Encontro de 2022 tem 429 trabalhos submetidos

Quatrocentos e vinte e nove trabalhos foram submetidos aos 20 GTs da COMPÓS até o encerramento do prazo de submissões em 14 de março. Serão selecionados 10 trabalhos por GT, avaliados por double blind peer review. A lista de trabalhos aprovados será divulgada em 30 de abril de 2022.

Abaixo, confira os títulos dos trabalhos submetidos por GT:

COMUNICAÇÃO E CIBERCULTURA 

  1. A vida hiperconectada: visualidade da realidade aumentada nas redes sociais
  2. Estéticas da vigilância digital: uma Revisão Integrativa
  3. BLACK TWITTER: renegociando sentidos de comunidade em materialidades digitais
  4. VIRGIN X CHAD: Memes de Internet da machosfera brasileira no Reddit
  5. O lado perverso da cultura digital
  6. Transferência de saliência em plataformas digitais possibilidades investigativas e metodológicas
  7. A GÊNESE DO ROBÔ NO JAPÃO: dos primeiros autômatos aos robôs-atores
  8. #HASHTAGS NO LETRAMENTO TRANSMÍDIA PARA ESPECTADORES E PROGRAMADORES DE FESTIVAIS DE CINEMA EM PLATAFORMAS DIGITAIS
  9. DESINFORMAÇÃO NA PANDEMIA E FEMINISMO DE DADOS: violência de gênero e perspectiva feminista e interseccional
  10. A COLONIZAÇÃO DA SENSIBILIDADE E A MONETIZAÇÃO DA ATENÇÃO DO USUÁRIO DA PLATAFORMA DE STREAMING GLOBOPLAY
  11. COMUNICAÇÃO EM REDE E DIN MICAS CONTEMPOR NEAS: controle, subjetivação e pluralidade na Internet
  12. #CUBANK NO TWITTER: a contratação de Anitta pelo Nubank e o ciberacontecimento
  13. CONEXÕES DESCONEXAS: O Teatro Zoom e suas táticas de resistência diante da sociedade das plataformas
  14. Relações entre a manosphere brasileira e a circulação de informações prejudiciais na plataforma alt-tech Telegram
  15. O trabalho do jogo, o jogo do trabalho
  16. @naonasci_prasermae: tentativas de significar a não maternidade por meio de comunidades online
  17. BOTS COMO FERRAMENTA DE PROPAGANDA PERMANENTE: uma análise longitudinal da atuação de contas automatizadas no Twitter brasileiro
  18. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CONVERSACIONAL E O PARADIGMA SIMULATIVO: pistas antropomórficas nas assistentes digitais
  19. Reflexões sobre o uso de deepfake na indústria do audiovisual
  20. Verdade ou mentira?: Youtubers e desinformação acerca das queimadas na Amazônia em 2019.

Total = 20 trabalhos

COMUNICAÇÃO E CIDADANIA

  1. “BRANCO SAI, PRETO FICA”: cosmopolíticas da racialidade e hierarquias cognitivas na crítica da meritocracia moderna
  2. A ABRANGÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA REGIÃO DE CARAJÁS/PA: uma análise a partir dos índices de desenvolvimento humano
  3. A ALTERIDADE NA COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA: Uma análise comparativa de atuação do ‘O Cidadão’ na Maré/Rio de Janeiro e ‘De olho na quebrada’ de Heliópolis/São Paulo durante a pandemia do novo Coronavírus
  4. A exterioridade das narrativas diaspóricas Sul-Sul. As temporalidades disruptivas no Voz do Haiti
  5. A IMPRENSA SOB ATAQUE: Uma análise das percepções dos jornalistas do Rio Grande do Sul
  6. BEM-VINDOS AO ESPETÁCULO: um estudo sobre a comunicação violenta e banalizada da rebelião do Complexo Penitenciário de Pedrinhas na internet em 2013
  7. BOLETIM MARQUISE: desafios e conquistas da comunicação popular e comunitária no âmbito do Movimento Nacional de População de Rua de Londrina
  8. CAMPANHA #FIQUEEMCASA E O ISOLAMENTO DA VOCALIZAÇÃO
  9. CARTOGRAFIA DAS PRÁTICAS ETNOCOMUNICATIVAS DO CONSELHO INDÍGENA DE RORAIMA
  10. Cidadania, desigualdades e autonomia: processos de reivindicação do direito à juventude no Maranhão
  11. Comunicação popular, comunitária e alternativa na era digital: entre utopias freireanas e distopias
  12. DESINFORMAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: uma proposta de letramento midiático
  13. Desinformação: entender para resistir
  14. EL EFECTO: a democracia como valor em uma banda de música
  15. ENGAJAMENTO COM O COMUM E AS DISPUTAS POR HEGEMONIA
  16. FLUXO MIGRATÓRIO VENEZUELANO: uma revisão integrativa sobre as abordagens teóricas
  17. FRENTE MARÉ: a força dos novos coletivos no contexto da sociedade incivil e da covid-191
  18. Jornalismo, cotidiano e contra-hegemonia
  19. MECANISMOS DE ATENÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM PROL DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA COMUNITÁRIA: um estudo a partir da atuação do “Voz das Comunidades”
  20. MOBILIZAÇÃO NO CAMPO CULTURAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O papel do Facebook para o movimento “Articulação Nacional de Emergência Cultural”
  21. O bom e o mau imigrante: discutindo estratégias de auto-representação de youtubers venezuelanos no Brasil
  22. Outras rotas para novos mundos: perspectivas do etnodesenvolvimento pelo Taller Warao, de Recife (PE)
  23. REFUGIADOS VENEZUELANOS NO BRASIL: direito à comunicação e desigualdades digitais no contexto da pandemia de Covid-19
  24. SUBJETIVIDADE, TESTEMUNHO E HISTÓRIAS DE VIDA: caminhos confluentes para uma prática de comunicação comunitária anticolonial
  25. UBERIZADOS EM LUTA: O breque dos apps como resposta organizativa dos entregadores do trabalho por aplicativo
  26. UM MAPA PARA LER AS MUTAÇÕES COMUNICACIONAIS DO TRABALHO NA INDÚSTRIA CRIATIVA
  27. Uma “Relações Públicas” desde o Sul: os sem rosto e sem nome do neozapatismo como comunicação antiviolência
  28. VOZES CIDADÃS EM PODCASTS: redes de divulgação coletiva como alternativas à colonialidade da plataformização
  29. FRENTE MARÉ: a força dos novos coletivos no contexto da sociedade incivil e da covid-19

