2007 - Universidade de Sorocaba

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA – (PPGCC)

Site: comunicacaoecultura.uniso.br

E-mail: comunicacao.cultura@uniso.br

Telefone: 15-2101-7104

Mídias

Coordenador(a)

MARIA OGECIA DRIGO (maria.drigo@prof.uniso.br)

Vice-Coordenador(a)

LUCIANA COUTINHO PAGLIARINI DE SOUZA (luciana.souza@uniso.br)

Área de concentração

Mídias

Linha de Pesquisa

1. Análise de Processos e Produtos Midiáticos
2. Mídias e Práticas Socioculturais

Ementa da Linha de Pesquisa

1 -Análise de Processos e Produtos Midiáticos

A linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos incorpora pesquisas sobre produtos e processos comunicacionais das mídias impressas, visuais, audiovisuais e hipermidiáticas, considerando-se também suas interfaces com outras áreas do conhecimento e que tratam de análise de processos e produtos midiáticos: a) enquanto narrativas contemporâneas; b) na perspectiva cultural; c) com foco na produção de sentidos da imagem, na sua relação com a palavra, com a cognição e com a técnica; ou na análise de imagem e de seus processos de visibilidade, interação, subjetividade, identidade e sociabilidade; ou na aplicação e desenvolvimento de metodologias de interpretação de imagens midiáticas.

2 -Mídias e Práticas Socioculturais

A linha de pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais acolhe pesquisas que desenvolvam metodologias e análises das práticas socioculturais e que tratam de: a) produtos midiáticos enquanto norteadores de socialização; b) relações dos produtos midiáticos com o contexto sociocultural e seu papel na cultura e nas formas sociais; c) formas de sociabilidade advindas das práticas comunicativas no espaço urbano e em instituições; d) características, mudanças históricas e estruturais dos meios de comunicação e suas implicações na produção de sentidos; e) relações entre as produções da arte e os meios de comunicação, como expressão e mediação entre grupos e culturas e f) relações entre práticas socioculturais e processos midiáticos vinculadas ao campo do lazer e do esporte.