Lista de Trabalhos Submetidos ao 34º Encontro Anual da COMPÓS – 2025

O período de submissões para o 34º Encontro Anual da COMPÓS foi encerrado em 24 de fevereiro de 2025, totalizando 550 trabalhos submetidos aos 24 Grupos de Trabalho (GTs). 

A lista de trabalhos divulgada nesta etapa tem caráter exclusivamente informativo e não implica em aceite, tampouco confirma a adequação dos textos às normas de submissão. A conformidade com as normas será verificada na próxima fase, durante o processo de avaliação e emissão de pareceres. 

Ao término da avaliação, cada GT selecionará 12 trabalhos, com base no sistema double blind peer review.

A lista final dos trabalhos APROVADOS será divulgada conforme o cronograma, a partir de 2 de abril de 2025.

Título
INTERFACES COMUNICACIONAIS: enfoques sobre a comunicação por campos vizinhos
O jornalismo político opinativo de Camus e o ocaso moral europeu
CÍRCULO DE BAKHTIN: sete laços de alteridade em perspectiva dialógico-comunicacional
A experiência estética do documentário Chão (2019), de Camila Freitas, no contexto das produções audiovisuais do MST
Por uma estética disco
Sobre narrativas, jornalismo, racismo (s) e algoritimos
Dimensões políticas de um fazer-sentir latino-americano na fotografia contemporânea
ENTRE MORTOS (DES)IDENTIFICADOS: santos, devoções e disputas de memórias em meio à Caminhada da Seca
A “CENSURA”DE VOLTA NO BRASIL? uma análise das redes discursivas dos candidatos à prefeitura da cidade de São Paulo sobre o banimento do X no Brasil
Métodos Digitais e Epistemologias Emergentes no Estudo do Discurso em Plataformas
A COBRA NÃO FUMOU: o esquecimento da memória brasileira nos filmes nacionais sobre a Segunda Guerra Mundial
Na Comunicação, a Experiência Estética
Perspectiva epistemológicas da comunicação na sociedade contemporânea
Encruzilhadas fílmicas, rotas afro-atlânticas
A noção de memória em Manoel de Barros
TRAVESSIAS AFRODIASPÓRICAS EM TRADUÇÃO AUDIOVISUAL: A ecologia marinha reconfigurada 
QUAIS SÃO AS PORTAS DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO? Uma análise das políticas de ações afirmativas de gênero nos PPG em Comunicação do Brasil
O LUGAR SOCIAL DO TEA NA NARRATIVA DOS FILMES: RAIN MAN E TEMPLE GRANDIN  
A PEDAGOGIA DE OYÁ: mulheres negras e a desconstrução da estética das colonialidades no currículo e ensino da Comunicação Social
Tecnologia e Representação Racial Moçambique e Brasil
CIBER-DESAFIOS POR UMA LENTE CRÍTICA DE GÊNERO: comparação Brasil – Itália  
Políticas Públicas de Comunicação do Supremo Tribunal Federal: a linguagem simples como objetivo estratégico
ESTRATÉGIAS DE DESINFORMAÇÃO NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2024 EM MOÇAMBIQUE: o caso dos posts  oficiais do candidato da FRELIMO no Facebook 
Trabalho precarizado, identidade estigmatizada:
o enfrentamento às opressões pelas mulheres camelôs
do Movimento Unido dos Camelôs – MUCA
“MINHAS BONECAS VOU ENCONTRAR”: a amizade como um fator de modulação de cenas musicais fortalezenses a partir da Berlim Tropical
O PESSOAL É POLÍTICO: as estratégias político-comunicativas da mobilização #ExposedCG
PODE O CONSUMO SER CITADINO? Entre sociabilidades, mediações, órteses e próteses em Montes Claros/MG
PRECISAMOS FALAR SOBRE POLARIZAÇÃO
O corpo totêmico como unidade mágica: uma concretude para as noções de magificação
PODE-SE EXPLICAR O JORNALISMO PELO SEU DISCURSO? Reflexões epistemológicas para uma matriz teórica do campo 
Mass Communication Research e o campo da comunicação no Brasil: uma influência a ser relativizada
A TRANSGENERIDADE EM NOVELAS: o casamento como acontecimento discursivo em A Dona do Pedaço, Elas por Elas e Renascer
STATUS ATUALIZADO DA CLASSE GERENCIAL: entre progresso e retrocesso
OS 50 ANOS DE PUBLICAÇÃO DE “AN INTRODUCTION TO APPLIED SOCIOLOGY” E AS LIÇÕES PARA A PESQUISA APLICADA EM JORNALISMO
O Retorno Mítico à Terra-Mãe: a comunicação simbólica com a África negra através dos ritos
DEBÍ TIRAR MÁS FOTOS: BAD BUNNY E A REINVENÇÃO DA MEMÓRIA LATINO-AMERICANA COMO ATO POLÍTICO
O trabalho do meme em humor anti-veg*nismo no Instagram: Reflexões sobre discurso de ódio e regulação das redes sociais
A RETÓRICA DA DIFERENÇA: outsiders e a estratégia do contraste na política
Análise de conteúdo do Estado Islâmico: estudo das capas da revista Dabiq (2014-2016)
Notas de uma diss track sobre mulheres negras no jornalismo cultural do rap nacional
O CASO PALADIN: as enchentes no Rio Grande do Sul e o peso das conspirações em mídias digitais na percepção do cotidiano de uma tragédia
Censura e Liberdade de Expressão: os discursos do livro de Coriolano Fagundes
O RÁDIO COMO HERÓI: desmistificando sua história
Multicartografias de cenas de São Paulo e Rio de Janeiro
O QUE É UM VÍDEO “SATISFATÓRIO”? Uma análise exploratória do ASMR no TikTok
COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO ÂMBITO DO CONSÓRCIO INTERESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA: transparência e interesse público
Cidadania comunicativa não conta cromossomos: pessoas com síndrome de Down em inter-relações com os processos comunicacionais
NEOFLUXOS COMUNICACIONAIS SOBRE A PAUTA CLIMÁTICA A PARTIR DA COP DA AMAZÔNIA NO INSTAGRAM
“Ainda estou aqui” e o cimento social
Ética antirracista na pesquisa em Comunicação: reflexões iniciais sobre a dimensão racial de práticas de pesquisa
DESINFORMAÇÃO EM PERSPECTIVA SEMIÓTICO-INTERACIONAL
AMBIÊNCIAS HOMOSSOCIOTÉCNICAS: homossociabilidade e homofilia com espaços masculinistas online
COMO AS NEWSLETTERS REFLETEM AS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO: Uma análise de conteúdo das newsletters matinais da Folha de S. Paulo e de O Estado de S. Paulo sob as lentes de Agenda Setting e Framing
TRANSPARÊNCIA EM ORGANIZAÇÕES PRIVADAS: perspectivas na comunicação
DIGITALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO POLÍTICA E PERSONALISMO ELEITORAL NO BRASIL: Análise da relação entre meios de informação e forma de escolha de candidatos nas eleições de 2024
AURA, FETICHE E MITO NA COMUNICAÇÃO DE MARCA
POR UMA TEORIA DOS ARQUIVOS E REPERTÓRIOS TELEVISIVOS: Rodrigo Apresentador, memetização e normatividade queer
COMUNICAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:  Interações, Simulação e Desafios Éticos na IA Generativa 
UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DOS ELEMENTOS SIMBÓLICOS NO PODCASTING COMO LINGUAGEM
Inteligência artificial e novos modelos de governança: quando algoritmos orientam os processos de tomada de decisão nas organizações
Ressonanâncias Científicas na Epistemologia da Comunicação
O PODCAST NAS DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS: domínio da educação em relação aos estudos radiofônicos
PLATAFORMAS DIGITAIS COMO SISTEMA DE APARELHOS E ESTRUTURAS HEGEMÔNICAS DE MEDIAÇÃO SOCIAL: Crítica a partir da hegemonia e da Economia Política da Comunicação (EPC)
MEMÓRIAS, IMAGENS E AFETOS EM  ARQUIVOS DE CROWDSOURCING DA PANDEMIA
A TEMPORALIDADE DOS MULTIVERSOS DIGITAIS: o futuro como repetição de presentes sobrepostos