Total = 29 trabalhos

COMUNICAÇÃO E CULTURA

  1. A METODOLOGIA ANTROPOFÁGICA DE GUIMARÃES ROSA
  2. A teoria da mídia (Medientheorie) de Harry Pross e três estudos de caso
  3. O VÉU DA ATLETA: um estudo sobre as relações de poder e controle social contra o uso do véu na sociedade muçulmana
  4. LENDO IMAGENS
  5. FAUSTO ACORDA NO ANTROPOCENO: o que os novos Filemon e Baucis têm a dizer a ele?
  6. O JORNALISMO CULTURAL ABORDADO PELOS ESTUDOS DE CULTURA: revisão da produção acadêmica (2017-2021)
  7. AS EPISTEMOLOGIAS DE RESISTÊNCIA NAS NARRATIVAS AUDIOVISUALIZADAS SOBRE AS POPULAÇÕES INDÍGENAS NA AMAZÔNIA
  8. COMUNICAÇÃO E FENÔMENOS DA CULTURA: apontamentos metodológicos sobre pesquisas de campo
  9. CULTURA E PERFORMANCE: corpo e comunicação na análise do improviso musical de Maria João e Bobby McFerrin
  10. O BRINQUEDO DE MIRITI E O CÍRIO DE NAZARÉ: Significação, narrativa e memória da cultura Amazônica
  11. OS EX-VOTOS DE UMA SANTA NÃO CANONIZADA EM TIANGUÁ (CE): práticas comunicacionais e religiosidade
  12. CULTURAS DO CORPO NA PANDEMIA
  13. EXPERIÊNCIAS DE FLÁVIO DE CARVALHO: Um periódico em quatro edições
  14. O PERTENCIMENTO NA FOTOGRAFIA: a imagem das (os) indígenas Brasileiras (os)
  15. Comunicação, fantasmagorias e morte: Uma etnografia dos indecidíveis no Dia de Finados
  16. MARCAS CULTURAIS DA AMAZÔNIA: dialogismo e construção de sentidos entre a televisão e a literatura na obra Dois Irmãos
  17. EXPERIÊNCIA E OPINIÃO PÚBLICA MANHEIMIANA: ancoragens para comunicação e cultura
  18. OS ADOLESCENTES NAS REDES SOCIAIS: formação de identidades em redes sociais
  19. Luzes e Refrações do modernismo e da modernidade no cinema brasileiro
  20. UPCYCLING INTERIOR DESIGN: ressignificar memórias afetivas por meio do upcycling, design de interiores, diy – faça você mesmo.
  21. JORNALISMO NA INDEPENDÊNCIA (uma ideia de cultura brasileira)

Total = 21  trabalhos

COMUNICAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA

  1. “Dar espaço ao lugar”: a economia fotográfica de Marcela Bonfim
  2. A dança dos corpos quebrados: notas para uma alegria queer
  3. A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA LÓGICA E NA ÉTICA DO CONSUMO NA CULTURA DE MASSA E NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO: estesia, anestesia e objetos comunicacionais
  4. A NARRATIVA TERMOGRÁFICA EM INCOMING E THERE WILL BE NO MORE NIGHT
  5. À PROCURA DE UM PÁTHOS QUEER: conexões entre Aby Warburg e os estudos queer
  6. CAPAS DE DISCO DO ROCK BRASILEIRO (1968-1978): imagens do rock progressivo e da contracultura
  7. DÁ UMA UMBIGADA NA OUTRA: matrizes sensíveis nas encruzilhadas do samba de roda
  8. Desigualdades, violência e discriminação: as imagens em movimento e sons a crise da democracia no Brasil
  9. Diálogos Estéticos: entre Paul Cézanne e Katsushika Hokusai
  10. DO PERDÃO AO TESTEMUNHO: Vann Nath e as imagens reminiscentes do genocídio cambojano
  11. IMAGENS QUE DANÇAM MELANCOLICAMENTE: a comunicação do etéreo em audiovisuais para o YouTube
  12. O EMBRANQUECIMENTO COMO COLA AFETIVA: uma análise preliminar de Bárbara Colen e Sônia Braga em Aquarius
  13. O legado do Teatro Experimental do Negro (TEN): lições de estética, política e comunicação
  14. PARTILHAS DO SENSÍVEL EM TCCs: análise de documentários que envolvem conflitos sociais
  15. Pedagogias Obscenas: imagens do Kit Gay e do Outro desigual
  16. SCI-NESTESIA EM OBRAS DE ARTE: experiências possíveis por imagens digitais
  17. SEIS PROBLEMAS NA POLÍTICA DA ESTÉTICA: pensando “com e contra” Rancière a partir de algumas cenas
  18. So Black and Blue: Entoações negras em alto-relevo
  19. Trabalhadores Precarizados e a Estética do Cansaço no Recente Cinema Brasileiro de Ficção

Total= 19 trabalhos

COMUNICAÇÃO E POLÍTICA

  1. “Cortina de Fumaça”e a Produção de Mitos Coloniais
  2. A amplificação da e-representação na comunicação política e a contestação estrutural da opinião pública no Brasil
  3. A BOLSOSFERA NO YOUTUBE: uma análise dos youtubers conservadores
  4. A complementaridade como princípio indutor de simetria nas Políticas de Comunicação
  5. A interferência dos mass media, no processo de ruptura democrática de 2016, no Brasil, à luz da experiência anglo-saxã de 1876 & 2016.
  6. A JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA E OS SENTIDOS ESPECULATIVOS DO ACONTECIMENTO “CPI DA COVID” NA FOLHA DE S.PAULO E NO TWITTER
  7. A MÁSCARA É UM COLETE SALVA-VIDAS, A VACINA É UM BOTE, É UM BARCO QUE CHEGOU PARA LHE RESGATAR: as paixões e figuras de retórica no discurso de Flávio Dino sobre o combate da COVID-19
  8. A MÍDIA INFLUENCIA O CONGRESSO NACIONAL? Um estudo sobre a percepção dos deputados federais no Brasil (2011-2014)
  9. A MIDIATIZAÇÃO DO ESC NDALO POLÍTICO: enquadramentos comparados da noticiabilidade do “Caso Queiroz”
  10. Between social bots and real users: studying the fake news spreaders on social media during the 2018 Brazilian presidential election
  11. CAMPANHA DIGITAL NÃO É TUDO IGUAL: o uso eleitoral do WhatsApp no contexto local, em Imperatriz-Maranhão
  12. COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA NO FACEBOOK: as eleições 2020 em Natal/RN
  13. CRISES DE IMAGEM NA ESPLANADA: Uma primeira análise da exposição de ministros de Estado nas capas da Folha de S.Paulo (1985-2018)
  14. É POSSÍVEL QUANTIFICAR A RESPOSTA EMOCIONAL NA COMUNICAÇÃO POLÍTICA? Uma proposta inovadora para o campo a partir da neurociência
  15. EDUCAÇÃO SOB FOGO CRUZADO: análise dos comentários sobre o corte de verbas das universidades e institutos federais no Facebook e YouTube
  16. Electoral communication and racism in Brazil in municipalities in 202
  17. ISOLADO E SEM DIÁLOGO: A viagem de Bolsonaro ao G20 nas páginas de Folha de S. Paulo e O Globo
  18. Lutas por reconhecimento, racismo e silenciamento: um estudo de caso sobre obras literárias retiradas de circulação
  19. MARXISMO CULTURAL E RETÓRICA POPULISTA NO DISCURSO DA ALA IDEOLÓGICA DO GOVERNO BOLSONARO
  20. MEMÓRIA COMUNICACIONAL E POLÍTICA DE ESTADO: os mandatos da presidenta Dilma Rousseff
  21. MÍDIA, CORRUPÇÃO E POPULISMO DE DIREITA: notas exploratórias sobre a cobertura de escândalos políticos no Brasil
  22. MORALISMO EM PAUTA: a comunicação privada do governo Bolsonaro no Instagram
  23. NOW IS THE TIME TO PROTEST: the eternal sunshine of a spotless polity
  24. O DISPOSITIVO GUIA-ELEITORAL COMO PRODUTO AUDIOVISUAL: caminhos para uma investigação
  25. O VÍRUS SE MULTIPLICA POR MENSAGENS INSTANT NEAS: Estratégias de comunicação do presidente Jair Bolsonaro sobre a covid-19 através do Telegram
  26. PL 504 – NÃO É SOBRE A PROPAGANDA, MAS SOBRE O DIREITO DE EXISTIR
  27. POLARIZAÇÃO RELACIONAL NO BRASIL: a dimensão das questões controversas
  28. Populismo, WhatsApp e eleições de 2018 no Brasil
  29. POPULISTAS, MAS NÃO DO MESMO JEITO: Uma comparação entre populistas de esquerda e de direita no Twitter
  30. QUANDO O PRESIDENTE MENTE: como a comunicação pública pode ser usada para combater a desinformação
  31. QUESTÕES DE GÊNERO NOS GRUPOS BOLSONARISTAS NO WHATSAPP
  32. VIOLÊNCIA CONTRA JORNALISTAS COMO BARREIRA A MEDIA OPENING NA AMÉRICA LATINA

