Lista dos trabalhos submetidos ao 33º Encontro da Compós – 2024

Encerrado o período de submissões em 18 de março de 2024, 554 trabalhos foram submetidos aos 24 GTs do 33º Encontro da COMPÓS.

A lista de trabalhos aqui divulgada tem apenas finalidade informativa e não implica aceite nem que o texto submetido está de acordo com as normas de submissão, conferência esta que será feita na fase de avaliação e emissão de pareceres. 

Ao final do processo de avaliação, serão selecionados 10 trabalhos por GT, avaliados por double blind peer review. A lista de trabalhos aprovados será divulgada em 02 de maio de 2024.

TítuloGT
ESTUDOS SOBRE DESINFORMAÇÃO NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL: uma Revisão Sistemática de Literatura (2018-2023)“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
NARRATIVAS DESINFORMATIVAS: O discurso antivacina no Telegram“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
INVESTIMENTO EM PESQUISA, CIRCULAÇÃO INTERNACIONAL E POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: Um estudo da área de Comunicação no Brasil“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
“EU SOU UM PROGRAMA DE COMPUTADOR”: tensões entre imaginários, materialidades e impactos ambientais em uma entrevista com o ChatGPT“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
As variáveis de engajamento do uso de LinkedIn e Instagram para a comunicação pública da ciência junto ao setor metroviário“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SAÚDE NO BRASIL: um atravessamento midiatizado entre plataformas de redes sociais e jornais“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
A CIÊNCIA E O ETHOS INFORMACIONAL: Tecnologias, colonialidade e soberania digital“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
DE CIENTISTAS VISÍVEIS A INFLUENCIADORES DA CIÊNCIA: revisitando conceitos à luz da influência digital“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
A SÉTIMA ARTE, O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PESQUISA CIENTÍFICA: os estudos acadêmicos sobre o cinema no Brasil“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
INTERATIVIDADE, CONFIABILIDADE E ENGAJAMENTO: revisando estudos sobre comunicação pública da ciência em redes sociais online“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
UMA REDE SOCIAL PARA PESQUISADORES: um estudo sobre as práticas de publicação, metrificação e circulação da produção científica na plataforma Academia.edu“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
OCA-UFF: Compartilhando a Experiência de Criação e Desenvolvimento de uma Plataforma de Comunicação em Momento de Crise“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
GRUPOS ANTIVACINAS NO TELEGRAM: as características das mensagens no Brasil e nos Estados Unidos“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
O NEGACIONISMO PRÉ-COVID: uma análise da narrativa jornalística científica de 2016 a 2019“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
Negacionismo Climático no Youtube: como argumentos de falsos especialistas repercutem nos comentários da audiência“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
A autoridade da experiência: testemunhos e cismas sobre vacinas contra a covid-19“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
JORNALISMO DE DADOS PANDÊMICO? uma análise exploratória da cobertura da Covid-19“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM COMUNICAÇÃO um ensaio para a organização do conhecimento produzido na pós-graduação stricto-sensu através da visualização de dados e a intersecção com a Ciência Aberta“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
Movimentos antivacina na contemporaneidade: deslocamentos do biopoder em tempos de Neoliberalismo e Pós-verdade“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
“Ratanabá” no YouTube: desinformação, algoritmo e economia da atenção nas recomendações de vídeo“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
Midiatização da ciência: assimetrias racializadas na circulação do conhecimento, redes e sociabilidades da produção científica de pesquisadores negros brasileiros“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
TRANSDISCIPLINARIDADE COMUNICACIONAL: caminhos para encontros epistêmicos possíveis“Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas”
VIVÊNCIAS INTERCULTURAIS NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COM ESTUDANTES INDÍGENAS“Comunicação e Cidadania”
Por um giro decolonial nos Estudos de Mídia e Deficiência“Comunicação e Cidadania”
Estratégias discursivas de construção de hegemonia popular: Análise do discurso político-eleitoral do movimento social coletivo CDD em Moçambique.“Comunicação e Cidadania”
MÍDIA NEGRA E DEMANDAS DA SOCIEDADE: uma análise da consulta pública sobre o Plano Nacional de Comunicação Antirracista“Comunicação e Cidadania”
A PANDEMIA E O REFÚGIO: um olhar para as campanhas do Ministério da Saúde e suas ausências“Comunicação e Cidadania”
O QUE DEFINE O ‘ALTERNATIVO’ DO JORNALISMO ALTERNATIVO: um estudo de caso sobre a pandemia em Portugal“Comunicação e Cidadania”
REDE CARIOCA DE AGRICULTURA URBANA: mudança social, comunicação e cidadania“Comunicação e Cidadania”
CIDADANIA E MINERAÇÃO DE DADOS: produção de conhecimento pelas favelas do Rio de Janeiro“Comunicação e Cidadania”
COMUNICAÇÃO PÚBLICA E CIDADANIA: reflexões a partir da relação entre a extensão e a interculturalidade“Comunicação e Cidadania”
BAIXADA FLUMINENSE, REDES SOCIAIS E RACISMO AMBIENTAL À LUZ DA COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA“Comunicação e Cidadania”
VOZES DA MIGRAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO PROJETO SHARING STORIES“Comunicação e Cidadania”
TECNOPOLÍTICA E AUTONOMIA MIGRANTE: perspectivas de análise de práticas ativistas“Comunicação e Cidadania”
AS NOTÍCIAS DO MOVIMENTO INDÍGENA NA LUTA POR DIREITOS E CIDADANIA“Comunicação e Cidadania”
PASSE O MICROFONE, NÓS IREMOS CONTAR NOSSAS HISTÓRIAS: narrativas documentais e a voz ativa em comunidades marginalizadas“Comunicação e Cidadania”
Práticas de comunicação anticolonais para elaboração de um jornalismo desde as memórias e histórias de vida“Comunicação e Cidadania”
POPULISMO EMPRESARIAL: Elon Musk nas lentes do populismo“Comunicação e Cidadania”
A INTERSECCIONALIDADE NA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: mediações interseccionais para uma agenda de promoção da justiça social“Comunicação e Cidadania”
PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NAS REDES SOCIAIS: a crise do lixo em Goiânia“Comunicação e Cidadania”
Criar videogame ou sobre se empoderar tecnologicamente: o projeto político pedagógico do Criar Jogos Labs“Comunicação e Cidadania”
MÍDIAS SOCIAIS E (DES)INFORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS COVID-19 NA CIDADE DO LIVRO, LENÇÓIS PAULISTA / SP“Comunicação e Cidadania”
A COMUNICAÇÃO PÚBLICA NOS PROCESSOS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES“Comunicação e Cidadania”
Jornalismo ombro a ombro: A Voz do Porto e a experiência comunitária estudantil“Comunicação e Cidadania”
MACHO, MACHO MAN… I’VE GOT TO BE A MACHO!: discurso de ódio bolsonarista contra a população LGBTQIAPN+“Comunicação e Cidadania”
HUMOR E MEMES COMO UMA ESTRATEGIA FEMINISTA: Tweetando ao vivo o projeto de lei de Interrupção Voluntária da Gravidez na Argentina, 2020.“Comunicação e Cidadania”
PUBLICIDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO BRASIL: uma proposta de divulgação colaborativa do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS)“Comunicação e Cidadania”
Ambientalismo, sustentabilidade e mercado de carbono: uma análise da comunicação do Instituto Socioambiental“Comunicação e Cidadania”
Revelando atitudes discursivas: uma análise do discurso da cultura visual por meio de artistas selecionadas do Brasil e do México“Comunicação e Cultura”
CULTURAS, CONTRACULTURAS, SUBCULTURAS, TRIBOS URBANAS E AESTHETICS: uma análise das culturas e identidades juvenis ao longo dos anos“Comunicação e Cultura”
Mutações discursivas da aporofobia: A perseguição ao padre Júlio Lancellotti“Comunicação e Cultura”
COMUNICAÇÃO COMO MODELO, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: um estudo de caso cinematográfico“Comunicação e Cultura”
ARTICULAÇÕES ENTRE CULTURA E PUBLICIDADE: as representações do trabalho doméstico não remunerado“Comunicação e Cultura”
AS AGROLIGADAS: FEMINISMO, COMUNICAÇÃO E CULTURA POLÍTICA“Comunicação e Cultura”
O cinema de Jia Zhangke e o retrato da destruição humana e ambiental: reflexões a partir da crítica da economia política.“Comunicação e Cultura”
ESSE RIO É MINHA VIDA: O barco como forma comunicativa e cultural na Amazônia paraense“Comunicação e Cultura”
A mídia brasileira e sua relação com a comunicação e a cultura no século XXI“Comunicação e Cultura”
CLAUDIA ANDUJAR, O PROTESTO COMO FORMA DE AMOR, E A ARTE COMO MÍDIA DO PROTESTO: um diálogo com bell hooks, Harry Pross, Hans Belting e Aby Warburg“Comunicação e Cultura”
Jogando como uma garota: uma etnografia virtual sobre mulheres gamers em meio a plataformização da cultura digital“Comunicação e Cultura”
HORA DO XIBÉ: contranarrativas ameríndias ou histórias que sustentam o encantamento do mundo“Comunicação e Cultura”
