS DE RECEPÇÃO E CONSUMO MIDIÁTICO: a produção de 2021 a 2025 |
| “ESCURECEU TUDO LÁ ATRÁS? CLARI EFFECT RESOLVE”: branqueamento e biopolítica da beleza no Brasil contemporâneo |
| Trajetórias da produção de podcasts narrativos de ciência no Brasil |
| Participação das plataformas digitais na produção de notícias |
| LITERACIA DO FÃ EM ANIMÊS: a ressignificação do cânone de Shingeki no Kyojin no Youtube |
| “CONSTA NOS ASTROS, NOS SIGNOS, NOS BÚZIOS”: a astrologia entre o discurso e as narrativas em plataformas digitais |
| A paisagem do Antropoceno na fotografia contemporânea latinoamericana: as “Topografias da fragilidade”, de Ingrid Weyland |
| MIDIATIZAÇÃO INTENSIFICADA E LÓGICAS GESTIONÁRIAS: a expansão da comunicação organizacional para a construção de subjetividades contemporâneas no Instagram |
| POSITIVIDADE E EMPATIA: Construções Subjetivas em tempos do neoliberalismo |
| TRADIÇÕES IMAGINÁRIAS NA FOLHINHA DE MARIANA: almanaque epigrafado e temporalidades |
| ENTRE MONSTROS E REBELDES: Novas configurações das narrativas infantis |
| ESTETIZAÇÃO DAS POÉTICAS DE VIDA PELO ESPETÁCULO DIGITAL: uma análise da performance de influenciadoras digitais de Feira de Santana |
| Jornalismo econômico e capital financeiro. Dissecando a simbiose. |
| AS BIG FIVE E A HEGEMONIA GLOBAL DA COMUNICAÇÃO: um panorama sistemático da presença das Big Techs no contemporâneo. |
| O MAL-ESTAR NOS RELACIONAMENTOS AMOROSOS: a retórica da desistência no TikTok |
| Temporalidade na mobilização social: notas sobre cidadania e políticas do tempo |
| A IMAGEM DE JAIR BOLSONARO NA COBERTURA DO SENADO EM A VOZ DO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 |
| A música em podcasts narrativos: diálogos entre estudos de rádio e de som no cinema |
| SOBERANIA DIGITAL, DESINFORMAÇÃO E A SAÍDA DO X DO BRASIL |
| CARTOGRAFIAS DO MOVIMENTO TAPAJÓS VIVO: memórias, semioses e mídias |
| Entre likes e lapsos: Reflexões sobre a fragilidade da memória na era dos algoritmos |
| Corporeidade como abordagem teórica: uma discussão das relações interacionais na performance de cantores(as) populares |
| ENTRE A FAVELA E O FESTIVAL: o baile funk e a (des)construção da autenticidade |
| Aceleração Algorítmica, Crise da Soberania e Noopolítica: a Batalha pelo Controle das Redes |
| ENTES ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO DESASTRE: relações de poder e disputas de sentido na CPI da Braskem |
| COMUNHÕES EMOCIONAIS E AQUILOMBAMENTO: o cotidiano midiatizado de bichas pretas |
| ANÁLISE DA PUBLICIDADE DIGITAL: contribuições metodológicas da semiótica peirceana |
| COMUNICAÇÃO, SOCIABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: o mundo do trabalho das pessoas com deficiência motora |
| Estéticas Distópicas No Cinema: Nordeste Ficção Científica |
| QUEM TEM BOCA VAI A ROMA, OU: A filha de Calígula, entre a Vitória e o Triunfo |
| A Lei Maria da Penha como Produto na Sociedade da Informação e do Direito à Comunicação” |
| AUDIOVISUAL PARA PRIMEIRA INFÂNCIA: análise da série Me Explica! |
| Os desafios das mulheres jornalistas na produção de biografias no Brasil (1990-2020) |
| CHECAGEM EM DEBATE: a conversação política a partir dos comentários no perfil da agência Lupa no Instagram |
| FUI RACISTA, MAS FOI SEM QUERER, MAS SE SERVIR A UMA SENHORA TUDO BEM: COMO ENTENDER AS DISPUTAS SIMBÓLICAS ATRELADAS AO RACISMO E “ESCRAVIDÃO” CONTEMPORÂNEA DOS PARTICIPANTES DO BBB24 |
| Além da Smart City: Algoritmo do Oprimido na construção da cidadania |
| IMAGENS ALÉM DE TUDO: a destinação simbólica e o signo da denúncia na circulação de uma imagem do genocídio Yanomami |
| O DIA DO FOGO: Uma análise à narrativa dos incêndios florestais ocorridos nos governos Bolsonaro e Lula |
| HERÓIS IMPERFEITOS E MITOS MODERNOS: The Umbrella Academy e o Imaginário |
| SUPREMO EM CENA _ VISIBILIDADE E PODER: Retórica, Imagem e Exposição Midiática no Judiciário |
| O BLOCO AINDA ESTÁ NA RUA: circulações estéticas da experiência com Sérgio Sampaio |
| CONVERSAS SONORAS: com-posições de poetas e músicos de rua no Rio de Janeiro |
| ERRO JORNALÍSTICO OU FAKE NEWS? Tensões técnico-conceituais no ecossistema digital |
| As dissidências corpossonográficas das imagens de controle no bregafunk |
| MEMÓRIA E COMUNICAÇÃO: uma década da trajetória de um Grupo de Trabalho |
| SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS? Política e fé no meio evangélico |