Total = 32 trabalhos

COMUNICAÇÃO E SOCIABILIDADE

  1. O POVO E SEUS DUPLOS: sentidos em disputa nos tweets do 7 de Setembro bolsonarista
  2. A MORTE DE UMA CELEBRIDADE E O ROMPIMENTO DA AGENDA NOTICIOSA DE UM PORTAL DE NOTÍCIAS LOCAL
  3. “Conta a mãe”, “explica a irmã”, “disse o pai”: a fala Down negada no jornalismo
  4. A APROPRIAÇÃO DO TERMO FEMINICÍDIO PELO JORNAL NACIONAL
  5. A CELEBRIDADE-ACONTECIMENTO MARÍLIA MENDONÇA: o obituário da Folha e as reverberações entre influenciadoras gordas no Instagram
  6. A GESTÃO NEOLIBERAL DA PANDEMIA: liberdade e bem comum na Brasil Paralelo
  7. AFRO-OPORTUNISMO E ATIVISMO DE MARCA? O caso Moïse no Instagram da Prefeitura do Rio de Janeiro
  8. ATIVISMO LÚDICO E ARQUIVOS NA SOCIEDADE DE PLATAFORMAS: uma análise de #MarcoTemporalNão e #PL490Não no Tik Tok
  9. BOLSONARO NO G20: ambivalência, humor e disputa nas mídias sociais
  10. COMUNICAÇÃO ANTIRRACISTA: notas crítico-reflexivas e propositivas
  11. DA HIPOCRISIA AOS CINISMOS: deslocamentos do “solo moral”
  12. Dados tristes, números que enganam: a emotividade das estatísticas na cobertura telejornalística sobre feminicídio
  13. De Serra Pelada a Palmares II: uma história de sonho, resistência, luta e conquista
  14. Etarismo e promoção do ageless na puiblicidade contemporânea
  15. From Xerox to Zoom: Brazilian universities during the coronavirus pandemic
  16. O BOLSONARISMO E A FABRICAÇÃO DO P NICO SEXUAL NOS AMBIENTES DE SOCIABILIDADE DIGITAL
  17. O TRAÇO COMO REINSCRIÇÃO POLÍTICA EM APIYEMIYEKÎ? (2020)
  18. Pregadores na internet e Pregadores de internet: uma transição decorrente da midiatização
  19. TIRANIA DO MÉRITO: o empreendedor de si e a velhice “bem-sucedida”
  20. Uma Guerra pelo Coração dos Brasileiros: neoliberalismo, guerra cultural e autenticidade nos discursos da Brasil Paralelo

Total = 20 trabalhos

COMUNICAÇÃO, ARTE E TECNOLOGIAS DA IMAGEM

  1. A DANÇA COMO CINEMA: sua sobrevida na tela, entre corpórea e conceitual
  2. A insistência do naturalismo em fotografias de ocupação urbana
  3. A VULGARIZAÇÃO DO REALISMO NO CINEMA CONTEMPORANEO
  4. ALEGORIAS DO SOFRIMENTO E DA RESISTÊNCIA: disposições afetivas da política em imagens fotográficas
  5. Alianças e demarcações territoriais no cinema ameríndio contemporâneo
  6. ARTE CONTEMPOR NEA, REDES SOCIAIS, EXTREMIDADES E ENCRUZILHADAS EM @NOKENAGO, DE ZAIKA DOS SANTOS
  7. Arte, interatividade e resiliência digital
  8. DA VIDEOINSTALAÇÃO À INSTALAÇÃO: vídeo, documentário e Oiticica
  9. IMAGENS DE-GENERADAS: fotomontagem como dispositivo fabulador anticolonial em Gê Viana
  10. Instâncias espaciais: lugares de criação nas obras de artistas brasileiras da década de 1970
  11. Luigi Ghirri, o mundo das coisas e as coisas do mundo
  12. MIRAR MONTAGENS E MONTAR MIRAGENS NOS CURRAIS: presentificações dos campos de concentração de 1932 em fotorreportagem da Folha de S. Paulo
  13. Não visto, não dito: contra-narrativas históricas em exposições de arte no Brasil
  14. O (In)DIZÍVEL DO SUSSURRO EXPRESSIVO: Last Whispers e Deep Weather
  15. O AUDIOVISUAL NOS MUSEUS DO SÉCULO XXI E O CONTEXTO BRASILEIRO: exposição do Museu do Amanhã
  16. O INSTAGRAM COMO DISPOSITIVO DE IMAGENS: uma m quina de ordem seis?
  17. O NEGATIVO, A SOMBRA, A FIGURA: uma abordagem sensorial dos arquivos
  18. O QUE SIGNIFICA A LEITURA DE JOGOS LITERÁRIOS? Enigmas, logogrifos e anagramas impressos na virada do século XX
  19. OLHAR COMPLEXO E CONTEMPLAÇÃO: fotolivros como prática visual no contexto contemporâneo
  20. REENQUADRANDO FOTOGRAFIAS: Enquadramentos acionados pela imprensa a partir da exposição Chichico Alkmim, Fotógrafo
  21. TRANSGRESSÕES FOTOGRÁFICAS: as “Inimagens” de Eduardo Kac