O HEXÁGONO DA DESINFORMAÇÃO: análise do caso das urnas eletrônicas no sindicato de Itapeva
ANITTA CONTRA O RACISMO RELIGIOSO: a materialidade comunicacional do samba-enredo na persona midiática da Anitta
“AGORA EU VOU FAZER DO MEU JEITO”: A construção de anti-heróis e anti-heroínas na ficção seriada para streaming no Brasil
DO ÍNDICE AO MODELO: IA generativa, QR ControlNet e a produção de realidades sintéticas
“O DIFÍCIL NUNCA SERÁ ESTAR E SIM PERMANECER”: desafios e experiências das mulheres na produção musical brasileira
CAPITAL DE VISIBILIDADE E MOVIMENTO TRADWIFE: disputas de gênero nos processos de celebrização
PLATAFORMAS DIGITAIS, TRABALHO, RENDA E INFLUENCIADORES FINANCEIROS A LUZ DE MILTON SANTOS
O QUE AS PESSOAS SENTIRAM DURANTE O EVENTO DE 8 DE JANEIRO DE 2023
O fim do mundo é agora? A crise do futuro e o imaginário do fim nas ficções latino-americanas contemporâneas
ATRÁS DO GOL EU SIGO CANTANDO: análise discursiva dos cantos das torcidas de Grêmio e Internacional 
A TECNOLOGIA DO ESQUECIMENTO: como sistemas de informação, nos arquivos, colaboram para o apagamento da memória das mulheres e de pessoas pretas
ALEGRIA QUEER: Uma chave de leitura estética
Política de piedade e a violência contra a mulher na publicidade social
MAGRAS; MAGRAS, MAGRAS: a padronização do corpo inalcançável
AGRONEGÓCIO E SUSTENTABILIDADE NA IMPRENSA: uma análise discursiva a partir do Facebook
A Estética dos Afetos e o Cinema Pós-Noir: Uma Análise Contemporânea
ESTUDOS DE RECEPÇÃO E AS PESQUISAS NA INTERFACE MIGRAÇÕES E TECNOLOGIAS DIGITAIS
ESTUDOS DE RECEPÇÃO NA ERA DA DATAFICAÇÃO: início de uma discussão sobre novas propostas teórico-metodológicas
NEONAZISMO ESTADUNIDENSE NO CINEMA: Constelação Fílmica e conteúdo factual
GÊNERO, EQUALIZAÇÃO E NORMALIZAÇÃO: Renovação política e mídias digitais nas eleições para a Câmera dos Deputados em 2022 
RÁDIO E METODOLOGIAS: uma proposta para investigar a  caracterização de produtos midiáticos radiofônicos
AS POTENCIALIDADES DAS PAUTAS RACIAIS NO JORNALISMO ALTERNATIVO
Mito e imaginário na obra de Ailton Krenak 
IMAGEM E ESTIGMA: A Persistência da Demonização das Religiões de Matriz Africana na Mídia 
A SCHINDLERLIZAÇÃO DA MEMÓRIA NOS TESTEMUNHOS AUDIOVISUAIS DO MUSEU DO HOLOCAUSTO: uma análise dos arquivos da Fundação Shoah em Curitiba
Pandemia, pós-pandemia e inércia no combate à desinformação local pelo jornal Correio do Estado: uma análise de conteúdo de 2020 a 2023
A Retórica em miniatura: ethos e pathos de influenciadores de política na imagem de capa de vídeos no YouTube  
DO VENENO SOCIAL AO VIRAL: Erika Hilton versus Nikolas Ferreira
Morte e Luto: A adaptação do mito de Aquiles no cinema e literatura 
IMAGEM E ENGAJAMENTO: A VISIBILIDADE DO  PSICÓLOGO NO INSTAGRAM DURANTE AS INUNDAÇÕES  NO RIO GRANDE DO SUL
O CLÃ E A PANDEMIA NAS REDES: análise das estratégias narrativas da família Bolsonaro sobre a covid-19 no Telegram
MULTICULTURALISMO E MULTINATURALISMO:  sobre habitar o abismo do Antropoceno
CRESCER NA VILA: VIVÊNCIAS E TERRITÓRIOS PARA CRIANÇAS NEGRAS NA PERIFERIA DE VÁRZEA GRANDE
APONTAMENTOS METODOLÓGICOS PARA UMA SEMIOPRAGMÁTICA NA RECEPÇÃO: interações, marcas e consumidores no contexto dos games infantis
Pessoas idosas importam? Uma análise crítica sobre o tamanho do prazo de validade nos medicamentos
COMUNICAÇÃO, PRODUÇÃO DE SENTIDO E CONSUMO:  Construção da Identidade de Shiseido segundo Martine Joly
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS: uma Revisão Sistemática de Literatura sobre a promoção da saúde pública
QUANDO A COMUNICAÇÃO PÚBLICA É SILENCIADA: legislação eleitoral e o direito à informação nas capitais brasileiras nas eleições de 2024
A PERCEPÇÃO SOBRE A AMAZÔNIA BRASILEIRA DO PONTO DE VISTA DO NEGACIONISMO INTERNACIONAL: uma análise do fórum r/climateskeptics no Reddit
Aproximações entre os conceitos de semiosfera e fronteira de Iúri Lotman e uma crônica literária
O PROBLEMA DA CIRCULAÇÃO DAS IMAGENS: caso dos incêndios no Brasil e na Califórnia 
BUMBA MEU BOI DO MARANHÃO, CULTURA OU TURISMO: a quem atender primeiro?
DESAFIOS À SUSTENTABILIDADE DA EXPANSÃO DA REDE NACIONAL DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA DE RÁDIO
Centro-avante, Vingadores!: aproximações entre a cultura homossocial dos super-heróis e do futebol
Jornalismo Potencial: estratégias para práticas anti-imperialistas
COMUNICAÇÃO OUTRAMENTE: Um mergulho em Bom Mesmo é Estar Debaixo D’Água
AVALIAÇÃO DO SROI DE EMENDAS PARLAMENTARES NA SAÚDE: Impacto e Eficiência na Alocação de Recursos
QUEM É A MULHER NEGRA PARA A PUBLICIDADE BRASILEIRA: um estudo sobre representações e estereótipos em campanhas publicitárias
Close-up – uma conversa cinematográfica
QUEM PROTEGE AS MULHERES NA META? As novas políticas de conteúdo e a violência de gênero nas plataformas
O Problema do Planimétrico e a Transformação estilística de Wes Anderson
Narrativas publicitárias e storytelling: imagem e discurso em um anúncio imobiliário da MRV
CONSTRUINDO UM PROTOCOLO METODOLÓGICO PARA ANÁLISE CRÍTICA DE REPORTAGENS
EXERCÍCIO EPISTEMOLÓGICO PARA A COMUNICAÇÃO ESPIRALAR: primeiros apontamentos
ESTUDOS RADIOFÔNICOS E O CAMPO DA COMUNICAÇÃO: construção de um mapa de territórios e interfaces inter e multidisciplinares
RÁDIO COMO LUGAR DE MEMÓRIA: relações construídas e ambientes de escuta 
JORNALISMO E XENOFOBIA: outrificação e vulnerabilização humana
A PLATAFORMIZAÇÃO DO GRUPO GLOBO: o uso e a infraestrutura dos dados
A CULTURA DO CONSUMO: a constituição de identidades e os perfis de influenciadores digitais
“ESTOU COM AIDS”: narrativas midiáticas e o primeiro filme brasileiro sobre aids
O arquivo na pesquisa em história da televisão: improviso, colecionismo e ausência de políticas públicas
Obra cultural e científica: Contribuições de Otto Groth para a construção de Teorias do Jornalismo
Das constelações às compostagens de imagens: estéticas da vigilância e da contravigilância
Uma zona toda sua: memórias prostibulares no cinema documental
INTERSUBJETIVIDADE E COMUNICAÇÃO:  A abordagem filosófica e cultural de Vilém Flusser
ANÁLISE DA TELENOVELA PANTANAL: mediações, estética e função social conectadas ao ESG
GAME DESIGN PLATAFORMIZADO: Paradigmas de criação de jogos na documentação do Roblox Studio
A ENCENAÇÃO EM CAMADAS COMO POTÊNCIA CRIATIVA DA MISE-EN-SCÈNE FÍLMICA
Primeiro Congresso Meridional Integralista: um filme de extrema direita
Estudos sobre o Jornalismo no TikTok no Brasil e no mundo 
ESTUDOS BRASILEIROS DO IMAGINÁRIO NA COMUNICAÇÃO: pioneiros, heurísticas e dificuldades 
Aprendendo com as Lentes da Cidadania: A Experiência da Fotografia na Escola
O HERÓI CORROMPIDO NAS OBRAS COREANAS:  Sobreviventes depois do terremoto (2023) e Round 6 (2021- 2024) 
BARREIRAS À ENTRADA EM MERCADOS DIGITAIS
A CIRCULAÇÃO EXTRACEREBRAL DO IMAGINÁRIO OU A NULIFICAÇÃO DO ORGÂNICO
O IDOSO NÃO É UM PÚBLICO PARA A COMUNICAÇÃO: estado da arte sobre as pesquisas da pessoa idosa como sujeito pesquisado
