Encerrado o período de submissões em 18 de março de 2024, 554 trabalhos foram submetidos aos 24 GTs do 33º Encontro da COMPÓS.
A lista de trabalhos aqui divulgada tem apenas finalidade informativa e não implica aceite nem que o texto submetido está de acordo com as normas de submissão, conferência esta que será feita na fase de avaliação e emissão de pareceres.
Ao final do processo de avaliação, serão selecionados 10 trabalhos por GT, avaliados por double blind peer review. A lista de trabalhos aprovados será divulgada em 02 de maio de 2024.
Título | GT |
ESTUDOS SOBRE DESINFORMAÇÃO NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL: uma Revisão Sistemática de Literatura (2018-2023) | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
NARRATIVAS DESINFORMATIVAS: O discurso antivacina no Telegram | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
INVESTIMENTO EM PESQUISA, CIRCULAÇÃO INTERNACIONAL E POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: Um estudo da área de Comunicação no Brasil | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
“EU SOU UM PROGRAMA DE COMPUTADOR”: tensões entre imaginários, materialidades e impactos ambientais em uma entrevista com o ChatGPT | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
As variáveis de engajamento do uso de LinkedIn e Instagram para a comunicação pública da ciência junto ao setor metroviário | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SAÚDE NO BRASIL: um atravessamento midiatizado entre plataformas de redes sociais e jornais | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
A CIÊNCIA E O ETHOS INFORMACIONAL: Tecnologias, colonialidade e soberania digital | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
DE CIENTISTAS VISÍVEIS A INFLUENCIADORES DA CIÊNCIA: revisitando conceitos à luz da influência digital | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
A SÉTIMA ARTE, O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PESQUISA CIENTÍFICA: os estudos acadêmicos sobre o cinema no Brasil | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
INTERATIVIDADE, CONFIABILIDADE E ENGAJAMENTO: revisando estudos sobre comunicação pública da ciência em redes sociais online | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
UMA REDE SOCIAL PARA PESQUISADORES: um estudo sobre as práticas de publicação, metrificação e circulação da produção científica na plataforma Academia.edu | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
OCA-UFF: Compartilhando a Experiência de Criação e Desenvolvimento de uma Plataforma de Comunicação em Momento de Crise | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
GRUPOS ANTIVACINAS NO TELEGRAM: as características das mensagens no Brasil e nos Estados Unidos | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
O NEGACIONISMO PRÉ-COVID: uma análise da narrativa jornalística científica de 2016 a 2019 | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
Negacionismo Climático no Youtube: como argumentos de falsos especialistas repercutem nos comentários da audiência | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
A autoridade da experiência: testemunhos e cismas sobre vacinas contra a covid-19 | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
JORNALISMO DE DADOS PANDÊMICO? uma análise exploratória da cobertura da Covid-19 | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM COMUNICAÇÃO um ensaio para a organização do conhecimento produzido na pós-graduação stricto-sensu através da visualização de dados e a intersecção com a Ciência Aberta | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
Movimentos antivacina na contemporaneidade: deslocamentos do biopoder em tempos de Neoliberalismo e Pós-verdade | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
“Ratanabá” no YouTube: desinformação, algoritmo e economia da atenção nas recomendações de vídeo | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
Midiatização da ciência: assimetrias racializadas na circulação do conhecimento, redes e sociabilidades da produção científica de pesquisadores negros brasileiros | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
TRANSDISCIPLINARIDADE COMUNICACIONAL: caminhos para encontros epistêmicos possíveis | “Comunicação da Ciência e Politicas Cientificas” |
VIVÊNCIAS INTERCULTURAIS NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COM ESTUDANTES INDÍGENAS | “Comunicação e Cidadania” |
Por um giro decolonial nos Estudos de Mídia e Deficiência | “Comunicação e Cidadania” |
Estratégias discursivas de construção de hegemonia popular: Análise do discurso político-eleitoral do movimento social coletivo CDD em Moçambique. | “Comunicação e Cidadania” |
MÍDIA NEGRA E DEMANDAS DA SOCIEDADE: uma análise da consulta pública sobre o Plano Nacional de Comunicação Antirracista | “Comunicação e Cidadania” |
A PANDEMIA E O REFÚGIO: um olhar para as campanhas do Ministério da Saúde e suas ausências | “Comunicação e Cidadania” |
O QUE DEFINE O ‘ALTERNATIVO’ DO JORNALISMO ALTERNATIVO: um estudo de caso sobre a pandemia em Portugal | “Comunicação e Cidadania” |
REDE CARIOCA DE AGRICULTURA URBANA: mudança social, comunicação e cidadania | “Comunicação e Cidadania” |
CIDADANIA E MINERAÇÃO DE DADOS: produção de conhecimento pelas favelas do Rio de Janeiro | “Comunicação e Cidadania” |
COMUNICAÇÃO PÚBLICA E CIDADANIA: reflexões a partir da relação entre a extensão e a interculturalidade | “Comunicação e Cidadania” |
BAIXADA FLUMINENSE, REDES SOCIAIS E RACISMO AMBIENTAL À LUZ DA COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA | “Comunicação e Cidadania” |
VOZES DA MIGRAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO PROJETO SHARING STORIES | “Comunicação e Cidadania” |
TECNOPOLÍTICA E AUTONOMIA MIGRANTE: perspectivas de análise de práticas ativistas | “Comunicação e Cidadania” |
AS NOTÍCIAS DO MOVIMENTO INDÍGENA NA LUTA POR DIREITOS E CIDADANIA | “Comunicação e Cidadania” |
PASSE O MICROFONE, NÓS IREMOS CONTAR NOSSAS HISTÓRIAS: narrativas documentais e a voz ativa em comunidades marginalizadas | “Comunicação e Cidadania” |
Práticas de comunicação anticolonais para elaboração de um jornalismo desde as memórias e histórias de vida | “Comunicação e Cidadania” |
POPULISMO EMPRESARIAL: Elon Musk nas lentes do populismo | “Comunicação e Cidadania” |
A INTERSECCIONALIDADE NA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: mediações interseccionais para uma agenda de promoção da justiça social | “Comunicação e Cidadania” |
PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NAS REDES SOCIAIS: a crise do lixo em Goiânia | “Comunicação e Cidadania” |
Criar videogame ou sobre se empoderar tecnologicamente: o projeto político pedagógico do Criar Jogos Labs | “Comunicação e Cidadania” |
MÍDIAS SOCIAIS E (DES)INFORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS COVID-19 NA CIDADE DO LIVRO, LENÇÓIS PAULISTA / SP | “Comunicação e Cidadania” |
A COMUNICAÇÃO PÚBLICA NOS PROCESSOS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES | “Comunicação e Cidadania” |
Jornalismo ombro a ombro: A Voz do Porto e a experiência comunitária estudantil | “Comunicação e Cidadania” |
MACHO, MACHO MAN… I’VE GOT TO BE A MACHO!: discurso de ódio bolsonarista contra a população LGBTQIAPN+ | “Comunicação e Cidadania” |
HUMOR E MEMES COMO UMA ESTRATEGIA FEMINISTA: Tweetando ao vivo o projeto de lei de Interrupção Voluntária da Gravidez na Argentina, 2020. | “Comunicação e Cidadania” |
PUBLICIDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO BRASIL: uma proposta de divulgação colaborativa do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) | “Comunicação e Cidadania” |
Ambientalismo, sustentabilidade e mercado de carbono: uma análise da comunicação do Instituto Socioambiental | “Comunicação e Cidadania” |
Revelando atitudes discursivas: uma análise do discurso da cultura visual por meio de artistas selecionadas do Brasil e do México | “Comunicação e Cultura” |
CULTURAS, CONTRACULTURAS, SUBCULTURAS, TRIBOS URBANAS E AESTHETICS: uma análise das culturas e identidades juvenis ao longo dos anos | “Comunicação e Cultura” |
Mutações discursivas da aporofobia: A perseguição ao padre Júlio Lancellotti | “Comunicação e Cultura” |
COMUNICAÇÃO COMO MODELO, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: um estudo de caso cinematográfico | “Comunicação e Cultura” |
ARTICULAÇÕES ENTRE CULTURA E PUBLICIDADE: as representações do trabalho doméstico não remunerado | “Comunicação e Cultura” |
AS AGROLIGADAS: FEMINISMO, COMUNICAÇÃO E CULTURA POLÍTICA | “Comunicação e Cultura” |
O cinema de Jia Zhangke e o retrato da destruição humana e ambiental: reflexões a partir da crítica da economia política. | “Comunicação e Cultura” |
ESSE RIO É MINHA VIDA: O barco como forma comunicativa e cultural na Amazônia paraense | “Comunicação e Cultura” |
A mídia brasileira e sua relação com a comunicação e a cultura no século XXI | “Comunicação e Cultura” |
CLAUDIA ANDUJAR, O PROTESTO COMO FORMA DE AMOR, E A ARTE COMO MÍDIA DO PROTESTO: um diálogo com bell hooks, Harry Pross, Hans Belting e Aby Warburg | “Comunicação e Cultura” |
Jogando como uma garota: uma etnografia virtual sobre mulheres gamers em meio a plataformização da cultura digital | “Comunicação e Cultura” |
