O período de submissões para o 34º Encontro Anual da COMPÓS foi encerrado em 24 de fevereiro de 2025, totalizando 550 trabalhos submetidos aos 24 Grupos de Trabalho (GTs).
A lista de trabalhos divulgada nesta etapa tem caráter exclusivamente informativo e não implica em aceite, tampouco confirma a adequação dos textos às normas de submissão. A conformidade com as normas será verificada na próxima fase, durante o processo de avaliação e emissão de pareceres.
Ao término da avaliação, cada GT selecionará 12 trabalhos, com base no sistema double blind peer review.
A lista final dos trabalhos APROVADOS será divulgada conforme o cronograma, a partir de 2 de abril de 2025.
Título |
INTERFACES COMUNICACIONAIS: enfoques sobre a comunicação por campos vizinhos |
O jornalismo político opinativo de Camus e o ocaso moral europeu |
CÍRCULO DE BAKHTIN: sete laços de alteridade em perspectiva dialógico-comunicacional |
A experiência estética do documentário Chão (2019), de Camila Freitas, no contexto das produções audiovisuais do MST |
Por uma estética disco |
Sobre narrativas, jornalismo, racismo (s) e algoritimos |
Dimensões políticas de um fazer-sentir latino-americano na fotografia contemporânea |
ENTRE MORTOS (DES)IDENTIFICADOS: santos, devoções e disputas de memórias em meio à Caminhada da Seca |
A “CENSURA”DE VOLTA NO BRASIL? uma análise das redes discursivas dos candidatos à prefeitura da cidade de São Paulo sobre o banimento do X no Brasil |
Métodos Digitais e Epistemologias Emergentes no Estudo do Discurso em Plataformas |
A COBRA NÃO FUMOU: o esquecimento da memória brasileira nos filmes nacionais sobre a Segunda Guerra Mundial |
Na Comunicação, a Experiência Estética |
Perspectiva epistemológicas da comunicação na sociedade contemporânea |
Encruzilhadas fílmicas, rotas afro-atlânticas |
A noção de memória em Manoel de Barros |
TRAVESSIAS AFRODIASPÓRICAS EM TRADUÇÃO AUDIOVISUAL: A ecologia marinha reconfigurada |
QUAIS SÃO AS PORTAS DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO? Uma análise das políticas de ações afirmativas de gênero nos PPG em Comunicação do Brasil |
O LUGAR SOCIAL DO TEA NA NARRATIVA DOS FILMES: RAIN MAN E TEMPLE GRANDIN |
A PEDAGOGIA DE OYÁ: mulheres negras e a desconstrução da estética das colonialidades no currículo e ensino da Comunicação Social |
Tecnologia e Representação Racial Moçambique e Brasil |
CIBER-DESAFIOS POR UMA LENTE CRÍTICA DE GÊNERO: comparação Brasil – Itália |
Políticas Públicas de Comunicação do Supremo Tribunal Federal: a linguagem simples como objetivo estratégico |
ESTRATÉGIAS DE DESINFORMAÇÃO NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2024 EM MOÇAMBIQUE: o caso dos posts oficiais do candidato da FRELIMO no Facebook |
Trabalho precarizado, identidade estigmatizada: o enfrentamento às opressões pelas mulheres camelôs do Movimento Unido dos Camelôs – MUCA |
“MINHAS BONECAS VOU ENCONTRAR”: a amizade como um fator de modulação de cenas musicais fortalezenses a partir da Berlim Tropical |
O PESSOAL É POLÍTICO: as estratégias político-comunicativas da mobilização #ExposedCG |
PODE O CONSUMO SER CITADINO? Entre sociabilidades, mediações, órteses e próteses em Montes Claros/MG |
PRECISAMOS FALAR SOBRE POLARIZAÇÃO |
O corpo totêmico como unidade mágica: uma concretude para as noções de magificação |
PODE-SE EXPLICAR O JORNALISMO PELO SEU DISCURSO? Reflexões epistemológicas para uma matriz teórica do campo |
Mass Communication Research e o campo da comunicação no Brasil: uma influência a ser relativizada |
A TRANSGENERIDADE EM NOVELAS: o casamento como acontecimento discursivo em A Dona do Pedaço, Elas por Elas e Renascer |
STATUS ATUALIZADO DA CLASSE GERENCIAL: entre progresso e retrocesso |
OS 50 ANOS DE PUBLICAÇÃO DE “AN INTRODUCTION TO APPLIED SOCIOLOGY” E AS LIÇÕES PARA A PESQUISA APLICADA EM JORNALISMO |
O Retorno Mítico à Terra-Mãe: a comunicação simbólica com a África negra através dos ritos |
DEBÍ TIRAR MÁS FOTOS: BAD BUNNY E A REINVENÇÃO DA MEMÓRIA LATINO-AMERICANA COMO ATO POLÍTICO |
O trabalho do meme em humor anti-veg*nismo no Instagram: Reflexões sobre discurso de ódio e regulação das redes sociais |
A RETÓRICA DA DIFERENÇA: outsiders e a estratégia do contraste na política |
Análise de conteúdo do Estado Islâmico: estudo das capas da revista Dabiq (2014-2016) |
Notas de uma diss track sobre mulheres negras no jornalismo cultural do rap nacional |
O CASO PALADIN: as enchentes no Rio Grande do Sul e o peso das conspirações em mídias digitais na percepção do cotidiano de uma tragédia |
Censura e Liberdade de Expressão: os discursos do livro de Coriolano Fagundes |
O RÁDIO COMO HERÓI: desmistificando sua história |
