Comunicação e Cultura

Ementa: Comunicação, cultura e suas interfaces. As relações entre os meios de comunicação, a cultura onde atuam e suas dimensões subjetivas: a memória, a sensibilidade, a afetividade. Diálogos interdisciplinares com a história, a sociologia, a antropologia, as artes e os estudos culturais. Os cenários atuais e históricos da cultura da comunicação, considerando as mediações e os vínculos e, a partir destes, a ação integradora e os efeitos culturais das práticas midiáticas. Comunicação, identidade e identificações. Articulação entre espaço, corpo, texto e imagem, crises e tensões. As representações culturais da visualidade, da oralidade, da audibilidade, da gestualidade e dos territórios simbólicos e seus inversos – a invisibilidade, o silêncio, a sombra – em sua relação com as diferentes mídias. Cultura, memória e registro. Paradigmas, teorias e autores para uma reflexão acerca da relação entre comunicação e cultura.

Informações

Coordenador(a): Nísia Martins do Rosário (UFRGS) (nisiamartins@gmail.com)

Vice-Coordenador(a): Marina Ramos Neves de Castro (UFPA) (mrndecastro@gmail.com)