| DIVERSIDADE NAS EPISTEMOLOGIAS DE PESQUISAS SOBRE PODCASTING COM PERSPECTIVA DE GÊNERO |
| Cinema e teatro em Vaga carne (ou as camadas de um metadrama) |
| UM AXÉ PRA LUA: os 40 anos da axé music na perspectiva da cena musical em espiral |
| De cineasta amador a produtor de conteúdo: Estratégias narrativas emergentes nas redes sociais |
| José Luiz Braga e Ciro Marcondes Filho, um diálogo possível? |
| Diversidade Placebo: a dissidência dentro da dissidência LGBTQIAPN+ na atividade publicitária |
| SONS DO SABER: Representações da ciência em podcasts lusófonos no Spotify |
| DOODLES DA DIVERSIDADE E DO ORGULHO LGBTQIA+: tematizações, sentidos e tokenismo nos discursos organizacionais da plataforma Google |
| AS CAMPANHAS ELEITORAIS DE GUILHERME BOULOS: os limites da interatividade e do profissionalismo |
| QUANDO A REPRESENTAÇÃO POLÍTICA É TAMBÉM UMA LUTA POR RECONHECIMENTO: aproximações teóricas a partir do contexto do autismo no Brasil |
| RÁDIO LOCAL E REGIONAL NAS PESQUISAS EM MÍDIA SONORA DA INTERCOM: tendências e possíveis lacunas |
| COMENTARISTA DISFARÇADA: publicidade expandida, inteligência artificial e representação da mulher |
| O OLHAR COMO DADO: Uma abordagem metodológica para a pesquisa com imagens digitais |
| PUBLICIDADE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: proposta de modelo de literacia publicitária para crianças e adolescentes |
| Contradições na publicidade: Jacquin, o chef francês que cozinha, come e vende miojo |
| INTERDIÇÕES NA COBERTURA JORNALÍSTICA DE G1 E PODER 360 SOBRE TWEETS DE JAIR BOLSONARO NAS ELEIÇÕES 2022 |
| ÉTICA NA ATIVIDADE PUBLICITÁRIA: contribuições de modelos de tomada de decisão |
| “OU NÃO PREFERIAM A MORTE À ESCRAVIDÃO OS NOSSOS ANCESTRAIS?” |
| Por uma revisão étnico-racial da história do jornalismo do Brasil: o Jornal da Revolta dos Búzios |
| “EU VOU TACAR FOGO NA PISTA ANTES QUE A NOITE ACABE”: escuta conexa e corporeidades dançantes na música popular massiva |
| Espetacularização, desinformação e radicalização em vídeos de prefeitos catarinenses no Instagram |
| Corpo, memória e resistência: o livro-reportagem como testemunho das mulheres na Ditadura |
| “Copacabana é um caldeirão: Vestigios de memória de paisagem nas novelas Dancin Days e Babilônia” |
| EM BUSCA DE UMA COMUNICAÇÃO DE DESASTRE MAIS CIDADÃ: Avaliação da usabilidade de um sistema de monitoramento de informação na internet por lideranças femininas |
| ASSIMETRIAS ESTRUTURAIS NA CIRCULAÇÃO GLOBAL DO CONHECIMENTO E A SOBERANIA EPISTÊMICA EM UM MUNDO MULTIPOLAR |
| CIRCUITOS E MIDIOSFERAS: mutação epistêmico-comunicacional na política de desinformação |
| FRAGMENTOS NA OBRA DE DALTON TREVISAN: o conto-reportagem, a cidade e a república |
| “Bora monetizar!”: trocas de engajamento e a busca coletiva por visibilidade no TikTok |
| Gestão de produto no jornalismo: definições e propostas para a transformação digital |
| A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO MIDIÁTICO NO FILME THE SUBSTANCE: uma análise bakhtiniana da influência eu-para-outro e outro-para-mim |
| O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DO SISTEMA PUBLICITÁRIO: entrelaçando saberes críticos, práticas e desafios do mercado |
| Contrapeso às Plataformas no Jornalismo? Reflexões sobre a aplicabilidade do conceito |
| COMO ANDA O TRABALHO CRIATIVO? Uma análise quantitativa da redação e da direção de arte em tempos de incertezas |
| REVISÃO DE LITERATURA SISTEMÁTICA (RLS): um panorama metodológico das dissertações defendidas no PPGCom/UFT |
| CONSIDERAÇÕES SOBRE OS MOVIMENTOS ANTIVACINA: cartografia dos conceitos e seus desdobramentos |
| NOVOS AMBIENTES, NOVAS HISTÓRIAS |
| CONSTRUINDO CONHECIMENTO À DIREITA: Livrarias Virtuais e a Construção de uma Intelectualidade Católica Conservadora no Brasil Contemporâneo |
| TRABALHA E CONFIA”: sentidos do trabalho na publicidade no estado do Espírito Santo |
| Producão Virtual na Dramaturgia da Globo |
| “LOS FASCISTAS NO BAILAN EN NUESTRA OBSCURIDAD?”: Seguindo as pistas digitais de um caso de cancelamento na subcultura gótica |
| DO CINETEATRO 5 DE JUNHO AO CINE JAGUAR: Memória e resistência |
| EXPLORANDO A INTELIGENCIA ARTIFICIAL GENERATIVA PARA COCRIACAO AFRORREFERENCIADA |
| “A TERRA NÃO É NOSSA, NÓS SOMOS DA TERRA”: perspectivas contracoloniais, localizadas e interseccionais da ciência no Espaço do Conhecimento UFMG |
