Site: comunicacaoecultura.uniso.br
E-mail: comunicacao.cultura@uniso.br
Telefone: 15-2101-7104
Mídias
Coordenador(a)
MARIA OGECIA DRIGO (maria.drigo@prof.uniso.br)
Vice-Coordenador(a)
LUCIANA COUTINHO PAGLIARINI DE SOUZA (luciana.souza@uniso.br)
Área de concentração
Mídias
Linha de Pesquisa
1. Análise de Processos e Produtos Midiáticos
2. Mídias e Práticas Socioculturais
Ementa da Linha de Pesquisa
1 -Análise de Processos e Produtos Midiáticos
A linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos incorpora pesquisas sobre produtos e processos comunicacionais das mídias impressas, visuais, audiovisuais e hipermidiáticas, considerando-se também suas interfaces com outras áreas do conhecimento e que tratam de análise de processos e produtos midiáticos: a) enquanto narrativas contemporâneas; b) na perspectiva cultural; c) com foco na produção de sentidos da imagem, na sua relação com a palavra, com a cognição e com a técnica; ou na análise de imagem e de seus processos de visibilidade, interação, subjetividade, identidade e sociabilidade; ou na aplicação e desenvolvimento de metodologias de interpretação de imagens midiáticas.
2 -Mídias e Práticas Socioculturais
A linha de pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais acolhe pesquisas que desenvolvam metodologias e análises das práticas socioculturais e que tratam de: a) produtos midiáticos enquanto norteadores de socialização; b) relações dos produtos midiáticos com o contexto sociocultural e seu papel na cultura e nas formas sociais; c) formas de sociabilidade advindas das práticas comunicativas no espaço urbano e em instituições; d) características, mudanças históricas e estruturais dos meios de comunicação e suas implicações na produção de sentidos; e) relações entre as produções da arte e os meios de comunicação, como expressão e mediação entre grupos e culturas e f) relações entre práticas socioculturais e processos midiáticos vinculadas ao campo do lazer e do esporte.