JORNALISMO SOCIOAMBIENTAL em meio às disputas narrativas e resistências ecoterritoriais, uma proposta conceitual
REVISTA OESTE E O LIBERAL: interseções e dissonâncias narrativas na cobertura da CPI das ONGs
“NOSSO MARCO É ANCESTRAL. SEMPRE ESTIVEMOS AQUI”: implicações metodológicas para pensar a forma acampamento da comunicação 
CORPOS EM CENA: representatividade e estratégias narrativas na terceira temporada de Bridgerton
A comunicação como um campo de estudos epistemológicos
Lost media: os relegados pela lógica da indústria midiática
CONECTADOS E MASCULINOS: um mapeamento de literatura sobre a construção da identidade gay mediada por smartphones
Mimese jornalística como estratégia comunicacional na publicidade nativa de saúde
O estúdio virou terreiro?! – Irradiações da macumba pela rádio Tupi em 1936
“ASIÁTICO É TUDO IGUAL”: racismo recreativo e o riso nos comentários do TikTok de Bruna Tukamoto
DIVERSIDADE PARA QUEM? Ascensão e queda das políticas de diversidade, equidade e inclusão no Facebook/Meta
PARADIGMAS CIENTÍFICOS NAS NOTÍCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT): Uma Análise da Comunicação Institucional em 2023
ALDEANDO A CAMPANHA DIGITAL: o uso do Instagram na comunicação eleitoral de candidaturas indígenas em 2024
SOCIOMATERIALIDADES DO ESQUECIMENTO E POLÍTICAS DAS PLATAFORMAS: desafios para preservar rastros digitais do 8 de janeiro
TEM JORNALISTA NEGRA NO RÁDIO ESPORTIVO MINEIRO? a tripla opressão em ambiente branco e machista
A memória visual da contracultura nas capas dos discos dos Mutantes 
NARRATIVAS EM DISPUTA NO YOUTUBE: A Mediação Cultural do Canal Ei Nerd nas Críticas ao Filme Barbie
Espaços de Trabalho como Locais de Formação da Identidade Jornalística
MÉTODO EPISTOLAR: a escrita de cartas como metodologia sensível de comunicação
LEITURAS QUEER EM NARRATIVAS SERIADAS E O QUEERBAITING COMO UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING MAINSTREAM 
EMPRESAS E O ANTIRRACISMO: O PAPEL DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Sobre quem jogou antes: Breve panorama histórico do Jornalismo Esportivo
Em busca de uma definição de cinema científico (ainda que tentativa)
COVERT RESEARCH IN POLITICALLY HOSTILE DIGITAL ENVIRONMENTS
O que pode o cu? 
Interpelando as imagens de controle: uma análise das autorrepresentações de beleza por influenciadoras digitais negras no Instagram
O QUE AS LÉSBICAS CHUPAM? Tensionamentos de gênero e sexualidade em títulos de vídeos na plataforma PornHub
VISÕES SOBRE A ANÁLISE DO DISCURSO DE MICHEL FOUCAULT NA COMUNICAÇÃO
DESINFORMAÇÃO E RELAÇÕES DE CONFIANÇA: a experiência do movimento Hip Hop da RMBH 
COMUNICAÇÃO E CIBERESTÉTICA: a emergência dos avatares na mídia e cultura
PADRÃO DA DESINFORMAÇÃO CONTRA OS POVOS INDÍGENAS: enquadrando as fake news checadas pela agência Lupa
INTERAGINDO COM FILMES-ARQUIVOS:  reações do público aos trailers de documentários musicais.
O MOTIVO DA AUSÊNCIA: a figuração materna em Fleabag
A comunicação do Poder Judiciário
EMERGÊNCIA CLIMÁTICA E PODER DE VOZ DE JOVENS: narrativas, desafios e potencialidades
A MEMÓRIA DA GUERRILHA SOB DISPUTA: Viagem à Luta Armada (1996) escrevendo, tensionando e combatendo (n)o tempo lutado
PROCESSOS MIDIÁTICOS E TECNOLÓGICOS: perspectivas para uma vida religiosa a partir dos ambientes digitais
NARRATIVA, MEMÓRIA E EXPERIÊNCIA: mediações entre passado, presente e futuro a partir de Walter Benjamin e Paul Ricoeur
SOBERANIA DIGITAL E INFORMACIONAL: desafios da gestão de tecnologias, da comunicação pública e os reflexos para a cidadania
Apropriações tecnológicas e resistências interseccionais à exploração algorítmica: experiências brasileiras
UMA CONTRACARTOGRAFIA ENSAÍSTICA INTERTEXTUAL: Pepe, uma zoo-autobiografia 
FALANDO A NOSSA LÍNGUA: A folkmídia nos websites Jornal Cidade, A Hora do Sul e O Nacional
O CORPO REIVINDICADO: identidade e cidadania como mediações do ativismo gordo
O IMAGINÁRIO ENCARCERADO NA PRISÃO DAS IMAGENS AUTOGERADAS.
CINEMA-MUNDO: coleções, lugares, viagens 
EDITORA HARPERCOLLINS E 8080 BOOKS:  o interesse da Microsoft pelo mercado de livros 
PARA ALÉM DE UMA EFEMÉRIDE: as memórias de Boris Schnaiderman sobre a participação da FEB na Itália em oitenta anos de narrativas
RASTROS DA COMUNICAÇÃO NO CICLO DE VIDA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
A MEMÓRIA DO PLANETA AZUL: astronautas, COPs e inteligência artificial.
HIPERSEXUALIZAÇÃO POR ALGORITMO? Análise da influência do Instagram ao promover imagens hipersexualizadas
ANTIFEMINISMOS E SUAS APROPRIAÇÕES MIDIÁTICAS DIGITAIS: implicações para as esferas democrática e cidadã
Redação publicitária em plataformas freelancers: conflitos éticos em um nível meso
A Transparência Fotográfica e a Ontologia da Fotografia
CELULARES, CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL: uma análise crítica dos discursos de proteção do Governo Federal
DESINFORMAÇÃO, PÓS-VERDADE E A CIÊNCIA DO ABSURDO: análise do canal “Ajuda para Vacinados” do Telegram
Anitta, a Carmen Miranda digital: o imaginário midiático que se atualiza na circulação em imagens-totem
A VEZ DO LEITOR – moderação e manutenção das audiências ativas nas plataformas digitais dos jornais The Guardian e The New York Times
COMUNICAÇÃO PÚBLICA E ELEIÇÕES: o acontecimento das Enchentes de 2024 e sua tematização no  HGPE de Porto Alegre
A ORIGEM DO MUNDO EM UM CORPO COM ÚTERO: fotografia, memória e fabulações
MODALIDADES DA NOSTALGIA NO CINEMA:  O efeito da “nostalgização” das narrativas
O FASCÍNIO VISUAL E A FRAGILIDADE CRÍTICA: Imagens  como mediadoras do sentir contemporâneo 
Contratos, reposicionamento de mercado e gamificação da Twitch no Brasil
Educação, violência e interseccionalidades: um estudo interdisciplinar para a análise de dados do IBGE, Inep e Ipea, em 2019
TRATATIVAS PARA RETOMAR A ANÁLISE DAS PESQUISAS DE RECEPÇÃO E CONSUMO MIDIÁTICO: a produção de 2021 a 2025
“ESCURECEU TUDO LÁ ATRÁS? CLARI EFFECT RESOLVE”: branqueamento e biopolítica da beleza no Brasil contemporâneo
Trajetórias da produção de podcasts narrativos de ciência no Brasil 
Participação das plataformas digitais na produção de notícias
LITERACIA DO FÃ EM ANIMÊS:  a ressignificação do cânone de Shingeki no Kyojin no Youtube
“CONSTA NOS ASTROS, NOS SIGNOS, NOS BÚZIOS”: a astrologia entre o discurso e as narrativas em plataformas digitais
A paisagem do Antropoceno na fotografia contemporânea latinoamericana: as “Topografias da fragilidade”, de Ingrid Weyland
MIDIATIZAÇÃO INTENSIFICADA E LÓGICAS GESTIONÁRIAS: a expansão da comunicação organizacional para a construção de subjetividades contemporâneas no Instagram
POSITIVIDADE E EMPATIA: Construções Subjetivas em tempos do neoliberalismo
TRADIÇÕES IMAGINÁRIAS NA FOLHINHA DE MARIANA: almanaque epigrafado e temporalidades
ENTRE MONSTROS E REBELDES: Novas configurações das narrativas infantis
ESTETIZAÇÃO DAS POÉTICAS DE VIDA PELO ESPETÁCULO DIGITAL: uma análise da performance de influenciadoras digitais de Feira de Santana
Jornalismo econômico e capital financeiro. Dissecando a simbiose. 