Multicartografias de cenas de São Paulo e Rio de Janeiro |
O QUE É UM VÍDEO “SATISFATÓRIO”? Uma análise exploratória do ASMR no TikTok |
COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO ÂMBITO DO CONSÓRCIO INTERESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA: transparência e interesse público |
Cidadania comunicativa não conta cromossomos: pessoas com síndrome de Down em inter-relações com os processos comunicacionais |
NEOFLUXOS COMUNICACIONAIS SOBRE A PAUTA CLIMÁTICA A PARTIR DA COP DA AMAZÔNIA NO INSTAGRAM |
“Ainda estou aqui” e o cimento social |
Ética antirracista na pesquisa em Comunicação: reflexões iniciais sobre a dimensão racial de práticas de pesquisa |
DESINFORMAÇÃO EM PERSPECTIVA SEMIÓTICO-INTERACIONAL |
AMBIÊNCIAS HOMOSSOCIOTÉCNICAS: homossociabilidade e homofilia com espaços masculinistas online |
COMO AS NEWSLETTERS REFLETEM AS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO: Uma análise de conteúdo das newsletters matinais da Folha de S. Paulo e de O Estado de S. Paulo sob as lentes de Agenda Setting e Framing |
TRANSPARÊNCIA EM ORGANIZAÇÕES PRIVADAS: perspectivas na comunicação |
DIGITALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO POLÍTICA E PERSONALISMO ELEITORAL NO BRASIL: Análise da relação entre meios de informação e forma de escolha de candidatos nas eleições de 2024 |
AURA, FETICHE E MITO NA COMUNICAÇÃO DE MARCA |
POR UMA TEORIA DOS ARQUIVOS E REPERTÓRIOS TELEVISIVOS: Rodrigo Apresentador, memetização e normatividade queer |
COMUNICAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Interações, Simulação e Desafios Éticos na IA Generativa |
UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DOS ELEMENTOS SIMBÓLICOS NO PODCASTING COMO LINGUAGEM |
Inteligência artificial e novos modelos de governança: quando algoritmos orientam os processos de tomada de decisão nas organizações |
Ressonanâncias Científicas na Epistemologia da Comunicação |
O PODCAST NAS DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS: domínio da educação em relação aos estudos radiofônicos |
PLATAFORMAS DIGITAIS COMO SISTEMA DE APARELHOS E ESTRUTURAS HEGEMÔNICAS DE MEDIAÇÃO SOCIAL: Crítica a partir da hegemonia e da Economia Política da Comunicação (EPC) |
MEMÓRIAS, IMAGENS E AFETOS EM ARQUIVOS DE CROWDSOURCING DA PANDEMIA |
A TEMPORALIDADE DOS MULTIVERSOS DIGITAIS: o futuro como repetição de presentes sobrepostos |
O HEXÁGONO DA DESINFORMAÇÃO: análise do caso das urnas eletrônicas no sindicato de Itapeva |
ANITTA CONTRA O RACISMO RELIGIOSO: a materialidade comunicacional do samba-enredo na persona midiática da Anitta |
“AGORA EU VOU FAZER DO MEU JEITO”: A construção de anti-heróis e anti-heroínas na ficção seriada para streaming no Brasil |
DO ÍNDICE AO MODELO: IA generativa, QR ControlNet e a produção de realidades sintéticas |
“O DIFÍCIL NUNCA SERÁ ESTAR E SIM PERMANECER”: desafios e experiências das mulheres na produção musical brasileira |
CAPITAL DE VISIBILIDADE E MOVIMENTO TRADWIFE: disputas de gênero nos processos de celebrização |
PLATAFORMAS DIGITAIS, TRABALHO, RENDA E INFLUENCIADORES FINANCEIROS A LUZ DE MILTON SANTOS |
O QUE AS PESSOAS SENTIRAM DURANTE O EVENTO DE 8 DE JANEIRO DE 2023 |
O fim do mundo é agora? A crise do futuro e o imaginário do fim nas ficções latino-americanas contemporâneas |
ATRÁS DO GOL EU SIGO CANTANDO: análise discursiva dos cantos das torcidas de Grêmio e Internacional |
A TECNOLOGIA DO ESQUECIMENTO: como sistemas de informação, nos arquivos, colaboram para o apagamento da memória das mulheres e de pessoas pretas |
ALEGRIA QUEER: Uma chave de leitura estética |
Política de piedade e a violência contra a mulher na publicidade social |
MAGRAS; MAGRAS, MAGRAS: a padronização do corpo inalcançável |
AGRONEGÓCIO E SUSTENTABILIDADE NA IMPRENSA: uma análise discursiva a partir do Facebook |
A Estética dos Afetos e o Cinema Pós-Noir: Uma Análise Contemporânea |
ESTUDOS DE RECEPÇÃO E AS PESQUISAS NA INTERFACE MIGRAÇÕES E TECNOLOGIAS DIGITAIS |
ESTUDOS DE RECEPÇÃO NA ERA DA DATAFICAÇÃO: início de uma discussão sobre novas propostas teórico-metodológicas |
NEONAZISMO ESTADUNIDENSE NO CINEMA: Constelação Fílmica e conteúdo factual |
GÊNERO, EQUALIZAÇÃO E NORMALIZAÇÃO: Renovação política e mídias digitais nas eleições para a Câmera dos Deputados em 2022 |
RÁDIO E METODOLOGIAS: uma proposta para investigar a caracterização de produtos midiáticos radiofônicos |
AS POTENCIALIDADES DAS PAUTAS RACIAIS NO JORNALISMO ALTERNATIVO |
Mito e imaginário na obra de Ailton Krenak |
IMAGEM E ESTIGMA: A Persistência da Demonização das Religiões de Matriz Africana na Mídia |
A SCHINDLERLIZAÇÃO DA MEMÓRIA NOS TESTEMUNHOS AUDIOVISUAIS DO MUSEU DO HOLOCAUSTO: uma análise dos arquivos da Fundação Shoah em Curitiba |