DA CIDADE CINEMATOGRÁFICA MODERNA À ARENA MSG SPHERE: os espaços de projeção fílmica como ambientes midiáticos“Comunicação e Cultura”
O FENÔMENO NORDESTINO NA INTERNET: uma reinvenção do Nordeste?“Comunicação e Cultura”
A SUTILEZA COMO POTÊNCIA PARA SUBVERSÃO EM “INCOMPATÍVEL COM A VIDA”“Comunicação e Cultura”
AS MARCAS DA TENSÃO SOCIOPOLÍTICA NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: público e privado, crises e violências“Comunicação e Cultura”
BIOGRAFANDO VIDAS EMPRESARIAIS (OU COMO FORJAR UMA CULTURA EMPREENDEDORA)“Comunicação e Cultura”
TRADUZIR UM MITO: a comunidade da Ilha dos Lençóis e o sebastianismo maranhense“Comunicação e Cultura”
AS VOLTAS QUE O TEMPO (NÃO) DÁ: consciência humana, dataficação e enlaces temporais na primeira temporada da série Westword“Comunicação e Cultura”
Fragmentos de uma cidade esquecida: o filme “Remoção” e seu repertório de testemunhos.“Comunicação e Cultura”
TRUE CRIME BRASIL: o grotesco e a violência midiática na série Pacto Brutal – o assassinato de Daniella Perez“Comunicação e Cultura”
ALEGRIA COMO RECURSO ANCESTRAL: Mestre Chico Emília do Boi Coração em Quixeramobim-CE“Comunicação e Cultura”
DO ORUM AO AYÊ: a contribuição dos quadrinhos brasileiros de super-heróis para narrativas divergentes“Comunicação e Cultura”
Memória e Escrita Artística em Des spectres hantent l´Europe“Comunicação e Experiência Estética”
AS MÃOS ACIDENTAIS COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: o paradoxo do realismo na imagem técnica“Comunicação e Experiência Estética”
O BELO NA MODA: estética enquanto elo comunicacional“Comunicação e Experiência Estética”
A FILMOTECA UNIVERSAL DO CINEMA MUNDIAL: Em direção a uma história borgesiana do cinema“Comunicação e Experiência Estética”
PARA O BRASIL, SUAS IMAGENS: RASCUNHO CRÍTICO SOBRE OS CADERNOS DO POVO BRASILEIRO DE LEILA DANZIGER“Comunicação e Experiência Estética”
AS MEMÓRIAS DE UM SMALLTOWN BOY E O ELOGIO DO COSMOPOLITISMO DO POBRE“Comunicação e Experiência Estética”
ALEGRIA CUIR: Uma chave de leitura estética?“Comunicação e Experiência Estética”
ARTESANIAS DA ESCUTA DA COMUNICAÇÃO: performance, experiência, fabulação“Comunicação e Experiência Estética”
O habitar como gesto relacional: a experiência afrodiaspórica brasileira em “República” de Grace Passô“Comunicação e Experiência Estética”
CORPOS DA CENA/EM CENA: Mugunzá e o Feitiço contra o fim do mundo“Comunicação e Experiência Estética”
FOGO NA BABILÔNIA: metafísica para o fim do mundo“Comunicação e Experiência Estética”
Para desejar o impossível: Diários Queer de Lúcio Cardoso e Roland Barthes“Comunicação e Experiência Estética”
Ensaio para uma cosmopoética cabocla“Comunicação e Experiência Estética”
FOTOGRAFIA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: contribuições das hermenêuticas filosóficas“Comunicação e Experiência Estética”
O mundo é um cativeiro? antinegritude, morte e liberdade em Two Distant Strangers“Comunicação e Experiência Estética”
ADORNO E A FICÇÃO CIENTÍFICA: reflexões teórico-estéticas e dialético-críticas a partir de uma nota de rodapé“Comunicação e Experiência Estética”
Imagem, corpo e testemunho. em reportagem“Comunicação e Experiência Estética”
FOTOGRAFIAS SITIADAS E A POÉTICA DA RESISTÊNCIA CHILENA“Comunicação e Experiência Estética”
Estéticas do cosmos vivo“Comunicação e Experiência Estética”
O que podem as imagens? Mover as emoções – avizinhar histórias“Comunicação e Experiência Estética”
CONTRA A UTOPIA DO VISÍVEL: políticas e estéticas da noite no cinema de Ana Vaz“Comunicação e Experiência Estética”
QUANDO O INVISÍVEL FAZ VIBRAR AS IMAGENS: práticas audiovisuais enquanto processos pedagógicos“Comunicação e Experiência Estética”
EM FACE DO MAL: notas sobre Duch, o mestre das forjas do inferno“Comunicação e Experiência Estética”
Lúdicas águas turvas – O embaçamento da imagem do Tik Tok“Comunicação e Experiência Estética”
O encontro de linguagens em Lampião & Lancelote“Comunicação e Experiência Estética”
Eros: do espetáculo ao erotismo que ainda aguarda um espectador“Comunicação e Experiência Estética”
O PODER DE SEDUÇÃO DE LULA EM MÚLTIPLAS TELAS: uma análise de dois discursos presidenciais“Comunicação e Política”
A POLÍTICA DA RADICALIZAÇÃO: a direita radical e as mídias digitais nas eleições para a Câmara Federal em 2022“Comunicação e Política”
A DANÇA DE VALORES DO JORNALISMO E DA POLÍTICA NA ARGENTINA: nos passos de Milei“Comunicação e Política”
A ESCOLHA DOS CAÇAS GRIPEN NO PROJETO FX-2: Uma Análise de Conteúdo da Cobertura Jornalística da Folha de São Paulo“Comunicação e Política”
Do declínio das mediações à decadência do debate público“Comunicação e Política”
A participação social institucional na Comunicação Pública do Mercosul“Comunicação e Política”
“VAMOS DEIXAR O MINISTRO FALAR!”: As estratégias retóricas do Ministro Flávio Dino e de deputados nos embates políticos de uma sessão da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados do Brasil“Comunicação e Política”
TRAJETÓRIAS INTERROMPIDAS, INSULTOS DISSIMULADOS: a violência política de gênero em plataformas digitais“Comunicação e Política”
BIG TECH VERSUS GOVERNMENT: Platform Power in Brazil and the Fake News Law Debate in 2023“Comunicação e Política”
DEPOIS DA DERROTA: um estudo dos grupos de WhatsApp bolsonaristas após as eleições de 2022“Comunicação e Política”
Os sentidos de “novo” e de “mudança” nos jingles dos candidatos que venceram as eleições presidenciais no Brasil, de 1989 a 2022“Comunicação e Política”
AS PARÁBOLAS DE UM MESSIAS BRASILEIRO: uma análise dos discursos de Bolsonaro sob a ótica pentecostal“Comunicação e Política”
“YOUTUBERS DO MUNDO, UNI-VOS”: comparação exploratória entre criadores brasileiros e o BreadTube“Comunicação e Política”
PROJETO DE LEI 2630/2020, UMA UTOPIA PARA A COMUNICAÇÃO DIGITAL BRASILEIRA?“Comunicação e Política”
DEMANDAS DE GRUPOS EXTREMISTAS: uma proposta metodológica para análise de conteúdo assistida de reivindicações radicais e antidemocráticas em plataformas digitais“Comunicação e Política”
Agro é pop, Agro é mídia, Agro é midiatização! A viralização do Jornal Gazeta do Povo“Comunicação e Política”
A RETÓRICA DO POLÍTICO-CELEBRIDADE NO TIKTOK: uma análise das menções a Javier Milei nas eleições presidenciais da Argentina“Comunicação e Política”
A cobertura das Fake News nos anos de 2018 e 2022 da Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo“Comunicação e Política”
JORNALISMO MAINSTREAM E POPULISMO DE EXTREMA DIREITA: uma análise da cobertura jornalística das eleições presidenciais do Brasil (2018) e da Argentina (2023)“Comunicação e Política”
DESINFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA: patrimônio em risco no oito de janeiro“Comunicação e Política”
EMOÇÕES E ELEIÇÕES: uma proposta metodológica para a categorização de estímulos emocionais na comunicação eleitoral televisiva“Comunicação e Política”
ENVIRONMENTAL RACISM: A Case Study of its Conceptual Classification by Anielle Franco and Kim Kataguiri“Comunicação e Política”
COMO SE SAFAR DE ACUSAÇÕES E ATRIBUIÇÕES DE CULPA NA POLÍTICA: Comunicação de crise e conserto de imagem“Comunicação e Política”
Nova roupagem da censura: deslocamentos e permanências de um legado autoritário“Comunicação e Política”
Desinformação e o perfil demográfico, político e midiático dos desmentidos no Brasil“Comunicação e Política”
FRENTE PARLAMENTAR EVANGÉLICA (FPE) COMO AGENTE DE COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA: notas para agenda de pesquisa“Comunicação e Política”
¿¡Estado!? ¡Afuera!”: O discurso liberal no TikTok de Javier Milei“Comunicação e Política”
O FUTURO ANCESTRAL DA COMUNICAÇÃO POLÍTICA: Análise e reflexões sobre as primeiras candidaturas indígenas para deputadas federais do Pará“Comunicação e Política”
JORNALISTAS NO BANCO DOS RÉUS: levantamento exploratório dos processos judiciais contra a imprensa no Brasil (2012-2023)“Comunicação e Política”
Redes sociais de apoio e contrapúblicos digitais: laços entre mulheres em grupos online sobre direitos sexuais e reprodutivos“Comunicação e Política”
DA HUMANIZAÇÃO À HUMANIZAÇÃO ENLATADA: estratégias de proximidade de políticos no Instagram“Comunicação e Política”
ESCOLA SEM PARTIDO: ideologia neoconservadora midiatizada a serviço do neofascismo“Comunicação e Política”
ATAQUES À IMPRENSA E O POPULISMO AUTORITÁRIO DE BOLSONARO: uma análise das “Lives de Quinta”“Comunicação e Política”
A busca do movimento feminista por visibilidade na imprensa: uma perspectiva histórica no debate sobre aborto“Comunicação e Sociabilidade”
DA MORTE DO AUTOR AO AUTOR POST-MORTEM: para além dos dilemas midiáticos sobre a criação artística por IA“Comunicação e Sociabilidade”
Os sonhos de my fair lady: sociabilidade e habitus no cinema e na Socila“Comunicação e Sociabilidade”
MONOMUNDOS EXTREMISTAS: Gamificação na Política e Multiversos“Comunicação e Sociabilidade”
O ESTEREÓTIPO FEMININO DO CUIDADO E A PERDA DA FORÇA DE TRABALHO POTENCIAL: a doxa como moduladora das condições de vida das mulheres brasileiras“Comunicação e Sociabilidade”
ESPAÇO DELIVERY: restos da pandemia nas formas de morar“Comunicação e Sociabilidade”
REDES SOCIAIS DIGITAIS E COBERTURA NOTICIOSA: a presença midiática do influenciador ativista Tukumã Pataxó“Comunicação e Sociabilidade”
RACIONALIDADE NEOLIBERAL E ETHOS TECNO-MERCADOLÓGICO NO ESPAÇO DIGITAL: chaves para pensar o ódio nas redes sociais“Comunicação e Sociabilidade”