AS BIG FIVE E A HEGEMONIA GLOBAL DA COMUNICAÇÃO: um panorama sistemático da presença das Big Techs no contemporâneo.
O MAL-ESTAR NOS RELACIONAMENTOS AMOROSOS: a retórica da desistência no TikTok
Temporalidade na mobilização social: notas sobre cidadania e políticas do tempo 
A IMAGEM DE JAIR BOLSONARO NA COBERTURA DO SENADO EM A VOZ DO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
A música em podcasts narrativos: diálogos entre estudos de rádio e de som no cinema 
SOBERANIA DIGITAL, DESINFORMAÇÃO E A SAÍDA DO X DO BRASIL
CARTOGRAFIAS DO MOVIMENTO TAPAJÓS VIVO: memórias, semioses e mídias
Entre likes e lapsos: Reflexões sobre a fragilidade da memória na era dos algoritmos
Corporeidade como abordagem teórica: uma discussão das relações interacionais na performance de cantores(as) populares
ENTRE A FAVELA E O FESTIVAL: o baile funk e a (des)construção da autenticidade
Aceleração Algorítmica, Crise da Soberania e Noopolítica: a Batalha pelo Controle das Redes
ENTES ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO DESASTRE: relações de poder e disputas de sentido na CPI da Braskem
COMUNHÕES EMOCIONAIS E AQUILOMBAMENTO: o cotidiano midiatizado de bichas pretas
ANÁLISE DA PUBLICIDADE DIGITAL: contribuições metodológicas da semiótica peirceana
COMUNICAÇÃO, SOCIABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: o mundo do trabalho das pessoas com deficiência motora
Estéticas Distópicas No Cinema: Nordeste Ficção Científica
QUEM TEM BOCA VAI A ROMA, OU: A filha de Calígula, entre a Vitória e o Triunfo
A Lei Maria da Penha como Produto na Sociedade da Informação e do Direito à Comunicação”
AUDIOVISUAL PARA PRIMEIRA INFÂNCIA: análise da série Me Explica! 
Os desafios das mulheres jornalistas na produção de biografias no Brasil (1990-2020)
CHECAGEM EM DEBATE: a conversação política a partir dos comentários no perfil da agência Lupa no Instagram
FUI RACISTA, MAS FOI SEM QUERER, MAS SE SERVIR A UMA SENHORA TUDO BEM: COMO ENTENDER AS DISPUTAS SIMBÓLICAS ATRELADAS AO RACISMO E “ESCRAVIDÃO” CONTEMPORÂNEA DOS PARTICIPANTES DO BBB24
Além da Smart City: Algoritmo do Oprimido na construção da cidadania
IMAGENS ALÉM DE TUDO: a destinação simbólica e o signo da denúncia na circulação de uma imagem do genocídio Yanomami
O DIA DO FOGO: Uma análise à narrativa dos incêndios florestais ocorridos nos governos Bolsonaro e Lula
HERÓIS IMPERFEITOS E MITOS MODERNOS: The Umbrella Academy e o Imaginário
SUPREMO EM CENA _ VISIBILIDADE E PODER: Retórica, Imagem e Exposição Midiática no Judiciário
O BLOCO AINDA ESTÁ NA RUA: circulações estéticas da experiência com Sérgio Sampaio
CONVERSAS SONORAS: com-posições de poetas e músicos de rua no Rio de Janeiro
ERRO JORNALÍSTICO OU FAKE NEWS? Tensões técnico-conceituais no ecossistema digital
As dissidências corpossonográficas das imagens de controle no bregafunk
MEMÓRIA E COMUNICAÇÃO: uma década da trajetória de  um Grupo de Trabalho
SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS?  Política e fé no meio evangélico 
DIVERSIDADE NAS EPISTEMOLOGIAS DE PESQUISAS SOBRE PODCASTING COM PERSPECTIVA DE GÊNERO
Cinema e teatro em Vaga carne (ou as camadas de um metadrama)
UM AXÉ PRA LUA: os 40 anos da axé music na perspectiva da cena musical em espiral
De cineasta amador a produtor de conteúdo: Estratégias narrativas emergentes nas redes sociais
José Luiz Braga e Ciro Marcondes Filho, um diálogo possível?
Diversidade Placebo: a dissidência dentro da dissidência LGBTQIAPN+ na atividade publicitária
SONS DO SABER: Representações da ciência em podcasts lusófonos no Spotify
DOODLES DA DIVERSIDADE E DO ORGULHO LGBTQIA+: tematizações, sentidos e tokenismo nos discursos organizacionais da plataforma Google
AS CAMPANHAS ELEITORAIS DE GUILHERME BOULOS: os limites da interatividade e do profissionalismo
QUANDO A REPRESENTAÇÃO POLÍTICA É TAMBÉM UMA LUTA POR RECONHECIMENTO: aproximações teóricas a partir do contexto do autismo no Brasil
RÁDIO LOCAL E REGIONAL NAS PESQUISAS EM MÍDIA SONORA DA INTERCOM: tendências e possíveis lacunas
COMENTARISTA DISFARÇADA: publicidade expandida, inteligência artificial e representação da mulher
O OLHAR COMO DADO: Uma abordagem metodológica para a pesquisa com imagens digitais
PUBLICIDADE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: proposta de modelo de literacia publicitária para crianças e adolescentes
Contradições na publicidade: Jacquin, o chef francês que cozinha, come e vende miojo
INTERDIÇÕES NA COBERTURA JORNALÍSTICA DE G1 E PODER 360 SOBRE TWEETS DE JAIR BOLSONARO NAS ELEIÇÕES 2022
ÉTICA NA ATIVIDADE PUBLICITÁRIA: contribuições de modelos de tomada de decisão
“OU NÃO PREFERIAM A MORTE À ESCRAVIDÃO OS NOSSOS ANCESTRAIS?”