HORA DO XIBÉ: contranarrativas ameríndias ou histórias que sustentam o encantamento do mundo | “Comunicação e Cultura” |
DA CIDADE CINEMATOGRÁFICA MODERNA À ARENA MSG SPHERE: os espaços de projeção fílmica como ambientes midiáticos | “Comunicação e Cultura” |
O FENÔMENO NORDESTINO NA INTERNET: uma reinvenção do Nordeste? | “Comunicação e Cultura” |
A SUTILEZA COMO POTÊNCIA PARA SUBVERSÃO EM “INCOMPATÍVEL COM A VIDA” | “Comunicação e Cultura” |
AS MARCAS DA TENSÃO SOCIOPOLÍTICA NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: público e privado, crises e violências | “Comunicação e Cultura” |
BIOGRAFANDO VIDAS EMPRESARIAIS (OU COMO FORJAR UMA CULTURA EMPREENDEDORA) | “Comunicação e Cultura” |
TRADUZIR UM MITO: a comunidade da Ilha dos Lençóis e o sebastianismo maranhense | “Comunicação e Cultura” |
AS VOLTAS QUE O TEMPO (NÃO) DÁ: consciência humana, dataficação e enlaces temporais na primeira temporada da série Westword | “Comunicação e Cultura” |
Fragmentos de uma cidade esquecida: o filme “Remoção” e seu repertório de testemunhos. | “Comunicação e Cultura” |
TRUE CRIME BRASIL: o grotesco e a violência midiática na série Pacto Brutal – o assassinato de Daniella Perez | “Comunicação e Cultura” |
ALEGRIA COMO RECURSO ANCESTRAL: Mestre Chico Emília do Boi Coração em Quixeramobim-CE | “Comunicação e Cultura” |
DO ORUM AO AYÊ: a contribuição dos quadrinhos brasileiros de super-heróis para narrativas divergentes | “Comunicação e Cultura” |
Memória e Escrita Artística em Des spectres hantent l´Europe | “Comunicação e Experiência Estética” |
AS MÃOS ACIDENTAIS COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: o paradoxo do realismo na imagem técnica | “Comunicação e Experiência Estética” |
O BELO NA MODA: estética enquanto elo comunicacional | “Comunicação e Experiência Estética” |
A FILMOTECA UNIVERSAL DO CINEMA MUNDIAL: Em direção a uma história borgesiana do cinema | “Comunicação e Experiência Estética” |
PARA O BRASIL, SUAS IMAGENS: RASCUNHO CRÍTICO SOBRE OS CADERNOS DO POVO BRASILEIRO DE LEILA DANZIGER | “Comunicação e Experiência Estética” |
AS MEMÓRIAS DE UM SMALLTOWN BOY E O ELOGIO DO COSMOPOLITISMO DO POBRE | “Comunicação e Experiência Estética” |
ALEGRIA CUIR: Uma chave de leitura estética? | “Comunicação e Experiência Estética” |
ARTESANIAS DA ESCUTA DA COMUNICAÇÃO: performance, experiência, fabulação | “Comunicação e Experiência Estética” |
O habitar como gesto relacional: a experiência afrodiaspórica brasileira em “República” de Grace Passô | “Comunicação e Experiência Estética” |
CORPOS DA CENA/EM CENA: Mugunzá e o Feitiço contra o fim do mundo | “Comunicação e Experiência Estética” |
FOGO NA BABILÔNIA: metafísica para o fim do mundo | “Comunicação e Experiência Estética” |
Para desejar o impossível: Diários Queer de Lúcio Cardoso e Roland Barthes | “Comunicação e Experiência Estética” |
Ensaio para uma cosmopoética cabocla | “Comunicação e Experiência Estética” |
FOTOGRAFIA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: contribuições das hermenêuticas filosóficas | “Comunicação e Experiência Estética” |
O mundo é um cativeiro? antinegritude, morte e liberdade em Two Distant Strangers | “Comunicação e Experiência Estética” |
ADORNO E A FICÇÃO CIENTÍFICA: reflexões teórico-estéticas e dialético-críticas a partir de uma nota de rodapé | “Comunicação e Experiência Estética” |
Imagem, corpo e testemunho. em reportagem | “Comunicação e Experiência Estética” |
FOTOGRAFIAS SITIADAS E A POÉTICA DA RESISTÊNCIA CHILENA | “Comunicação e Experiência Estética” |
Estéticas do cosmos vivo | “Comunicação e Experiência Estética” |
O que podem as imagens? Mover as emoções – avizinhar histórias | “Comunicação e Experiência Estética” |
CONTRA A UTOPIA DO VISÍVEL: políticas e estéticas da noite no cinema de Ana Vaz | “Comunicação e Experiência Estética” |
QUANDO O INVISÍVEL FAZ VIBRAR AS IMAGENS: práticas audiovisuais enquanto processos pedagógicos | “Comunicação e Experiência Estética” |
EM FACE DO MAL: notas sobre Duch, o mestre das forjas do inferno | “Comunicação e Experiência Estética” |
Lúdicas águas turvas – O embaçamento da imagem do Tik Tok | “Comunicação e Experiência Estética” |
O encontro de linguagens em Lampião & Lancelote | “Comunicação e Experiência Estética” |
Eros: do espetáculo ao erotismo que ainda aguarda um espectador | “Comunicação e Experiência Estética” |
O PODER DE SEDUÇÃO DE LULA EM MÚLTIPLAS TELAS: uma análise de dois discursos presidenciais | “Comunicação e Política” |
A POLÍTICA DA RADICALIZAÇÃO: a direita radical e as mídias digitais nas eleições para a Câmara Federal em 2022 | “Comunicação e Política” |
A DANÇA DE VALORES DO JORNALISMO E DA POLÍTICA NA ARGENTINA: nos passos de Milei | “Comunicação e Política” |
A ESCOLHA DOS CAÇAS GRIPEN NO PROJETO FX-2: Uma Análise de Conteúdo da Cobertura Jornalística da Folha de São Paulo | “Comunicação e Política” |
Do declínio das mediações à decadência do debate público | “Comunicação e Política” |
A participação social institucional na Comunicação Pública do Mercosul | “Comunicação e Política” |
“VAMOS DEIXAR O MINISTRO FALAR!”: As estratégias retóricas do Ministro Flávio Dino e de deputados nos embates políticos de uma sessão da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados do Brasil | “Comunicação e Política” |
TRAJETÓRIAS INTERROMPIDAS, INSULTOS DISSIMULADOS: a violência política de gênero em plataformas digitais | “Comunicação e Política” |
BIG TECH VERSUS GOVERNMENT: Platform Power in Brazil and the Fake News Law Debate in 2023 | “Comunicação e Política” |
DEPOIS DA DERROTA: um estudo dos grupos de WhatsApp bolsonaristas após as eleições de 2022 | “Comunicação e Política” |
Os sentidos de “novo” e de “mudança” nos jingles dos candidatos que venceram as eleições presidenciais no Brasil, de 1989 a 2022 | “Comunicação e Política” |
AS PARÁBOLAS DE UM MESSIAS BRASILEIRO: uma análise dos discursos de Bolsonaro sob a ótica pentecostal | “Comunicação e Política” |
“YOUTUBERS DO MUNDO, UNI-VOS”: comparação exploratória entre criadores brasileiros e o BreadTube | “Comunicação e Política” |
PROJETO DE LEI 2630/2020, UMA UTOPIA PARA A COMUNICAÇÃO DIGITAL BRASILEIRA? | “Comunicação e Política” |
DEMANDAS DE GRUPOS EXTREMISTAS: uma proposta metodológica para análise de conteúdo assistida de reivindicações radicais e antidemocráticas em plataformas digitais | “Comunicação e Política” |
Agro é pop, Agro é mídia, Agro é midiatização! A viralização do Jornal Gazeta do Povo | “Comunicação e Política” |
A RETÓRICA DO POLÍTICO-CELEBRIDADE NO TIKTOK: uma análise das menções a Javier Milei nas eleições presidenciais da Argentina | “Comunicação e Política” |
A cobertura das Fake News nos anos de 2018 e 2022 da Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo | “Comunicação e Política” |
JORNALISMO MAINSTREAM E POPULISMO DE EXTREMA DIREITA: uma análise da cobertura jornalística das eleições presidenciais do Brasil (2018) e da Argentina (2023) | “Comunicação e Política” |
DESINFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA: patrimônio em risco no oito de janeiro | “Comunicação e Política” |
EMOÇÕES E ELEIÇÕES: uma proposta metodológica para a categorização de estímulos emocionais na comunicação eleitoral televisiva | “Comunicação e Política” |
ENVIRONMENTAL RACISM: A Case Study of its Conceptual Classification by Anielle Franco and Kim Kataguiri | “Comunicação e Política” |
COMO SE SAFAR DE ACUSAÇÕES E ATRIBUIÇÕES DE CULPA NA POLÍTICA: Comunicação de crise e conserto de imagem | “Comunicação e Política” |
Nova roupagem da censura: deslocamentos e permanências de um legado autoritário | “Comunicação e Política” |
Desinformação e o perfil demográfico, político e midiático dos desmentidos no Brasil | “Comunicação e Política” |
FRENTE PARLAMENTAR EVANGÉLICA (FPE) COMO AGENTE DE COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA: notas para agenda de pesquisa | “Comunicação e Política” |
¿¡Estado!? ¡Afuera!”: O discurso liberal no TikTok de Javier Milei | “Comunicação e Política” |
O FUTURO ANCESTRAL DA COMUNICAÇÃO POLÍTICA: Análise e reflexões sobre as primeiras candidaturas indígenas para deputadas federais do Pará | “Comunicação e Política” |
JORNALISTAS NO BANCO DOS RÉUS: levantamento exploratório dos processos judiciais contra a imprensa no Brasil (2012-2023) | “Comunicação e Política” |
Redes sociais de apoio e contrapúblicos digitais: laços entre mulheres em grupos online sobre direitos sexuais e reprodutivos | “Comunicação e Política” |
DA HUMANIZAÇÃO À HUMANIZAÇÃO ENLATADA: estratégias de proximidade de políticos no Instagram | “Comunicação e Política” |
ESCOLA SEM PARTIDO: ideologia neoconservadora midiatizada a serviço do neofascismo | “Comunicação e Política” |
ATAQUES À IMPRENSA E O POPULISMO AUTORITÁRIO DE BOLSONARO: uma análise das “Lives de Quinta” | “Comunicação e Política” |
A busca do movimento feminista por visibilidade na imprensa: uma perspectiva histórica no debate sobre aborto | “Comunicação e Sociabilidade” |
DA MORTE DO AUTOR AO AUTOR POST-MORTEM: para além dos dilemas midiáticos sobre a criação artística por IA | “Comunicação e Sociabilidade” |
Os sonhos de my fair lady: sociabilidade e habitus no cinema e na Socila | “Comunicação e Sociabilidade” |
MONOMUNDOS EXTREMISTAS: Gamificação na Política e Multiversos | “Comunicação e Sociabilidade” |