SOCIABILIDADE RELIGIOSA: perspectivas evangélicas a partir do contexto amazônico paraense“Comunicação e Sociabilidade”
“UM SENTIMENTO MISTO DE NOJO E LÁSTIMA”: a elite ilustrada e o espetáculo da miséria no século XIX“Comunicação e Sociabilidade”
DINHO OURO PRETO: contradições entre juventude e envelhecimento“Comunicação e Sociabilidade”
ENTRE BRAVATAS E EMOÇÕES: o acontecimento “vai e vem” das pré-candidaturas de Datena“Comunicação e Sociabilidade”
COMUNICAÇÃO, NEOCONSERVADORISMO E RECONHECIMENTO: o debate sobre família no Brasil polarizado“Comunicação e Sociabilidade”
SOBRE INFLUÊNCIA E MENTIRAS: celebridades discutem desinformação nas eleições presidenciais“Comunicação e Sociabilidade”
AUTONOMIA VIGIADA E EXPANSÃO DO PODER BIOMÉDICO: dimensões socioculturais do uso de aplicativos relacionados ao câncer“Comunicação e Sociabilidade”
VISIBILIDADE COMPULSÓRIA NA INTERNET: dilemas e contradições da vida avaliada“Comunicação e Sociabilidade”
PEDAGOGIAS SOCIODIGITAIS DA GRAVIDEZ: materialidades, espaços e narrativas“Comunicação e Sociabilidade”
O HOMEM QUE VEIO DO FUTURO? Análise crítica da construção midiática do futurista Tiago Mattos“Comunicação e Sociabilidade”
“UM COPO D’ÁGUA PELA METADE”: mídias noticiosas, perseguição religiosa e públicos imaginados“Comunicação e Sociabilidade”
TRANSFIGURAÇÕES ARTÍSTICAS NO METAVERSO: o impacto das tecnologias digitais e da Inteligência Artificial na ecologia das mídias e na Arte.“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
DUPLAMENTE IMERSOS: a relação entre ser humano e meio ambiente em documentários com realidade virtual“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
NEM TV, NEM CINEMA: A indústria de registros audiovisuais de casamento no Brasil“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
CORPO EXPANDIDO: o processo de realização de uma experiência imersiva de dança em 360°“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
A CHANCHADA NO TIKTOK? Economia narrativa, decupagem clássica e paródia nos vídeos de Raphael Vicente no TikTok“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
YOSHINARI YOH E AS SOLUÇÕES ESTILÍSTICAS ENCONTRADAS PARA O DESIGN DE PERSONAGENS NA ANIMAÇÃO LITTLE WITCH ACADEMIA“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
PERITOS, DEDICADOS, VISIONÁRIOS: artistas e suas extensões nos 60 anos de Understanding Media“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
“Detrás del Textil”: as foto-esculturas de Ana Teresa Barboza“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
POÉTICAS E POLÍTICAS DA ALTERIDADE NAS IMAGENS DE UÝRA SODOMA“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
O corpo expressivo: um comentário sobre Readers, de James Benning“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
ENQUADRAMENTO, MOLDURA E INSTÂNCIAS EM JOGOS ELETRÔNICOS“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
Desvendando a transformação criativa na Amazônia: uma análise comparativa entre arte tradicional e arte gerada por IA no Estado do Pará“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
CONSTRUINDO INFOGRÁFICOS: um modelo de arquitetura noticiosa no jornalismo on-line“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
MATERIALIDADE, PERFORMATIVIDADE E REFERÊNCIAS PICTÓRICAS EM ‘VITALINA VARELA’“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
Alice e Alicia: do livro-máquina ao cinema experimental“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
O MOVIMENTO COMO NOTAÇÃO: a figura humana e o duplo estatuto da escrita“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
Arte algorítmica: questionamentos sobre autoria e poder“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
Para além do culto à memória: a fotografia de família como meio de expressão artística“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
UM OUTRO OLHAR SOBRE A FAVELA: o coletivo Favelagrafia e a potência da visualidade periférica“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
DURAÇÃO ENTRE INSTANTES: quando eu vi cinema em um ensaio fotográfico de Rineke Dijkstra“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
A FOTOGRAFIA 360º COMO NARRATIVA IMERSIVA NO PROJETO COIL VSAT 360º PHOTOGRAFY AS NA IMMERSIVE NARRATIVE IN THE COIL VSAT PROJECT“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
As Imagens-aliança em Xapiri (2012)“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
TERRITÓRIOS SENSÍVEIS ENTRE CORPO E NATUREZA NAS VIDEOPERFORMANCES DE LUCIANA MAGNO SENSITIVE TERRITORIES BETWEEN BODY AND NATURE IN LUCIANA MAGNO’S VIDEO PERFORMANCES“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
As vibes aconchegantes: uma categoria estética atmosférica“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
REFLORESTAMENTOS MÓRFICOS EM ALBERI (2014): o informe como um paradigma da figuração“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
IMAGENS TÉCNICAS NA ERA DOS SMARTPHONES: Explorando a Interseção entre Materialidade e Percepção“Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem”
Cazé TV na Copa do Mundo do Futebol de Mulheres: uma análise de gênero“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
AMBIÊNCIAS HOMOSSOCIOTÉCNICAS DA MACHOSFERA: performatividades de memes de internet e masculinismo subcultural de extrema-direita com o Reddit“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
O GÊNERO NAS PUBLICIDADES ESPORTIVAS“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
BEIJO APAGADO: afetos sáficos à censura do beijo entre Clara e Helena em “Vai na F锓Comunicação, Genêros e Sexualidades”
Transvestigêneres, boycetas, não-bináries, desertores de gênero, os gêneros dissidentes: narrativas audiovisíveis em um coletivo no centro de São Paulo“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
BISSEXUALIZANDO A ROLETA INTERSECCIONAL“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
A construção dos corpos e os gêneros borrados: uma reflexão da arte drag e das performances do corpo estranho“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
FORMULÁRIOS DE IDENTIFICAÇÃO EM APPS DE RELACIONAMENTO: análise da formatação de “pessoas informacionais” no Badoo“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
Olhando mulheres em The Handmaid’s Tale: o patriarcado, a câmera e o espectador“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
Para quem transcende e reascende das cinzas: um ensaio sobre corpos transmasculinos na sociedade do cansaço“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
DISCURSOS CONTRA E PRÓ-ABORTO NA IMPRENSA BRASILEIRA: uma análise do discurso crítica de editoriais de Estadão, Revista AzMina, Gênero e Número e Portal Catarinas“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
BENQUERENÇAS DA AMIZADE: o engajamento afetivo para a invenção relacional“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
Culturas queer e popular friccionadas em performances, territórios e confluências artísticas com bixanikas, Casarão Cultural e Piranhão“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
A PERSPECTIVA DAS MEDIAÇÕES PARA A COMPREENSÃO DOS COLETIVOS DE TEATRO FEMINISTAS“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
SONS QUE TOCAM: o desejo queer e a escuta háptica em “Seguindo Todos os Protocolos” (2022)“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
SISSY CAPTIONS NO REDDIT: uma aproximação conceitual entre produção pornográfica sissy e a cultura digital do Reddit“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
“VOU FAZER VOCÊ GOSTAR DE HOMEM”: casos de estupro e lesbianidades em registros policiais e produções jornalísticas“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
ANÔNIMO É UMA MULHER: feminismo e a participação feminina na imprensa curitibana (1853-1953).“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
MASCULINIDADE(S) TORCEDORA(S): uma análise discursiva dos imaginários nos cantos das torcidas da dupla Gre-Nal“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
A GUERRA NÃO TEM ROSTO DE MULHER: a corporeidade de um modo de vida no tempo em crise“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
“DEUS ODEIA O ORGULHO”: Gestão de afetos, poder pastoral e subjetivação homofóbica“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
Agora eu fiquei doce: da ostentação agroboy à subversão do queernejo“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
Corpos trans na cultura audiovisual: narrativas transfeministas na série manhãs de setembro“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
PODCAST ORALIDADES FEMININAS: afetos gerados a partir da transmissão oral dos saberes de mulheres do Distrito Federal“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
“TECNOLOGIA DE GÊNERO” E “HUMANISMO PROJETUAL” COMO FUNDAMENTOS PARA CRIAÇÃO DO APLICATIVO TRANSCENDER“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
O discurso da menopausa na comunicação publicitária Entre patologia, mercantilização e emancipação libertadora“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
GÊNERO, SEXUALIDADE E VULNERABILIDADES: uma análise discursiva das representações de pessoas LGBTQIAP+ no gênero notícia“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
ALÉM DO JORNALISMO DE REFERÊNCIA: a potência testemunhal do corpo de Ney Matogrosso e a visibilidade de corporalidades queer em narrativas biográficas“Comunicação, Genêros e Sexualidades”