Pandemia, pós-pandemia e inércia no combate à desinformação local pelo jornal Correio do Estado: uma análise de conteúdo de 2020 a 2023 |
A Retórica em miniatura: ethos e pathos de influenciadores de política na imagem de capa de vídeos no YouTube |
DO VENENO SOCIAL AO VIRAL: Erika Hilton versus Nikolas Ferreira |
Morte e Luto: A adaptação do mito de Aquiles no cinema e literatura |
IMAGEM E ENGAJAMENTO: A VISIBILIDADE DO PSICÓLOGO NO INSTAGRAM DURANTE AS INUNDAÇÕES NO RIO GRANDE DO SUL |
O CLÃ E A PANDEMIA NAS REDES: análise das estratégias narrativas da família Bolsonaro sobre a covid-19 no Telegram |
MULTICULTURALISMO E MULTINATURALISMO: sobre habitar o abismo do Antropoceno |
CRESCER NA VILA: VIVÊNCIAS E TERRITÓRIOS PARA CRIANÇAS NEGRAS NA PERIFERIA DE VÁRZEA GRANDE |
APONTAMENTOS METODOLÓGICOS PARA UMA SEMIOPRAGMÁTICA NA RECEPÇÃO: interações, marcas e consumidores no contexto dos games infantis |
Pessoas idosas importam? Uma análise crítica sobre o tamanho do prazo de validade nos medicamentos |
COMUNICAÇÃO, PRODUÇÃO DE SENTIDO E CONSUMO: Construção da Identidade de Shiseido segundo Martine Joly |
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS: uma Revisão Sistemática de Literatura sobre a promoção da saúde pública |
QUANDO A COMUNICAÇÃO PÚBLICA É SILENCIADA: legislação eleitoral e o direito à informação nas capitais brasileiras nas eleições de 2024 |
A PERCEPÇÃO SOBRE A AMAZÔNIA BRASILEIRA DO PONTO DE VISTA DO NEGACIONISMO INTERNACIONAL: uma análise do fórum r/climateskeptics no Reddit |
Aproximações entre os conceitos de semiosfera e fronteira de Iúri Lotman e uma crônica literária |
O PROBLEMA DA CIRCULAÇÃO DAS IMAGENS: caso dos incêndios no Brasil e na Califórnia |
BUMBA MEU BOI DO MARANHÃO, CULTURA OU TURISMO: a quem atender primeiro? |
DESAFIOS À SUSTENTABILIDADE DA EXPANSÃO DA REDE NACIONAL DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA DE RÁDIO |
Centro-avante, Vingadores!: aproximações entre a cultura homossocial dos super-heróis e do futebol |
Jornalismo Potencial: estratégias para práticas anti-imperialistas |
COMUNICAÇÃO OUTRAMENTE: Um mergulho em Bom Mesmo é Estar Debaixo D’Água |
AVALIAÇÃO DO SROI DE EMENDAS PARLAMENTARES NA SAÚDE: Impacto e Eficiência na Alocação de Recursos |
QUEM É A MULHER NEGRA PARA A PUBLICIDADE BRASILEIRA: um estudo sobre representações e estereótipos em campanhas publicitárias |
Close-up – uma conversa cinematográfica |
QUEM PROTEGE AS MULHERES NA META? As novas políticas de conteúdo e a violência de gênero nas plataformas |
O Problema do Planimétrico e a Transformação estilística de Wes Anderson |
Narrativas publicitárias e storytelling: imagem e discurso em um anúncio imobiliário da MRV |
CONSTRUINDO UM PROTOCOLO METODOLÓGICO PARA ANÁLISE CRÍTICA DE REPORTAGENS |
EXERCÍCIO EPISTEMOLÓGICO PARA A COMUNICAÇÃO ESPIRALAR: primeiros apontamentos |
ESTUDOS RADIOFÔNICOS E O CAMPO DA COMUNICAÇÃO: construção de um mapa de territórios e interfaces inter e multidisciplinares |
RÁDIO COMO LUGAR DE MEMÓRIA: relações construídas e ambientes de escuta |
JORNALISMO E XENOFOBIA: outrificação e vulnerabilização humana |
A PLATAFORMIZAÇÃO DO GRUPO GLOBO: o uso e a infraestrutura dos dados |
A CULTURA DO CONSUMO: a constituição de identidades e os perfis de influenciadores digitais |
“ESTOU COM AIDS”: narrativas midiáticas e o primeiro filme brasileiro sobre aids |
O arquivo na pesquisa em história da televisão: improviso, colecionismo e ausência de políticas públicas |
Obra cultural e científica: Contribuições de Otto Groth para a construção de Teorias do Jornalismo |
Das constelações às compostagens de imagens: estéticas da vigilância e da contravigilância |
Uma zona toda sua: memórias prostibulares no cinema documental |
INTERSUBJETIVIDADE E COMUNICAÇÃO: A abordagem filosófica e cultural de Vilém Flusser |
ANÁLISE DA TELENOVELA PANTANAL: mediações, estética e função social conectadas ao ESG |
GAME DESIGN PLATAFORMIZADO: Paradigmas de criação de jogos na documentação do Roblox Studio |
A ENCENAÇÃO EM CAMADAS COMO POTÊNCIA CRIATIVA DA MISE-EN-SCÈNE FÍLMICA |
Primeiro Congresso Meridional Integralista: um filme de extrema direita |
Estudos sobre o Jornalismo no TikTok no Brasil e no mundo |
ESTUDOS BRASILEIROS DO IMAGINÁRIO NA COMUNICAÇÃO: pioneiros, heurísticas e dificuldades |
Aprendendo com as Lentes da Cidadania: A Experiência da Fotografia na Escola |
O HERÓI CORROMPIDO NAS OBRAS COREANAS: Sobreviventes depois do terremoto (2023) e Round 6 (2021- 2024) |
BARREIRAS À ENTRADA EM MERCADOS DIGITAIS |
A CIRCULAÇÃO EXTRACEREBRAL DO IMAGINÁRIO OU A NULIFICAÇÃO DO ORGÂNICO |