| VOZES COMUNITÁRIAS E JUSTIÇA AMBIENTAL: a visão de jornalistas independentes que atuam em comunidades costeiras de Recife e região |
| CONFIGURAÇÕES DO IMAGINÁRIO E DA SUBJETIVIDADE NA AMAZÔNIA PARAENSE URBANA: Uma análise da HQ Castanha do Pará |
| INFLUENCIADORES NO JORNALISMO, INFLUENCIADORES DE NOTÍCIAS E JORNALISTAS-INFLUENCIADORES: Uma Categorização Preliminar da Intersecção entre Jornalismo e Influência Digital |
| UM CINEMA SUBMISSO: os filmes brasileiros da Netflix e Prime Video (2017-2025) |
| A fabricação bolsonarista da “ideologia de gênero” como o novo “perigo vermelho” comunista |
| MODA E INFLUENCIADORES DIGITAIS: uma análise sobre a produção de conteúdo no Fashion TikTok |
| EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: O papel das Mídias na Produção de Sentidos |
| O MUNDO INVERTIDO DOS ANOS 1980 EM FILMES DE TERRY GILLIAM, DAVID LYNCH E TIM BURTON |
| CONECTADOS E DISPERSOS: tecnologia, cotidiano e desafios no ambiente organizacional |
| NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS EM PROCESSOS DE DESTRANSIÇÃO DE GÊNERO: o caso Catty Lares |
| DA AVENIDA PAULISTA AO PARTIDO MISSÃO: uma análise do funil de engajamento e da formação política do MBL |
| HUMOR NA CRÍTICA MILITANTE DE UM EX-COMEDIANTE: reação à quebra de tradições na invasão de stand-up de mulheres |
| ESTRANHO RESSENTIMENTO: da ambivalência ressentida e sua afinidade com o Unheimlich digital |
| COLETIVOS MIDIATIZADOS E PLATAFORMIZAÇÃO: o chat de Gaules no Perfect World Shanghai Major 2024 |
| JORNALISMO ETNOGRÁFICO EM COBERTURAS DE LONGA DURAÇÃO: Considerações sobre a relação entre repórter e personagem no caso Rafael Braga |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SUBSIDIADAS POR IMAGEM DIGITAL: convergências, dinâmicas e impactos |
| MOVIMENTOS SOCIAIS E PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO: movimentação dos repertórios de ação coletiva |
| A SOCIABILIDADE DO SOFRIMENTO NA PRÁTICA DA MORTE ASSISTIDA: refazendo o mundo e inventando linguagens |
| A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: Uma Revisão Sistemática de Literatura sobre suas Aplicações e Desafios |
| CONFLITO DE INTERESSES NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA DE ESTADO: Desafios em prefeituras de municípios de pequeno porte |
| POR DE TRÁS DOS DISCURSOS: ideologia, regulação e soberania no pronunciamento da Meta |
| PERPETRADORES OU VÍTIMAS? O documentário “Soldados do Araguaia” e a questão da memória e da história |
| ENTRE CONSERVADORES E PROGRESSISTAS: ativismo social, opinião pública e a polarização política orientada para o consumo |
| Faces do debate sobre não-binariedade no Brasil contemporâneo: trajetos de sentido em narrativas de influenciadores juvenis |
| O princípio da carnavalização : um estudo sobre a materialidade carnavalizada brasileira |
| IMAGENS INTERVENCIONADAS: memória e espectorialidade |
| ‘A REALIDADE É A REALIDADE’ OU O CAMINHO DO MEIO: a tarefa reflexiva, mediação, pós-cinema e um de filme de Quentin Dupieux |
| O DESENHO COMO CONTRA-INSCRIÇÃO DA MEMÓRIA: reimaginando arquivos fotográficos |
| LUGAR DE FALA: notas para uma releitura do conceito |
| ENTRE PASSADOS, PRESENTES E FUTUROS: articulações temporais na série Fantástico 50 anos |
| CORRUPTION, POPULISM AND SOCIAL MEDIA: a comparative analysis of Facebook’s profiles from Italy, Brazil, and Portugal |
| BAIANAS NA TV: uma abordagem interpretativa da notícia |
| Imagens de conflito na representação da alteridade: imaginação política e contra-narrativa em Fuocoammare e Notturno |
| Diversidade e gramática transnacional na série brasileira De volta aos 15, da Netflix |
| A atividade do usuário como matéria-prima da indústria da datificação |
| A PRODUÇÃO DE ETNOMÍDIAS COMO PRÁTICA DECOLONIAL EDUCOMUNICATIVA: uma abordagem a partir da criação do coletivo Nhembo’e Katu |
| INTERSECCIONALIDADE NA PRÁXIS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM CENAS LITERÁRIAS |
| Imagem e som em crise: procedimentos investigativos da videoinstalação de Cristiana Miranda |
| COLONIALISMO DIGITAL NO AGRONEJO: O Imaginário Branco do Subgênero e suas Implicações Raciais |
| O CURSO DAS COISAS: a narrativa cinematográfica entre contingência e causalidade |
| SANKO FAMILLY: advocacy shareting e aquilombamento digital nas práticas digitais de uma família negra |
| Modos de viver, situações de exclusão, dignidade humana: desdobramentos da alteridade e da interação |