AESTHESIS NEGRA: a encruzilhada de Vênus ou a desmedida da carne“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
REENQUADRANDO FOTOGRAFIAS: Enquadramentos acionados pela imprensa a partir da exposição Chichico Alkmim, Fotógrafo“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
POR QUE VOCÊ FAZ CINEMA?: Nope (2022), sociedade do espetáculo, pós-modernismo e Afro-Surrealismo“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
Revista Glamour no Instagram: raça e gênero sob o prisma dos estudos dos discursos performáticos“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
Que decolonialidade é essa nos estudos comunicacionais? Questões raciais na práxis decolonial no campo da Comunicação (2014-2023)“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
O HERÓI MESTIÇO: Estruturas de poder em Blade (1998)“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
POR UM DIÁLOGO COM OS SABERES TRADICIONAIS: A transmetodologia como alternativa epistêmica para descolonização de pesquisas sobre Etnocomunicação Indígena“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
PROTAGONISTAS E POBRES: uma abordagem sobre o elenco negro da telenovela Vai na Fé“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
MÍDIA E NECROPOLÍTICA: como a mídia tradicional alimenta a máquina de mortes por meio do silenciamento“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
MAJUR DOS SANTOS: a gira midiática por meio do Pensamento Negro Radical“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
Resistências ao racismo algorítmico: mobilizações pelo banimento do reconhecimento facial no Brasil“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
Afroconsumo: uma prática antirracista“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
RAÇA E COLONIALIDADE DO PODER: algumas marcas representacionais da mulher negra nas telenovelas da TV Globo.“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
A fotografia negra contemporânea brasileira e suas políticas de autorepresentação“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
RAÇA, PESO E BELEZA: uma análise interseccional sobre o body shaming“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
CAMINHOS ALTERNATIVOS OU A MANUTENÇÃO DO QUE JÁ ESTÁ: raça e gênero em Homens Pretos (Não) Choram“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
MULHER DE FAVELA E ACESSO ÀS TIC: violência territorial e idade como marcadores intersecionais da desconexão“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
Maternidades negras nas mídias digitais numa perspectiva Amefricana“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
EPISTEMOLOGIA AFROCENTRADA NA PUBLICIDADE: uma perspectiva insurgente“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
O LEGADO AFRO-BRASILEIRO: Para Além da Doença Falciforme“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
A redenção de Silvio: a imagem de controle do Branco Salvador no quadro ‘Projeto Inocência’ do Fantástico“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
Flaneuse e cinema: pode uma mulher negra vaguear?“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
VOZEIRAÇÃO“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
DA ORALIDADE DOS MAIS VELHOS AO CORPO VIRAR ESCRITA: bicha Amazônida racializada espiralando o tempo“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
RAÇA, GÊNERO E ESTEREÓTIPOS NA PUBLICIDADE“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
NEGRAS IMAGENS NO SEMIÁRIDO: em busca de estratégias analísticas“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
MÚSICA POPULAR E FEMINISMOS NEGROS (E LÉSBICOS) NO BRASIL: A Contribuição de “Faminta” de Bia Ferreira“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
A EXPOSIÇÃO IN/VISIBLE E AS ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA À CRISE CRIATIVA NAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS GERADAS PELA IA: um recorte das autoimagens de Linda Dounia“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
ENTRE ORIGENS E MATERIALIDADES: em busca das marcas da diáspora na pré-história do rap brasileiro“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
Escrevivência e mistério: estratégias opacas de reinvenção de si“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
CHEGA DE EPISTEMICÍDIO: o ativismo negro no mundo cultural literário“Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas”
Feminismo de mercadoria: corpos e narrativas de igualdade na indústria da música“Consumos e Processos de Comunicação “
Consumo de cafés especiais por seus connoisseurs no Brasil contemporâneo“Consumos e Processos de Comunicação “
CONSUMO, CULTURA E RAZÃO PRÁTICA NO VEGANISMO DE PERIFERIA DO PERFIL @THALLITA XAVIER“Consumos e Processos de Comunicação “
ENTRE A INTERPRETAÇÃO E O DIÁLOGO: QUAL O MELHOR CAMINHO PARA ANALISAR O CONSUMO DE EXPERIÊNCIA?“Consumos e Processos de Comunicação “
Das teorias da comunicação e do consumo à defesa do estatuto de teoria da publicidade“Consumos e Processos de Comunicação “
Economia Política do SEM: uma proposta de modelagem conceitual“Consumos e Processos de Comunicação “
As Exposições Universais do século XIX e as Narrativas de Luxo Contemporâneas: uma análise da exposição Hermès: Heritage in Motion (São Paulo, 2023)“Consumos e Processos de Comunicação “
RITUAIS DE CONSUMO EM UMA FEIRA LIVRE: produção de sentido através de roteiros e sociabilidades“Consumos e Processos de Comunicação “
O processo de circulação midíatica“Consumos e Processos de Comunicação “
BRANDED CONTENT QUE INVISIBILIZA E SILENCIA VOZES EM PERNAMBUCO: ausência ou restrição de presença de pessoas negras em conteúdo de marca do JC360“Consumos e Processos de Comunicação “
ENTRE O DIVINO E O CAPITAL: representações sacro-estéticas de poder na ordem do consumo“Consumos e Processos de Comunicação “
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIDADE DA DIVERSIDADE LGBT+ EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE NO BRASIL“Consumos e Processos de Comunicação “
Acesso e consumo de sujeitos Surdos à publicidade“Consumos e Processos de Comunicação “
A CAMPANHA PUBLICITÁRIA, AGRO: DE GENTE PRA GENTE E A APROPRIAÇÃO DA IMAGEM DO QUILOMBOLA PELO AGROBUSINESS“Consumos e Processos de Comunicação “
Dos muros do terminal de ônibus às vitrines da BABA: um estudo de caso sobre localismo e preservação vernacular em estampas de moda autoral em Fortaleza“Consumos e Processos de Comunicação “
A moda da Dendezeiro e o daydreaming para consumidores negros: “Nossa tinta pinta novas narrativas e nos devolve o direito de sonhar”“Consumos e Processos de Comunicação “
PERFIS DE AVALIADORES NO TRIPADVISOR: o valor da avaliação na gastronomia“Consumos e Processos de Comunicação “
Rituais de consumo & rituais de cuidado durante a pandemia de Covid-19: transições, limites e possibilidades“Consumos e Processos de Comunicação “
ME CONECTO, LOGO, PERTENÇO: uma etnografia sobre a apropriação de smartphones e consumo em redes sociais, pelo grupo de mães da CUFA de Passo Fundo/RS“Consumos e Processos de Comunicação “
Análise semiótica interseccional de masculinidades negras em representações da marca Natura (2018-2020)“Consumos e Processos de Comunicação “
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MIGRANTES NOS SITES DE NOTÍCIAS DE CUIABÁ-MT“Cultura das Mídias”
ARQUEOLOGIA DAS GUERRAS NOS GAMES: entre espadas, lança-granadas e alienígenas maquínicos“Cultura das Mídias”
LEITURAS CRÍTICAS E PROJETOS CULTURAIS DE PAÍS: Caetano Veloso e Chico Buarque em reflexo“Cultura das Mídias”
POR DENTRO DO MUNDO BRIDGERTON: criação, expansão e transcodificações narrativas“Cultura das Mídias”
O MUNDO (QUASE) ENTRE PARÊNTESES: a dramatização do fato em narrativas seriadas“Cultura das Mídias”
CENSURA PELA LIBERDADE: contradições discursivas na disputa entre Jovem Pan e Sleeping Giants Brasil“Cultura das Mídias”
MOBILIZAÇÃO INDÍGENA EM PLATAFORMAS DE MÍDIAS SOCIAIS: Uma análise de cotidianos possíveis e mobilização social a partir do Instagram de Sonia Guajajara“Cultura das Mídias”
CLARENERS EM AÇÃO: fãs contra Queerbaiting de casais sáficos na telenovela“Cultura das Mídias”
FORMATOS DE FICÇÃO TELEVISIVA SERIADA EM CONTEXTOS TRANSNACIONAIS E TRANSCULTURAIS: um olhar sobre o catálogo brasileiro da Netflix“Cultura das Mídias”
CONTRA A PAISAGEM“Cultura das Mídias”
A MORTE EM MILISSEGUNDOS: a estética forense contra a violência do Estado“Cultura das Mídias”
AQUI ESTÁ MAKUNAÍMA: palimpsestos, hibridismos e cultura midiática“Cultura das Mídias”
“As mulheres não são coitadinhas”: a participação feminina em podcasts masculinistas“Cultura das Mídias”
Nem tudo é “dorama”: Orientalismo, K-dramas e os fãs brasileiros da Onda Coreana“Cultura das Mídias”
O gênero policial em webséries brasileiras originais da Netflix“Cultura das Mídias”
ESTRUTURAS DO PROTAGONISMO EMPODERADO: uma análise codificada das personagens femininas no cinema de animação contemporâneo“Cultura das Mídias”
PLATAFORMAS DIGITAIS E ECONOMIA DA ATENÇÃO: abordagens sobre o direcionamento de interesses na Internet para mudança social“Cultura das Mídias”
Memes em jornais on-line, novo formato ou novo gênero?“Cultura das Mídias”
INCOMUNICAÇÃO: os desafios das convivências, das indiferenças e das escutas“Epistemologia da Comunicação”