O ESTEREÓTIPO FEMININO DO CUIDADO E A PERDA DA FORÇA DE TRABALHO POTENCIAL: a doxa como moduladora das condições de vida das mulheres brasileiras | “Comunicação e Sociabilidade” |
ESPAÇO DELIVERY: restos da pandemia nas formas de morar | “Comunicação e Sociabilidade” |
REDES SOCIAIS DIGITAIS E COBERTURA NOTICIOSA: a presença midiática do influenciador ativista Tukumã Pataxó | “Comunicação e Sociabilidade” |
RACIONALIDADE NEOLIBERAL E ETHOS TECNO-MERCADOLÓGICO NO ESPAÇO DIGITAL: chaves para pensar o ódio nas redes sociais | “Comunicação e Sociabilidade” |
SOCIABILIDADE RELIGIOSA: perspectivas evangélicas a partir do contexto amazônico paraense | “Comunicação e Sociabilidade” |
“UM SENTIMENTO MISTO DE NOJO E LÁSTIMA”: a elite ilustrada e o espetáculo da miséria no século XIX | “Comunicação e Sociabilidade” |
DINHO OURO PRETO: contradições entre juventude e envelhecimento | “Comunicação e Sociabilidade” |
ENTRE BRAVATAS E EMOÇÕES: o acontecimento “vai e vem” das pré-candidaturas de Datena | “Comunicação e Sociabilidade” |
COMUNICAÇÃO, NEOCONSERVADORISMO E RECONHECIMENTO: o debate sobre família no Brasil polarizado | “Comunicação e Sociabilidade” |
SOBRE INFLUÊNCIA E MENTIRAS: celebridades discutem desinformação nas eleições presidenciais | “Comunicação e Sociabilidade” |
AUTONOMIA VIGIADA E EXPANSÃO DO PODER BIOMÉDICO: dimensões socioculturais do uso de aplicativos relacionados ao câncer | “Comunicação e Sociabilidade” |
VISIBILIDADE COMPULSÓRIA NA INTERNET: dilemas e contradições da vida avaliada | “Comunicação e Sociabilidade” |
PEDAGOGIAS SOCIODIGITAIS DA GRAVIDEZ: materialidades, espaços e narrativas | “Comunicação e Sociabilidade” |
O HOMEM QUE VEIO DO FUTURO? Análise crítica da construção midiática do futurista Tiago Mattos | “Comunicação e Sociabilidade” |
“UM COPO D’ÁGUA PELA METADE”: mídias noticiosas, perseguição religiosa e públicos imaginados | “Comunicação e Sociabilidade” |
TRANSFIGURAÇÕES ARTÍSTICAS NO METAVERSO: o impacto das tecnologias digitais e da Inteligência Artificial na ecologia das mídias e na Arte. | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
DUPLAMENTE IMERSOS: a relação entre ser humano e meio ambiente em documentários com realidade virtual | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
NEM TV, NEM CINEMA: A indústria de registros audiovisuais de casamento no Brasil | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
CORPO EXPANDIDO: o processo de realização de uma experiência imersiva de dança em 360° | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
A CHANCHADA NO TIKTOK? Economia narrativa, decupagem clássica e paródia nos vídeos de Raphael Vicente no TikTok | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
YOSHINARI YOH E AS SOLUÇÕES ESTILÍSTICAS ENCONTRADAS PARA O DESIGN DE PERSONAGENS NA ANIMAÇÃO LITTLE WITCH ACADEMIA | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
PERITOS, DEDICADOS, VISIONÁRIOS: artistas e suas extensões nos 60 anos de Understanding Media | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
“Detrás del Textil”: as foto-esculturas de Ana Teresa Barboza | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
POÉTICAS E POLÍTICAS DA ALTERIDADE NAS IMAGENS DE UÝRA SODOMA | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
O corpo expressivo: um comentário sobre Readers, de James Benning | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
ENQUADRAMENTO, MOLDURA E INSTÂNCIAS EM JOGOS ELETRÔNICOS | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
Desvendando a transformação criativa na Amazônia: uma análise comparativa entre arte tradicional e arte gerada por IA no Estado do Pará | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
CONSTRUINDO INFOGRÁFICOS: um modelo de arquitetura noticiosa no jornalismo on-line | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
MATERIALIDADE, PERFORMATIVIDADE E REFERÊNCIAS PICTÓRICAS EM ‘VITALINA VARELA’ | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
Alice e Alicia: do livro-máquina ao cinema experimental | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
O MOVIMENTO COMO NOTAÇÃO: a figura humana e o duplo estatuto da escrita | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
Arte algorítmica: questionamentos sobre autoria e poder | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
Para além do culto à memória: a fotografia de família como meio de expressão artística | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
UM OUTRO OLHAR SOBRE A FAVELA: o coletivo Favelagrafia e a potência da visualidade periférica | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
DURAÇÃO ENTRE INSTANTES: quando eu vi cinema em um ensaio fotográfico de Rineke Dijkstra | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
A FOTOGRAFIA 360º COMO NARRATIVA IMERSIVA NO PROJETO COIL VSAT 360º PHOTOGRAFY AS NA IMMERSIVE NARRATIVE IN THE COIL VSAT PROJECT | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
As Imagens-aliança em Xapiri (2012) | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
TERRITÓRIOS SENSÍVEIS ENTRE CORPO E NATUREZA NAS VIDEOPERFORMANCES DE LUCIANA MAGNO SENSITIVE TERRITORIES BETWEEN BODY AND NATURE IN LUCIANA MAGNO’S VIDEO PERFORMANCES | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
As vibes aconchegantes: uma categoria estética atmosférica | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
REFLORESTAMENTOS MÓRFICOS EM ALBERI (2014): o informe como um paradigma da figuração | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
IMAGENS TÉCNICAS NA ERA DOS SMARTPHONES: Explorando a Interseção entre Materialidade e Percepção | “Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem” |
Cazé TV na Copa do Mundo do Futebol de Mulheres: uma análise de gênero | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
AMBIÊNCIAS HOMOSSOCIOTÉCNICAS DA MACHOSFERA: performatividades de memes de internet e masculinismo subcultural de extrema-direita com o Reddit | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
O GÊNERO NAS PUBLICIDADES ESPORTIVAS | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
BEIJO APAGADO: afetos sáficos à censura do beijo entre Clara e Helena em “Vai na Fé” | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
Transvestigêneres, boycetas, não-bináries, desertores de gênero, os gêneros dissidentes: narrativas audiovisíveis em um coletivo no centro de São Paulo | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
BISSEXUALIZANDO A ROLETA INTERSECCIONAL | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
A construção dos corpos e os gêneros borrados: uma reflexão da arte drag e das performances do corpo estranho | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
FORMULÁRIOS DE IDENTIFICAÇÃO EM APPS DE RELACIONAMENTO: análise da formatação de “pessoas informacionais” no Badoo | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
Olhando mulheres em The Handmaid’s Tale: o patriarcado, a câmera e o espectador | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
Para quem transcende e reascende das cinzas: um ensaio sobre corpos transmasculinos na sociedade do cansaço | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
DISCURSOS CONTRA E PRÓ-ABORTO NA IMPRENSA BRASILEIRA: uma análise do discurso crítica de editoriais de Estadão, Revista AzMina, Gênero e Número e Portal Catarinas | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
BENQUERENÇAS DA AMIZADE: o engajamento afetivo para a invenção relacional | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
Culturas queer e popular friccionadas em performances, territórios e confluências artísticas com bixanikas, Casarão Cultural e Piranhão | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
A PERSPECTIVA DAS MEDIAÇÕES PARA A COMPREENSÃO DOS COLETIVOS DE TEATRO FEMINISTAS | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
SONS QUE TOCAM: o desejo queer e a escuta háptica em “Seguindo Todos os Protocolos” (2022) | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
SISSY CAPTIONS NO REDDIT: uma aproximação conceitual entre produção pornográfica sissy e a cultura digital do Reddit | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
“VOU FAZER VOCÊ GOSTAR DE HOMEM”: casos de estupro e lesbianidades em registros policiais e produções jornalísticas | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
ANÔNIMO É UMA MULHER: feminismo e a participação feminina na imprensa curitibana (1853-1953). | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
MASCULINIDADE(S) TORCEDORA(S): uma análise discursiva dos imaginários nos cantos das torcidas da dupla Gre-Nal | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
A GUERRA NÃO TEM ROSTO DE MULHER: a corporeidade de um modo de vida no tempo em crise | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
“DEUS ODEIA O ORGULHO”: Gestão de afetos, poder pastoral e subjetivação homofóbica | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
Agora eu fiquei doce: da ostentação agroboy à subversão do queernejo | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
Corpos trans na cultura audiovisual: narrativas transfeministas na série manhãs de setembro | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
PODCAST ORALIDADES FEMININAS: afetos gerados a partir da transmissão oral dos saberes de mulheres do Distrito Federal | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