Total: 21 trabalhos

COMUNICAÇÃO, GÊNEROS E SEXUALIDADES

  1. ‘UM DATE QUE CORREU MAL’: violência sexual, exposeds e agência
  2. “WORKING TO PAY MY BEER”: análise de roteiro da masculinidade performada no videoclipe banda paraense de heavy metal DNA
  3. A TRAVESTI DA FAMÍLIA BRASILEIRA VIRA AVÓ: quando o corpo de Rogéria performa Alzira em Lado a Lado
  4. BELEZA COMO INSTRUMENTO DE EMPODERAMENTO? feminismo de mercado aplicado as estratégias publicitárias de marcas de cosméticos no Brasil
  5. BIXA, TRAVESTY E UMA MÃE EM TR NSITO: quando as narrativas interpelam o sentido do afeto na abordagem texto-vida
  6. Corpo, performance e afetos: imagens sobre gênero e maternidade em Pendular
  7. DESDOBRÁVEIS: o olhar das pesquisadoras sobre as dinâmicas desiguais de gênero no campo científico da Comunicação
  8. DO ARMÁRIO QUE HABITO AOS ARMÁRIOS DE TODES NÓS: comunicando experiências de uma sexualidade dissidente atravessadas pela homofobia
  9. ERIKA HILTON E FRATURAS NO ESPAÇO POLÍTICO BRASILEIRO: uma abordagem decolonial a partir das textualidades em seu perfil no Twitter
  10. ESCRITA DE SI E ESCRITA DO CORPO: A contribuição de Michel Foucault e Hélène Cixous para análise de relatos de parto publicados no Instagram
  11. FEMINISMOS SUL GLOBAL E RELAÇÕES DE PODER: Empoderamento e resistência na atuação dos coletivos Banzeiro Feminista (AM) e Rede de Mulheres Negras (PA) no Facebook
  12. GÊNERO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020: A construção da identidade de Margarida Salomão na primeira semana de Horário de Propaganda Eleitoral Gratuita pela Prefeitura de Juiz de Fora
  13. ​​​​Mulheres do fim do mundo: grito das vadias contra a cultura do estupro
  14. MULHERES NEGRAS E SUAS ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA
  15. Mulheres rurais no Brasil: uma perspectiva sobre gênero, violência e resistência no 1º ENMMC e 1ºCNMA
  16. NELAS, ATRAVÉS DELAS, EM SUAS MEMÓRIAS: estigma, afeto e religiosidade em ativismos transcestrais no Brasil
  17. O papel pedagógico das mídias no dispositivo da sexualidade: heteronormatividade em perfis de ginecologistas no Instagram
  18. Onde estávamos? Breve cronologia dos movimentos sexuais no brasil alinhados aos estudos de Judith Butler
  19. ONDE O GÊNERO SE FAZ CARNE: a performatividade de masculinidade de MC Kevin e sua dimensão de mandato
  20. PADECENDO NO AMBIENTE CORPORATIVO: relatos dos desafios da maternidade na rede LinkedIn
  21. QUANDO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É NOTÍCIA: análise de enquadramento em jornais amazônicos no ano de 2021
  22. RÁDIO-CARTA MULHER: narrativas de histórias de vidas de mulheres que vivenciaram o cárcere
  23. REPRESENTAÇÃO DE CORPOS DISSIDENTES E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE GÊNERO NA PINTURA DE ARTEMÍSIA GENTILESCHI E FEFA LINS
  24. STUDIO BUTTERFLY: performatividade em cena
  25. A REPRESENTAÇÃO FEMININA DA PERSONAGEM ARLEQUINA NO UNIVERSO DE SUPER-HERÓIS: estado da arte (2010-2020)

Total = 25 trabalhos

CONSUMOS E PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO

  1. ANÚNCIOS NAS AVENIDAS IDENTITÁRIAS? Uma proposta de análise interseccional semiótica da publicidade
  2. AUDIÊNCIA E CONSUMO: entrelaces na distribuição de telenovela em multiplataformas
  3. CONSUMO COLABORATIVO: um conceito em discussão
  4. CONSUMO DE SEGUNDA MÃO E PANDEMIA: um estudo de caso sobre a Plataforma “Enjoei”
  5. CONSUMO, ESTILO DE VIDA E MOBILIDADE SOCIAL NO PERFIL@BLOGUEIRADEBAIXARENDA NO INSTAGRAM E YOUTUBE
  6. DO CONSUMO DISTINTIVO À AÇÃO HUMANITÁRIA: hospitalidade e agenda social em tempos de crise
  7. Elementos para uma hiperpublicidade híbrida
  8. ENCONTROS ENTRE PUBLICIDADE E ANÁLISE DE TENDÊNCIAS: práticas e experiências no contexto de Pandemia de COVID-19
  9. ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO: crianças entre anúncios e conteúdos da Danoninho
  10. Gravidez-ostentação: cenografias do consumo (da) gestação
  11. Harmonizando os feminismos: Consumo e gênero na campanha de Dia das Mulheres da marca Johnnie Walker
  12. Humanização de marcas e virtualização de humanos: estudo sobre a relação entre humanos virtuais e marcas no fazer publicitário
  13. INFLUÊNCIA DIGITAL: paradigmas estratégico-interacionais no trabalho de publicização
  14. MATERNIDADE: Experiências e narrativas de consumo
  15. O CONSUMIDOR NAS PERSPECTIVAS BRASILEIRAS CONTEMPOR NEAS SOBRE O FENÔMENO PUBLICITÁRIO
  16. O sujeito no(do) capitalismo: um diálogo em Giddens e Illouz pelo fio da literatura de autoajuda
  17. Os sentidos do presente e do presentear no contexto digital: novas contribuições a partir do paradigma algorítmico
  18. Produção de verdades na controvérsia alimentos naturais versus ultraprocessados
  19. PUBLICIDADE DE CAUSA E NEOLIBERALISMO: responsabilidade social e empreendedorismo como solução para o fracasso neoliberal
  20. PUBLICIDADE DIGITAL NA AMAZÔNIA: apontamentos sobre comunicação, tecnologia e consumo, a partir de Belém do Pará.
  21. PUBLICIDADE DIY: brechas no consumo para a construção de outras representações das juventudes

