Relato sobre a reunião do GT CHSA

No dia 5 de fevereiro, na sede do CNPq, em Brasília, reuniu-se o GT Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, organizado a pedido do Simpósio do Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSA), para discutir uma política de Ciências, Tecnologia e Inovação para as Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, no CNPq. Estiveram presentes Ângela Cunico (CNPq), Carmen Rial (ABA), Eduardo Morettin (COMPÓS), Fernanda Sobral (Esocite), José Gondra (SBHE), José Ricardo Ramalho (ANPOCS), Luciano Mendes (representante de Ciências Humanas no CD/CNPq), Selma Leitão (ANPEPP) e Virginia Pontual (ANPUR). Esta reunião teve também a presença do Secretario da Presidência do CNPq, Claudio Valério.

Discutimos pela manhã e a tarde os temas propostos na pauta (leia aqui a pauta e aqui o anexo). Os resultados desta discussão serão consolidados em um documento sucinto e objetivo, apresentando elementos estruturantes de uma política de Ciência, Tecnologia e Inovação na área das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

Para a elaboração final deste documento será de fundamental importância que as diversas Associações que compõem o FCHSA nos enviem sugestões pontuais e o que consideram temas prioritários para a área incorporar em editais e politicas. Para isso, uma redação preliminar do documento do GT do CNPq será enviada às Associações no dia 16 de março, esperando um retorno no máximo até o dia 30 de março (já com a indicação das áreas prioritárias).

Uma reunião presencial do GT do CNPq com o FCSSA está prevista para o dia 9 de abril, em São Paulo, provavelmente na sede da SBPC da rua Maria Antônia, para uma nova rodada de sugestões do Fórum e a consolidação do documento pelo GT. Para este encontro será convidada a Presidente da SBPC.

A discussão sobre os temas prioritários já deve ser fomentada nos programas de pós-graduação associados à Compós. Tais temas são fundamentais para a formulação da política de CTI para Ciências Humanas e, consequentemente, de futuros editais de financiamento. Tendo em vista o calendário estabelecido, sugerimos aos coordenadores que as sugestões sejam encaminhadas à diretoria até o dia 27 de março.

A Compós, em 2012, preparou um documento sobre o tema, leia aqui.

Para a reunião do dia 5 de fevereiro foram lidos e discutidos vários documentos relativos à formulação dessa política.

Eis a relação:
Documento resultante do Simpósio Ciências Humanas e Sociais nas Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação Contemporâneas, realizado pelo Fórum de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas. Brasília, 20 de agosto de 2014
Plano Nacional de Educação (PNE) 2014 – 2024
Plano Nacional de Pós-Graduação (2011 – 2020)
Estatuto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
Livro Azul da 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável – Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia/Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010.
Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2012 – 2015

Esperamos que nossa participação seja decisiva neste processo de discussão.