| O espectador zero: a subjetividade no processo criativo da montagem cinematográfica |
| REPENSANDO A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL SOB A ÓTICA DA INTERSECCIONALIDADE |
| TRAUMAS TROPICAIS: violência e melodrama em “Propriedade”, de Daniel Bandeira |
| AQUI VOCÊ SE VÊ, AQUI VOCÊ TEM VOZ: a gestão estratégica de conteúdo como instrumento de inclusão e representatividade |
| AMBIENTE DIGITAL DE ALTA FREQUÊNCIA: uma análise do regime de temporalidade do TikTok |
| AUDIOVISUAL EM REDE E DISSIDÊNCIAS SEXUAIS: narrativas e reconhecimento |
| DESINFORMAÇÃO E INTEGRIDADE DA INFORMAÇÃO: uma revisão de literatura |
| GRÁFICO DE RADAR COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NOS ESTUDOS DE JORNALISMO: Uma análise comparativa de perfis nas redes sociais |
| “É a natureza, não tem o que fazer”: como telejornais brasileiros cobriram eventos climáticos extremos em 2024 |
| A TECNOLOGIA CONTEMPORÂNEA E A TRANSFORMAÇÃO DA ATENÇÃO NA EXPERIÊNCIA MUSICAL |
| O QUE TORNA O PRECONCEITO VISÍVEL?: uma análise do perfil @racismoinvisivel no Instagram |
| Representação sem representatividade?: mulheres negras na Revista Marie Claire |
| NÃO DEVER CORPOREIDADES: caminhos para interpretações visuais a partir das não-binariedades no Instagram |
| “PARTE DA REVOLUÇÃO FEMINISTA DA MINHA MATURIDADE”: estudo de caso sobre o ecossistema midiático Obvious e o Midiativismo feminista |
| MÍDIAS NEGRAS E ATIVISMO DIGITAL: o legado do Movimento Negro Brasileiro |
| CONFLUÊNCIAS E AFROFABULAÇÕES: entre mulheres kilombola, nós e as imagens-cascas |
| LUTA DE CLASSES LITERAL: Violência explícita no cinema brasileiro contemporâneo |
| O TRABALHO COMO VALOR NAS REPRESENTAÇÕES FEMININAS EM TELENOVELAS BRASILEIRAS |
| COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA NO ENSINO DE DESIGN: teoria e prática na construção de sentidos |
| MOVIMENTOS DATAFICADOS E RESISTÊNCIA ESTUDANTIL: usos táticos das materialidades da colaboração mediada por algoritmos |
| RELAÇÕES DE GÊNERO NOS ANDES: das filosofias originárias às postagens no Facebook |
| CRÍTICA CULTURAL: Processos de legitimação frente à midiatização da sociedade |
| ANÁLISE DISCURSIVA PELO VIÉS INTERSECCIONAL: proposta metodológico para estudo do Coletivo Pretas, Paridas de Amazônia |
| CARTOGRAFANDO O TEMA DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES: um estudo sob a lupa da bibliometria |
| O GÊNERO (E A DIGNIDADE) DE IMANE KHELF SOB A VIOLÊNCIA CULTURAL MIDIÁTICA |
| PANAURALIDADE E AUDIBILIDADE MUSISSÔNICA: Diálogos Afirmativos entre Estudos de Som e Música |
| CCI e TEORIA CRÍTICA COMO POSIÇÃO EPISTEMOLÓGICA DO ENFRENTAMENTO À DESINFORMAÇÃO E AO POPULISMO |
| MEMORICÍDIO E HISTÓRIA DO RÁDIO NO BRASIL: vestígios do apagamento cultural de mulheres |
| Testemunho, ética do cuidado e injustiça epistêmica: elementos para uma epistemologia da comunicação |
| INTERFACES IMERSIVAS E A EXPERIÊNCIA DO VALE DA ESTRANHEZA EM PERSONAGENS VIRTUAIS |
| “TODO O SEU AZEDUME”: a construção moral da solteirona em jornais brasileiros do século XIX |
| O CONCEITO DE DISPOSITIVO COMUNICACIONAL NAS RELAÇÕES DE COMUNICAÇÃO E TRABALHO VIA WHATSAPP: um estudo sobre os usos da linguagem pelas costureiras subcontratadas |
| O GÊNERO DA DIVA: Erika Hilton, as TERFs e os enfrentamentos aos discursos antitrans |
| ÍDOLO À BRASILEIRA: o mito do herói e a construção discursiva da revista Placar em torno do futebolista Sócrates |
| A condição do olhar imperial |
| UNHAS INVISÍVEIS: autoficção e diálogo entre duas crianças viadas |
| ANÁLISE DA ESTRUTURA DOS PODCASTS MAIS ACESSADOS NA AMÉRICA LATINA: um estudo inicial sobre Brasil, México e Colômbia |
| HISTÓRIAS DE VIDA DAS PROFISSIONAIS DA RÁDIO UNIVERSIDADE FM (106,9): um retrato do ano de 2024 |
| DEMASIADO HUMANO: perspectivas sobre criação e agência das tecnologias |
| FIGURAS DE OUSADIA PARA REFUNDAR UMA CENA UNIVERSITÁRIA PLURIEPISTÊMICA |
| De escravo a governador: a glorificação em José (1995) como obliteração racial |
| O JORNALISMO INFANCIALIZADO: as posições-sujeito das crianças nas reportagens da Agência Mural |
| O USO DE INOVAÇÕES DEMOCRÁTICAS DIGITAIS PELAS INSTITUIÇÕES DO PODER LEGISLATIVO BRASILEIRO |
| JUGAAD, MARGINALIDADE E GENIALIDADE: Relações entre as criatividades, exclusões e inovações |
| “MISERICÓRDIA, COLOCARAM A FRANCESCA PRA FAZER BRIGA DE ARANHA”: heteronormatividade e homofobia no fandom de Bridgerton no X (Twitter) |