Total = 21 trabalhos

CULTURA DAS MÍDIAS

  1. A MEIA IDADE: O Corpo Feminino em Um lugar ao sol  
  2. AMOR, PRAZER E CONSUMO: a mulher tradicional e moderna de Bridgerton
  3. A VINGANÇA COMO MÁQUINA DE NARRAR
  4. FOFURICE E POSICIONAMENTO NAS  CAMPANHAS DE NATAL DE UM DOS  MAIORES BANCOS PRIVADOS BRASILEIROS
  5. CARICATURA DE UMA SOCIEDADE DE CLASSES: charges da Revista da Semana durante a reforma urbana da capital (1903)
  6. HUMOR OFENSIVO EM ESTRATÉGIAS DEFENSIVAS: comicidade incômoda na retórica política bolsonarista
  7. CULTURAS JUVENIS E CRÍTICA SOCIAL: vozes periféricas em documentários brasileiros
  8. O CONCEITO DE INTERPRETAÇÃO NO REFERENCIAL METODOLÓGICO DA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE DE JOHN THOMPSON
  9. PLATAFORMAS COPRODUTORAS DE CONTEÚDO INFANTIL: governança e moderação no YouTube
  10. BANDIDOS NA TV: Mídia, necroempreendedorismo e a nova economia da violência
  11. A articulação analógico-digital como possibilidade no jornalismo transmídia
  12. POR UM ESTUDO DA TÉCNICA EDITORIAL DA REPORTAGEM FOTOGRÁFICA: autoria e divisão de trabalho no período entreguerras europeu
  13. INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA DO ESTÚDIO DE MÚSICA
  14. PRÁTICAS DE REPRESENTAÇÃO: uma cartografia de experimentações na cultura midiática
  15. MANSÃO BLY OU A ADAPTAÇÃO COMO FICÇÃO EXPANDIDA

Total = 15 trabalhos

EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO

  1. A desinformação de uma perspectiva comunicacional
  2. ANÁLISE QUALITATIVA COMPUTACIONAL: potenciais e limitações da extração automatizada de tópicos para a pesquisa em Comunicação
  3. COMUNICAÇÃO E DIFERENÇA: contribuições de um brasileiro chamado Ciro Marcondes Filho
  4. Etnografia e sua contribuição para pesquisa científica
  5. Filosofia da Comunicação—para quê?
  6. INCERTEZA NA COMUNICAÇÃO E A BASE ABDUTIVA DA HIPÓTESE
  7. Luz Artificial. Questões de autoria e escritura na pesquisa em Comunicação
  8. O DITO E O NÃO DITO: pistas de uma ética dos media na teoria hipodérmica
  9. O Jogo Epistemológico da Comunicação
  10. O LAR PLATAFORMIZADO: dispositivos inteligentes e a nova onda de “domesticação”
  11. O USO DOS GRUPOS FOCAIS ONLINE COMO POSSIBILIDADE DE ANÁLISE NA PESQUISA DE COMUNICAÇÃO
  12. Por uma metateoria das tensões comunicacionais: fundamentos para um objeto metateórico na ciência da comunicação
  13. RÁDIO E EPISTEMOLOGIA: distanciamento e aproximações nos Gt`s da Compós de 2000 a 2021
  14. REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (RSL) E ANÁLISE DE CONTEÚDO (AC) NA ÁREA DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: o problema da confiabilidade a partir de uma RSL lusófona (2010-2021)
  15. Uma filosofia sem absoluto: o que acontece apesar de tudo na interseção?
  16. VERDADE: informação, entropia e obsolescência
  17. O desafio comunicacional

Total = 17 trabalhos

ESTUDOS DE CINEMA, FOTOGRAFIA E AUDIOVISUAL

  1. GRAMPOS, ASPIRINAS E URUBUS: o Jornal Nacional analisado como filme
  2. CORPO E OBJETO: reflexões sobre os processos de objetificação do corpo em The Liberator
  3. Terra Encantada retomado: processos de pesquisa e realização de experimentos audiovisuais com arquivo
  4. O SERTÃO NORDESTINO NA FICÇÃO AUDIOVISUAL BRASILEIRA: uma revisão integrativa sobre seus lugares, personagens e temas
  5. O SHOW DA VIDA: notas sobre a construção do personagem em A falta que nos move e Seis personagens à procura de um autor
  6. O ÚLTIMO ANJO DA HISTÓRIA (1995): Diálogos entre o afrofuturismo, a ficção científica feminista e o filme-ensaio
  7. A ELITE DO CONSERVADORISMO: Uma análise acerca do personagem Matias, de Tropa de Elite (2007)
  8. Amas pretas: performances de humanidade nas fotografias de escravidão do Brasil oitocentista
  9. EXPERIÊNCIAS COM SELFIES EM TEMPOS DE PANDEMIA: performances e tecnicidades em autorretratos na Festa de Iemanjá
  10. PARÓDIA ‘CU’MUNISTA: uma genealogia do sexo pelas imagens da pornochanchada
  11. TRADIÇÃO E RUPTURA: as ideias de Jean-Claude Bernardet sobre o Estado e o mercado cinematográfico
  12. REPENSANDO O ESPAÇO NA FICÇÃO AUDIOVISUAL: desdobramentos intermidiáticos de metodologias comparatistas
  13. O CINEMA DE TATA AMARAL: relações de gênero e  subjetividades políticas em dramas urbanos brasileiros
  14. A AUTO-MISE-EN-SCÈNE COMO GESTO: uma análise do depoimento de Janaina Paschoal no golpe de 2016 a partir de imagens do filme O Processo (2018) e da TV Senado.
  15. QUINCAS BERRO D`AGUA, UMA ANÁLISE INTERMIDIÁTICA DO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA. 
  16. GOLGOTHA (DUVIVIER, 1935), A EXPRESSÃO CINEMATOGRÁFICA DO ANTISSEMITISMO FRANCÊS
  17. ACOMPANHANDO MONSIEUR GUSTAVE: ritmo em O Grande Hotel Budapest
  18. Ensaio da quebrada: uma versão não-oficial da história da Ceilândia
  19. As mulheres da Boca e as mulheres do cinema: prostituição e feminismo no documentário brasileiro
  20. ‘ME AFOGO EM VOCÊ. ENCENO A NOSSA MORTE’:  As cartas de Elena e a imagem do luto como busca de si e encontro com o outro
  21. A SEXUALIZAÇÃO DA EMPREGADA DOMÉSTICA NO CINEMA BRASILEIRO
  22. IMAGENS DE LINCHAMENTOS: abordagens em produções artísticas contemporâneas