“TECNOLOGIA DE GÊNERO” E “HUMANISMO PROJETUAL” COMO FUNDAMENTOS PARA CRIAÇÃO DO APLICATIVO TRANSCENDER | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
O discurso da menopausa na comunicação publicitária Entre patologia, mercantilização e emancipação libertadora | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
GÊNERO, SEXUALIDADE E VULNERABILIDADES: uma análise discursiva das representações de pessoas LGBTQIAP+ no gênero notícia | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
ALÉM DO JORNALISMO DE REFERÊNCIA: a potência testemunhal do corpo de Ney Matogrosso e a visibilidade de corporalidades queer em narrativas biográficas | “Comunicação, Genêros e Sexualidades” |
AESTHESIS NEGRA: a encruzilhada de Vênus ou a desmedida da carne | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
REENQUADRANDO FOTOGRAFIAS: Enquadramentos acionados pela imprensa a partir da exposição Chichico Alkmim, Fotógrafo | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
POR QUE VOCÊ FAZ CINEMA?: Nope (2022), sociedade do espetáculo, pós-modernismo e Afro-Surrealismo | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
Revista Glamour no Instagram: raça e gênero sob o prisma dos estudos dos discursos performáticos | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
Que decolonialidade é essa nos estudos comunicacionais? Questões raciais na práxis decolonial no campo da Comunicação (2014-2023) | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
O HERÓI MESTIÇO: Estruturas de poder em Blade (1998) | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
POR UM DIÁLOGO COM OS SABERES TRADICIONAIS: A transmetodologia como alternativa epistêmica para descolonização de pesquisas sobre Etnocomunicação Indígena | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
PROTAGONISTAS E POBRES: uma abordagem sobre o elenco negro da telenovela Vai na Fé | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
MÍDIA E NECROPOLÍTICA: como a mídia tradicional alimenta a máquina de mortes por meio do silenciamento | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
MAJUR DOS SANTOS: a gira midiática por meio do Pensamento Negro Radical | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
Resistências ao racismo algorítmico: mobilizações pelo banimento do reconhecimento facial no Brasil | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
Afroconsumo: uma prática antirracista | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
RAÇA E COLONIALIDADE DO PODER: algumas marcas representacionais da mulher negra nas telenovelas da TV Globo. | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
A fotografia negra contemporânea brasileira e suas políticas de autorepresentação | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
RAÇA, PESO E BELEZA: uma análise interseccional sobre o body shaming | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
CAMINHOS ALTERNATIVOS OU A MANUTENÇÃO DO QUE JÁ ESTÁ: raça e gênero em Homens Pretos (Não) Choram | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
MULHER DE FAVELA E ACESSO ÀS TIC: violência territorial e idade como marcadores intersecionais da desconexão | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
Maternidades negras nas mídias digitais numa perspectiva Amefricana | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
EPISTEMOLOGIA AFROCENTRADA NA PUBLICIDADE: uma perspectiva insurgente | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
O LEGADO AFRO-BRASILEIRO: Para Além da Doença Falciforme | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
A redenção de Silvio: a imagem de controle do Branco Salvador no quadro ‘Projeto Inocência’ do Fantástico | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
Flaneuse e cinema: pode uma mulher negra vaguear? | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
VOZEIRAÇÃO | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
DA ORALIDADE DOS MAIS VELHOS AO CORPO VIRAR ESCRITA: bicha Amazônida racializada espiralando o tempo | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
RAÇA, GÊNERO E ESTEREÓTIPOS NA PUBLICIDADE | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
NEGRAS IMAGENS NO SEMIÁRIDO: em busca de estratégias analísticas | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
MÚSICA POPULAR E FEMINISMOS NEGROS (E LÉSBICOS) NO BRASIL: A Contribuição de “Faminta” de Bia Ferreira | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
A EXPOSIÇÃO IN/VISIBLE E AS ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA À CRISE CRIATIVA NAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS GERADAS PELA IA: um recorte das autoimagens de Linda Dounia | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
ENTRE ORIGENS E MATERIALIDADES: em busca das marcas da diáspora na pré-história do rap brasileiro | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
Escrevivência e mistério: estratégias opacas de reinvenção de si | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
CHEGA DE EPISTEMICÍDIO: o ativismo negro no mundo cultural literário | “Comunicação, Raça e Interseccionalidadeas” |
Feminismo de mercadoria: corpos e narrativas de igualdade na indústria da música | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
Consumo de cafés especiais por seus connoisseurs no Brasil contemporâneo | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
CONSUMO, CULTURA E RAZÃO PRÁTICA NO VEGANISMO DE PERIFERIA DO PERFIL @THALLITA XAVIER | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
ENTRE A INTERPRETAÇÃO E O DIÁLOGO: QUAL O MELHOR CAMINHO PARA ANALISAR O CONSUMO DE EXPERIÊNCIA? | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
Das teorias da comunicação e do consumo à defesa do estatuto de teoria da publicidade | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
Economia Política do SEM: uma proposta de modelagem conceitual | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
As Exposições Universais do século XIX e as Narrativas de Luxo Contemporâneas: uma análise da exposição Hermès: Heritage in Motion (São Paulo, 2023) | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
RITUAIS DE CONSUMO EM UMA FEIRA LIVRE: produção de sentido através de roteiros e sociabilidades | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
O processo de circulação midíatica | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
BRANDED CONTENT QUE INVISIBILIZA E SILENCIA VOZES EM PERNAMBUCO: ausência ou restrição de presença de pessoas negras em conteúdo de marca do JC360 | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
ENTRE O DIVINO E O CAPITAL: representações sacro-estéticas de poder na ordem do consumo | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIDADE DA DIVERSIDADE LGBT+ EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE NO BRASIL | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
Acesso e consumo de sujeitos Surdos à publicidade | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
A CAMPANHA PUBLICITÁRIA, AGRO: DE GENTE PRA GENTE E A APROPRIAÇÃO DA IMAGEM DO QUILOMBOLA PELO AGROBUSINESS | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
Dos muros do terminal de ônibus às vitrines da BABA: um estudo de caso sobre localismo e preservação vernacular em estampas de moda autoral em Fortaleza | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
A moda da Dendezeiro e o daydreaming para consumidores negros: “Nossa tinta pinta novas narrativas e nos devolve o direito de sonhar” | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
PERFIS DE AVALIADORES NO TRIPADVISOR: o valor da avaliação na gastronomia | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
Rituais de consumo & rituais de cuidado durante a pandemia de Covid-19: transições, limites e possibilidades | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
ME CONECTO, LOGO, PERTENÇO: uma etnografia sobre a apropriação de smartphones e consumo em redes sociais, pelo grupo de mães da CUFA de Passo Fundo/RS | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
Análise semiótica interseccional de masculinidades negras em representações da marca Natura (2018-2020) | “Consumos e Processos de Comunicação “ |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MIGRANTES NOS SITES DE NOTÍCIAS DE CUIABÁ-MT | “Cultura das Mídias” |
ARQUEOLOGIA DAS GUERRAS NOS GAMES: entre espadas, lança-granadas e alienígenas maquínicos | “Cultura das Mídias” |
LEITURAS CRÍTICAS E PROJETOS CULTURAIS DE PAÍS: Caetano Veloso e Chico Buarque em reflexo | “Cultura das Mídias” |
POR DENTRO DO MUNDO BRIDGERTON: criação, expansão e transcodificações narrativas | “Cultura das Mídias” |
O MUNDO (QUASE) ENTRE PARÊNTESES: a dramatização do fato em narrativas seriadas | “Cultura das Mídias” |
CENSURA PELA LIBERDADE: contradições discursivas na disputa entre Jovem Pan e Sleeping Giants Brasil | “Cultura das Mídias” |
MOBILIZAÇÃO INDÍGENA EM PLATAFORMAS DE MÍDIAS SOCIAIS: Uma análise de cotidianos possíveis e mobilização social a partir do Instagram de Sonia Guajajara | “Cultura das Mídias” |
CLARENERS EM AÇÃO: fãs contra Queerbaiting de casais sáficos na telenovela | “Cultura das Mídias” |
FORMATOS DE FICÇÃO TELEVISIVA SERIADA EM CONTEXTOS TRANSNACIONAIS E TRANSCULTURAIS: um olhar sobre o catálogo brasileiro da Netflix | “Cultura das Mídias” |