O IDOSO NÃO É UM PÚBLICO PARA A COMUNICAÇÃO: estado da arte sobre as pesquisas da pessoa idosa como sujeito pesquisado |
JORNALISMO SOCIOAMBIENTAL em meio às disputas narrativas e resistências ecoterritoriais, uma proposta conceitual |
REVISTA OESTE E O LIBERAL: interseções e dissonâncias narrativas na cobertura da CPI das ONGs |
“NOSSO MARCO É ANCESTRAL. SEMPRE ESTIVEMOS AQUI”: implicações metodológicas para pensar a forma acampamento da comunicação |
CORPOS EM CENA: representatividade e estratégias narrativas na terceira temporada de Bridgerton |
A comunicação como um campo de estudos epistemológicos |
Lost media: os relegados pela lógica da indústria midiática |
CONECTADOS E MASCULINOS: um mapeamento de literatura sobre a construção da identidade gay mediada por smartphones |
Mimese jornalística como estratégia comunicacional na publicidade nativa de saúde |
O estúdio virou terreiro?! – Irradiações da macumba pela rádio Tupi em 1936 |
“ASIÁTICO É TUDO IGUAL”: racismo recreativo e o riso nos comentários do TikTok de Bruna Tukamoto |
DIVERSIDADE PARA QUEM? Ascensão e queda das políticas de diversidade, equidade e inclusão no Facebook/Meta |
PARADIGMAS CIENTÍFICOS NAS NOTÍCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT): Uma Análise da Comunicação Institucional em 2023 |
ALDEANDO A CAMPANHA DIGITAL: o uso do Instagram na comunicação eleitoral de candidaturas indígenas em 2024 |
SOCIOMATERIALIDADES DO ESQUECIMENTO E POLÍTICAS DAS PLATAFORMAS: desafios para preservar rastros digitais do 8 de janeiro |
TEM JORNALISTA NEGRA NO RÁDIO ESPORTIVO MINEIRO? a tripla opressão em ambiente branco e machista |
A memória visual da contracultura nas capas dos discos dos Mutantes |
NARRATIVAS EM DISPUTA NO YOUTUBE: A Mediação Cultural do Canal Ei Nerd nas Críticas ao Filme Barbie |
Espaços de Trabalho como Locais de Formação da Identidade Jornalística |
MÉTODO EPISTOLAR: a escrita de cartas como metodologia sensível de comunicação |
LEITURAS QUEER EM NARRATIVAS SERIADAS E O QUEERBAITING COMO UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING MAINSTREAM |
EMPRESAS E O ANTIRRACISMO: O PAPEL DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL |
Sobre quem jogou antes: Breve panorama histórico do Jornalismo Esportivo |
Em busca de uma definição de cinema científico (ainda que tentativa) |
COVERT RESEARCH IN POLITICALLY HOSTILE DIGITAL ENVIRONMENTS |
O que pode o cu? |
Interpelando as imagens de controle: uma análise das autorrepresentações de beleza por influenciadoras digitais negras no Instagram |
O QUE AS LÉSBICAS CHUPAM? Tensionamentos de gênero e sexualidade em títulos de vídeos na plataforma PornHub |
VISÕES SOBRE A ANÁLISE DO DISCURSO DE MICHEL FOUCAULT NA COMUNICAÇÃO |
DESINFORMAÇÃO E RELAÇÕES DE CONFIANÇA: a experiência do movimento Hip Hop da RMBH |
COMUNICAÇÃO E CIBERESTÉTICA: a emergência dos avatares na mídia e cultura |
PADRÃO DA DESINFORMAÇÃO CONTRA OS POVOS INDÍGENAS: enquadrando as fake news checadas pela agência Lupa |
INTERAGINDO COM FILMES-ARQUIVOS: reações do público aos trailers de documentários musicais. |
O MOTIVO DA AUSÊNCIA: a figuração materna em Fleabag |
A comunicação do Poder Judiciário |
EMERGÊNCIA CLIMÁTICA E PODER DE VOZ DE JOVENS: narrativas, desafios e potencialidades |
A MEMÓRIA DA GUERRILHA SOB DISPUTA: Viagem à Luta Armada (1996) escrevendo, tensionando e combatendo (n)o tempo lutado |
PROCESSOS MIDIÁTICOS E TECNOLÓGICOS: perspectivas para uma vida religiosa a partir dos ambientes digitais |
NARRATIVA, MEMÓRIA E EXPERIÊNCIA: mediações entre passado, presente e futuro a partir de Walter Benjamin e Paul Ricoeur |
SOBERANIA DIGITAL E INFORMACIONAL: desafios da gestão de tecnologias, da comunicação pública e os reflexos para a cidadania |
Apropriações tecnológicas e resistências interseccionais à exploração algorítmica: experiências brasileiras |
UMA CONTRACARTOGRAFIA ENSAÍSTICA INTERTEXTUAL: Pepe, uma zoo-autobiografia |
FALANDO A NOSSA LÍNGUA: A folkmídia nos websites Jornal Cidade, A Hora do Sul e O Nacional |
O CORPO REIVINDICADO: identidade e cidadania como mediações do ativismo gordo |
O IMAGINÁRIO ENCARCERADO NA PRISÃO DAS IMAGENS AUTOGERADAS. |
CINEMA-MUNDO: coleções, lugares, viagens |
EDITORA HARPERCOLLINS E 8080 BOOKS: o interesse da Microsoft pelo mercado de livros |
PARA ALÉM DE UMA EFEMÉRIDE: as memórias de Boris Schnaiderman sobre a participação da FEB na Itália em oitenta anos de narrativas |
RASTROS DA COMUNICAÇÃO NO CICLO DE VIDA DE POLÍTICAS PÚBLICAS |
A MEMÓRIA DO PLANETA AZUL: astronautas, COPs e inteligência artificial. |
HIPERSEXUALIZAÇÃO POR ALGORITMO? Análise da influência do Instagram ao promover imagens hipersexualizadas |