| MOBILIZAÇÃO SOCIAL E FORMAÇÃO DE PÚBLICOS PARA CIÊNCIA: um estudo de caso do projeto “Pergunte aos Cientistas” da Agência Escola UFPR |
| DESINFORMAÇÃO ENQUANTO PRÁTICA CENSÓRIA: reflexões sobre liberdade de expressão e seus limites nas redes sociais |
| CONSTELAÇÕES INSURGENTES: tensões ao imaginário social da passividade masculina |
| Estudo Inicial sobre o uso de ferramentas de IA nas emissoras de radiojornalismo brasileiras |
| O PAPEL MEDIADOR DA PRIMEIRA-DAMA: análise semiótica do vestuário usado por Janja e Melania Trump nas cerimônias de posse em 2023 e 2025 |
| ESPECULAR UM CINEMA DE FRONTEIRAS: a experiência contra-anestética em EAMI, de Paz Encina |
| “Dr. Drauzio Varella tem a solução dos seus problemas”: mapeando anúncios fraudulentos sobre saúde na Meta |
| A ESTRATÉGIA ENUNCIATIVA DOS LUGARES DE FALA: reconhecimento praxiológico do objeto de conhecimento comunicacional |
| PODCASTS BIOGRÁFICOS: Temporalidades na Reconstrução da Trajetória da Ângela Diniz |
| AUTENTICIDADE NO BEREAL: a emergência de uma categoria central via Teoria Fundamentada |
| LONGEVIDADE E ORGANIZAÇÕES PELO OLHAR DA COMUNICAÇÃO: por que precisamos falar sobre isso? |
| Lei de Acesso à Informação e os ruídos na comunicação pública a partir de pedidos formulados por jornalistas em 10 anos de vigência da LAI |
| Autonomia vigiada e expansão do poder biomédico: dimensões socioculturais do uso de aplicativos relacionados ao câncer |
| VIRTUALIZAÇÃO IMAGÉTICA: inferências produzidas pela visualidade da personagem Madalena, de Volta por Cima (2024) |
| CINEMA INDÍGENA E RECEPÇÃO: os hábitos de consumo na recepção de filmes indígenas |
| “TÔ NEM AÍ”: A legitimação cínica da violência policial no Brasil contemporâneo |
| ALÉM DA OPÇÃO DECOLONIAL: a insuficiência da decolonialidade para pensar o negro no Brasil |
| O aconchegante no espectro de categorias estéticas |
| “COMO ESTUDANTE, QUEM SOU PRA FALAR ASSIM?”: formações imaginárias dos sujeitos da aprendizagem no ensino de Publicidade e Propaganda |
| RELACIONAMENTO DE ORGANIZAÇÕES COM FÃS MIRINS: o caso da collab Carmed-Fini |
| CIRCULAÇÃO MIDIATIZADA DE CASOS DE RACISMO: percepções teóricas e proposições metodológicas |
| Copacabana: o sagrado e o profano na cartografia militar |
| A disputa pelo contágio entre o governo paulista e os sindicatos na greve dos metroviários |
| Da teoria à prática: tecnologias e percepção social no combate ao fluxo da desinformação |
| Crianças trans existem e precisam viver: discursos transfóbicos em tempos de cultura de ódio |
| O AMBIENTE E O DESEJO: as teorias da imagem e a produção visual bolsonarista |
| CARNAVAL EM DISPUTA: reflexões sobre o uso da festa como abordagem teórico-metodológica dos fenômenos sociais |
| CRIAÇÃO DE IMAGINÁRIOS ENTRE A POÉTICA, A ESTÉTICA E AS TECNOLOGIAS A PARTIR DO “PROJETO ESPECTROS COMPUTACIONAIS” |
| ALGUNS ENCAMINHAMENTOS PARA A EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO A PARTIR DE SOHN-RETHEL |
| Reset Brasil, entretenimento que reinicia a história: a peça teatral que reconstrói uma memória silenciada |
| MUITO ALÉM DO PITCHING: Os roteiristas brasileiros e as plataformas de Streaming |
| DO PERFIL RACIAL DE PROFISSIONAIS AO CONTEÚDO JORNALÍSTICO: a questão da diversidade no jornalismo brasileiro |
| PERPETRADOR(AS): Violência entre mulheres |
| COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E DIVERSIDADES: práticas da estratégia discursiva cínico-degenerativa |
| Indígenas Potiguara e net-ativismo no Instagram: entre teorias do jornalismo e práticas comunicacionais digitais |
| A TELENOVELA COMO CRÔNICA: o cotidiano urbano nas telenovelas de Manoel Carlos e Gilberto Braga |
| METODOLOGIAS PARA PESQUISAS DE RECEPÇÃO DE TELENOVELA: miradas possíveis |
| O papel da comunicação pública nos processos de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nas universidades |
| QUAL CULTURA BRASILEIRA? Análise da cobertura cultural sobre o Brasil no jornal português Público |
| LAROYÊ, EXU: Uma perspectiva teórico-metodológica para se refletir sobre o educar comunicativo negro a partir da entrevista de Conceição Evaristo no Roda Viva |
| POLARIZAÇÃO E PROJEÇÃO NA POLÍTICA: Apontamentos sobre as capacidades deliberativas dos adolescentes |
| MEDIADORES ALGORÍTMICOS: uma abordagem exploratória do processo de Aprendizado de Máquina |