CONTRA A PAISAGEM | “Cultura das Mídias” |
A MORTE EM MILISSEGUNDOS: a estética forense contra a violência do Estado | “Cultura das Mídias” |
AQUI ESTÁ MAKUNAÍMA: palimpsestos, hibridismos e cultura midiática | “Cultura das Mídias” |
“As mulheres não são coitadinhas”: a participação feminina em podcasts masculinistas | “Cultura das Mídias” |
Nem tudo é “dorama”: Orientalismo, K-dramas e os fãs brasileiros da Onda Coreana | “Cultura das Mídias” |
O gênero policial em webséries brasileiras originais da Netflix | “Cultura das Mídias” |
ESTRUTURAS DO PROTAGONISMO EMPODERADO: uma análise codificada das personagens femininas no cinema de animação contemporâneo | “Cultura das Mídias” |
PLATAFORMAS DIGITAIS E ECONOMIA DA ATENÇÃO: abordagens sobre o direcionamento de interesses na Internet para mudança social | “Cultura das Mídias” |
Memes em jornais on-line, novo formato ou novo gênero? | “Cultura das Mídias” |
INCOMUNICAÇÃO: os desafios das convivências, das indiferenças e das escutas | “Epistemologia da Comunicação” |
IMPERATIVO DECOLONIAL E A DESOBEDIÊNCIA ESPITÊMICA DA COMUNICAÇÃO | “Epistemologia da Comunicação” |
Rastreando questões comunicacionais | “Epistemologia da Comunicação” |
A COMUNICAÇÃO NA BASE ONTOLÓGICA DA DIFERENÇA DO ANTI-NARCISO: imanência e criação em Metafísicas canibais e no perspectivismo ameríndio | “Epistemologia da Comunicação” |
O éthos sônico e a dimensão comunicacional: potscriptum | “Epistemologia da Comunicação” |
EMARANHADOS DE UMA EPISTEMOLOGIA DE AFRONTA | “Epistemologia da Comunicação” |
DA INVISIBILIZAÇÃO AO ABUSO NA AUTORIA DE IMAGENS AUDIOVISUAIS | “Epistemologia da Comunicação” |
MIDIOSFERA DISRUPTIVA: desafios epistêmico-comunicacionais da noticiabilidade midiatizada | “Epistemologia da Comunicação” |
UMA DIALÉTICA QUE SURGE DAS CONTRADIÇÕES NACIONAIS DA INDÚSTRIA CULTURAL: a objetividade da crítica dialética elaborada no interior da Economia Política da Comunicação | “Epistemologia da Comunicação” |
A MIDIATIZAÇÃO NAS FEDERAIS DAS PÓS-GRADUAÇÕES EM COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE | “Epistemologia da Comunicação” |
A DIGITALIZAÇÃO DO TWO STEP FLOW: uma revisão epistemológica sob a perspectiva da desinformação | “Epistemologia da Comunicação” |
ENTRE LUHMANN E HABERMAS: pressupostos para uma metateoria das tensões comunicacionais | “Epistemologia da Comunicação” |
O conceito de midiatização em Veron: pistas para acompanhar um giro epistemológico | “Epistemologia da Comunicação” |
A MISÉRIA SIMBÓLICA DO TRABALHO: pensar o trabalhador do século XXI à luz da filosofia social de Bernard Stiegler | “Epistemologia da Comunicação” |
Suco de Joystick: aproximações conceituais para uma teoria da mecânica-narrativa | “Epistemologia da Comunicação” |
Impactos da Pandemia na Distribuição Cinematográfica: Estudo de Caso das Estreias de Dois Longas-Metragens da Vitrine Filmes | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
A mise-en-scène artificial de Wes Anderson | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
“CARICATURAS ANIMADAS”: Cinejornais, imprensa e espetáculos de palco na origem do cinema de animação no Brasil | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
O quadro da História | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
Entre coaches e vloggers: Scorsese em meio à política de imagens contemporânea | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
Vozes sobreviventes: as narrativas ordinárias na obra Ruínas de Manuel Mozos | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
O QUE OPERA A PAISAGEM? Três perspectivas no cinema contemporâneo | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
Os Outros de Abbas Kiarostami: Bezhad Dorani | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
Digitalização de documentos a partir da câmera fotográfica: da teoria às articulações práticas. | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
Por uma análise sensível: corpo e sensorialidade como ponto de partida metodológico | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
O DIALETO DA DIFERENÇA : o início da vídeoarte no Brasil | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
ENCRUZILHADAS COSMOPOÉTICAS: 25 (1974-1976) e o paradigma anarquívico | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
Abjetos e o informe: duas estratégias do cinema brasileiro contemporâneo | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
A CIDADE EM AMOR DE MÃE: A PAISAGEM URBANA NA CINEMATOGRAFIA DA TELENOVELA | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
O filme musical e os modos intermidiáticos da atração | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
PATRICIO GUZMÁN, EL FILME-ENSAYO Y LAS FORMAS CINEMATOGRÁFICAS DE LA MEMORIA | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
PRODUÇÃO PARTILHADA DO CONHECIMENTO EM AUDIOVISUAL: a Imagem Fole da Congada de São Benedito de Gonçalves-MG | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
Waltinho ao pé do ouvido: Como a maneira afetiva de trabalhar do diretor Walter Salles reflete nos seus filmes? | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
CINEASTAS E IMAGENS DO PODER: políticas, estéticas e tecnologias | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
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TEMPORADA DE AFETOS NO CORAÇÃO DO MUNDO: imagens e sons que fundam um território | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
O Rio de Janeiro visto da sua Babilônia: interlocuções fílmicas transnacionais em um filme de Arne Sucksdorff no Brasil | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
QUE IMAGEM É ESSA? Espaço, tempo e o não humano na era digital | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
HONG SANG-SOO E O CARMA DA IMAGEM: a identidade transmundial ou um problema da semiótica no cinema | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
A VISADA TRANSNACIONAL NO CINEMA MODERNO | “Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual” |
PROBLEMAS SEM SOLUÇÃO: uma análise da pesquisa social das afecções nas relações de trabalho organizacionais | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
A SANTA É DE SALVADOR! Estratégias discursivas da Prefeitura Municipal no acontecimento da canonização de Irmã Dulce | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
GESTÃO DA REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: práticas e desafios | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
REPUTAÇÃO CORPORATIVA COMO OBJETO DE ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DE COMUNICAÇÃO E CONSUMO | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
POR UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: identificando pontes invisíveis nos ambientes organizacionais. | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
LINGUAGEM INCLUSIVA E NÃO SEXISTA NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA JUSTIÇA ELEITORAL | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
Dois sonhos na mesma cama: a comunicação intercultural na integração pós-aquisição de empresa chinesa no Brasil | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
COMUNICAÇÃO PÚBLICA, EMOÇÕES E AFETOS: estratégias de comunicação de universidades públicas no Instagram | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
Sujeição e agência à luz das instituições: O diário do hospício de Lima Barreto | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
Governança corporativa e comunicação organizacional: Dimensões da comunicação em documentos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
#SEPHORAKIDS: integridade da informação, ameaça à reputação e necessidade de educação midiática | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
IRROMPENDO DAS PROFUNDEZAS: o colapso da Mina 18 da Braskem como acontecimento comunicativo | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
COMUNICANDO A JUSTIÇA: a esfera judicial nas redes sociais digitais e a aplicabilidade do conceito de Comunicação Pública | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
DISPUTAS VELADAS NOS DISCURSOS JORNALÍSTICOS: Por que as notícias sobre drogas são como são? | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
A EMERGÊNCIA DE UMA EXPERIÊNCIA PÚBLICA ORGANIZACIONAL: Tensões e potências no canal “Francisquinha Alves – O Bom do Alzheimer” | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
DIVERSIDADE NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS: a comunicação da Petrobras | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
DA DENÚNCIA AOS PACTOS: o contradiscurso sobre a mineração num processo de advocacy global | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
A UFSM E SUA POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO: uma análise à luz do Modelo de Bueno (2009) e a partir da escuta das percepções dos atores envolvidos | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
Novos tons de verde: explorando lógicas contemporâneas de greenwashing a partir da mineração | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
PRETAS E PARIDAS E AMAZÔNIDAS: uma análise discursiva da enunciação do Coletivo Pretas Paridas de Amazônia na mídia social digital Instagram | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