Por uma revisão étnico-racial da história do jornalismo do Brasil: o Jornal da Revolta dos Búzios
“EU VOU TACAR FOGO NA PISTA ANTES QUE A NOITE ACABE”: escuta conexa e corporeidades dançantes na música popular massiva 
Espetacularização, desinformação e radicalização em vídeos de prefeitos catarinenses no Instagram
Corpo, memória e resistência: o livro-reportagem como testemunho das mulheres na Ditadura
“Copacabana é um caldeirão: Vestigios de memória de paisagem nas novelas Dancin Days e Babilônia”
EM BUSCA DE UMA COMUNICAÇÃO DE DESASTRE MAIS CIDADÃ: Avaliação da usabilidade de um sistema de monitoramento de informação na internet por lideranças femininas
ASSIMETRIAS ESTRUTURAIS NA CIRCULAÇÃO GLOBAL DO CONHECIMENTO E A SOBERANIA EPISTÊMICA EM UM MUNDO MULTIPOLAR
CIRCUITOS E MIDIOSFERAS: mutação epistêmico-comunicacional na política de desinformação
FRAGMENTOS NA OBRA DE DALTON TREVISAN: o conto-reportagem, a cidade e a república
“Bora monetizar!”: trocas de engajamento e a busca coletiva por visibilidade no TikTok
Gestão de produto no jornalismo: definições e propostas para a transformação digital
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO MIDIÁTICO NO FILME THE SUBSTANCE: uma análise bakhtiniana da influência eu-para-outro e outro-para-mim
O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DO SISTEMA PUBLICITÁRIO: entrelaçando saberes críticos, práticas e desafios do mercado
Contrapeso às Plataformas no Jornalismo? Reflexões sobre a aplicabilidade do conceito
COMO ANDA O TRABALHO CRIATIVO? Uma análise quantitativa da redação e da direção de arte em tempos de incertezas
REVISÃO DE LITERATURA SISTEMÁTICA (RLS): um panorama metodológico das dissertações defendidas no  PPGCom/UFT
CONSIDERAÇÕES SOBRE OS MOVIMENTOS ANTIVACINA: cartografia dos conceitos e seus desdobramentos
NOVOS AMBIENTES, NOVAS HISTÓRIAS
CONSTRUINDO CONHECIMENTO À DIREITA:  Livrarias Virtuais e a Construção de uma Intelectualidade Católica Conservadora no Brasil Contemporâneo
TRABALHA E CONFIA”: sentidos do trabalho na publicidade no estado do Espírito Santo
Producão Virtual na Dramaturgia da Globo
“LOS FASCISTAS NO BAILAN EN NUESTRA OBSCURIDAD?”: Seguindo as pistas digitais de um caso de cancelamento na subcultura gótica
DO CINETEATRO 5 DE JUNHO AO CINE JAGUAR: Memória e resistência 
EXPLORANDO A INTELIGENCIA ARTIFICIAL GENERATIVA PARA COCRIACAO AFRORREFERENCIADA
“A TERRA NÃO É NOSSA, NÓS SOMOS DA TERRA”: perspectivas contracoloniais, localizadas e interseccionais da ciência no Espaço do Conhecimento UFMG
VOZES COMUNITÁRIAS E JUSTIÇA AMBIENTAL: a visão de jornalistas independentes que atuam em comunidades costeiras de Recife e região
CONFIGURAÇÕES DO IMAGINÁRIO E DA SUBJETIVIDADE NA AMAZÔNIA PARAENSE URBANA: Uma análise da HQ Castanha do Pará 
INFLUENCIADORES NO JORNALISMO, INFLUENCIADORES DE NOTÍCIAS E JORNALISTAS-INFLUENCIADORES: Uma Categorização Preliminar da Intersecção entre Jornalismo e Influência Digital
UM CINEMA SUBMISSO: os filmes brasileiros da  Netflix e  Prime Video (2017-2025)
A fabricação bolsonarista da “ideologia de gênero” como o novo “perigo vermelho” comunista
MODA E INFLUENCIADORES DIGITAIS: uma análise sobre a produção de conteúdo no Fashion TikTok
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: O papel das Mídias na Produção de Sentidos 
O MUNDO INVERTIDO DOS ANOS 1980 EM FILMES DE TERRY GILLIAM, DAVID LYNCH E TIM BURTON
CONECTADOS E DISPERSOS: tecnologia, cotidiano e desafios no ambiente organizacional
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS EM PROCESSOS DE DESTRANSIÇÃO DE GÊNERO: o caso Catty Lares
DA AVENIDA PAULISTA AO PARTIDO MISSÃO: uma análise do funil de engajamento e da formação política do MBL
HUMOR NA CRÍTICA MILITANTE DE UM EX-COMEDIANTE: reação à quebra de tradições na invasão de stand-up de mulheres
ESTRANHO RESSENTIMENTO: da ambivalência ressentida e sua afinidade com o Unheimlich digital
COLETIVOS MIDIATIZADOS E PLATAFORMIZAÇÃO: o chat de Gaules no Perfect World Shanghai Major 2024
JORNALISMO ETNOGRÁFICO EM COBERTURAS DE LONGA DURAÇÃO: Considerações sobre a relação entre repórter e personagem no caso Rafael Braga
TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SUBSIDIADAS POR IMAGEM DIGITAL: convergências, dinâmicas e impactos 
MOVIMENTOS SOCIAIS E PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO: movimentação dos repertórios de ação coletiva 
A SOCIABILIDADE DO SOFRIMENTO NA PRÁTICA DA MORTE ASSISTIDA: refazendo o mundo e inventando linguagens
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: Uma Revisão Sistemática de Literatura sobre suas Aplicações e Desafios
CONFLITO DE INTERESSES NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA DE ESTADO: Desafios em prefeituras de municípios de pequeno porte
POR DE TRÁS DOS DISCURSOS: ideologia, regulação e soberania no pronunciamento da Meta
PERPETRADORES OU VÍTIMAS? O documentário “Soldados do Araguaia” e a questão da memória e da história
ENTRE CONSERVADORES E PROGRESSISTAS: ativismo social, opinião pública e a polarização política orientada para o consumo
Faces do debate sobre não-binariedade no Brasil contemporâneo: trajetos de sentido em narrativas de influenciadores juvenis
O princípio da carnavalização : um estudo sobre a materialidade carnavalizada brasileira
IMAGENS INTERVENCIONADAS: memória e  espectorialidade
‘A REALIDADE É A REALIDADE’ OU O CAMINHO DO MEIO: a tarefa reflexiva, mediação, pós-cinema e um de filme de Quentin Dupieux
O DESENHO COMO CONTRA-INSCRIÇÃO DA MEMÓRIA: reimaginando arquivos fotográficos
LUGAR DE FALA: notas para uma releitura do conceito
ENTRE PASSADOS, PRESENTES E FUTUROS: articulações temporais na série Fantástico 50 anos
CORRUPTION, POPULISM AND SOCIAL MEDIA: a comparative analysis of Facebook’s profiles from Italy, Brazil, and Portugal 
BAIANAS NA TV: uma abordagem interpretativa da notícia
Imagens de conflito na representação da alteridade: imaginação política e contra-narrativa em Fuocoammare e Notturno
Diversidade e gramática transnacional na série brasileira De volta aos 15, da Netflix
A atividade do usuário como matéria-prima da indústria da datificação