| A “filha ingrata da América” ou “a garota de Pequim”? A cobertura jornalística da Fox News e do Global Times sobre a naturalização de Eileen Gu durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 |
| Cidadania migrante: propostas e experiências em comunicação e saúde |
| O rap como horizonte possível do urbano: construindo fissuras interdiscursivas no espaço-tempo da cidade |
| O QUE CONECTA OS PÚBLICOS AO JORNALISMO LOCAL: hábitos, interesses, sustentabilidade, engajamento e participação em Florianópolis |
| Perceber, filmar, sentir |
| MANIPULANDO MÉTRICAS, REDEFININDO CHARTS: as práticas de data fandom entre fãs brasileiros do BTS |
| RÁDIO PÚBLICA: missão e requisitos segundo os pesquisadores de mídia sonora da Intercom |
| O true crime e a (não) visibilidade de casos de feminicídio |
| A FRAGMENTAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A COMUNICAÇÃO POLÍTICA: uma análise a partir da polêmica do Pix |
| POLITIZAÇÃO E DESPOLITIZAÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19: análise dos discursos de Lula, Bolsonaro e Simone Tebet no X durante as eleições de 2022 |
| Estupro virtual: violência sexual digital e exposição da intimidade feminina nas plataformas digitais |
| COMPRAR VISIBILIDADE: formas de resistência algorítmica e a venda de likes no Spotify em grupo do Telegram |
| ÀS LESBIANIDADES RESTA O ESPAÇO PRIVATIVO? A imoralidade atribuída às lésbicas em notícias sobre casos de lesbofobia |
| MARKETING INCLUSIVO SOB PRESSÃO: uma análise dos argumentos para se manter a diversidade como o ethos das marcas contemporâneas |
| GASTRONOMIA PUBLICIZADA: a publicização dos rituais de consumo alimentar por influenciadores no Instagram |
| HUMOR E CRÍTICA ÀS RELIGIÕES COMO DISCURSIVIDADES PREDOMINANTES EM PÁGINAS ATEÍSTAS DO INSTAGRAM NO BRASIL |
| TRANÇADOS DE TEORIAS E ARTE NOS ESTUDOS DO GÓTICO DA AMERICA LATINA: : um olhar sobre Estética e Arte na Comunicação |
| UMA VALSA PENSANDO SOBRE NOSSOS CORPOS: Suspiria (1977 e 2018), o gótico, o queer e a ressignificação de um clássico |
| ENTRE A NORMA E A RUPTURA: Tensões e contradições discursivas sobre a família na agenda política LGBTQIA+ |
| Entre causas e ações: o comportamento das marcas na maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul |
| JORNALISMO CRÍTICO-EMANCIPATÓRIO NO ANTROPOCENO: a práxis noticiosa de repórteres indígenas na Amazônia Real e Sumaúma |
| NUTRIÇÃO DO SABER: apontamentos epistemológicos para o consumo alimentar mais consciente |
| Pirataria digital enquanto cultura midiática |
| CARICATURA E CULTURA CARTOON EM “IRMÃO DO JOREL”: uma crítica metamidiática do cotidiano |
| ESTADO DE OCUPAÇÃO: componentes de um conceito a partir de Conte isso… |
| O quilombismo como tropo discursivo no documentário brasileiro |
| Modos de abordagem e campos de produção: retrato de como pesquisamos a transmídia no Brasil. |
| (Re)imaginar o cinema: atravessamentos da tecnologia na produção cinematográfica |
| FOTOGRAFIA E PERTENCIMENTO: narrativa fotoetnográfica e modos de sociabilidade na Vila Torres em Curitiba pelo olhar de seus moradores |
| CONFIANÇA NO JORNALISMO E ORIENTAÇÃO POLíTICA |
| ‘BOY DODÓI’: as narrativas de mulheres em quadrinhos digitais e a representação da masculinidade hegemônica |
| PANDEMIA DA COVID-19 COMO ACONTECIMENTO E CPI DA PANDEMIA COMO DISPOSITIVO ORGANIZACIONAL: midiatização, serialidade e a emergência de novos campos hermenêuticos |
| JORNALISMO ESPORTIVO: mídia, uniformes e voleibol feminino a partir dos anos 1980 |
| HODOR CAVALO E AS BETERRABAS EM FÚRIA: dinâmicas entre o podcast e seus fãs |
| PRÁTICAS ARTÍSTICAS E CRISE CLIMÁTICA NA 22º BIENAL SESC_VIDEOBRASIL |
| CARICATURA E CULTURA CARTOON EM “IRMÃO DO JOREL”: uma crítica metamidiática do cotidiano |
| EDUCAÇÃO DECOLONIAL E A MULTIPLICIDADE DE SABERES: uma análise sobre a Escola Maria Felipa |
| IMAGENS DE CONTROLE E PUBLICIDADE: aproximações teórico-metodológicas |
| ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARLAMENTAR: o impacto da profissionalização nas eleições de 2024 |
| DEIXE A GIRA GIRAR: comunicação, comunidade e cultura em casas de Umbanda na região metropolitana de Natal-RN |
| SHITPOSTING NA EXPRESSIVIDADE MARCÁRIA: Hibridismos da Publicidade Contemporânea |
| O JAZZ E SEUS DERIVADOS NO DOCUMENTÁRIO MILES DAVIS: BIRTH OF THE COOL – JAZZ AND ITS DERIVATIVES IN THE DOCUMENTARY MILES DAVIS: BIRTH OF THE COOL |