ANTIFEMINISMOS E SUAS APROPRIAÇÕES MIDIÁTICAS DIGITAIS: implicações para as esferas democrática e cidadã |
Redação publicitária em plataformas freelancers: conflitos éticos em um nível meso |
A Transparência Fotográfica e a Ontologia da Fotografia |
CELULARES, CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL: uma análise crítica dos discursos de proteção do Governo Federal |
DESINFORMAÇÃO, PÓS-VERDADE E A CIÊNCIA DO ABSURDO: análise do canal “Ajuda para Vacinados” do Telegram |
Anitta, a Carmen Miranda digital: o imaginário midiático que se atualiza na circulação em imagens-totem |
A VEZ DO LEITOR – moderação e manutenção das audiências ativas nas plataformas digitais dos jornais The Guardian e The New York Times |
COMUNICAÇÃO PÚBLICA E ELEIÇÕES: o acontecimento das Enchentes de 2024 e sua tematização no HGPE de Porto Alegre |
A ORIGEM DO MUNDO EM UM CORPO COM ÚTERO: fotografia, memória e fabulações |
MODALIDADES DA NOSTALGIA NO CINEMA: O efeito da “nostalgização” das narrativas |
O FASCÍNIO VISUAL E A FRAGILIDADE CRÍTICA: Imagens como mediadoras do sentir contemporâneo |
Contratos, reposicionamento de mercado e gamificação da Twitch no Brasil |
Educação, violência e interseccionalidades: um estudo interdisciplinar para a análise de dados do IBGE, Inep e Ipea, em 2019 |
TRATATIVAS PARA RETOMAR A ANÁLISE DAS PESQUISAS DE RECEPÇÃO E CONSUMO MIDIÁTICO: a produção de 2021 a 2025 |
“ESCURECEU TUDO LÁ ATRÁS? CLARI EFFECT RESOLVE”: branqueamento e biopolítica da beleza no Brasil contemporâneo |
Trajetórias da produção de podcasts narrativos de ciência no Brasil |
Participação das plataformas digitais na produção de notícias |
LITERACIA DO FÃ EM ANIMÊS: a ressignificação do cânone de Shingeki no Kyojin no Youtube |
“CONSTA NOS ASTROS, NOS SIGNOS, NOS BÚZIOS”: a astrologia entre o discurso e as narrativas em plataformas digitais |
A paisagem do Antropoceno na fotografia contemporânea latinoamericana: as “Topografias da fragilidade”, de Ingrid Weyland |
MIDIATIZAÇÃO INTENSIFICADA E LÓGICAS GESTIONÁRIAS: a expansão da comunicação organizacional para a construção de subjetividades contemporâneas no Instagram |
POSITIVIDADE E EMPATIA: Construções Subjetivas em tempos do neoliberalismo |
TRADIÇÕES IMAGINÁRIAS NA FOLHINHA DE MARIANA: almanaque epigrafado e temporalidades |
ENTRE MONSTROS E REBELDES: Novas configurações das narrativas infantis |
ESTETIZAÇÃO DAS POÉTICAS DE VIDA PELO ESPETÁCULO DIGITAL: uma análise da performance de influenciadoras digitais de Feira de Santana |
Jornalismo econômico e capital financeiro. Dissecando a simbiose. |
AS BIG FIVE E A HEGEMONIA GLOBAL DA COMUNICAÇÃO: um panorama sistemático da presença das Big Techs no contemporâneo. |
O MAL-ESTAR NOS RELACIONAMENTOS AMOROSOS: a retórica da desistência no TikTok |
Temporalidade na mobilização social: notas sobre cidadania e políticas do tempo |
A IMAGEM DE JAIR BOLSONARO NA COBERTURA DO SENADO EM A VOZ DO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 |
A música em podcasts narrativos: diálogos entre estudos de rádio e de som no cinema |
SOBERANIA DIGITAL, DESINFORMAÇÃO E A SAÍDA DO X DO BRASIL |
CARTOGRAFIAS DO MOVIMENTO TAPAJÓS VIVO: memórias, semioses e mídias |
Entre likes e lapsos: Reflexões sobre a fragilidade da memória na era dos algoritmos |
Corporeidade como abordagem teórica: uma discussão das relações interacionais na performance de cantores(as) populares |
ENTRE A FAVELA E O FESTIVAL: o baile funk e a (des)construção da autenticidade |
Aceleração Algorítmica, Crise da Soberania e Noopolítica: a Batalha pelo Controle das Redes |
ENTES ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO DESASTRE: relações de poder e disputas de sentido na CPI da Braskem |
COMUNHÕES EMOCIONAIS E AQUILOMBAMENTO: o cotidiano midiatizado de bichas pretas |
ANÁLISE DA PUBLICIDADE DIGITAL: contribuições metodológicas da semiótica peirceana |
COMUNICAÇÃO, SOCIABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: o mundo do trabalho das pessoas com deficiência motora |
Estéticas Distópicas No Cinema: Nordeste Ficção Científica |
QUEM TEM BOCA VAI A ROMA, OU: A filha de Calígula, entre a Vitória e o Triunfo |
A Lei Maria da Penha como Produto na Sociedade da Informação e do Direito à Comunicação” |
AUDIOVISUAL PARA PRIMEIRA INFÂNCIA: análise da série Me Explica! |
Os desafios das mulheres jornalistas na produção de biografias no Brasil (1990-2020) |
CHECAGEM EM DEBATE: a conversação política a partir dos comentários no perfil da agência Lupa no Instagram |
FUI RACISTA, MAS FOI SEM QUERER, MAS SE SERVIR A UMA SENHORA TUDO BEM: COMO ENTENDER AS DISPUTAS SIMBÓLICAS ATRELADAS AO RACISMO E “ESCRAVIDÃO” CONTEMPORÂNEA DOS PARTICIPANTES DO BBB24 |