Comunicação preventiva no contexto dos ataques em escolas: análise da cartilha do MEC | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
Governança plataformizada: arquiteturas informativas digitais e novas práticas de governança | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
Ondas migratórias e campanhas de saúde pública: por uma comunicação organizacional dialógica | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
A COMUNICAÇÃO PÚBLICA SUBMETIDA À MORALIDADE RELIGIOSA: postagens de Jair Bolsonaro no Instagram (2019-2020 | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
Comunicação organizacional e diversidades: sentidos propostos pela revista Exame | “Estudos de Comunicação Organizacional” |
A URSS à luz do pensamento jornalístico camusiano: uma análise de seus escritos jornalísticos (1944-1945) | “Estudos de Jornalismo” |
A midiatização das narrativas jornalísticas de subjetividade | “Estudos de Jornalismo” |
PESQUISADORES-JORNALISTAS: pistas para um método científico a partir de experiências coletivas | “Estudos de Jornalismo” |
JORNALISMO INDEPENDENTE NO NORDESTE: forasteiros informacionais em cidades interioranas | “Estudos de Jornalismo” |
Transformação digital no jornalismo brasileiro: reflexões a partir de um panorama geral | “Estudos de Jornalismo” |
JORNALISMO REGIONAL NORDESTINO: um estudo sobre a cobertura jornalística dos ataques de 2023 no Rio Grande do Norte | “Estudos de Jornalismo” |
A COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA NO GOOGLE: como a Inteligência Artificial é retratada em entrevistas com especialistas | “Estudos de Jornalismo” |
O CONCEITO DE JORNALISMO ESPACIAL A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO GEOJORNALISMO | “Estudos de Jornalismo” |
As referências do jornalismo: : cadeias de referência de checagens sobre a Covid-19 | “Estudos de Jornalismo” |
Implicações do uso das plataformas digitais no work-life balance de jornalistas brasileiros | “Estudos de Jornalismo” |
O ethos jornalístico à luz do Prêmio Esso de Jornalismo | “Estudos de Jornalismo” |
DISPUTAS ENTRE BOLSONARO E G1 NA COBERTURA JORNALÍSTICA DO ATAQUE A TIROS POR ROBERTO JEFFERSON | “Estudos de Jornalismo” |
A EVOLUÇÃO MULTIMODAL DO LONGFORM: formatos digitais que consolidam o jornalismo lento | “Estudos de Jornalismo” |
O livro como inscrição histórica do jornalismo de combate | “Estudos de Jornalismo” |
JORNALISMO DE BRECHAS E DEMOCRACIA: rigor e ética na prática profissional | “Estudos de Jornalismo” |
JORNALISMO, RACISMO E (DE) COLONIALIDADES NOS COLETIVOS ALMA PRETA E NÓS MULHERES DA PERIFERIA | “Estudos de Jornalismo” |
NARRAR COM O OUTRO APÓS A ESCUTA: “leitura de capítulo” e a cartografia de Daniela Arbex como caminho de vínculo no jornalismo | “Estudos de Jornalismo” |
EROS, THANATOS E A NOTÍCIA: a sedução do erótico e do mórbido na exposição de corpos fetichizados | “Estudos de Jornalismo” |
UMA ANÁLISE DO ENQUADRAMENTO DO PL 2.630 NA GRANDE IMPRENSA BRASILEIRA | “Estudos de Jornalismo” |
TELEJORNALISMO E IMAGENS TESTEMUNHAIS DA VIOLÊNCIA URBANA: o OTT e os dilemas da autoridade profissional | “Estudos de Jornalismo” |
SE NÃO TIVESSE VIRALIZADO SERIA NOTÍCIA? Viralização nos portais CNN, G1 e Folha de S. Paulo | “Estudos de Jornalismo” |
TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS ACIDENTADAS: seis padrões de carreira no jornalismo brasileiro | “Estudos de Jornalismo” |
JORNALISMO E CRISE EPISTÊMICA: Implicações da infraestrutura técnica | “Estudos de Jornalismo” |
“JORNALISMO FOI O QUE OS HOMENS FIZERAM COMIGO”: o Projeto Folha e o Projeto Otávio nos textos de Marilene Felinto | “Estudos de Jornalismo” |
MANUAIS DE JORNALISMO COMBATIVO, ENGAJADO E HUMANIZADO: perspectivas epistemológicas no jornalismo digital independente | “Estudos de Jornalismo” |
“Vocês da Imprensa”: Crachás escondidos como forma de fugir da violência contra jornalistas | “Estudos de Jornalismo” |
Suicídio na pandemia: o enquadramento dado por portais de notícia capixabas | “Estudos de Jornalismo” |
Valor-notícia, fator-notícia e noticiabilidade: análise comparativa das literaturas brasileira e estrangeira | “Estudos de Jornalismo” |
Por uma definição inicial de planejamento jornalístico | “Estudos de Jornalismo” |
DIVERGÊNCIAS ENTRE AS POSTURAS MIDIÁTICAS HEGEMÔNICAS E ANTIRRACISTAS: reflexões a partir do campo | “Estudos de Jornalismo” |
DA TV PARA AS MÍDIAS SOCIAIS: o perfil do Instagram da TV Cidade Fortaleza | “Estudos de Jornalismo” |
PROJETANDO A TECNOLOGIA 5G: reflexões a partir da filosofia do jornalismo | “Estudos de Jornalismo” |
CLEMENTINA DE JESUS: pessoa-poesia em narrativas mediáticas | “Estudos de Memória e Comunicação” |
1964 – O Brasil entre armas e livros e Argentina 1985, as formações discursivas entre o documentário e a ficção. | “Estudos de Memória e Comunicação” |
A memória do fogo: Resgates e relatos sobre o Museu Nacional | “Estudos de Memória e Comunicação” |
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Turismo de Memória no Brasil: a emersão do patrimônio negro em territórios outrora segregados | “Estudos de Memória e Comunicação” |
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A Pequena África no Instagram: território e memória | “Estudos de Memória e Comunicação” |
A COBRA NÃO FUMOU: uma guerra de narrativas em que nãos existe heróis nacionais | “Estudos de Memória e Comunicação” |
HINO AO INOMINÁVEL (2022) – entre memória e esquecimento | “Estudos de Memória e Comunicação” |
IMPREVISIBILIDADE SEM FIM: memórias (do futuro) e temporalidades em Ouverture Of Something That Never Ended, da Gucci | “Estudos de Memória e Comunicação” |
A estética fantasmática e a presença dos ausentes na produção artística latino-americana contemporânea | “Estudos de Memória e Comunicação” |
COMUNICAÇÃO MULTISSENSORIAL E MEMÓRIA: quando cheiro vira gosto | “Estudos de Memória e Comunicação” |
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MEMÓRIA CAPIXABA E PLATAFORMIZAÇÃO: a Midiateca Capixaba e a reprodutibilidade em acervos digitais | “Estudos de Memória e Comunicação” |
O símbolo mnemônico e a constituição de uma esfera de aparecimento pelo artefato gráfico urbano “sinpapeles” | “Estudos de Memória e Comunicação” |
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E O QUE QUE SOBROU PRA MIM? O lugar de Jovelina Pérola Negra na memória coletiva dos arquivos digitais no Youtube | “Estudos de Som e Música” |
DECODIFICANDO CHARTS: um estudo sobre práticas de data fandom entre fãs brasileiros do BTS | “Estudos de Som e Música” |
Ambiente, Atmosfera e Audibilidade L.O.F.I. – Lábil e Oscilatória quanto ao Foco de Investimento | “Estudos de Som e Música” |
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O CORPO COMO ÓBICE: um professor como (péssimo) dançarino de brega paraense | “Estudos de Som e Música” |
Do lápis ao MIDI: o impacto da tecnologia em diferentes aspectos da trilha musical orquestral cinematográfica | “Estudos de Som e Música” |
Oficina das Minas: a polinização do samba feito por mulheres em Niterói | “Estudos de Som e Música” |
A imagem fotográfica do tropicalismo segundo Gal Costa: uma observação do corpo da artista nas capas dos discos de 1969 a 1973 | “Estudos de Som e Música” |
A ESTÉTICA DO DRAMA SERIADO COMPLEXO E A EMERGÊNCIA DA ANTI-HEROÍNA: uma análise estilística de Irmandade (Netflix, 2019-)1 COMPLEX SERIAL DRAMA AESTHETIC AND THE EMERGENCE OF ANTI-HEROINE: stylistic analysis of Brotherhood (Netflix, 2019)’ | “Estudos de Televisão” |
Accountability em um reality show | “Estudos de Televisão” |
AS EXPRESSÕES DE CENSURA NA TRANSMISSÃO TELEVISIVA DAS ANIMAÇÕES JAPONESAS ENTRE 1990 E 2010 | “Estudos de Televisão” |
Em nome da mãe, da filha e da Bruaca branca: Gênero e Violência nas novelas da TV Globo | “Estudos de Televisão” |
RESPONSABILIDADE E INTELIGÊNCIA: Ciência Todo Dia e narrativas audiovisuais sobre ciência | “Estudos de Televisão” |
OS MONSTROS SOMOS NÓS: reflexões sobre o horror contemporâneo a partir da série de ficção Os Outros | “Estudos de Televisão” |
Contra os fatos, sonhos: a fabulação em “Rainha Charlotte: uma história Bridgerton” | “Estudos de Televisão” |
O panorama das pesquisas sobre salas de roteiristas de séries de brasileiras de ficção em plataformas de streaming (2016-2023) | “Estudos de Televisão” |
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER QUE ABORTA EM TELENOVELAS BRASILEIRAS | “Estudos de Televisão” |
COMPLEXIDADE NARRATIVA E LITERACIA MIDIÁTICA: uma proposta teórico-metodológica de análise do universo ficcional e do backchannel | “Estudos de Televisão” |
O PODER DO ARGUMENTISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA: QUANDO A TELENOVELA SE TORNA OBRA FECHADA – NARRATIVA, ESPECTATORIALIDADE, AUTORIA | “Estudos de Televisão” |
“UMA MOÇA LINDA E SORRIDENTE”: feminicídio televisionado, imagens de sofrimento e a vítima ideal | “Estudos de Televisão” |
ELEMENTOS E RECURSOS AUDIOVISUAIS DAS TELENOVELAS BRASILEIRAS | “Estudos de Televisão” |
Fé em Cena: Representatividade na Telenovela Brasileira | “Estudos de Televisão” |
Maratona de séries – mapeamento do campo e uma proposta de definição para o fenômeno | “Estudos de Televisão” |
A TELEVISÃO, HOJE: TransTV – a televisão como ecossistema digital-narrativo | “Estudos de Televisão” |