A PRODUÇÃO DE ETNOMÍDIAS COMO PRÁTICA DECOLONIAL EDUCOMUNICATIVA: uma abordagem a partir da criação do coletivo Nhembo’e Katu
INTERSECCIONALIDADE NA PRÁXIS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM CENAS LITERÁRIAS 
Imagem e som em crise: procedimentos investigativos da videoinstalação de Cristiana Miranda
COLONIALISMO DIGITAL NO AGRONEJO: O Imaginário Branco do Subgênero e suas Implicações Raciais
O CURSO DAS COISAS: a narrativa cinematográfica entre contingência e causalidade
SANKO FAMILLY: advocacy shareting e aquilombamento digital nas práticas digitais de uma família negra
Modos de viver, situações de exclusão, dignidade humana: desdobramentos da alteridade e da interação 
O espectador zero: a subjetividade no processo criativo da montagem cinematográfica
REPENSANDO A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL SOB A ÓTICA DA INTERSECCIONALIDADE
TRAUMAS TROPICAIS: violência e melodrama em “Propriedade”, de Daniel Bandeira
AQUI VOCÊ SE VÊ, AQUI VOCÊ TEM VOZ: a gestão estratégica de conteúdo como instrumento de inclusão e representatividade  
AMBIENTE DIGITAL DE ALTA FREQUÊNCIA: uma análise do regime de temporalidade do TikTok
AUDIOVISUAL EM REDE E DISSIDÊNCIAS SEXUAIS:  narrativas e reconhecimento
DESINFORMAÇÃO E INTEGRIDADE DA INFORMAÇÃO: uma revisão de literatura
GRÁFICO DE RADAR COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NOS ESTUDOS DE JORNALISMO: Uma análise comparativa de perfis nas redes sociais
“É a natureza, não tem o que fazer”: como telejornais brasileiros cobriram eventos climáticos extremos em 2024
A TECNOLOGIA CONTEMPORÂNEA E A TRANSFORMAÇÃO DA ATENÇÃO NA EXPERIÊNCIA MUSICAL 
O QUE TORNA O PRECONCEITO VISÍVEL?: uma análise do perfil @racismoinvisivel no Instagram
Representação sem representatividade?: mulheres negras na Revista Marie Claire
NÃO DEVER CORPOREIDADES: caminhos para interpretações visuais a partir das não-binariedades no Instagram
“PARTE DA REVOLUÇÃO FEMINISTA DA MINHA MATURIDADE”: estudo de caso sobre o ecossistema midiático Obvious e o Midiativismo feminista
MÍDIAS NEGRAS E ATIVISMO DIGITAL: o legado do Movimento Negro Brasileiro
CONFLUÊNCIAS E AFROFABULAÇÕES: entre mulheres kilombola, nós e as imagens-cascas
LUTA DE CLASSES LITERAL: Violência explícita no cinema brasileiro contemporâneo 
O TRABALHO COMO VALOR NAS REPRESENTAÇÕES FEMININAS EM TELENOVELAS BRASILEIRAS 
COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA NO ENSINO DE DESIGN: teoria e prática na construção de sentidos
MOVIMENTOS DATAFICADOS E RESISTÊNCIA ESTUDANTIL: usos táticos das materialidades da colaboração mediada por algoritmos
RELAÇÕES DE GÊNERO NOS ANDES: das filosofias originárias às postagens no Facebook
CRÍTICA CULTURAL: Processos de legitimação frente à midiatização da sociedade 
ANÁLISE DISCURSIVA PELO VIÉS INTERSECCIONAL: proposta metodológico para estudo do Coletivo Pretas, Paridas de Amazônia
CARTOGRAFANDO O TEMA DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES: um estudo sob a lupa da bibliometria
O GÊNERO (E A DIGNIDADE) DE IMANE KHELF SOB A VIOLÊNCIA CULTURAL MIDIÁTICA
PANAURALIDADE E AUDIBILIDADE MUSISSÔNICA: Diálogos Afirmativos entre Estudos de Som e Música
CCI e TEORIA CRÍTICA COMO POSIÇÃO EPISTEMOLÓGICA DO ENFRENTAMENTO À DESINFORMAÇÃO E AO POPULISMO
MEMORICÍDIO E HISTÓRIA DO RÁDIO NO BRASIL: vestígios do apagamento cultural de mulheres
Testemunho, ética do cuidado e injustiça epistêmica: elementos para uma epistemologia da comunicação
INTERFACES IMERSIVAS E A EXPERIÊNCIA DO VALE DA ESTRANHEZA EM PERSONAGENS VIRTUAIS 
“TODO O SEU AZEDUME”: a construção moral da solteirona em jornais brasileiros do século XIX
O CONCEITO DE DISPOSITIVO COMUNICACIONAL NAS RELAÇÕES DE COMUNICAÇÃO E TRABALHO VIA WHATSAPP: um estudo sobre os usos da linguagem pelas costureiras subcontratadas
O GÊNERO DA DIVA: Erika Hilton, as TERFs e os enfrentamentos aos discursos antitrans 
ÍDOLO À BRASILEIRA: o mito do herói e a construção  discursiva da revista Placar em torno do futebolista  Sócrates
A condição do olhar imperial
UNHAS INVISÍVEIS: autoficção e diálogo entre duas crianças viadas
ANÁLISE DA ESTRUTURA DOS PODCASTS MAIS ACESSADOS NA AMÉRICA LATINA: um estudo inicial sobre Brasil, México e Colômbia
HISTÓRIAS DE VIDA DAS PROFISSIONAIS DA RÁDIO UNIVERSIDADE FM (106,9): um retrato do ano de 2024
DEMASIADO HUMANO: perspectivas sobre criação e agência das tecnologias
FIGURAS DE OUSADIA PARA REFUNDAR UMA CENA UNIVERSITÁRIA PLURIEPISTÊMICA
De escravo a governador: a glorificação em José (1995) como obliteração racial
O JORNALISMO INFANCIALIZADO: as posições-sujeito das crianças nas reportagens da Agência Mural 
O USO DE INOVAÇÕES DEMOCRÁTICAS DIGITAIS PELAS INSTITUIÇÕES DO PODER LEGISLATIVO BRASILEIRO 
JUGAAD, MARGINALIDADE E GENIALIDADE:  Relações entre as criatividades, exclusões e inovações
“MISERICÓRDIA, COLOCARAM A FRANCESCA PRA FAZER BRIGA DE ARANHA”: heteronormatividade e homofobia no fandom de Bridgerton no X (Twitter)
MOBILIZAÇÃO SOCIAL E FORMAÇÃO DE PÚBLICOS PARA CIÊNCIA: um estudo de caso do projeto “Pergunte aos Cientistas” da Agência Escola UFPR
DESINFORMAÇÃO ENQUANTO PRÁTICA CENSÓRIA: reflexões sobre liberdade de expressão e seus limites nas redes sociais
CONSTELAÇÕES INSURGENTES: tensões ao imaginário social da passividade masculina
Estudo Inicial sobre o uso de ferramentas de IA nas emissoras de radiojornalismo brasileiras
O PAPEL MEDIADOR DA PRIMEIRA-DAMA: análise semiótica do vestuário usado por Janja e Melania Trump nas cerimônias de posse em 2023 e 2025
ESPECULAR UM CINEMA DE FRONTEIRAS: a experiência contra-anestética em EAMI, de Paz Encina
“Dr. Drauzio Varella tem a solução dos seus problemas”: mapeando anúncios fraudulentos sobre saúde na Meta
A ESTRATÉGIA ENUNCIATIVA DOS LUGARES DE FALA: reconhecimento praxiológico do objeto de conhecimento comunicacional
PODCASTS BIOGRÁFICOS: Temporalidades na Reconstrução da Trajetória da Ângela Diniz
AUTENTICIDADE NO BEREAL:  a emergência de uma categoria central via Teoria Fundamentada 
LONGEVIDADE E ORGANIZAÇÕES PELO OLHAR DA COMUNICAÇÃO: por que precisamos falar sobre isso?