Além da Smart City: Algoritmo do Oprimido na construção da cidadania |
IMAGENS ALÉM DE TUDO: a destinação simbólica e o signo da denúncia na circulação de uma imagem do genocídio Yanomami |
O DIA DO FOGO: Uma análise à narrativa dos incêndios florestais ocorridos nos governos Bolsonaro e Lula |
HERÓIS IMPERFEITOS E MITOS MODERNOS: The Umbrella Academy e o Imaginário |
SUPREMO EM CENA _ VISIBILIDADE E PODER: Retórica, Imagem e Exposição Midiática no Judiciário |
O BLOCO AINDA ESTÁ NA RUA: circulações estéticas da experiência com Sérgio Sampaio |
CONVERSAS SONORAS: com-posições de poetas e músicos de rua no Rio de Janeiro |
ERRO JORNALÍSTICO OU FAKE NEWS? Tensões técnico-conceituais no ecossistema digital |
As dissidências corpossonográficas das imagens de controle no bregafunk |
MEMÓRIA E COMUNICAÇÃO: uma década da trajetória de um Grupo de Trabalho |
SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS? Política e fé no meio evangélico |
DIVERSIDADE NAS EPISTEMOLOGIAS DE PESQUISAS SOBRE PODCASTING COM PERSPECTIVA DE GÊNERO |
Cinema e teatro em Vaga carne (ou as camadas de um metadrama) |
UM AXÉ PRA LUA: os 40 anos da axé music na perspectiva da cena musical em espiral |
De cineasta amador a produtor de conteúdo: Estratégias narrativas emergentes nas redes sociais |
José Luiz Braga e Ciro Marcondes Filho, um diálogo possível? |
Diversidade Placebo: a dissidência dentro da dissidência LGBTQIAPN+ na atividade publicitária |
SONS DO SABER: Representações da ciência em podcasts lusófonos no Spotify |
DOODLES DA DIVERSIDADE E DO ORGULHO LGBTQIA+: tematizações, sentidos e tokenismo nos discursos organizacionais da plataforma Google |
AS CAMPANHAS ELEITORAIS DE GUILHERME BOULOS: os limites da interatividade e do profissionalismo |
QUANDO A REPRESENTAÇÃO POLÍTICA É TAMBÉM UMA LUTA POR RECONHECIMENTO: aproximações teóricas a partir do contexto do autismo no Brasil |
RÁDIO LOCAL E REGIONAL NAS PESQUISAS EM MÍDIA SONORA DA INTERCOM: tendências e possíveis lacunas |
COMENTARISTA DISFARÇADA: publicidade expandida, inteligência artificial e representação da mulher |
O OLHAR COMO DADO: Uma abordagem metodológica para a pesquisa com imagens digitais |
PUBLICIDADE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: proposta de modelo de literacia publicitária para crianças e adolescentes |
Contradições na publicidade: Jacquin, o chef francês que cozinha, come e vende miojo |
INTERDIÇÕES NA COBERTURA JORNALÍSTICA DE G1 E PODER 360 SOBRE TWEETS DE JAIR BOLSONARO NAS ELEIÇÕES 2022 |
ÉTICA NA ATIVIDADE PUBLICITÁRIA: contribuições de modelos de tomada de decisão |
“OU NÃO PREFERIAM A MORTE À ESCRAVIDÃO OS NOSSOS ANCESTRAIS?” |
Por uma revisão étnico-racial da história do jornalismo do Brasil: o Jornal da Revolta dos Búzios |
“EU VOU TACAR FOGO NA PISTA ANTES QUE A NOITE ACABE”: escuta conexa e corporeidades dançantes na música popular massiva |
Espetacularização, desinformação e radicalização em vídeos de prefeitos catarinenses no Instagram |
Corpo, memória e resistência: o livro-reportagem como testemunho das mulheres na Ditadura |
“Copacabana é um caldeirão: Vestigios de memória de paisagem nas novelas Dancin Days e Babilônia” |
EM BUSCA DE UMA COMUNICAÇÃO DE DESASTRE MAIS CIDADÃ: Avaliação da usabilidade de um sistema de monitoramento de informação na internet por lideranças femininas |
ASSIMETRIAS ESTRUTURAIS NA CIRCULAÇÃO GLOBAL DO CONHECIMENTO E A SOBERANIA EPISTÊMICA EM UM MUNDO MULTIPOLAR |
CIRCUITOS E MIDIOSFERAS: mutação epistêmico-comunicacional na política de desinformação |
FRAGMENTOS NA OBRA DE DALTON TREVISAN: o conto-reportagem, a cidade e a república |
“Bora monetizar!”: trocas de engajamento e a busca coletiva por visibilidade no TikTok |
Gestão de produto no jornalismo: definições e propostas para a transformação digital |
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO MIDIÁTICO NO FILME THE SUBSTANCE: uma análise bakhtiniana da influência eu-para-outro e outro-para-mim |
O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DO SISTEMA PUBLICITÁRIO: entrelaçando saberes críticos, práticas e desafios do mercado |
Contrapeso às Plataformas no Jornalismo? Reflexões sobre a aplicabilidade do conceito |
COMO ANDA O TRABALHO CRIATIVO? Uma análise quantitativa da redação e da direção de arte em tempos de incertezas |
REVISÃO DE LITERATURA SISTEMÁTICA (RLS): um panorama metodológico das dissertações defendidas no PPGCom/UFT |
CONSIDERAÇÕES SOBRE OS MOVIMENTOS ANTIVACINA: cartografia dos conceitos e seus desdobramentos |
NOVOS AMBIENTES, NOVAS HISTÓRIAS |
CONSTRUINDO CONHECIMENTO À DIREITA: Livrarias Virtuais e a Construção de uma Intelectualidade Católica Conservadora no Brasil Contemporâneo |