Total = 22 trabalhos

ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

  1. COMUNICAÇÃO EM OUVIDORIA: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais
  2. ACELERAÇÃO SOCIAL DO TEMPO E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: explorando possíveis zonas de interface
  3. A RELAÇÃO ENTRE A COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO E O MARKETING INTERNO: uma análise empírica
  4. STAKEHOLDING E APRENDIZAGEM SOCIAL NA DIMENSÃO COMUNICATIVA DA DELIBERAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
  5. ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EMPREGADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO INFANTIL CONTRA A COVID-19: do Zé Gotinha ao Ku Klux Klan
  6. Cultura da confiança como “técnica de si” e a invulnerabilidade feminina no contexto organizacional de trabalho
  7. COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL, COMUNICAÇÃO PÚBLICA E POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: aproximações e distanciamentos com a comunicação comunitária
  8. CINE PASSEIO: identidades em disputa
  9. OS IMPACTOS DA COVID-19 NA COMUNICAÇÃO DO COMÉRCIO DE RUA E NA PAISAGEM URBANA
  10. DILEMAS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS: baixa profissionalização, foco nos agentes e transmissão de sessões a partir das páginas do Facebook das instituições
  11. ESTRATÉGIAS DE VISIBILIDADE DA FAMÍLIA NO DISCURSO ORGANIZACIONAL DO MINISTÉRIO DA MULHER, DA FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANOS
  12. A NOTÍCIA ENTRE JORNALISMO E COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA:  reflexões teórico-metodológicas
  13. ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO INTERNA PARA O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
  14. CENAS, ARRANJOS E MÉTODO DA IGUALDADE: uma aposta teórico-metodológica para estudos da comunicação organizacional
  15. DIÁLOGO E CINISMO SOBRE AS TRAGÉDIAS DE MARIANA E BRUMADINHO: a comunicação estratégica das organizações responsáveis
  16. ENERGIA PARA TRANSFORMAR: a atualização dos valores e da promessa da marca Petrobras
  17. 2036: estudo de cenários para a comunicação organizacional
  18. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOS DISCURSOS GLOBAIS CONTRA A MINERAÇÃO: explorações sobre a dimensão da prática social

Total = 18 trabalhos

ESTUDOS DE JORNALISMO

  1. “TÉCNICA” E “PRÁTICA” ENQUANTO QUALITATIVOS JORNALÍSTICOS NOS TEXTOS NORMATIVOS DOS CURSOS DE JORNALISMO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
  2. A INSTITUIÇÃO JORNALÍSTICA NA COBERTURA DE INTERESSE PÚBLICO: Os efeitos da pandemia da covid-19 e a insegurança alimentar no Espírito Santo
  3. A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA COM SMARTPHONES: reconfigurações estruturais em Diário do Pará e O Liberal
  4. A ROTINA DE TRABALHO DOS JORNALISTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 (2020 A 2022) NO CARIRI CEARENSE
  5. A técnica e a produção de sentido da reportagem personalística
  6. A VIOLÊNCIA CULTURAL CONTRA JORNALISTAS NO BRASIL: uma proposta de tipologia e análise do período
  7. ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DOS ATORES SOCIAIS NO JORNALISMO: as dissidências sexuais e de gênero no jornal O Povo
  8. BANZEIRO ÒKÒTÓ: GIRO DESCOLONIAL E PENSAMENTO DE BORDA NO JORNALISMO DE ELIANE BRUM
  9. CONSTRUÇÃO DA CREDIBILIDADE NO JORNALISMO: inter-relação entre produção e recepção
  10. CONTRIBUIÇÕES DA ETNOGRAFIA PARA A PESQUISA EM JORNALISMO
  11. CRISE HUMANITÁRIA NO BRASIL: o jornalismo humanitário e de paz em resposta à política da piedade
  12. DESFAZENDO O CARREGO COLONIAL: aportes para uma reflexão decolonial do jornalismo
  13. DO ACERVO DE JORNALISMO EM PLATAFORMAS DIGITAIS
  14. FORMANDO FORMADORES EM UM CONTEXTO DE JORNALISMO PÓS-INDUSTRIAL: aspectos introdutórios para a construção de uma proposta de formação docente
  15. IHGB e os primeiros cem anos da pesquisa em jornalismo
  16. JORNALISMO DECLARATÓRIO, TWITTER E PANDEMIA: Como os usuários reagem à reprodução de declarações com desinformação?
  17. JORNALISMO E O DISCURSO SOBRE SI: uma análise do jornal O Estado de S. Paulo
  18. MÍDIA LOCAL, DESERTOS DE NOTÍCIAS E PLATAFORMAS DE REDES SOCIAIS: Uma análise da presença e atuação de veículos de mídia no Facebook
  19. O caso Beto Freitas e a cobertura descontextualizada do UOL
  20. O JORNALISMO DE DESACONTECIMENTOS E O ESPAÇO PARA A MEMÓRIA DOS INVISÍVEIS À SOCIEDADE
  21. O LOCAL FORA DE PAUTA: uma análise das publicações científicas sobre jornalismo regional e hiperlocal no Brasil
  22. PARA ALÉM DOS FATOS: o Jornalismo Contextual no canal de YouTube da BBC News Brasil
  23. PILARES DO JORNALISMO DE SOLUÇÕES E AS FINALIDADES INFORMATIVAS NA COBERTURA SOBRE A SECA
  24. Por um conceito de relevância jornalística
  25. POSSIBILIDADES PARA RENOVAR O JORNALISMO
  26. Slow Journalism: A construção narrativa por (Re)desenhos nas Reportagens Multimídias
  27. UM METAVERSO PARA AS NOTÍCIAS: Analisando possibilidades narrativas na produção de conteúdo jornalístico a partir de experiências de imersão
  28. UMA ANÁLISE DO EFEITO DE OBJETIVIDADE NO REGISTRO VISUAL DE LINCHAMENTOS NO JORNALISMO BRASILEIRO ENTRE OS SÉCULOS XIX E XXI
  29. ZAP MATINAL: mediação e curadoria como enfrentamento ao caos informativo na pandemia de covid-19

Total = 29 trabalhos

ESTUDOS DE SOM E MÚSICA

  1. SERENDIPIDADE MUSICAL: entre a descoberta e o reconhecimento
  2. ‘MEU NOME É BOND, DANNY BOND’: Performances e contestações das representações cisnormativas e racializadas na cena Bregafunk
  3. Um Corpo Rexistente: a gira poética de Giovani Cidreira
  4. Trilhas, vozes e construção sonora em Vidas Secas (1963)
  5. ENVIADESCENDO A FEIRA: música pop-periférica, territórios populares e performance transviada
  6. “VEM PRO BAILE”: FBC e uma possível cartografia da música pop-periférica contemporânea de Belo Horizonte
  7. NOVA VIOLA BRASILEIRA:  experiências estéticas híbridas de uma cena musical
  8. O GRITO DA GALERA: comunicação e práticas musicais nas torcidas de futebol do Rio de Janeiro
  9. MÚSICA e NFT: UTOPIA e IDEOLOGIA da DESINTERMEDIAÇÃO
  10. “NO FUTURE FOR YOU”: A ligação entre o Youtube e o Rock na era da nostalgia
  11. AGORA É COM ELAS: a bateria e a representação feminina na música popular e no rock
  12. Sobre o som dos outros
  13. Aquilombamento Audiovisual em São Luís: enegrecendo o imaginário da cidade
  14. A historicidade da produção de escutas musicais: materialidades, artificialismo e a cognição humana
  15. ‘É RÁDIO OU NÃO É?’: A linguagem radiofônica da podosfera sob a ótica da verdade pragmática de Peirce e dos sistemas modelizantes da semiótica da cultura
  16. HOW YOU LIKE THAT: o fomento da empatia no storytelling de Black Pink 
  17. ESCUTE! Imersão sonora como mecânica de jogo

Total = 17 trabalhos

ESTUDOS DE TELEVISÃO

  1. O NARRADOR TRANSTORNADO: ideologia e intenção textual na série “O Mecanismo” (Netflix, 2018)
  2. FÃS DE SÉRIES CANCELADAS: evento fandômico e rompimento do contrato ficcional
  3. “DESLIGAR A TELEVISÃO ASSIM QUE ACABAR O XOU DA XUXA”: o dissenso nos programas infantis de auditório
  4. PLATAFORMAS ALTERNATIVAS DE STREAMING AUDIOVISUAL: produção independente em um ecossistema midiático em transformação
  5. Globotech:  desafios da televisão brasileira na era do streaming
  6. SAINDO DE ARMÁRIOS: televisão, YouTube e HIV/aids
  7. ACESSIBILIDADE NA TV: breve estudo sobre implantação de normas regulamentares em três emissoras de televisão no Maranhão
  8. CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA E DE PAUTAS CONSERVADORAS: a conexão do Alerta Nacional e de Sikêra Júnior com o discurso de Jair Bolsonaro
  9. A DISTRIBUIÇÃO COMO PRÁTICA COMUNICATIVA MULTIPLATAFORMA:  o caso de “1964: entre livros e armas”  
  10. “ESTE PROGRAMA INCLUI REPRESENTAÇÕES NEGATIVAS”: as estratégias do Disney+ para agregar o valor de diversidade  por meio da série SparkShorts
  11. GLOBALIZAÇÃO E ESTRATÉGIA DE (DES)TERRITORIALIZAÇÃO NAS PRODUÇÕES ORIGINAIS DA NETFLIX BRASIL: uma análise da audiência estadunidense da série Cidade Invisível
  12. AS EXPERIÊNCIAS DA INST NCIA DE RECEPÇÃO
  13. BREVE ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO NARRATIVA DAS PERSONAGENS NEGRAS PROTAGONISTAS EM MALHAÇÃO
  14. JORNALISMO OU FICÇÃO? Hibridismo de gêneros nas séries documentais sobre crimes
  15. A participação infantil no jornalismo brasileiro: uma análise do Repórter Rá Teen Bum
  16. ESTRATÉGIAS MIDIÁTICAS E DIVERSIDADE RACIAL: Breve análise do Grupo Globo
  17. “ISSO QUE EU SOU HOJE”: subjetividade como marca da atuação de jornalistas na tevê do Brasil contemporâneo
  18. A COLONIZAÇÃO DO IMAGINÁRIO: Tia Nastácia, Tio Barnabé e a importação de representações negras pelo Brasil
  19. EMPREGO DOMÉSTICO NAS TELENOVELAS: as tipificações mobilizadas pela Rede Globo entre 2012 e 2018
  20. JORNALISMO AUDIOVISUAL: proposta de uma rota possível para a construção de um estilo

Total= 20 trabalhos

IMAGEM E IMAGINÁRIOS MIDIÁTICOS 

  1. DOS IMAGINÁRIOS COLONIZADOS ÀS SENSIBILIDADES DESCOLONIZADAS: racismo em imagens de festas barebacking sex
  2. “O Mito é o Nada que é Tudo”: Imaginário, Atmosfera e a Midiosfera
  3. A COSMOPERCEPÇÃO DA CIRCULARIDADE AFRICANA: imaginários do pensamento rodante
  4. A DE(S)COLONIZAÇÃO DAS IMAGENS E DO IMAGINÁRIO A PARTIR DO CINEMA DE OLINDA MUNIZ WANDERLEY
  5. A IMAGEM E O CORPO NO REALITY SHOW: da estética do flagrante a discussões de performance reiterada em Rio Shore (2021)
  6. CARTOGRAFIA APLICADA À PESQUISA COM IMAGENS: uma proposta teórico-metodológica
  7. CINEMA LEVADIÇO: A Ponte de Joris Ivens e uma poética da tela silenciosa
  8. DESACELERA: AUTORRETRATOS COM FILME INSTANT NEO EM REFLEXÕES SOBRE PRODUTIVIDADE E PROCRASTINAÇÃO
  9. Drones: uma extensão do olhar ou sua desumanização ?
  10. ENCRUZILHADAS DA FOTOGRAFIA: VITORIANOS, D NDIS, MUSAS, CANGACEIROS E OUTROS DESVIADOS
  11. ENTRE IMAGINÁRIOS, ETHOS E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DISCURSIVAS: uma análise das logomarcas de três Presidentes da República
  12. FANGED SUPER-HEROES: reconfigurações contemporâneas do vampiro em Blade e Underworld
  13. Imagem e Consciência
  14. IMAGENS VIRTUAIS: ilusão e sedução
  15. Imaginação enquanto elemento lúdico do Imaginário
  16. IMAGINAÇÃO, DIAGRAMA E ANALOGIA: reflexões na confluência de ideias de Peirce e de Deleuze
  17. Imaginário Ameríndio: os mitos no Caminho do Peabiru (Qhapaq Ñan)
  18. MÃOS MONSTRUOSAS, MÃOS HUMANAS: a racialidade no filme As boas maneiras sob a ótica da Luz Negra

Total = 18 trabalhos

MEMÓRIA NAS MÍDIAS

  1. A  sala de cinema como ambiente: Memória, ecologia dos meios e a estética das atrações
  2. K-POP E J-POP COMO OPERADORES DE MEMÓRIAS CULTURAIS
  3. MEMÓRIA E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAIS: Modelo de Mapeamento da Memória Organizacional
  4. A JOIA COMO ADORNO MEDIADOR DE PRESENÇA: Conformando memória e afetividade a partir de uma joalheria de luto
  5. MONUMENTOS EM DISPUTA: movimentos iconoclastas contemporâneos e reconfigurações das narrativas da memória coletiva
  6. MEMÓRIA E IMAGEM: uma leitura do documentário Moscou, de Eduardo Coutinho, a partir de Freud
  7. Jornalismo e mulheres na História: a memória das mulheres do Cangaço entre silenciamentos e reparações
  8. JORNALISMO E MEMÓRIA NO YOUTUBE: as rotinas dos canais Pedro Janov e Arquivo Marckezini
  9. Memória e comunicação: marcas do legado de  ngelo Kretã nas construções ameríndias em redes sociais digitais
  10. ENTRE LEMBRAR E ESQUECER: memória e toponímia em “Ditamapa” e “Sobre o rio”
  11. COBERTURA JORNALÍSTICAS E PROTESTOS: por mais democracia em Cuba e contra a democracia no Brasil
  12. ASSASSINA, PORÉM HONESTA: o caso Sylvia Serafim e a tentativa de emular Nelson Rodrigues
  13. CRISE HUMANITÁRIA EM MANAUS: imagens e memórias da Covid-19
  14. PAROLE, PAROLE… O “hit” musical como construto memória da cultura midiática
  15. Figuras da memória ditatorial: borrões e apagamentos para (des)lembrar o passad
  16. O REGISTRO DA MEMÓRIA DE ATMOSFERAS DE IMPOSSIBILIDADE
  17. “COMO PROPAGAR HISTÓRIAS DE VIDA?”: NARRATIVAS DE PRODUTORES DE FARINHA EM SANTO ESTEVÃO E NORDESTINA – BAHIA

Total = 17 trabalhos

PRÁTICAS INTERACIONAIS, LINGUAGENS E PRODUÇÃO DE SENTIDO NA COMUNICAÇÃO

  1. ROTEIRO TRANSMÍDIA EM JORNALISMO:  lições das teorias da linguagem 
  2. NÃO SOU COVEIRO: a construção de sentidos a partir da fala de Jair Bolsonaro sobre as mortes de Covid-19
  3. A RELAÇÃO ENTRE CRENÇA E VERDADE NO CONTEXTO DA DESINFORMAÇÃO: uma leitura comparativa de Peirce e Greimas
  4. NOS TEMPOS DO IMPERADOR: imagens de hoje enoveladas no ontem
  5. ANALOGIAS POPULISTAS NA NARRATIVA PRESIDENCIAL: contrapontos à ciência na Pandemia da COVID-19
  6. HIFENCULTURA: produção de sentido e interações midiáticas no consumo das a
  7. UM POR TODOS: estratégia de enunciação da motociata presidencial
  8. ENTRE O FAZER E O SENTIR: as dinâmicas interacionais presentes na cobertura realizada pelo Terça Livre sobre o voto impresso auditável
  9. EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: interação e isolamento social como desafios da pesquisa
  10. Quando as relações de gênero são (também) relações de poder: a violência de gênero contra as mulheres no Diario de Pernambuco
  11. BRINCANDO COM O KINDER OVO: um olhar dos multiletramentos para o app Applaydu
  12. AUDIOVISUAL INTERATIVO COLABORATIVO: análise sociossemiótica dos videoclipes interativos Do not Touch e Out of Line
  13. A educação do futuro e as articulações dos regimes interacionais
  14. POR UMA PEDAGOGIA DAS INTERAÇÕES: pensando as práticas interacionais a partir de uma perspectiva discursiva
  15. COMMUNICATION AND FORMATION OF KNOWLEDGE BY EDUCATIONAL PROJECTS IN EMERGENCY REMOTE TEACHING
  16. CELULAR DE GUERRILHA II: interação social e e-commerce de drogas nas mídias digitais
  17. O SENTIDO DA LUTA NO LIVRO “A LUTA” DE NORMAN MAILER: aspectos sociais e políticos envolvidos no esporte
  18. CORPO, MODA E EFEITOS DE AUTENTICIDADE NA  POLÍTICA BRASILEIRA: análises sóciossemióticas
  19. O RETRATO DA PIXAÇÃO NA IMPRENSA BRASILEIRA ATUAL:  o caso do mural “Deus é Mãe” em Belo Horizonte
  20. A POLIDEZ DO “HÓSPEDE” COMO ETHOS DO INFLUENCIADOR DIASPÓRICO
  21. AS REDES SOCIAIS DIGITAIS E OS SENTIDOS DISCURSIVOS : VERTENTES E VEREDAS
  22. A RESISTÊNCIA DA MÍDIA NORDESTINA E ANTIRRACISTA: um estudo de caso do site negrê
  23. ENQUADRAMENTO MIDIÁTICO EM PRODUÇÕES ESPECIALIZADA EM MMA: um estudo dos canais de YouTube Diretasso e Sexto Round
  24. ALEGRIA SUBVERSIVA:  O riso no discurso jornalístico e a redução do medo em sociedades conservadoras

Total: 24 trabalhos

RECEPÇÃO, CIRCULAÇÃO E USOS SOCIAIS DAS MÍDIAS

  1. CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS EM REPORTAGENS SOBRE O NÚMERO DE MORTES PELA PANDEMIA NO BRASIL
  2. A mediação do trabalho por plataformas digitais e seus impactos para a autonomia dos trabalhadores
  3. A PANDEMIA E O LABORATÓRIO NEOLIBERAL: a narrativa do empreendedorismo no Instagram
  4. RECEPÇÃO E CIDADANIA TRANSCOMUNICATIVA: percursos metodológicos na construção de uma pesquisa com mulheres transexuais e travestis
  5. “DESLIGUE A TV E VÁ LER UM LIVRO”: os discursos politizados no consumo do reality show Big Brother Brasil
  6. A subutilização das redes sociais da Rádio Arara Azul FM  para ampliar o seu alcance e fidelizar ouvintes
  7. DISPUTAS DE SENTIDOS ENTRE JORNALISTAS SOBRE O FIM DA CIRCULAÇÃO DO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
  8. MEDIAÇÕES CULTURAIS E SENTIDOS PREFERENCIAIS: a relevância das instituições sociais no processo de recepção a partir de duas pesquisas
  9. Construções Jornalísticas e Interpenetrações entre Lava Jato e Vaza Jato: o Caso Rede Globo versus The Intercept Brasil
  10. CONTRIBUIÇÕES DOS USOS E GRATIFICAÇÕES PARA OS ESTUDOS DE AUDIÊNCIA
  11. MEDIAÇÕES PARA ABORDAR AS IDENTIDADES DE CLASSE
  12. PÚBLICOS EM TELA: estudos de recepção e consumo cinematográfico (2016- 2020) em pauta
  13. CONSTRUINDO NÓS: paralelos e lições entre HIV/aids e covid-19 a partir da análise de redes semânticas no Twitter
  14. “PERSONAGENS AUTISTAS”: criação de um Tumblr brasileiro ministrado por autistas dentro de um movimento autista online
  15. O radiojornalismo comunitário maranhense e o ambiente digital: uma análise convergente
  16. OS USOS SOCIAIS DA INTERNET PARA BUSCAS DE CONTEÚDOS CIENTÍFICOS
  17. LIVES NA PANDEMIA: rumores sobre a produção de equívocos em narrativas autônomas
  18. O QUE É LEGAL PRA GENTE É CHATO PARA OS  VELHOS: produções de sentido sobre a adolescência no  consumo noticioso dos jovens
  19. ATIVISMO GORDO, ESTEREÓTIPOS, MIDIATIZAÇÃO IMAGÉTICA E SONORA: um estudo sobre identidades visuais e suas narrativas em podcasts
  20. A TRANSMEDIALIDADE NO UNIVERSO GOT: entre o livro, a série e o público
  21. CONSUMO MIDIÁTICO NA JUVENTUDE
  22. REFLEXÕES SOBRE A INSTAPOESIA/INSTANARRATIVA: um novo filão para a indústria criativa
  23. ENTRE OS CIRCUITOS DA MIDIATIZAÇÃO DA SAÚDE: os sentidos emergentes sobre Síndrome de Turner
  24. METAPESQUISA SOBRE MIDIATIZAÇÃO: observando a observação do fenômeno

Total = 24 trabalhos