IMPERATIVO DECOLONIAL E A DESOBEDIÊNCIA ESPITÊMICA DA COMUNICAÇÃO“Epistemologia da Comunicação”
Rastreando questões comunicacionais“Epistemologia da Comunicação”
A COMUNICAÇÃO NA BASE ONTOLÓGICA DA DIFERENÇA DO ANTI-NARCISO: imanência e criação em Metafísicas canibais e no perspectivismo ameríndio“Epistemologia da Comunicação”
O éthos sônico e a dimensão comunicacional: potscriptum“Epistemologia da Comunicação”
EMARANHADOS DE UMA EPISTEMOLOGIA DE AFRONTA“Epistemologia da Comunicação”
DA INVISIBILIZAÇÃO AO ABUSO NA AUTORIA DE IMAGENS AUDIOVISUAIS“Epistemologia da Comunicação”
MIDIOSFERA DISRUPTIVA: desafios epistêmico-comunicacionais da noticiabilidade midiatizada“Epistemologia da Comunicação”
UMA DIALÉTICA QUE SURGE DAS CONTRADIÇÕES NACIONAIS DA INDÚSTRIA CULTURAL: a objetividade da crítica dialética elaborada no interior da Economia Política da Comunicação“Epistemologia da Comunicação”
A MIDIATIZAÇÃO NAS FEDERAIS DAS PÓS-GRADUAÇÕES EM COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE“Epistemologia da Comunicação”
A DIGITALIZAÇÃO DO TWO STEP FLOW: uma revisão epistemológica sob a perspectiva da desinformação“Epistemologia da Comunicação”
ENTRE LUHMANN E HABERMAS: pressupostos para uma metateoria das tensões comunicacionais“Epistemologia da Comunicação”
O conceito de midiatização em Veron: pistas para acompanhar um giro epistemológico“Epistemologia da Comunicação”
A MISÉRIA SIMBÓLICA DO TRABALHO: pensar o trabalhador do século XXI à luz da filosofia social de Bernard Stiegler“Epistemologia da Comunicação”
Suco de Joystick: aproximações conceituais para uma teoria da mecânica-narrativa“Epistemologia da Comunicação”
Impactos da Pandemia na Distribuição Cinematográfica: Estudo de Caso das Estreias de Dois Longas-Metragens da Vitrine Filmes“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
A mise-en-scène artificial de Wes Anderson“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
“CARICATURAS ANIMADAS”: Cinejornais, imprensa e espetáculos de palco na origem do cinema de animação no Brasil“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
O quadro da História“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
Entre coaches e vloggers: Scorsese em meio à política de imagens contemporânea“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
Vozes sobreviventes: as narrativas ordinárias na obra Ruínas de Manuel Mozos“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
O QUE OPERA A PAISAGEM? Três perspectivas no cinema contemporâneo“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
Os Outros de Abbas Kiarostami: Bezhad Dorani“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
Digitalização de documentos a partir da câmera fotográfica: da teoria às articulações práticas.“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
Por uma análise sensível: corpo e sensorialidade como ponto de partida metodológico“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
O DIALETO DA DIFERENÇA : o início da vídeoarte no Brasil“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
ENCRUZILHADAS COSMOPOÉTICAS: 25 (1974-1976) e o paradigma anarquívico“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
Abjetos e o informe: duas estratégias do cinema brasileiro contemporâneo“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
A CIDADE EM AMOR DE MÃE: A PAISAGEM URBANA NA CINEMATOGRAFIA DA TELENOVELA“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
O filme musical e os modos intermidiáticos da atração“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
PATRICIO GUZMÁN, EL FILME-ENSAYO Y LAS FORMAS CINEMATOGRÁFICAS DE LA MEMORIA“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
PRODUÇÃO PARTILHADA DO CONHECIMENTO EM AUDIOVISUAL: a Imagem Fole da Congada de São Benedito de Gonçalves-MG“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
Waltinho ao pé do ouvido: Como a maneira afetiva de trabalhar do diretor Walter Salles reflete nos seus filmes?“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
CINEASTAS E IMAGENS DO PODER: políticas, estéticas e tecnologias“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
DISPUTAR OS ESPAÇOS, (RE)IMAGINAR O TEMPO: notas para um emaranhado“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
TEMPORADA DE AFETOS NO CORAÇÃO DO MUNDO: imagens e sons que fundam um território“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
O Rio de Janeiro visto da sua Babilônia: interlocuções fílmicas transnacionais em um filme de Arne Sucksdorff no Brasil“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
QUE IMAGEM É ESSA? Espaço, tempo e o não humano na era digital“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
HONG SANG-SOO E O CARMA DA IMAGEM: a identidade transmundial ou um problema da semiótica no cinema“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
A VISADA TRANSNACIONAL NO CINEMA MODERNO“Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual”
PROBLEMAS SEM SOLUÇÃO: uma análise da pesquisa social das afecções nas relações de trabalho organizacionais“Estudos de Comunicação Organizacional”
A SANTA É DE SALVADOR! Estratégias discursivas da Prefeitura Municipal no acontecimento da canonização de Irmã Dulce“Estudos de Comunicação Organizacional”
GESTÃO DA REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: práticas e desafios“Estudos de Comunicação Organizacional”
REPUTAÇÃO CORPORATIVA COMO OBJETO DE ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DE COMUNICAÇÃO E CONSUMO“Estudos de Comunicação Organizacional”
POR UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: identificando pontes invisíveis nos ambientes organizacionais.“Estudos de Comunicação Organizacional”
LINGUAGEM INCLUSIVA E NÃO SEXISTA NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA JUSTIÇA ELEITORAL“Estudos de Comunicação Organizacional”
Dois sonhos na mesma cama: a comunicação intercultural na integração pós-aquisição de empresa chinesa no Brasil“Estudos de Comunicação Organizacional”
COMUNICAÇÃO PÚBLICA, EMOÇÕES E AFETOS: estratégias de comunicação de universidades públicas no Instagram“Estudos de Comunicação Organizacional”
Sujeição e agência à luz das instituições: O diário do hospício de Lima Barreto“Estudos de Comunicação Organizacional”
Governança corporativa e comunicação organizacional: Dimensões da comunicação em documentos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC)“Estudos de Comunicação Organizacional”
#SEPHORAKIDS: integridade da informação, ameaça à reputação e necessidade de educação midiática“Estudos de Comunicação Organizacional”
IRROMPENDO DAS PROFUNDEZAS: o colapso da Mina 18 da Braskem como acontecimento comunicativo“Estudos de Comunicação Organizacional”
COMUNICANDO A JUSTIÇA: a esfera judicial nas redes sociais digitais e a aplicabilidade do conceito de Comunicação Pública“Estudos de Comunicação Organizacional”
DISPUTAS VELADAS NOS DISCURSOS JORNALÍSTICOS: Por que as notícias sobre drogas são como são?“Estudos de Comunicação Organizacional”
A EMERGÊNCIA DE UMA EXPERIÊNCIA PÚBLICA ORGANIZACIONAL: Tensões e potências no canal “Francisquinha Alves – O Bom do Alzheimer”“Estudos de Comunicação Organizacional”
DIVERSIDADE NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS: a comunicação da Petrobras“Estudos de Comunicação Organizacional”
DA DENÚNCIA AOS PACTOS: o contradiscurso sobre a mineração num processo de advocacy global“Estudos de Comunicação Organizacional”
A UFSM E SUA POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO: uma análise à luz do Modelo de Bueno (2009) e a partir da escuta das percepções dos atores envolvidos“Estudos de Comunicação Organizacional”
Novos tons de verde: explorando lógicas contemporâneas de greenwashing a partir da mineração“Estudos de Comunicação Organizacional”
PRETAS E PARIDAS E AMAZÔNIDAS: uma análise discursiva da enunciação do Coletivo Pretas Paridas de Amazônia na mídia social digital Instagram“Estudos de Comunicação Organizacional”
Comunicação preventiva no contexto dos ataques em escolas: análise da cartilha do MEC“Estudos de Comunicação Organizacional”
Governança plataformizada: arquiteturas informativas digitais e novas práticas de governança“Estudos de Comunicação Organizacional”
Ondas migratórias e campanhas de saúde pública: por uma comunicação organizacional dialógica“Estudos de Comunicação Organizacional”
A COMUNICAÇÃO PÚBLICA SUBMETIDA À MORALIDADE RELIGIOSA: postagens de Jair Bolsonaro no Instagram (2019-2020“Estudos de Comunicação Organizacional”
Comunicação organizacional e diversidades: sentidos propostos pela revista Exame“Estudos de Comunicação Organizacional”
A URSS à luz do pensamento jornalístico camusiano: uma análise de seus escritos jornalísticos (1944-1945)“Estudos de Jornalismo”
A midiatização das narrativas jornalísticas de subjetividade“Estudos de Jornalismo”
PESQUISADORES-JORNALISTAS: pistas para um método científico a partir de experiências coletivas“Estudos de Jornalismo”
JORNALISMO INDEPENDENTE NO NORDESTE: forasteiros informacionais em cidades interioranas“Estudos de Jornalismo”
Transformação digital no jornalismo brasileiro: reflexões a partir de um panorama geral“Estudos de Jornalismo”
JORNALISMO REGIONAL NORDESTINO: um estudo sobre a cobertura jornalística dos ataques de 2023 no Rio Grande do Norte“Estudos de Jornalismo”
A COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA NO GOOGLE: como a Inteligência Artificial é retratada em entrevistas com especialistas“Estudos de Jornalismo”
O CONCEITO DE JORNALISMO ESPACIAL A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO GEOJORNALISMO“Estudos de Jornalismo”
As referências do jornalismo: : cadeias de referência de checagens sobre a Covid-19“Estudos de Jornalismo”
Implicações do uso das plataformas digitais no work-life balance de jornalistas brasileiros“Estudos de Jornalismo”
O ethos jornalístico à luz do Prêmio Esso de Jornalismo“Estudos de Jornalismo”
DISPUTAS ENTRE BOLSONARO E G1 NA COBERTURA JORNALÍSTICA DO ATAQUE A TIROS POR ROBERTO JEFFERSON“Estudos de Jornalismo”
A EVOLUÇÃO MULTIMODAL DO LONGFORM: formatos digitais que consolidam o jornalismo lento“Estudos de Jornalismo”
O livro como inscrição histórica do jornalismo de combate“Estudos de Jornalismo”
JORNALISMO DE BRECHAS E DEMOCRACIA: rigor e ética na prática profissional“Estudos de Jornalismo”
JORNALISMO, RACISMO E (DE) COLONIALIDADES NOS COLETIVOS ALMA PRETA E NÓS MULHERES DA PERIFERIA“Estudos de Jornalismo”
NARRAR COM O OUTRO APÓS A ESCUTA: “leitura de capítulo” e a cartografia de Daniela Arbex como caminho de vínculo no jornalismo“Estudos de Jornalismo”
EROS, THANATOS E A NOTÍCIA: a sedução do erótico e do mórbido na exposição de corpos fetichizados“Estudos de Jornalismo”
UMA ANÁLISE DO ENQUADRAMENTO DO PL 2.630 NA GRANDE IMPRENSA BRASILEIRA“Estudos de Jornalismo”
TELEJORNALISMO E IMAGENS TESTEMUNHAIS DA VIOLÊNCIA URBANA: o OTT e os dilemas da autoridade profissional“Estudos de Jornalismo”
SE NÃO TIVESSE VIRALIZADO SERIA NOTÍCIA? Viralização nos portais CNN, G1 e Folha de S. Paulo“Estudos de Jornalismo”
TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS ACIDENTADAS: seis padrões de carreira no jornalismo brasileiro“Estudos de Jornalismo”
JORNALISMO E CRISE EPISTÊMICA: Implicações da infraestrutura técnica“Estudos de Jornalismo”
“JORNALISMO FOI O QUE OS HOMENS FIZERAM COMIGO”: o Projeto Folha e o Projeto Otávio nos textos de Marilene Felinto“Estudos de Jornalismo”
MANUAIS DE JORNALISMO COMBATIVO, ENGAJADO E HUMANIZADO: perspectivas epistemológicas no jornalismo digital independente“Estudos de Jornalismo”
“Vocês da Imprensa”: Crachás escondidos como forma de fugir da violência contra jornalistas“Estudos de Jornalismo”
Suicídio na pandemia: o enquadramento dado por portais de notícia capixabas“Estudos de Jornalismo”
Valor-notícia, fator-notícia e noticiabilidade: análise comparativa das literaturas brasileira e estrangeira“Estudos de Jornalismo”
Por uma definição inicial de planejamento jornalístico“Estudos de Jornalismo”
DIVERGÊNCIAS ENTRE AS POSTURAS MIDIÁTICAS HEGEMÔNICAS E ANTIRRACISTAS: reflexões a partir do campo“Estudos de Jornalismo”
DA TV PARA AS MÍDIAS SOCIAIS: o perfil do Instagram da TV Cidade Fortaleza“Estudos de Jornalismo”
PROJETANDO A TECNOLOGIA 5G: reflexões a partir da filosofia do jornalismo“Estudos de Jornalismo”
CLEMENTINA DE JESUS: pessoa-poesia em narrativas mediáticas“Estudos de Memória e Comunicação”
1964 – O Brasil entre armas e livros e Argentina 1985, as formações discursivas entre o documentário e a ficção.“Estudos de Memória e Comunicação”
A memória do fogo: Resgates e relatos sobre o Museu Nacional“Estudos de Memória e Comunicação”
LIVES DE PICHADORES NO YOUTUBE E AS MEMÓRIAS URBANAS REDESCOBERTAS“Estudos de Memória e Comunicação”
Turismo de Memória no Brasil: a emersão do patrimônio negro em territórios outrora segregados“Estudos de Memória e Comunicação”
A MÁQUINA DA REMINISCÊNCIA: A TECNOLOGIA DIS(U)TÓPICA DA MEMÓRIA EM ‘CAMINHOS DA MEMÓRIA’“Estudos de Memória e Comunicação”
A Pequena África no Instagram: território e memória“Estudos de Memória e Comunicação”
A COBRA NÃO FUMOU: uma guerra de narrativas em que nãos existe heróis nacionais“Estudos de Memória e Comunicação”
HINO AO INOMINÁVEL (2022) – entre memória e esquecimento“Estudos de Memória e Comunicação”
IMPREVISIBILIDADE SEM FIM: memórias (do futuro) e temporalidades em Ouverture Of Something That Never Ended, da Gucci“Estudos de Memória e Comunicação”
A estética fantasmática e a presença dos ausentes na produção artística latino-americana contemporânea“Estudos de Memória e Comunicação”
COMUNICAÇÃO MULTISSENSORIAL E MEMÓRIA: quando cheiro vira gosto“Estudos de Memória e Comunicação”
AMARAL GURGEL, SEU ACERVO E O RÁDIO“Estudos de Memória e Comunicação”
MEMÓRIA CAPIXABA E PLATAFORMIZAÇÃO: a Midiateca Capixaba e a reprodutibilidade em acervos digitais“Estudos de Memória e Comunicação”
O símbolo mnemônico e a constituição de uma esfera de aparecimento pelo artefato gráfico urbano “sinpapeles”“Estudos de Memória e Comunicação”
NARRATIVAS TECNOSTÁLGICAS: memórias e legitimações cinematográficas em filmes sobre cinemas“Estudos de Memória e Comunicação”
O TRABALHO COMO ENUNCIADO REAL DA COMUNICAÇÃO: mediações, lugares de memória e relações dialógicas presentes na atividade humana“Estudos de Memória e Comunicação”
VER JUNTOS E FABULAR COM OS ARQUIVOS: a criação de constelações-imagens a partir do projeto fotográfico “Retratistas do Morro”“Estudos de Memória e Comunicação”
HISTÓRIAS DE VIDA E MEMÓRIAS DE OINTORES POR VOCAÇÃO: um estudo com artistas italianos“Estudos de Memória e Comunicação”
MARACÁ, MEMÓRIA E PERTENCIMENTO“Estudos de Memória e Comunicação”
MANIFESTO: diáspora, identidade e expressão decolonial no audiovisual do rap no Youtube“Estudos de Som e Música”
DE ADORNO A ANDRADE: notas sobre a “Pequena História da Música”“Estudos de Som e Música”
“VEM PRA SELVA, VEM”: explorando sentimentos nos bailes funk carioca“Estudos de Som e Música”
Música clássica, cinema de autor contemporâneo e sociedade“Estudos de Som e Música”
Itankale: Poéticas da diáspora a partir do projeto musical Quilombo“Estudos de Som e Música”
O ATIVISMO AMBULANTE EM PAUTA: Potencialidades e conflitos nas redes de comunicação urbana entre o comércio informal e o setor cultural“Estudos de Som e Música”
INTERVENÇÃO ALGORÍTMICA: táticas de data fandom em fã-clubes da Juliette“Estudos de Som e Música”
“TÁ NA ZAREA”: Percursos sonoro-afetivos e mapas do habitar a Sapiranga.“Estudos de Som e Música”
DO SAMBA DE RODA AO PAGODE BAIANO: marcas do pop na cena musical negra de Salvador“Estudos de Som e Música”
QUANDO O POP PERFORMATIZA O CANCELAMENTO: tribunal das redes, circo midiático e teatro jurídico no videoclipe de “A Queda” de Gloria Groove“Estudos de Som e Música”
INIMIGOS DO FIM: apontamentos sobre o circuito de “afters” no Recife“Estudos de Som e Música”
ESCUTA REMINISCENTE: o impacto da economia da atenção contemporânea na experiência musical“Estudos de Som e Música”
POR UMA MICROGEOGRAFIA SONORA: bordas e centros em vibração“Estudos de Som e Música”
E O QUE QUE SOBROU PRA MIM? O lugar de Jovelina Pérola Negra na memória coletiva dos arquivos digitais no Youtube“Estudos de Som e Música”
DECODIFICANDO CHARTS: um estudo sobre práticas de data fandom entre fãs brasileiros do BTS“Estudos de Som e Música”
Ambiente, Atmosfera e Audibilidade L.O.F.I. – Lábil e Oscilatória quanto ao Foco de Investimento“Estudos de Som e Música”
Transformações no mercado de música urbana carioca“Estudos de Som e Música”
O CORPO COMO ÓBICE: um professor como (péssimo) dançarino de brega paraense“Estudos de Som e Música”
Do lápis ao MIDI: o impacto da tecnologia em diferentes aspectos da trilha musical orquestral cinematográfica“Estudos de Som e Música”
Oficina das Minas: a polinização do samba feito por mulheres em Niterói“Estudos de Som e Música”
A imagem fotográfica do tropicalismo segundo Gal Costa: uma observação do corpo da artista nas capas dos discos de 1969 a 1973“Estudos de Som e Música”
A ESTÉTICA DO DRAMA SERIADO COMPLEXO E A EMERGÊNCIA DA ANTI-HEROÍNA: uma análise estilística de Irmandade (Netflix, 2019-)1 COMPLEX SERIAL DRAMA AESTHETIC AND THE EMERGENCE OF ANTI-HEROINE: stylistic analysis of Brotherhood (Netflix, 2019)’“Estudos de Televisão”
Accountability em um reality show“Estudos de Televisão”
AS EXPRESSÕES DE CENSURA NA TRANSMISSÃO TELEVISIVA DAS ANIMAÇÕES JAPONESAS ENTRE 1990 E 2010“Estudos de Televisão”
Em nome da mãe, da filha e da Bruaca branca: Gênero e Violência nas novelas da TV Globo“Estudos de Televisão”
RESPONSABILIDADE E INTELIGÊNCIA: Ciência Todo Dia e narrativas audiovisuais sobre ciência“Estudos de Televisão”
OS MONSTROS SOMOS NÓS: reflexões sobre o horror contemporâneo a partir da série de ficção Os Outros“Estudos de Televisão”
Contra os fatos, sonhos: a fabulação em “Rainha Charlotte: uma história Bridgerton”“Estudos de Televisão”
O panorama das pesquisas sobre salas de roteiristas de séries de brasileiras de ficção em plataformas de streaming (2016-2023)“Estudos de Televisão”
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER QUE ABORTA EM TELENOVELAS BRASILEIRAS“Estudos de Televisão”
COMPLEXIDADE NARRATIVA E LITERACIA MIDIÁTICA: uma proposta teórico-metodológica de análise do universo ficcional e do backchannel“Estudos de Televisão”
O PODER DO ARGUMENTISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA: QUANDO A TELENOVELA SE TORNA OBRA FECHADA – NARRATIVA, ESPECTATORIALIDADE, AUTORIA“Estudos de Televisão”
“UMA MOÇA LINDA E SORRIDENTE”: feminicídio televisionado, imagens de sofrimento e a vítima ideal“Estudos de Televisão”