| ANÁLISE PRELIMINAR DA AGENDA DE DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO EM ORGANIZAÇÕES PARANAENSES |
| É possível imaginar um jornalismo de reparação? Desafios na busca pelo direito ao tempo a partir da leitura de jornais escravocratas |
| A DICOTOMIA ‘FOFINHO’ VS. MACABRO EM ‘CULT OF THE LAMB’ |
| O QUE A CENSURA NÃO CORTOU: uma análise das charges do jornal Movimento em tempos de censura |
| A expressão do sistema disciplinar foucaultiano no imagético feminino através das páginas da revista Vogue Brasil |
| CASO ESSURE: A CONVOCAÇÃO MIDIÁTICA PARA ATRAIR MULHERES NA FILA DO SUS PARA A FALÁCIA DA LAQUEADURA MODERNA |
| SERÁ QUE VALE SEU INVESTIMENTO? Aconselhamento amoroso no mercado digital contemporâneo |
| O OBJETO DA PUBLICIDADE A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS: um campo de estudos em movimento |
| A UNIÃO QUE ENFRAQUECE: UM ESTUDO SOBRE AS FUSÕES DOS PARTIDOS A PARTIR DA COMUNICAÇÃO PARTIDÁRIA |
| Representatividade e protagonismo de grupos menos visibilizados na produção de jogos eletrônicos |
| POR UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE NARRATIVA DAS AUDIOVISUALIDADES MUSICAIS EM REDE: narratividade pop, persona musical e a dimensão dramatúrgica na linguagem do videoclipe |
| “Guerra às drogas”, genocídio negro e o racismo epistêmico do jornalismo |
| A CULTURA DE “CRIA” NO PERFIL @IAE.BREAK: influência digital e o consumo do turismo em favelas do Rio de Janeiro |
| SOBRE CONSUMO E PRODUÇÃO TRANSMIDIA – Imagem audiovisual segue soberana |
| Mundos (Im)Possíveis em Estrada Perdida (1997) |
| A CENTRALIDADE DA COMUNICAÇÃO NOS ESTUDOS DE FÃS NO BRASIL |
| CIBERORGIA: experiência erótica na pornoesfera digital |
| Aurora: possibilidades de desvio na representação fílmica de mulheres negras |
| TENDÊNCIAS E PERCEPÇÕES: mapeamento do GT Consumos e Processos de Comunicação na Compós |
| MEMÓRIA CORPORAL: aproximações discursivas e percepções sensoriais em “Titane” (2021), de Julia Ducournau |
| Aceleração da/na academia: o viés temporal no produzir e pensar ciência |
| O emprego do modelo narrativo da Jornada do Herói nos conteúdos de influenciadores digitais da Psicologia no Instagram |
| As representações de gênero na sétima arte: um estudo de “A Vida Invisível”, a partir das Teorias Feministas do Cinema |
| CIDADANIA, ARENAS DA ATENÇÃO E DISPUTAS DE PODER: visibilidade e repercussão do VOZ na esfera pública digital |
| NOVAS ESTRUTURAS FICCIONAIS DO PATRIARCADO: Ou como os enunciados da “empatia” e da “alienação parental” se articulam na contemporaneidade para perpetuar a violência contra mulheres e crianças |
| QUALIDADE JORNALÍSTICA: consumo e valores da audiência no contexto on-line |
| IMAGENS FOTOGRÁFICAS E O IMAGINÁRIO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NA DESINFORMAÇÃO POLÍTICA |
| PERSPECTIVAS DA DECOLONIALIDADE NAS AGÊNCIAS DE MARKETING DE INFLUÊNCIA: uma proposta baseada na atuação da Digital Favela |
| INTERSECCIONALIDADE NA IMPRENSA: o que os dados revelam sobre raça e gênero no jornalismo |
| IMAGINÁRIO ENTRECULTURAL: (des)continuidades alegórico-analógicas na/da comunicação |
| VULNERABILIDADE SOCIAL E CRISE CLIMÁTICA NA NARRATIVA FICCIONAL: uma análise em Snowpiercer |
| A TRILHA SONORA DA APURAÇÃO: METAJORNALISMO COMO ESTRATÉGIA IMERSIVA NO PODCAST “A MULHER DA CASA ABANDONADA” |
| ANÁLISE AUTOMATIZADA DE OBJETOS SONOROS: caminhos e desafios metodológicos |
| A disputa discursiva sobre mineração em terras indígenas e o negacionismo ambiental no Twitter |
| STREAMING COMO UM PROBLEMA POLÍTICO: análise e impactos dos Projetos de Lei para o audiovisual brasileiro1 |
| Imagens do Sofrimento Mineiro: Entre o Horror Sublime e a Investigação Estética dos atingidos por mineração |
| A SAÚDE NA CAPA: Construções simbólicas e Imaginário Tecnológico na Revista Superinteressante durante a Pandemia |
| TERROR TERRITORIAL: a figura do corpo-edifício no cinema brasileiro de ficção recente |
| JOVENS E O NOVO SENSORIUM: vivências entre palimpsesto e hipertexto |
| EMPREENDEDORISMO DO POP: produtos não-oficiais e práticas de consumo |
| VISUALIZAÇÃO DE DADOS E INFOGRAFIA NO JORNALISMO BRASILEIRO: uma análise da produção recente destacada no Data Vis Dispatch |
| A RADIODIFUSÃO PÚBLICA BRASILEIRA DIANTE DO DESAFIO DO RÁDIO EXPANDIDO |
| OS MANUAIS DE REDAÇÃO COMO CONTEXTO DE JUSTIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO: um olhar para o jornalismo de posição de Alma Preta e AzMina |