PLATAFORMIZAÇÃO DA TV PÚBLICA NO BRASIL: um estudo sobre a TV Brasi | “Estudos de Televisão” |
GABI OLIVEIRA: o rosto negro que interpela representações midiáticas do humano | “Estudos de Televisão” |
A TV NO DIGITAL: Um estudo de caso da interatividade do Jornal Nacional em 2023 | “Estudos de Televisão” |
BRASIL PARALELO E A COMODIFICAÇÃO DA CONFIANÇA: ecos da censura na governança dos catálogos infantis | “Estudos de Televisão” |
NARRATIVAS BREVES, COTIDIANAS E FEITAS PARA SEDUZIR: Considerações sobre o jornalismo audiovisual nas plataformas | “Estudos de Televisão” |
Entre Nostalgia e Revisionismo: o “passado dourado” de “Mad Men” | “Estudos de Televisão” |
“CONQUISTA O QUE QUER SÓ QUEM TRABALHA”: a racionalidade neoliberal no programa Eliana | “Estudos de Televisão” |
SERIADOS TELEVISIVOS FICCIONAIS NO BRASIL: a gestão de Daniel Filho na Globo | “Estudos de Televisão” |
HISTÓRIAS DE AMOR DURAM APENAS CINQUENTA HORAS: as tramas românticas das dizis turcas | “Estudos de Televisão” |
TELEJORNALISMO EM PLATAFORMAS DE REDES SOCIAIS: uma proposta metodológica de análise | “Estudos de Televisão” |
EMERGÊNCIA CLIMÁTICA NO TELEJORNALISMO BRASILEIRO: DISCURSOS DO JORNAL NACIONAL SOBRE ONDAS DE CALOR | “Estudos de Televisão” |
BRILHANTE AUTOESTIMA AOS 15: os sentidos relativos à empoderamento em séries juvenis brasileiras | “Estudos de Televisão” |
A INTERDEPENDÊNCIA ASSIMÉTRICA REVISITADA: Netflix adiciona múltiplas camadas ao fluxo global da televisão | “Estudos de Televisão” |
REACT COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA DISCURSIVA MULTIPLATAFORMA | “Estudos de Televisão” |
RISCOS À DIVERSIDADE NO ECOSSISTEMA DE PODCASTING NA AMÉRICA LATINA | “Estudos Radiofônicos” |
RADIONOVELA COMO ESTRATÉGIA PARA BARRAR A DESINFORMAÇÃO NA SAÚDE | “Estudos Radiofônicos” |
METODOLOGIAS EM CIRCULAÇÃO EM ARTIGOS SOBRE RÁDIO NA COMPÓS | “Estudos Radiofônicos” |
ENTRE O IMPASSE E A ESPERANÇA: a realidade de emissoras de rádio de Curitiba (PR) frente ao processo de migração AM/FM | “Estudos Radiofônicos” |
“O RÁDIO ANTES DO RÁDIO”: um exame dos anúncios dos periódicos carnavalescos de Belo Horizonte (1906-1934) | “Estudos Radiofônicos” |
A PLAYLIST COMO FORMATO: dimensões da prescrição musical do rádio à recomendação algorítmica | “Estudos Radiofônicos” |
“Até as princesas soltam pum”: o ludens narrativo no podcast “A Mary conta – hora de dormir” | “Estudos Radiofônicos” |
O True Crime em podcast: reflexões pela perspectiva sonora | “Estudos Radiofônicos” |
AS PROFISSIONAIS DO RÁDIO PAULISTANO ENTRE OS ANOS 1920 E 1950 | “Estudos Radiofônicos” |
RÁDIO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: POSSÍVEIS IMPACTOS DAS FERRAMENTAS DE IA NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DO MEIO | “Estudos Radiofônicos” |
GLOBOPLAY E RAIPLAY SOUND: organização das produções em áudio e a presença dos podcasts jornalísticos | “Estudos Radiofônicos” |
EPISTEMOLOGIAS DOS ESTUDOS RADIOFÔNICOS: construir a pesquisa com lentes plurais | “Estudos Radiofônicos” |
Os Negros que Fazem o L e Roubam Celulares para Tomar Cerveja: Como o Pensamento Meme Reforça Imaginários Sociais do Bairro de Copacabana | “Imagem, e Imaginários Midíaticos” |
A incrível história de como Jair Bolsonaro evitou a terceira guerra mundial: memética, imaginário e imagem dialética | “Imagem, e Imaginários Midíaticos” |
CAMPUS PARTY BRASIL: O EVENTO COMO MEIO DE CONSTRUÇÃO DE UM IMAGINÁRIO TRIBALISTA | “Imagem, e Imaginários Midíaticos” |
AQUI HÁ DRAGÕES: o serial killer e a banalidade do monstro | “Imagem, e Imaginários Midíaticos” |
O Retorno Mítico à Terra-Mãe: a comunicação simbólica com a África negra através dos ritos | “Imagem, e Imaginários Midíaticos” |
A TRANSFIGURAÇÃO DO CORPO SOB O OLHAR DA TATUAGEM, UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA SUA NATUREZA. | “Imagem, e Imaginários Midíaticos” |
A água simbólica fértil, feminina e amorosa na série sul-coreana Something in the rain | “Imagem, e Imaginários Midíaticos” |
Hip-Hop 50 anos: A transgressão como estratégia de autoafirmação | “Imagem, e Imaginários Midíaticos” |
UMA ANÁLISE DA PÓS-VIDA DA IMAGEM DO DIABO A PARTIR DO PERSONAGEM LUCIFER DA NETFLIX | “Imagem, e Imaginários Midíaticos” |
IMAGENS E MEMÓRIAS ARTIFICIAIS: A publicidade do Itaú e as seleções femininas de futebol | “Imagem, e Imaginários Midíaticos” |
´Territórios imaginales: o imaginário ameríndio vivo | “Imagem, e Imaginários Midíaticos” |
O Trabalho do Inorgânico e da Invisibilidade na Associação entre Licantropia e Quilombo | “Imagem, e Imaginários Midíaticos” |
Cidade-metamórfica: as escamas do Rio de Janeiro e o legado da serpente cósmica | “Imagem, e Imaginários Midíaticos” |
O DESVIO EM GUY DEBORD | “Imagem, e Imaginários Midíaticos” |
O FANTASMA NA MÁQUINA: O SUJEITO CIBORGUE NA PÓS-MODERNIDADE | “Imagem, e Imaginários Midíaticos” |
IMAGINÁRIO SOCIAL NA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA: REPRESENTATIVIDADE DAS PROTAGONISTAS NEGRAS | “Imagem, e Imaginários Midíaticos” |
TESSITURA EM FLUXO: transformações imagéticas da Guerra da Ucrânia | “Imagem, e Imaginários Midíaticos” |
MAPA PARA MINA DE OURO: atualidade colonial na ditadura militar brasileira | “Imagem, e Imaginários Midíaticos” |
INTERFACES COMUNICACIONAIS AMIGÁVEIS E GÊNERO: um levantamento preliminar sobre a representação feminina das assistentes virtuais | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
DE(RE)PLATAFORMIZAÇÃO, JUNK NEWS E ESTRANHEZA INFRAESTRUTURAL NO BRASIL: o caso Monark | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
A PLATAFORMIZAÇÃO DA PUBLICIDADE E AS TECNOLOGIAS DE INFLUÊNCIA DIGITAL: infraestrutura, mercados e governança | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
Mundo midIAtizado: Compreendendo Inteligência Artificial sob os estudos de midiatização | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
A BATALHA DE MUITOS, O GLAMOUR DE POUCOS: esports, materialidades e intervenções desviantes no cenário brasileiro de Free Fire | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
ECONOMIA DO CRIADOR: transversalidades da Indústria Criativa no Metaverso | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
DA WEB PARA AS URNAS: a influência das fake news na ascensão da ultradireita na era BolsoTrump | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DO JORNALISMO EXPANDIDO: Navegando em aplicativos de conversa e redes sociais digitais | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
MARAJO NA MÍDIA: a circulação de fatos e fakes no agendamento de notícias via redes sociais | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
INFINITOS MURADOS: estado da arte de produtos audiovisuais projetados para o streaming | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
TV 3.0 E A JORNADA DO TELESPECTADOR/INTERATOR | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
Três funções das infraestruturas de publicidade programática para a desinformação: financiamento, legitimação e enganação | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS E O DESAFIO DA INCLUSÃO CIBERCULTURAL: experimentações criativas do projeto de extensão Metaversidade | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
Infraestruturas de cabos submarinos e mudanças climáticas: Sensos de Conexão na Praia da Macumba | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
GAME DESIGN PLATAFORMIZADO: Paradigmas de criação de jogos na documentação do Roblox Studio | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
DINÂMICAS COMUNICACIONAIS DE GRUPOS POLÍTICOS NO TELEGRAM: Estudo de caso sobre radicalização | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
Do sujeito político ao sujeito computável: Uma genealogia do usuário digital | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
ISSO A GLOBO NÃO MOSTRA EM CONVERGÊNCIA: proposta metodológica de análise para big data, redes sociais e produtos televisivos. | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
VIDEOGAMES, AGÊNCIA, EXPERIÊNCIA ESTÉTICA | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
Vi no WhatsApp: Uma Cartografia das Controvérsias sobre a atuação do Poder Judiciário e a desconfiança sobre o processo eleitoral durante o 2º turno das eleições 2022 | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
A PERSPECTIVA DOS TRABALHADORES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO BRASIL | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
(RE)ELABORAÇÃO DA NÃO MATERNIDADE A PARTIR DE COMUNIDADES ON-LINE DE MULHERES SEM FILHOS | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
Sobre produtos de consumo e a essência do Jogo | “Materialidades Digitais e Praticas Comunicacionais” |
A MULHER PÓS-BINÁRIA E AS NOVAS SUBJETIVIDADES DIGITAIS: uma Análise de Categorizações de Pertencimento | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
LACRAÇÃO E DISCURSOS POLÍTICOS NO INSTAGRAM: a utilização de vídeos-recorte das sessões da Câmara dos deputados nos perfis dos políticos | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
Discursos sobre o anormal nos relatórios de censura: o caso de José Mojica Marins | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
A ROTEIRIZAÇÃO DA REPORTAGEM ESPECIAL TRANSMÍDIA: uma proposta metodológica | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
