O termo “cultura pop” porta uma ambiguidade fundamental. Por um lado, sublinha aspectos tais como volatilidade, transitoriedade e “contaminação” dos produtos culturais pela lógica efêmera do mercado e do consumo massivo e espetacularizado; por outro, traduz a estrutura de sentimentos da modernidade, exercendo profunda influência no(s) modo(s) como as pessoas experimentam o mundo ao seu redor. Nesse sentido, pode-se afirmar que a cultura pop tem óbvias e múltiplas implicações estéticas, sublinhadas por questões de gosto e valor; ao mesmo tempo que ela também afeta e é afetada por relações de trabalho, capital e poder.
Partindo deste contexto, a proposta editorial para o próximo livro da Compós, a ser lançado no XXIV Encontro Anual, na cidade de Brasília, em 2015, propõe a reflexão em torno do tema “cultura pop”, compreendido como termo aglutinador de um campo de tensões, valores e disputas simbólicas acionado por manifestações culturais populares e midiáticas oriundas do cinema, fotografia, televisão, quadrinhos, música, plataformas digitais, redes sociais, etc.
Busca-se assim estimular a reflexão em torno de sub-eixos temáticos tais como o pop na cultura de massas e na cultura das redes digitais; o pop global, local e periférico; a relação do pop com os gêneros midiáticos; a cultura de popstars, celebridades e fandons; cânone, nostalgia e memória na/da cultura pop e ”afterpop”, dentre outros; e ainda, de maneira mais ampla, sobre as dimensões estéticas, políticas, culturais e mercadológicas do pop, abordadas a partir de múltiplos aportes teórico-metodológicos e análises de casos.
Os textos serão avaliados segundo a relevância, a originalidade, a contribuição para o avanço do conhecimento e a clara vinculação com o tema proposto. Serão aceitos para seleção trabalhos elaborados por pesquisadores doutores, doutorandos e mestrandos em co-autoria com doutores, vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, dentro do prazo e segundo as especificações abaixo indicadas.
Observação: Não é requisito que o trabalho tenha sido apresentado no Encontro Anual da Compós.
20 de outubro de 2014
Será adotado o mesmo modelo de submissão de artigos do encontro anual da Compós (ver no site www.compos.org.br), com exceção do tamanho, ampliado para textos até 8 mil palavras, incluindo resumo, notas e referências bibliográficas, palavras-chave e mini-curriculum.
A submissão de textos deve ser feita pelo site da Compós. Clique aqui para enviar o texto