TRABALHA E CONFIA”: sentidos do trabalho na publicidade no estado do Espírito Santo |
Producão Virtual na Dramaturgia da Globo |
“LOS FASCISTAS NO BAILAN EN NUESTRA OBSCURIDAD?”: Seguindo as pistas digitais de um caso de cancelamento na subcultura gótica |
DO CINETEATRO 5 DE JUNHO AO CINE JAGUAR: Memória e resistência |
EXPLORANDO A INTELIGENCIA ARTIFICIAL GENERATIVA PARA COCRIACAO AFRORREFERENCIADA |
“A TERRA NÃO É NOSSA, NÓS SOMOS DA TERRA”: perspectivas contracoloniais, localizadas e interseccionais da ciência no Espaço do Conhecimento UFMG |
VOZES COMUNITÁRIAS E JUSTIÇA AMBIENTAL: a visão de jornalistas independentes que atuam em comunidades costeiras de Recife e região |
CONFIGURAÇÕES DO IMAGINÁRIO E DA SUBJETIVIDADE NA AMAZÔNIA PARAENSE URBANA: Uma análise da HQ Castanha do Pará |
INFLUENCIADORES NO JORNALISMO, INFLUENCIADORES DE NOTÍCIAS E JORNALISTAS-INFLUENCIADORES: Uma Categorização Preliminar da Intersecção entre Jornalismo e Influência Digital |
UM CINEMA SUBMISSO: os filmes brasileiros da Netflix e Prime Video (2017-2025) |
A fabricação bolsonarista da “ideologia de gênero” como o novo “perigo vermelho” comunista |
MODA E INFLUENCIADORES DIGITAIS: uma análise sobre a produção de conteúdo no Fashion TikTok |
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: O papel das Mídias na Produção de Sentidos |
O MUNDO INVERTIDO DOS ANOS 1980 EM FILMES DE TERRY GILLIAM, DAVID LYNCH E TIM BURTON |
CONECTADOS E DISPERSOS: tecnologia, cotidiano e desafios no ambiente organizacional |
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS EM PROCESSOS DE DESTRANSIÇÃO DE GÊNERO: o caso Catty Lares |
DA AVENIDA PAULISTA AO PARTIDO MISSÃO: uma análise do funil de engajamento e da formação política do MBL |
HUMOR NA CRÍTICA MILITANTE DE UM EX-COMEDIANTE: reação à quebra de tradições na invasão de stand-up de mulheres |
ESTRANHO RESSENTIMENTO: da ambivalência ressentida e sua afinidade com o Unheimlich digital |
COLETIVOS MIDIATIZADOS E PLATAFORMIZAÇÃO: o chat de Gaules no Perfect World Shanghai Major 2024 |
JORNALISMO ETNOGRÁFICO EM COBERTURAS DE LONGA DURAÇÃO: Considerações sobre a relação entre repórter e personagem no caso Rafael Braga |
TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SUBSIDIADAS POR IMAGEM DIGITAL: convergências, dinâmicas e impactos |
MOVIMENTOS SOCIAIS E PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO: movimentação dos repertórios de ação coletiva |
A SOCIABILIDADE DO SOFRIMENTO NA PRÁTICA DA MORTE ASSISTIDA: refazendo o mundo e inventando linguagens |
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: Uma Revisão Sistemática de Literatura sobre suas Aplicações e Desafios |
CONFLITO DE INTERESSES NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA DE ESTADO: Desafios em prefeituras de municípios de pequeno porte |
POR DE TRÁS DOS DISCURSOS: ideologia, regulação e soberania no pronunciamento da Meta |
PERPETRADORES OU VÍTIMAS? O documentário “Soldados do Araguaia” e a questão da memória e da história |
ENTRE CONSERVADORES E PROGRESSISTAS: ativismo social, opinião pública e a polarização política orientada para o consumo |
Faces do debate sobre não-binariedade no Brasil contemporâneo: trajetos de sentido em narrativas de influenciadores juvenis |
O princípio da carnavalização : um estudo sobre a materialidade carnavalizada brasileira |
IMAGENS INTERVENCIONADAS: memória e espectorialidade |
‘A REALIDADE É A REALIDADE’ OU O CAMINHO DO MEIO: a tarefa reflexiva, mediação, pós-cinema e um de filme de Quentin Dupieux |
O DESENHO COMO CONTRA-INSCRIÇÃO DA MEMÓRIA: reimaginando arquivos fotográficos |
LUGAR DE FALA: notas para uma releitura do conceito |
ENTRE PASSADOS, PRESENTES E FUTUROS: articulações temporais na série Fantástico 50 anos |
CORRUPTION, POPULISM AND SOCIAL MEDIA: a comparative analysis of Facebook’s profiles from Italy, Brazil, and Portugal |
BAIANAS NA TV: uma abordagem interpretativa da notícia |
Imagens de conflito na representação da alteridade: imaginação política e contra-narrativa em Fuocoammare e Notturno |
Diversidade e gramática transnacional na série brasileira De volta aos 15, da Netflix |
A atividade do usuário como matéria-prima da indústria da datificação |
A PRODUÇÃO DE ETNOMÍDIAS COMO PRÁTICA DECOLONIAL EDUCOMUNICATIVA: uma abordagem a partir da criação do coletivo Nhembo’e Katu |
INTERSECCIONALIDADE NA PRÁXIS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM CENAS LITERÁRIAS |
Imagem e som em crise: procedimentos investigativos da videoinstalação de Cristiana Miranda |
COLONIALISMO DIGITAL NO AGRONEJO: O Imaginário Branco do Subgênero e suas Implicações Raciais |
O CURSO DAS COISAS: a narrativa cinematográfica entre contingência e causalidade |