Aproximações entre os conceitos de semiosfera e fronteira de Iúri Lotman e uma crônica literária | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
Foi por pouco: a Amazônia na mira da desinformação e da política ambiental do governo Bolsonaro | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
PSICOLOGIA BOVINA E GENEALOGIA DO GADO: um exercício de compreensão dos “bolsominions” através de breves diálogos com Freud e Nietzsche | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
A nossa dor sai no jornal? Mídia, poder simbólico e o tratamento jornalístico da violência e do crime | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
Operações Enunciativas no Documentário “1964: O Brasil entre armas e livros” | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
A MATERIALIDADE DOS SENTIDOS: a análise de discurso como eixo de compreensão das relações de comunicação no mundo do trabalho | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
POLITIZAÇÃO DAS MENTIRAS SOBRE A POPULAÇÃO INDÍGENA: frequência e temática das informações na agência digital de checagem Lupa | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
O ESTATUTO DA POSITIVIDADE: Um Novo Sistema de Verdade e a Instrumentalização para o Controle | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
LIQUIDAÇÃO DO TEMPO LIVRE E DEVOÇÃO AO TRABALHO: um estudo sobre o portal Worklife da BBC | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
A PERSPECTIVA ECOLÓGICA DAS MÍDIAS SOB O VIÉS DA ANÁLISE DE DISCURSO DIGITAL | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
ANÁLISE DO DISCURSO: do telejornalismo à telenovela na grade da Globo | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
Construções de sentidos jornalísticos sobre abuso sexual nos esports: uma análise sobre o caso “MiT” | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
VULNERABILIDADE, VITIMISMO, CONFRONTAÇÃO, AÇÃO POLÍTICA: discursos e performances femininas contra a violência | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
“MAIS DO QUE UMA CONVERSA, UMA CONVOCAÇÃO”: discurso multimodal na produção de sentido ativista na construção de masculinidades | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
MOBILIZAÇÃO ANTIDEMOCRÁTICA E CIRCULAÇÃO DE CONTEÚDO DESINFORMATIVO: sentidos em torno no atentado do 8 de janeiro em grupos bolsonaristas no Telegram | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
PRÁTICAS INTERACIONAIS DE TRANSMISSÕES TELEVISIVAS AO VIVO NA WEB: um estudo de caso da cobertura televisiva da CNN Brasil no YouTube da manifestação de 25 de fevereiro | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
SALVACIONISMO ÀS AVESSAS: a cobertura da Chacina do Jacarezinho no ‘RJ1’ e os efeitos da indefinição do termo milícia no território fluminense | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
Missivas moventes: a metodologia epistolar como tecnologia sensível de comunicação | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
ENTRE O ONÍRICO, O PSICODÉLICO, O ESTRANHO, O FANTÁSTICO, O ETÉREO E A MEMÓRIA: as narrativas audiovisuais ficcionais produzidas com imagens geradas por inteligência artificial | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
A MARCA LAB DE EMICIDA NA 42ª SPFW: disputa de narrativas e regimes de alteridade e de visibilidade | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
COLETÂNEA DE REPORTAGENS DE EDITORIA DE SAÚDE E COMPORTAMENTO: um guia de saúde e bem-estar | “Práticas Interacionais, Linguagene e Produção de Sentido na Comunicação” |
Confissões da Diferença: olhares estéticos e discursivos acerca dos contrastes entre as duas gerações de “Confissões de Adolescente” | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
INFÂNCIAS AFROPERSPECTIVISTAS: as vozes das crianças negras numa transformação radical para “terrixistir” | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
INFÂNCIAS, ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E DIREITOS HUMANOS | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
LITERACIAS E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: a identificação de desinformação por alunos e professores do Ensino Médio | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
COMPREENDENDO-SE COMUNICADOR: o que dizem os jovens? | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
Comportamentos tóxicos ou violentos nos videogames: experiências e estratégias utilizadas por adolescentes | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
Entre a colmeia e a pólis: os desafios da identidade na implementação do projeto de extensão Polijovem | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
IDENTIDADE EM DISCUSSÃO: uma análise da revista Nosso Amiguinho | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
IMAGENS DESOBEDIENTES PARA CRIANÇAS? Representação, reparação e raça num episódio de The Proud Family (Disney+) | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
ANUNCIANTES E YOUTUBERS MIRINS NO BRASIL: uma análise do caso Mattel no canal da Julia Silva | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
Pesquisa-ação com adolescentes e jovens em contextos educomunicativos: reflexões metodológicas a partir de duas experiências de pesquisa | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
“Tudo, menos política”: o que as juventudes falam sobre a relação entre mídia e cidadania às vésperas de eleições? | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
“EM RUSSAS NÃO TEM”: percepções dos jovens estudantes de Russas sobre as dinâmicas de consumo de filmes em um contexto marcado pela ausência de cinemas | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
A GUERRA ENSINADA: estratégias discursivas do jornalismo infantojuvenil brasileiro na cobertura sobre o conflito entre Israel e Hamas | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
POLÍTICA DE SEGURANÇA NO TIKTOK PARA “JOVENS”: sociabilidades reguladas | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
Quem tem medo do abandono emocional? Uma análise da construção do horror em “Coraline” | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
Exposição e mal-estar no TikTok: percepções de uma influenciadora adolescente sobre riscos | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
Comunicação Mercadológica, Infância e Cultura Digital: facetas de protecionismo de mercado | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PROCESSOS COMUNICACIONAIS: as tecnologias e mídias digitais na perspectiva de crianças e adolescentes no contexto da educação básica | “Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes” |
O ESPAÇO COMUNICACIONAL DA LITERATURA MIDIATIZADA: apropriação de redes digitais na escrita de sujeitos periféricos | “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias” |
A Circulação de Discursos sobre a Onda de Calor no Brasil por meio do TikTok | “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias” |
SUJEITOS USUÁRIOS E ALGORITMOS DE RECOMENDAÇÃO: estratégias metodológicas em pesquisas nacionais | “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias” |
USOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR MULHERES PALESTINAS | “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias” |
O DISCURSO DO CIDADÃO DE BEM: uma análise crítica das manifestações racistas e lgbtfóbicas no Instagram do @noticiasnoface | “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias” |
DE ONDE FALA O TELESPECTADOR QUE PARTICIPA E INTERAGE NO TELEJORNALISMO REGIONAL: uma análise a partir da proposta de Jesús Martín-Barbero | “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias” |
Agenda para estudos do conceito de mediação no campo da Comunicação: uma provocação a partir das reflexões sobre o trabalho mediado por plataformas | “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias” |
As instituições midiáticas nas mutações culturais | “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias” |
CIRCULAÇÃO E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA: quando o acesso à notícia é barreira | “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias” |
RELATOS DE PARTO DOMICILIAR: informação, visibilidade e redes sociais | “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias” |
O hype e o meio: datificação, estética e expectativa | “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias” |
IDENTIDADES: uma exploração da mediação barberiana em pesquisas entre jovens polono-brasileiros e mulheres rurais | “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias” |
PRODUÇÕES DE SENTIDO EM TORNO DO CANCELAMENTO DE KAROL CONKÁ PELA PERSPECTIVA DOS FÃS | “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias” |
EL PAQUETE SEMANAL COMO DISPOSITIVO DE PODER: un estudio sobre la serie surcoreana El juego del calamar en Santa Clara, Cuba. | “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias” |
O QUE SIGNIFICA A LEITURA DE JOGOS LITERÁRIOS? Enigmas impressos na virada do século XX | “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias” |
ESTUDOS DE RECEPÇÃO EM JORNALISMO NO BRASIL: um panorama histórico | “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias” |
Conteúdo de entretenimento na Creator Economy: como marcas realizam campanhas com social creators no TikTok? | “Recepção, Circulção e Uso Sociais das Mídias” |