Site: https://www.pucrs.br/comunicacao/programa-de-pos-graduacao-em-comunicacao/
E-mail: famecos-pg@pucrs.br
Telefone: 51-3320-3658
FAX: 51-3320-3858
Práticas e culturas da comunicação
Coordenador(a)
Juremir Machado da Silva (Juremir@pucrs.br)
Área de concentração
Práticas e culturas da comunicação
Linha de Pesquisa
1. Cultura e tecnologias das imagens e dos imaginários
2. Política e práticas profissionais na comunicação
Ementa da Linha de Pesquisa
1. Cultura e tecnologias das imagens e dos imaginários
————————————————
Estuda práticas e produtos culturais nas mídias, englobando estéticas linguagens e estilos culturais e artísticos. Investiga suportes e produtos da comunicação no meio social, os imaginários da cultura emanada da mídia ou por ela influenciada. Investiga também as teorias sobre a cultura das mídias. Pesquisa os imaginários sociais e as tecnologias que os influenciam, produzem ou impulsionam, analisando modos de ser cotidiano, ações, estilos de vida, interação, lazer e entretenimento. Estuda as apropriações individuais ou coletivas das manifestações culturais, produtoras de subjetividade com mediação tecnológica. Abriga investigações a respeito de aspectos históricos, políticos artísticos e tecnológicos sobre imaginários sociais. Contempla estudos de cinema, audiovisual, redes sociais, cultural digital, indústria cultural, crítica de mídia, produção de sentido nas mídias, sociabilidades tecnológicas e midiáticas.
2. Política e práticas profissionais na comunicação
————————————————
Pesquisa práticas profissionais nas mídias e nos processos sociopolíticos que ocorrem ou decorrem de sua relação no campo da comunicação. Analisa, na mídia impressa, eletrônica e digital, as práticas profissionais, seus modos de fazer profissional, suas expressões, suportes e discursos do jornalismo, da publicidade e propaganda, do cinema, do audiovisual, das relações públicas e da comunicação organizacional. Pesquisa o fazer profissional fundamentado nas teorias e nos teóricos que o analisam, englobando os aspectos históricos, políticos, institucionais, mercadológicos e tecnológicos quando estes afetam as práticas profissionais enumeradas. Contempla investigações que enfocam os modos pelos quais são percebidas as práticas sociopolíticas que ocorrem na sociedade e as maneiras pelas quais esses fenômenos conjunturais incidem sobre as próprias áreas profissionais citadas, alterando suas rotinas, perspectivas, modos de produção e resultados.