ELEMENTOS E RECURSOS AUDIOVISUAIS DAS TELENOVELAS BRASILEIRAS“Estudos de Televisão”
Fé em Cena: Representatividade na Telenovela Brasileira“Estudos de Televisão”
Maratona de séries – mapeamento do campo e uma proposta de definição para o fenômeno“Estudos de Televisão”
A TELEVISÃO, HOJE: TransTV – a televisão como ecossistema digital-narrativo“Estudos de Televisão”
PLATAFORMIZAÇÃO DA TV PÚBLICA NO BRASIL: um estudo sobre a TV Brasi“Estudos de Televisão”
GABI OLIVEIRA: o rosto negro que interpela representações midiáticas do humano“Estudos de Televisão”
A TV NO DIGITAL: Um estudo de caso da interatividade do Jornal Nacional em 2023“Estudos de Televisão”
BRASIL PARALELO E A COMODIFICAÇÃO DA CONFIANÇA: ecos da censura na governança dos catálogos infantis“Estudos de Televisão”
NARRATIVAS BREVES, COTIDIANAS E FEITAS PARA SEDUZIR: Considerações sobre o jornalismo audiovisual nas plataformas“Estudos de Televisão”
Entre Nostalgia e Revisionismo: o “passado dourado” de “Mad Men”“Estudos de Televisão”
“CONQUISTA O QUE QUER SÓ QUEM TRABALHA”: a racionalidade neoliberal no programa Eliana“Estudos de Televisão”
SERIADOS TELEVISIVOS FICCIONAIS NO BRASIL: a gestão de Daniel Filho na Globo“Estudos de Televisão”
HISTÓRIAS DE AMOR DURAM APENAS CINQUENTA HORAS: as tramas românticas das dizis turcas“Estudos de Televisão”
TELEJORNALISMO EM PLATAFORMAS DE REDES SOCIAIS: uma proposta metodológica de análise“Estudos de Televisão”
EMERGÊNCIA CLIMÁTICA NO TELEJORNALISMO BRASILEIRO: DISCURSOS DO JORNAL NACIONAL SOBRE ONDAS DE CALOR“Estudos de Televisão”
BRILHANTE AUTOESTIMA AOS 15: os sentidos relativos à empoderamento em séries juvenis brasileiras“Estudos de Televisão”
A INTERDEPENDÊNCIA ASSIMÉTRICA REVISITADA: Netflix adiciona múltiplas camadas ao fluxo global da televisão“Estudos de Televisão”
REACT COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA DISCURSIVA MULTIPLATAFORMA“Estudos de Televisão”
RISCOS À DIVERSIDADE NO ECOSSISTEMA DE PODCASTING NA AMÉRICA LATINA“Estudos Radiofônicos”
RADIONOVELA COMO ESTRATÉGIA PARA BARRAR A DESINFORMAÇÃO NA SAÚDE“Estudos Radiofônicos”
METODOLOGIAS EM CIRCULAÇÃO EM ARTIGOS SOBRE RÁDIO NA COMPÓS“Estudos Radiofônicos”
ENTRE O IMPASSE E A ESPERANÇA: a realidade de emissoras de rádio de Curitiba (PR) frente ao processo de migração AM/FM“Estudos Radiofônicos”
“O RÁDIO ANTES DO RÁDIO”: um exame dos anúncios dos periódicos carnavalescos de Belo Horizonte (1906-1934)“Estudos Radiofônicos”
A PLAYLIST COMO FORMATO: dimensões da prescrição musical do rádio à recomendação algorítmica“Estudos Radiofônicos”
“Até as princesas soltam pum”: o ludens narrativo no podcast “A Mary conta – hora de dormir”“Estudos Radiofônicos”
O True Crime em podcast: reflexões pela perspectiva sonora“Estudos Radiofônicos”
AS PROFISSIONAIS DO RÁDIO PAULISTANO ENTRE OS ANOS 1920 E 1950“Estudos Radiofônicos”
RÁDIO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: POSSÍVEIS IMPACTOS DAS FERRAMENTAS DE IA NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DO MEIO“Estudos Radiofônicos”
GLOBOPLAY E RAIPLAY SOUND: organização das produções em áudio e a presença dos podcasts jornalísticos“Estudos Radiofônicos”
EPISTEMOLOGIAS DOS ESTUDOS RADIOFÔNICOS: construir a pesquisa com lentes plurais“Estudos Radiofônicos”
Os Negros que Fazem o L e Roubam Celulares para Tomar Cerveja: Como o Pensamento Meme Reforça Imaginários Sociais do Bairro de Copacabana“Imagem, e Imaginários Midíaticos”
A incrível história de como Jair Bolsonaro evitou a terceira guerra mundial: memética, imaginário e imagem dialética“Imagem, e Imaginários Midíaticos”
CAMPUS PARTY BRASIL: O EVENTO COMO MEIO DE CONSTRUÇÃO DE UM IMAGINÁRIO TRIBALISTA“Imagem, e Imaginários Midíaticos”
AQUI HÁ DRAGÕES: o serial killer e a banalidade do monstro“Imagem, e Imaginários Midíaticos”
O Retorno Mítico à Terra-Mãe: a comunicação simbólica com a África negra através dos ritos“Imagem, e Imaginários Midíaticos”
A TRANSFIGURAÇÃO DO CORPO SOB O OLHAR DA TATUAGEM, UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA SUA NATUREZA.“Imagem, e Imaginários Midíaticos”
A água simbólica fértil, feminina e amorosa na série sul-coreana Something in the rain“Imagem, e Imaginários Midíaticos”
Hip-Hop 50 anos: A transgressão como estratégia de autoafirmação“Imagem, e Imaginários Midíaticos”
UMA ANÁLISE DA PÓS-VIDA DA IMAGEM DO DIABO A PARTIR DO PERSONAGEM LUCIFER DA NETFLIX“Imagem, e Imaginários Midíaticos”
IMAGENS E MEMÓRIAS ARTIFICIAIS: A publicidade do Itaú e as seleções femininas de futebol“Imagem, e Imaginários Midíaticos”
´Territórios imaginales: o imaginário ameríndio vivo“Imagem, e Imaginários Midíaticos”
O Trabalho do Inorgânico e da Invisibilidade na Associação entre Licantropia e Quilombo“Imagem, e Imaginários Midíaticos”
Cidade-metamórfica: as escamas do Rio de Janeiro e o legado da serpente cósmica“Imagem, e Imaginários Midíaticos”
O DESVIO EM GUY DEBORD“Imagem, e Imaginários Midíaticos”
O FANTASMA NA MÁQUINA: O SUJEITO CIBORGUE NA PÓS-MODERNIDADE“Imagem, e Imaginários Midíaticos”
IMAGINÁRIO SOCIAL NA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA: REPRESENTATIVIDADE DAS PROTAGONISTAS NEGRAS“Imagem, e Imaginários Midíaticos”
TESSITURA EM FLUXO: transformações imagéticas da Guerra da Ucrânia“Imagem, e Imaginários Midíaticos”
MAPA PARA MINA DE OURO: atualidade colonial na ditadura militar brasileira“Imagem, e Imaginários Midíaticos”
INTERFACES COMUNICACIONAIS AMIGÁVEIS E GÊNERO: um levantamento preliminar sobre a representação feminina das assistentes virtuais“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
DE(RE)PLATAFORMIZAÇÃO, JUNK NEWS E ESTRANHEZA INFRAESTRUTURAL NO BRASIL: o caso Monark“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
A PLATAFORMIZAÇÃO DA PUBLICIDADE E AS TECNOLOGIAS DE INFLUÊNCIA DIGITAL: infraestrutura, mercados e governança“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
Mundo midIAtizado: Compreendendo Inteligência Artificial sob os estudos de midiatização“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
A BATALHA DE MUITOS, O GLAMOUR DE POUCOS: esports, materialidades e intervenções desviantes no cenário brasileiro de Free Fire“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
ECONOMIA DO CRIADOR: transversalidades da Indústria Criativa no Metaverso“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
DA WEB PARA AS URNAS: a influência das fake news na ascensão da ultradireita na era BolsoTrump“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DO JORNALISMO EXPANDIDO: Navegando em aplicativos de conversa e redes sociais digitais“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
MARAJO NA MÍDIA: a circulação de fatos e fakes no agendamento de notícias via redes sociais“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
INFINITOS MURADOS: estado da arte de produtos audiovisuais projetados para o streaming“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
TV 3.0 E A JORNADA DO TELESPECTADOR/INTERATOR“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
Três funções das infraestruturas de publicidade programática para a desinformação: financiamento, legitimação e enganação“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS E O DESAFIO DA INCLUSÃO CIBERCULTURAL: experimentações criativas do projeto de extensão Metaversidade“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
Infraestruturas de cabos submarinos e mudanças climáticas: Sensos de Conexão na Praia da Macumba“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
GAME DESIGN PLATAFORMIZADO: Paradigmas de criação de jogos na documentação do Roblox Studio“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
DINÂMICAS COMUNICACIONAIS DE GRUPOS POLÍTICOS NO TELEGRAM: Estudo de caso sobre radicalização“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
Do sujeito político ao sujeito computável: Uma genealogia do usuário digital“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
ISSO A GLOBO NÃO MOSTRA EM CONVERGÊNCIA: proposta metodológica de análise para big data, redes sociais e produtos televisivos.“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
VIDEOGAMES, AGÊNCIA, EXPERIÊNCIA ESTÉTICA“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
Vi no WhatsApp: Uma Cartografia das Controvérsias sobre a atuação do Poder Judiciário e a desconfiança sobre o processo eleitoral durante o 2º turno das eleições 2022“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
A PERSPECTIVA DOS TRABALHADORES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO BRASIL“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
(RE)ELABORAÇÃO DA NÃO MATERNIDADE A PARTIR DE COMUNIDADES ON-LINE DE MULHERES SEM FILHOS“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
Sobre produtos de consumo e a essência do Jogo“Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais”
A MULHER PÓS-BINÁRIA E AS NOVAS SUBJETIVIDADES DIGITAIS: uma Análise de Categorizações de Pertencimento“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
 LACRAÇÃO E DISCURSOS POLÍTICOS NO INSTAGRAM: a utilização de vídeos-recorte das sessões da Câmara dos deputados nos perfis dos políticos “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
Discursos sobre o anormal nos relatórios de censura: o caso de José Mojica Marins“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