Lei de Acesso à Informação e os ruídos na comunicação pública a partir de pedidos formulados por jornalistas em 10 anos de vigência da LAI
Autonomia vigiada e expansão do poder biomédico: dimensões socioculturais do uso de aplicativos relacionados ao câncer
VIRTUALIZAÇÃO IMAGÉTICA: inferências produzidas pela visualidade da personagem Madalena, de Volta por Cima (2024)
CINEMA INDÍGENA E RECEPÇÃO: os hábitos de consumo na recepção de filmes indígenas
“TÔ NEM AÍ”:  A legitimação cínica da violência policial  no Brasil contemporâneo
ALÉM DA OPÇÃO DECOLONIAL: a insuficiência da decolonialidade para pensar o negro no Brasil
O aconchegante no espectro de categorias estéticas
“COMO ESTUDANTE, QUEM SOU PRA FALAR ASSIM?”: formações imaginárias dos sujeitos da aprendizagem no ensino de Publicidade e Propaganda 
RELACIONAMENTO DE ORGANIZAÇÕES COM FÃS MIRINS: o caso da collab Carmed-Fini
CIRCULAÇÃO MIDIATIZADA DE CASOS DE RACISMO: percepções teóricas e proposições metodológicas
Copacabana: o sagrado e o profano na cartografia militar
A disputa pelo contágio entre o governo paulista e os sindicatos na greve dos metroviários
Da teoria à prática: tecnologias e percepção social no combate ao fluxo da desinformação
Crianças trans existem e precisam viver: discursos transfóbicos em tempos de cultura de ódio
O AMBIENTE E O DESEJO: as teorias da imagem e a produção visual bolsonarista 
CARNAVAL EM DISPUTA: reflexões sobre o uso da festa como abordagem teórico-metodológica dos fenômenos sociais
CRIAÇÃO DE IMAGINÁRIOS ENTRE A POÉTICA, A ESTÉTICA E AS TECNOLOGIAS A PARTIR DO “PROJETO ESPECTROS COMPUTACIONAIS”
ALGUNS ENCAMINHAMENTOS PARA A EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO A PARTIR DE SOHN-RETHEL
Reset Brasil, entretenimento que reinicia a história: a peça teatral que reconstrói uma memória silenciada
MUITO ALÉM DO PITCHING: Os roteiristas brasileiros e as plataformas de Streaming 
DO PERFIL RACIAL DE PROFISSIONAIS AO CONTEÚDO JORNALÍSTICO: a questão da diversidade no jornalismo brasileiro
PERPETRADOR(AS): Violência entre mulheres
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E DIVERSIDADES: práticas da estratégia discursiva cínico-degenerativa
Indígenas Potiguara e net-ativismo no Instagram: entre teorias do jornalismo e práticas comunicacionais digitais
A TELENOVELA COMO CRÔNICA: o cotidiano urbano nas telenovelas de Manoel Carlos e Gilberto Braga
METODOLOGIAS PARA PESQUISAS DE RECEPÇÃO DE TELENOVELA: miradas possíveis
O papel da comunicação pública nos processos de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nas universidades
QUAL CULTURA BRASILEIRA? Análise da cobertura cultural sobre o Brasil no jornal português Público 
LAROYÊ, EXU: Uma perspectiva teórico-metodológica para se refletir sobre o educar comunicativo negro a partir da entrevista de Conceição Evaristo no Roda Viva
POLARIZAÇÃO E PROJEÇÃO NA POLÍTICA: Apontamentos sobre as capacidades deliberativas dos adolescentes
MEDIADORES ALGORÍTMICOS: uma abordagem exploratória do processo de Aprendizado de Máquina
A “filha ingrata da América” ou “a garota de Pequim”? A cobertura jornalística da Fox News e do Global Times sobre a naturalização de Eileen Gu durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022
Cidadania migrante: propostas e experiências em comunicação e saúde
O rap como horizonte possível do urbano: construindo fissuras interdiscursivas no espaço-tempo da cidade
O QUE CONECTA OS PÚBLICOS AO JORNALISMO LOCAL:  hábitos, interesses, sustentabilidade, engajamento e participação em Florianópolis
Perceber, filmar, sentir
MANIPULANDO MÉTRICAS, REDEFININDO CHARTS: as práticas de data fandom entre fãs brasileiros do BTS
RÁDIO PÚBLICA: missão e requisitos segundo os pesquisadores de mídia sonora da Intercom
O true crime e a (não) visibilidade de casos de feminicídio
A FRAGMENTAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A COMUNICAÇÃO POLÍTICA: uma análise a partir da polêmica do Pix
POLITIZAÇÃO E DESPOLITIZAÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19: análise dos discursos de Lula, Bolsonaro e Simone Tebet no X durante as eleições de 2022
Estupro virtual: violência sexual digital e exposição da intimidade feminina nas plataformas digitais 
COMPRAR VISIBILIDADE: formas de resistência algorítmica e a venda de likes no Spotify em grupo do Telegram
ÀS LESBIANIDADES RESTA O ESPAÇO PRIVATIVO? A imoralidade atribuída às lésbicas em notícias sobre casos de lesbofobia
MARKETING INCLUSIVO SOB PRESSÃO: uma análise dos argumentos para se manter a diversidade como o ethos das marcas contemporâneas 
GASTRONOMIA PUBLICIZADA: a publicização dos rituais de consumo alimentar por influenciadores no Instagram
HUMOR E CRÍTICA ÀS RELIGIÕES COMO DISCURSIVIDADES PREDOMINANTES EM PÁGINAS ATEÍSTAS DO INSTAGRAM NO BRASIL
TRANÇADOS DE TEORIAS E ARTE NOS ESTUDOS DO GÓTICO DA AMERICA LATINA: : um olhar sobre Estética e Arte na Comunicação
UMA VALSA PENSANDO SOBRE NOSSOS CORPOS: Suspiria (1977 e 2018), o gótico, o queer e a ressignificação de um clássico 
ENTRE A NORMA E A RUPTURA: Tensões e contradições discursivas sobre a família na agenda política LGBTQIA+
Entre causas e ações: o comportamento das marcas na maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul
JORNALISMO CRÍTICO-EMANCIPATÓRIO NO ANTROPOCENO: a práxis noticiosa de repórteres indígenas na Amazônia Real e Sumaúma
NUTRIÇÃO DO SABER: apontamentos epistemológicos para o consumo alimentar mais consciente
Pirataria digital enquanto cultura midiática
CARICATURA E CULTURA CARTOON EM “IRMÃO DO JOREL”:  uma crítica metamidiática do cotidiano
ESTADO DE OCUPAÇÃO: componentes de um conceito a partir de Conte isso…
O quilombismo como tropo discursivo no documentário brasileiro
Modos de abordagem e campos de produção: retrato de como pesquisamos a transmídia no Brasil. 
(Re)imaginar o cinema: atravessamentos da tecnologia na produção cinematográfica
FOTOGRAFIA E PERTENCIMENTO: narrativa fotoetnográfica e modos de sociabilidade na Vila Torres em Curitiba pelo olhar de seus moradores 
CONFIANÇA NO JORNALISMO E ORIENTAÇÃO POLíTICA
‘BOY DODÓI’: as narrativas de mulheres em quadrinhos digitais e a representação da masculinidade hegemônica
PANDEMIA DA COVID-19 COMO ACONTECIMENTO E CPI DA PANDEMIA COMO DISPOSITIVO ORGANIZACIONAL: midiatização, serialidade e a emergência de novos campos hermenêuticos
JORNALISMO ESPORTIVO: mídia, uniformes e voleibol feminino a partir dos anos 1980
HODOR CAVALO E AS BETERRABAS EM FÚRIA: dinâmicas entre o podcast e seus fãs
PRÁTICAS ARTÍSTICAS E CRISE CLIMÁTICA NA 22º BIENAL SESC_VIDEOBRASIL
CARICATURA E CULTURA CARTOON EM “IRMÃO DO JOREL”:  uma crítica metamidiática do cotidiano
EDUCAÇÃO DECOLONIAL E A MULTIPLICIDADE DE SABERES: uma análise sobre a Escola Maria Felipa
IMAGENS DE CONTROLE E PUBLICIDADE: aproximações teórico-metodológicas 
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARLAMENTAR: o impacto da profissionalização nas eleições de 2024
DEIXE A GIRA GIRAR: comunicação, comunidade e cultura em casas de Umbanda na região metropolitana de Natal-RN 
SHITPOSTING NA EXPRESSIVIDADE MARCÁRIA: Hibridismos da Publicidade Contemporânea
O JAZZ E SEUS DERIVADOS NO DOCUMENTÁRIO MILES DAVIS: BIRTH OF THE COOL – JAZZ AND ITS DERIVATIVES IN THE DOCUMENTARY MILES DAVIS: BIRTH OF THE COOL  
ANÁLISE PRELIMINAR DA AGENDA DE DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO EM ORGANIZAÇÕES PARANAENSES
É possível imaginar um jornalismo de reparação? Desafios na busca pelo direito ao tempo a partir da leitura de jornais escravocratas
A DICOTOMIA ‘FOFINHO’ VS. MACABRO EM ‘CULT OF THE LAMB’
O QUE A CENSURA NÃO CORTOU: uma análise das charges do jornal Movimento em tempos de censura 
A expressão do sistema disciplinar foucaultiano no imagético feminino através das páginas da revista Vogue Brasil
CASO ESSURE: A CONVOCAÇÃO MIDIÁTICA PARA ATRAIR MULHERES NA FILA DO SUS PARA A FALÁCIA DA LAQUEADURA MODERNA
