Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes

O GT de Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes abrange estudos teóricos e empíricos sobre os processos comunicacionais em suas relações com as infâncias e juventudes contemporâneas. O objetivo é refletir sobre o modo como agentes dispositivos e sistemas comunicacionais incidem na construção sociocultural dos modos de ser e estar de crianças e jovens e como a agência desses grupos sociais também afeta as dinâmicas comunicacionais. Nesses termos, o GT privilegia a discussão sobre a produção, circulação e apropriação midiáticas realizadas para, com e/ou por crianças e jovens em contextos analógicos e digitais. Nesse escopo, destacamos como temas acolhidos pelo GT: agentes mediadores da cultura comunicacional na sua relação com as infâncias e juventudes; aspectos éticos, técnicos e estéticos em produções culturais infantojuvenis; imaginários e culturas midiáticas das infâncias e juventudes; representações de crianças e jovens, com especial atenção a corpos, gêneros, raças/etnias e classes; socialização de crianças e jovens na interface com as telas; plataformização das vivências infantojuvenis; inclusão digital; mercantilização da cultura, usos de Inteligência Artificial e bem-estar de crianças e jovens; segurança de dados e privacidade; discursos de ódio e liberdade de expressão; direitos, espaços de participação, e ativismos comunicacionais; políticas públicas de comunicação e regulação sob a ótica de crianças e jovens; literacia midiática e práticas educomunicacionais; desenhos e práticas metodológicas participativas com crianças e jovens.

Informações

Coordenador(a): Inês Sílvia Vitorino Sampaio (UFC) (ines@ufc.br)

Vice-Coordenador(a): Monica Machado (UFRJ) (monica.machado@eco.ufrj.br)