Diretrizes para a ética na pesquisa (FCHSSALLA)

Nesta semana, foi publicado o documento “Diretrizes para a ética na pesquisa e a integridade científica”, elaborado pelos integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Ética em Pesquisa do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA).

As atuais diretrizes foram revisadas após a análise das contribuições recebidas durante consulta pública, realizada entre março e julho de 2023. O texto contempla diretrizes gerais que orientem sobre os procedimentos éticos em pesquisas com seres humanos, apoiado em revisão da literatura nacional e internacional sobre ética em pesquisa e integridade; em documentos de instituições científicas e agências de fomento; em legislações e normativas adotadas no Brasil e em outros países; e, ainda, no diagnóstico da situação da avaliação ética nas diversas áreas que compõem o Fórum.

O documento também versa sobre os fundamentos éticos-científicos, os princípios norteadores das pesquisas realizadas nas CHSSALLA; os direitos dos sujeitos das pesquisas; e os compromissos das pessoas que desenvolvem as pesquisas.

Acesse e leia o documento aqui.

__________

FCHSSALLA

O Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA) foi criado em Brasília, em 11 de junho de 2013. A ética em pesquisa e a defesa de um modelo de avaliação ética específico foram as principais motivações para a criação do Fórum.

O GT de Ética em Pesquisa do FCHSSALA, a partir de 2022, retomou as discussões, buscando estimular o envolvimento das associações e dar continuidade à luta pela criação de uma regulação ética da pesquisa que valorize as dimensões reflexiva e formativa.