| Ironia disfarçada em elogio: o duplo como rastro de africanismo na produção cultural negra – É tudo para ontem |
| Crise da diversidade na inteligência artificial: comunicação, justiça algorítmica e grupos minorizados em direitos humanos |
| O QUE DEIXAMOS PARA TRÁS: representações da experiência adolescente dissidente em The Last of Us |
| A colonização do imaginário através da indústria cultural |
| ACURACIDADE DA IAG NA IDENTIFICAÇÃO DE FAKE NEWS: experimento em sistemas em período de eleições municipais no Brasil |
| INTERATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO NA CRIAÇÃO DO CONTEÚDO EM PODCAST |
| Exposição e mal-estar no TikTok: percepções de uma influenciadora adolescente sobre riscos |
| Menopausas LGBTQIAPN+: silenciamento discursivo na sociedade plataformizada |
| OS VALORES-NOTÍCIA NAS MATÉRIAS DE ÁUDIO DA AGÊNCIA CENTRAL DE NOTÍCIAS |
| GENERACIÓN EUREKA: práticas de participação midiática infantil na TV convergente desde a Colômbia |
| ENTRE A CULTURA E O BIOLÓGICO: um protocolo neurocientífico para compreender imagens arquetípicas na publicidade |
| ENTRE A CARTOGRAFIA E O PROTOCOLO: diálogos ético-metodológicos em uma pesquisa-intervenção sobre imagem corporal positiva com adolescentes |
| A representatividade de mulheres negras posicionada: impacto da colonialidade na produção de sentidos em telenovelas da TV Globo |
| ANÁLISE RACIAL CRÍTICA DE PODCASTING: uma proposta metodológica |
| PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE ANÁLISE DO IMAGINÁRIO |
| Jornalismo de dados: inovações e adaptações nas práticas produtivas paraibanas |
| Representação de símbolos do territorio Amazônico: a produção artística por meio da inteligência artificial generativa de imagem Midjourney |
| A poética do arquivo em John Akomfrah |
| IA Generativa e o contexto dos Avatares na Comunicação de Marcas Sustentáveis: Caso Natura |
| DISCURSO SUSTENTÁVEL NA MODA: uma análise da comunicação da marca Lusco Fusco. |
| MADE IN BRASIL: a construção da imagem de país em produções audiovisuais para o público internacional |
| O outro empodeirado: Que horas ela volta, Casa grande, O som ao redor e Bacurau |
| A COMUNICAÇÃO DOS OBJETOS: contracolonialidade e memória na arte de Ibrahim Mahama |
| PRESENÇA DO NEGRO NO TELEJORNALISMO: pespectiva histórica dos jornalistas negro na TV no Brasil |
| LUZ, SOMBRA, AÇÃO: Arquétipos e virtudes no Super-Homem dos cinemas de 1978 e 2006 |
| BAIXO CORPORAL E PERFORMATIVIDADE NA PORNOGRAFIA: Linguagem, tecnologia e verdade |
| Mito e ideologia: o ideal revolucionário de jovens militantes secundaristas negros no PCB do Rio de Janeiro dos anos de 1960 |
| TRAMAS COLONIAIS EM PERSPECTIVA PLURAL |
| Da conversa à conversação cinematográfica: caminhos críticos para um conceito a partir da obra de Gilles Deleuze |
| A plataformização dos periódicos científicos na era da cultura digital |
| ONTOLOGIA E EPISTEMOLOGIA DIASPÓRICAS: Prefácio à tradução de Um estranho familiar, de Stuart Hall |
| OS MOVIMENTOS SOCIAIS SOB A ÓTICA DA SOCIEDADE EM REDE E DA CULTURA DA CONVERGÊNCIA: reveses e possibilidades na era digital |
| PERSPECTIVAS DE COMUNICAÇÃO POPULAR PARA DEMOCRATIZAR A CIDADANIA CULTURAL: análise das práticas comunicacionais do programa nacional dos comitês de cultura |
| MILENA: infância e identidade afro-brasileira através das obras de Maurício de Sousa |
| Misoginia Digital: a voz como marcador de gênero em partidas on-line |
| Motus Möbius: Notas sobre sobre a experiência histórica e o cinema de arquivo |
| POR UM RÁDIO QUE ROMPA SILÊNCIOS E SILENCIAMENTOS: referenciais epistemológicos de raça e gênero para pensar o jornalismo sonoro |
| PANORAMA DA PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE ANIMAÇÕES SERIADAS TELEVISIVAS BRASILEIRAS |
| Políticas de comunicação e estrutura institucional: um estudo das ferramentas de relacionamento das universidades federais com a imprensa. |
| As imagens héautonomes de Marguerite Duras e as descrições disjuntivas de Gustave Flaubert |
| TELENOVELA BRASILEIRA E BRASIL PROFUNDO |
| PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS DE CORPO E FELICIDADE: a cínica construção do discurso de congelamento de óvulos na imprensa brasileira |
| Um Fantasma no distrito de Realidade: O espectro na história cíclica de Curupira e a Máquina do Destino (2021) |