A ROTEIRIZAÇÃO DA REPORTAGEM ESPECIAL TRANSMÍDIA: uma proposta metodológica“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
Aproximações entre os conceitos de semiosfera e fronteira de Iúri Lotman e uma crônica literária“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
Foi por pouco: a Amazônia na mira da desinformação e da política ambiental do governo Bolsonaro“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
PSICOLOGIA BOVINA E GENEALOGIA DO GADO: um exercício de compreensão dos “bolsominions” através de breves diálogos com Freud e Nietzsche“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
A nossa dor sai no jornal? Mídia, poder simbólico e o tratamento jornalístico da violência e do crime “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
Operações Enunciativas no Documentário “1964: O Brasil entre armas e livros”“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
A MATERIALIDADE DOS SENTIDOS: a análise de discurso como eixo de compreensão das relações de comunicação no mundo do trabalho“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
POLITIZAÇÃO DAS MENTIRAS SOBRE A POPULAÇÃO INDÍGENA: frequência e temática das informações na agência digital de checagem Lupa“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
O ESTATUTO DA POSITIVIDADE: Um Novo Sistema de Verdade e a Instrumentalização para o Controle“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
LIQUIDAÇÃO DO TEMPO LIVRE E DEVOÇÃO AO TRABALHO: um estudo sobre o portal Worklife da BBC “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
A PERSPECTIVA ECOLÓGICA DAS MÍDIAS SOB O VIÉS DA ANÁLISE DE DISCURSO DIGITAL“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
ANÁLISE DO DISCURSO: do telejornalismo à telenovela na grade da Globo“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
Construções de sentidos jornalísticos sobre abuso sexual nos esports: uma análise sobre o  caso “MiT”“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
VULNERABILIDADE, VITIMISMO, CONFRONTAÇÃO, AÇÃO POLÍTICA: discursos e performances femininas contra a violência “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
“MAIS DO QUE UMA CONVERSA, UMA CONVOCAÇÃO”: discurso multimodal na produção de sentido ativista na construção de masculinidades“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
MOBILIZAÇÃO ANTIDEMOCRÁTICA E CIRCULAÇÃO DE CONTEÚDO DESINFORMATIVO: sentidos em torno no atentado do 8 de janeiro em grupos bolsonaristas no Telegram“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
PRÁTICAS INTERACIONAIS DE TRANSMISSÕES TELEVISIVAS AO VIVO NA WEB: um estudo de caso da cobertura televisiva da CNN Brasil no YouTube da manifestação de 25 de fevereiro“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
SALVACIONISMO ÀS AVESSAS: a cobertura da Chacina do Jacarezinho no ‘RJ1’ e os efeitos da indefinição do termo milícia no território fluminense“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
Missivas moventes: a metodologia epistolar como tecnologia sensível de comunicação“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
ENTRE O ONÍRICO, O PSICODÉLICO, O ESTRANHO, O FANTÁSTICO, O ETÉREO E A MEMÓRIA: as narrativas audiovisuais ficcionais produzidas com imagens geradas por inteligência artificial“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
A MARCA LAB DE EMICIDA NA 42ª SPFW:  disputa de narrativas e  regimes de alteridade e de visibilidade“Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
COLETÂNEA DE REPORTAGENS DE EDITORIA DE SAÚDE E COMPORTAMENTO: um guia de saúde e bem-estar “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação”
Confissões da Diferença: olhares estéticos e discursivos acerca dos contrastes entre as duas gerações de “Confissões de Adolescente”“Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
INFÂNCIAS AFROPERSPECTIVISTAS: as vozes das crianças negras numa transformação radical para “terrixistir”“Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
INFÂNCIAS, ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E DIREITOS HUMANOS“Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
LITERACIAS E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: a identificação de desinformação por alunos e professores do Ensino Médio“Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
COMPREENDENDO-SE COMUNICADOR: o que dizem os jovens?“Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
Comportamentos tóxicos ou violentos nos videogames: experiências e estratégias utilizadas por adolescentes“Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
Entre a colmeia e a pólis: os desafios da identidade na implementação do projeto de extensão Polijovem“Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
IDENTIDADE EM DISCUSSÃO: uma análise da revista Nosso Amiguinho“Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
IMAGENS DESOBEDIENTES PARA CRIANÇAS? Representação, reparação e raça num episódio de The Proud Family (Disney+)“Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
ANUNCIANTES E YOUTUBERS MIRINS NO BRASIL: uma análise do caso Mattel no canal da Julia Silva“Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
Pesquisa-ação com adolescentes e jovens em contextos educomunicativos:  reflexões metodológicas a partir de duas experiências de pesquisa“Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
“Tudo, menos política”: o que as juventudes falam sobre a relação entre mídia e cidadania às vésperas de eleições?“Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
“EM RUSSAS NÃO TEM”: percepções dos jovens estudantes de Russas sobre as dinâmicas de consumo de filmes em um contexto marcado pela ausência de cinemas“Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
A GUERRA ENSINADA: estratégias discursivas do  jornalismo infantojuvenil brasileiro na cobertura sobre o  conflito entre Israel e Hamas“Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
POLÍTICA DE SEGURANÇA NO TIKTOK PARA “JOVENS”: sociabilidades reguladas“Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
Quem tem medo do abandono emocional? Uma análise da construção do horror em “Coraline”“Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
Exposição e mal-estar no TikTok: percepções de uma influenciadora adolescente sobre riscos“Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
Comunicação Mercadológica, Infância e Cultura Digital: facetas de protecionismo de mercado“Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PROCESSOS COMUNICACIONAIS: as tecnologias e mídias digitais na perspectiva de crianças e adolescentes no contexto da educação básica “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes”
O ESPAÇO COMUNICACIONAL DA LITERATURA MIDIATIZADA: apropriação de redes digitais na escrita de sujeitos periféricos “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias”
A Circulação de Discursos sobre a Onda de Calor no Brasil  por meio do TikTok“Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias”
SUJEITOS USUÁRIOS E ALGORITMOS DE RECOMENDAÇÃO: estratégias metodológicas em pesquisas nacionais“Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias”
USOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR MULHERES  PALESTINAS“Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias”
O DISCURSO DO CIDADÃO DE BEM: uma análise crítica das manifestações racistas e lgbtfóbicas no Instagram do @noticiasnoface“Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias”
DE ONDE FALA O TELESPECTADOR QUE PARTICIPA E INTERAGE NO TELEJORNALISMO REGIONAL: uma análise a partir da proposta de Jesús Martín-Barbero“Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias”
Agenda para estudos do conceito de mediação no campo da Comunicação: uma provocação a partir das reflexões sobre o trabalho mediado por plataformas“Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias”
As instituições midiáticas nas mutações culturais“Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias”
CIRCULAÇÃO E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA: quando o acesso à notícia é barreira“Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias”
RELATOS DE PARTO DOMICILIAR:  informação, visibilidade e redes sociais“Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias”
O hype e o meio: datificação, estética e expectativa“Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias”
IDENTIDADES: uma exploração da mediação barberiana em pesquisas entre jovens polono-brasileiros e mulheres rurais “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias”
PRODUÇÕES DE SENTIDO EM TORNO DO CANCELAMENTO DE KAROL CONKÁ PELA PERSPECTIVA DOS FÃS“Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias”
EL PAQUETE SEMANAL COMO DISPOSITIVO DE PODER: un estudio sobre la serie surcoreana El juego del calamar en Santa Clara, Cuba.“Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias”
O QUE SIGNIFICA A LEITURA DE JOGOS LITERÁRIOS? Enigmas impressos na virada do século XX“Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias”
ESTUDOS DE RECEPÇÃO EM JORNALISMO NO BRASIL: um panorama histórico“Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias”
Conteúdo de entretenimento na Creator Economy: como marcas realizam campanhas com social creators no TikTok?“Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias”