Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela recebe indicações até 29 de fevereiro

Os Programas de Pós-Graduação em Comunicação associados à Compós devem indicar, até 29 de fevereiro (próxima quinta-feira), os melhores trabalhos defendidos em 2023 para o Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela. O prêmio tem o intuito de incentivar a qualidade da produção científica na área de Comunicação, além de fomentar a sua visibilidade.

Esta é a 13ª edição da premiação. Em 2015, seu nome foi alterado a fim de homenagear Eduardo Peñuela (1933-2014), um dos fundadores da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Ao longo da vida, Peñuela assumiu cargos diretivos importantes para a avaliação dos Programas junto à Capes e ao CNPq, sendo essencial para o fortalecimento da área de Comunicação.

Entre os quesitos para avaliação dos trabalhos estão a relevância e atualidade do tema, a logicidade da estrutura do trabalho, a pertinência e solidez do suporte teórico, o rigor metodológico, a qualidade redacional e a adequação às normas cultas da Língua Portuguesa. No caso das teses, ainda avalia-se a originalidade da proposta.

Além do reconhecimento para os autores, a premiação inclui certificados, a inclusão dos trabalhos na seção Prêmio Compós em nosso site, e a publicação de e-book (para a tese) ou publicação de artigo na Revista E-Compós (para a dissertação).

É fundamental que os Programas de Pós-Graduação participem, selecionando e inscrevendo as melhores teses e dissertações defendidas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023. O regulamento pode ser acessado em: 

Regulamento do Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela – COMPÓS

Calendário:

21 de janeiro a 29 de fevereiro – Submissão dos trabalhos pelas coordenações do Programas (por meio de formulário a ser enviado pela Diretoria)

1º de março a 10 de maio – Primeira fase de avaliação

14 de maio – Anúncio dos finalistas

14 de maio a 14 de junho – Segunda fase de avaliação

15 de junho – Anúncio dos premiados

A entrega dos prêmios acontecerá na 33ª Reunião Anual da Compós, a ser realizada entre 23 e 26 de julho de 2024, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói/RJ.