SERÁ QUE VALE SEU INVESTIMENTO? Aconselhamento amoroso no mercado digital contemporâneo
O OBJETO DA PUBLICIDADE A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS: um campo de estudos em movimento
A UNIÃO QUE ENFRAQUECE: UM ESTUDO SOBRE AS FUSÕES DOS PARTIDOS A PARTIR DA COMUNICAÇÃO PARTIDÁRIA
Representatividade e protagonismo de grupos menos visibilizados na produção de jogos eletrônicos
POR UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE NARRATIVA DAS AUDIOVISUALIDADES MUSICAIS EM REDE: narratividade pop, persona musical e a dimensão dramatúrgica na linguagem do videoclipe
“Guerra às drogas”, genocídio negro e o racismo epistêmico do jornalismo 
A CULTURA DE “CRIA” NO PERFIL @IAE.BREAK:  influência digital e o consumo do turismo em favelas do Rio de Janeiro
SOBRE CONSUMO E PRODUÇÃO TRANSMIDIA – Imagem audiovisual segue soberana 
Mundos (Im)Possíveis em Estrada Perdida (1997)
A CENTRALIDADE DA COMUNICAÇÃO NOS ESTUDOS DE FÃS NO BRASIL 
CIBERORGIA: experiência erótica na pornoesfera digital
Aurora: possibilidades de desvio na representação fílmica de mulheres negras
TENDÊNCIAS E PERCEPÇÕES: mapeamento do GT Consumos e Processos de Comunicação na Compós
MEMÓRIA CORPORAL: aproximações discursivas e percepções sensoriais em “Titane” (2021), de Julia Ducournau
Aceleração da/na academia: o viés temporal no produzir e pensar ciência
O emprego do modelo narrativo da Jornada do Herói nos conteúdos de influenciadores digitais da Psicologia no Instagram
As representações de gênero na sétima arte: um estudo de “A Vida Invisível”, a partir das Teorias Feministas do Cinema 
CIDADANIA, ARENAS DA ATENÇÃO E DISPUTAS DE PODER: visibilidade e repercussão do VOZ na esfera pública digital 
NOVAS ESTRUTURAS FICCIONAIS DO PATRIARCADO: Ou como os enunciados da “empatia” e da “alienação parental” se articulam na contemporaneidade para perpetuar a violência contra mulheres e crianças
QUALIDADE JORNALÍSTICA: consumo e valores da audiência no contexto on-line
IMAGENS FOTOGRÁFICAS E O IMAGINÁRIO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NA DESINFORMAÇÃO POLÍTICA
PERSPECTIVAS DA DECOLONIALIDADE NAS AGÊNCIAS DE MARKETING DE INFLUÊNCIA: uma proposta baseada na atuação da Digital Favela 
INTERSECCIONALIDADE NA IMPRENSA: o que os dados revelam sobre raça e gênero no jornalismo
IMAGINÁRIO ENTRECULTURAL: (des)continuidades alegórico-analógicas na/da comunicação 
VULNERABILIDADE SOCIAL E CRISE CLIMÁTICA NA NARRATIVA FICCIONAL: uma análise em Snowpiercer
A TRILHA SONORA DA APURAÇÃO: METAJORNALISMO COMO ESTRATÉGIA IMERSIVA NO PODCAST “A MULHER DA CASA ABANDONADA”
ANÁLISE AUTOMATIZADA DE OBJETOS SONOROS: caminhos e desafios metodológicos
A disputa discursiva sobre mineração em terras indígenas e o negacionismo ambiental no Twitter 
STREAMING COMO UM PROBLEMA POLÍTICO: análise e impactos dos Projetos de Lei para o audiovisual brasileiro1
Imagens do Sofrimento Mineiro: Entre o Horror Sublime e a Investigação Estética dos atingidos por mineração
A SAÚDE NA CAPA: Construções simbólicas e Imaginário Tecnológico na Revista Superinteressante durante a Pandemia
TERROR TERRITORIAL: a figura do corpo-edifício no cinema brasileiro de ficção recente 
JOVENS E O NOVO SENSORIUM: vivências entre palimpsesto e hipertexto 
EMPREENDEDORISMO DO POP: produtos não-oficiais e práticas de consumo
VISUALIZAÇÃO DE DADOS E INFOGRAFIA NO JORNALISMO BRASILEIRO: uma análise da produção recente destacada no Data Vis Dispatch
A RADIODIFUSÃO PÚBLICA BRASILEIRA DIANTE DO DESAFIO DO RÁDIO EXPANDIDO
OS MANUAIS DE REDAÇÃO COMO CONTEXTO DE JUSTIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO: um olhar para o jornalismo de posição de Alma Preta e AzMina
Ironia disfarçada em elogio: o duplo como rastro de africanismo na produção cultural negra – É tudo para ontem
Crise da diversidade na inteligência artificial: comunicação, justiça algorítmica e grupos minorizados em direitos humanos
O QUE DEIXAMOS PARA TRÁS: representações da experiência adolescente dissidente em The Last of Us
A colonização do imaginário através da indústria cultural
ACURACIDADE DA IAG NA IDENTIFICAÇÃO DE FAKE NEWS: experimento em sistemas em período de eleições municipais no Brasil
INTERATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO NA CRIAÇÃO DO CONTEÚDO EM PODCAST
Exposição e mal-estar no TikTok: percepções de uma influenciadora adolescente sobre riscos
Menopausas LGBTQIAPN+: silenciamento discursivo na sociedade plataformizada
OS VALORES-NOTÍCIA NAS MATÉRIAS DE ÁUDIO DA AGÊNCIA CENTRAL DE NOTÍCIAS
GENERACIÓN EUREKA: práticas de participação midiática infantil na TV convergente desde a Colômbia
ENTRE A CULTURA E O BIOLÓGICO: um protocolo neurocientífico para compreender imagens arquetípicas na publicidade
ENTRE A CARTOGRAFIA E O PROTOCOLO: diálogos ético-metodológicos em uma pesquisa-intervenção sobre imagem corporal positiva com adolescentes
A representatividade de mulheres negras posicionada: impacto da colonialidade na produção de sentidos em telenovelas da TV Globo
ANÁLISE RACIAL CRÍTICA DE PODCASTING: uma proposta metodológica 
PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE ANÁLISE DO IMAGINÁRIO
Jornalismo de dados: inovações e adaptações nas práticas produtivas paraibanas
Representação de símbolos do territorio Amazônico: a produção artística por meio da inteligência artificial  generativa de imagem Midjourney
A poética do arquivo em John Akomfrah
IA Generativa e o contexto dos Avatares na Comunicação de Marcas Sustentáveis:  Caso Natura
DISCURSO SUSTENTÁVEL NA MODA:  uma análise da comunicação da marca Lusco Fusco. 
MADE IN BRASIL: a construção da imagem de país em produções audiovisuais para o público internacional
O outro empodeirado: Que horas ela volta, Casa grande, O som ao redor e Bacurau
A COMUNICAÇÃO DOS OBJETOS:  contracolonialidade e memória na arte de Ibrahim Mahama
PRESENÇA DO NEGRO NO TELEJORNALISMO: pespectiva histórica dos jornalistas negro na TV no Brasil
LUZ, SOMBRA, AÇÃO: Arquétipos e virtudes no Super-Homem dos cinemas de 1978 e 2006
BAIXO CORPORAL E PERFORMATIVIDADE NA PORNOGRAFIA: Linguagem, tecnologia e verdade
Mito e ideologia: o ideal revolucionário de jovens militantes secundaristas negros no PCB do Rio de Janeiro dos anos de 1960
TRAMAS COLONIAIS EM PERSPECTIVA PLURAL
Da conversa à conversação cinematográfica: caminhos críticos para um conceito a partir da obra de Gilles Deleuze
A plataformização dos periódicos científicos na era da cultura digital
ONTOLOGIA E EPISTEMOLOGIA DIASPÓRICAS: Prefácio à tradução de Um estranho familiar, de Stuart Hall 
OS MOVIMENTOS SOCIAIS SOB A ÓTICA DA SOCIEDADE EM REDE E DA CULTURA DA CONVERGÊNCIA: reveses e possibilidades na era digital
PERSPECTIVAS DE COMUNICAÇÃO POPULAR PARA DEMOCRATIZAR A CIDADANIA CULTURAL: análise das práticas comunicacionais do programa nacional dos comitês de cultura
MILENA: infância e identidade afro-brasileira através das obras de Maurício de Sousa 
Misoginia Digital: a voz como marcador de gênero em partidas on-line
Motus Möbius: Notas sobre sobre a experiência histórica e o cinema de arquivo
POR UM RÁDIO QUE ROMPA SILÊNCIOS E SILENCIAMENTOS: referenciais epistemológicos de raça e gênero para pensar o jornalismo sonoro
PANORAMA DA PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE ANIMAÇÕES SERIADAS TELEVISIVAS BRASILEIRAS 
Políticas de comunicação e estrutura institucional: um estudo das ferramentas de relacionamento das universidades federais com a imprensa.
As imagens héautonomes de Marguerite Duras e as descrições disjuntivas de Gustave Flaubert
TELENOVELA BRASILEIRA E BRASIL PROFUNDO 
PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS DE CORPO E FELICIDADE: a cínica construção do discurso de congelamento de óvulos na imprensa brasileira
Um Fantasma no distrito de Realidade: O espectro na história cíclica de Curupira e a Máquina do Destino (2021)