SANKO FAMILLY: advocacy shareting e aquilombamento digital nas práticas digitais de uma família negra |
Modos de viver, situações de exclusão, dignidade humana: desdobramentos da alteridade e da interação |
O espectador zero: a subjetividade no processo criativo da montagem cinematográfica |
REPENSANDO A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL SOB A ÓTICA DA INTERSECCIONALIDADE |
TRAUMAS TROPICAIS: violência e melodrama em “Propriedade”, de Daniel Bandeira |
AQUI VOCÊ SE VÊ, AQUI VOCÊ TEM VOZ: a gestão estratégica de conteúdo como instrumento de inclusão e representatividade |
AMBIENTE DIGITAL DE ALTA FREQUÊNCIA: uma análise do regime de temporalidade do TikTok |
AUDIOVISUAL EM REDE E DISSIDÊNCIAS SEXUAIS: narrativas e reconhecimento |
DESINFORMAÇÃO E INTEGRIDADE DA INFORMAÇÃO: uma revisão de literatura |
GRÁFICO DE RADAR COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NOS ESTUDOS DE JORNALISMO: Uma análise comparativa de perfis nas redes sociais |
“É a natureza, não tem o que fazer”: como telejornais brasileiros cobriram eventos climáticos extremos em 2024 |
A TECNOLOGIA CONTEMPORÂNEA E A TRANSFORMAÇÃO DA ATENÇÃO NA EXPERIÊNCIA MUSICAL |
O QUE TORNA O PRECONCEITO VISÍVEL?: uma análise do perfil @racismoinvisivel no Instagram |
Representação sem representatividade?: mulheres negras na Revista Marie Claire |
NÃO DEVER CORPOREIDADES: caminhos para interpretações visuais a partir das não-binariedades no Instagram |
“PARTE DA REVOLUÇÃO FEMINISTA DA MINHA MATURIDADE”: estudo de caso sobre o ecossistema midiático Obvious e o Midiativismo feminista |
MÍDIAS NEGRAS E ATIVISMO DIGITAL: o legado do Movimento Negro Brasileiro |
CONFLUÊNCIAS E AFROFABULAÇÕES: entre mulheres kilombola, nós e as imagens-cascas |
LUTA DE CLASSES LITERAL: Violência explícita no cinema brasileiro contemporâneo |
O TRABALHO COMO VALOR NAS REPRESENTAÇÕES FEMININAS EM TELENOVELAS BRASILEIRAS |
COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA NO ENSINO DE DESIGN: teoria e prática na construção de sentidos |
MOVIMENTOS DATAFICADOS E RESISTÊNCIA ESTUDANTIL: usos táticos das materialidades da colaboração mediada por algoritmos |
RELAÇÕES DE GÊNERO NOS ANDES: das filosofias originárias às postagens no Facebook |
CRÍTICA CULTURAL: Processos de legitimação frente à midiatização da sociedade |
ANÁLISE DISCURSIVA PELO VIÉS INTERSECCIONAL: proposta metodológico para estudo do Coletivo Pretas, Paridas de Amazônia |
CARTOGRAFANDO O TEMA DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES: um estudo sob a lupa da bibliometria |
O GÊNERO (E A DIGNIDADE) DE IMANE KHELF SOB A VIOLÊNCIA CULTURAL MIDIÁTICA |
PANAURALIDADE E AUDIBILIDADE MUSISSÔNICA: Diálogos Afirmativos entre Estudos de Som e Música |
CCI e TEORIA CRÍTICA COMO POSIÇÃO EPISTEMOLÓGICA DO ENFRENTAMENTO À DESINFORMAÇÃO E AO POPULISMO |
MEMORICÍDIO E HISTÓRIA DO RÁDIO NO BRASIL: vestígios do apagamento cultural de mulheres |
Testemunho, ética do cuidado e injustiça epistêmica: elementos para uma epistemologia da comunicação |
INTERFACES IMERSIVAS E A EXPERIÊNCIA DO VALE DA ESTRANHEZA EM PERSONAGENS VIRTUAIS |
“TODO O SEU AZEDUME”: a construção moral da solteirona em jornais brasileiros do século XIX |
O CONCEITO DE DISPOSITIVO COMUNICACIONAL NAS RELAÇÕES DE COMUNICAÇÃO E TRABALHO VIA WHATSAPP: um estudo sobre os usos da linguagem pelas costureiras subcontratadas |
O GÊNERO DA DIVA: Erika Hilton, as TERFs e os enfrentamentos aos discursos antitrans |
ÍDOLO À BRASILEIRA: o mito do herói e a construção discursiva da revista Placar em torno do futebolista Sócrates |
A condição do olhar imperial |
UNHAS INVISÍVEIS: autoficção e diálogo entre duas crianças viadas |
ANÁLISE DA ESTRUTURA DOS PODCASTS MAIS ACESSADOS NA AMÉRICA LATINA: um estudo inicial sobre Brasil, México e Colômbia |
HISTÓRIAS DE VIDA DAS PROFISSIONAIS DA RÁDIO UNIVERSIDADE FM (106,9): um retrato do ano de 2024 |
DEMASIADO HUMANO: perspectivas sobre criação e agência das tecnologias |
FIGURAS DE OUSADIA PARA REFUNDAR UMA CENA UNIVERSITÁRIA PLURIEPISTÊMICA |
De escravo a governador: a glorificação em José (1995) como obliteração racial |
O JORNALISMO INFANCIALIZADO: as posições-sujeito das crianças nas reportagens da Agência Mural |
O USO DE INOVAÇÕES DEMOCRÁTICAS DIGITAIS PELAS INSTITUIÇÕES DO PODER LEGISLATIVO BRASILEIRO |
JUGAAD, MARGINALIDADE E GENIALIDADE: Relações entre as criatividades, exclusões e inovações |
“MISERICÓRDIA, COLOCARAM A FRANCESCA PRA FAZER BRIGA DE ARANHA”: heteronormatividade e homofobia no fandom de Bridgerton no X (Twitter) |
MOBILIZAÇÃO SOCIAL E FORMAÇÃO DE PÚBLICOS PARA CIÊNCIA: um estudo de caso do projeto “Pergunte aos Cientistas” da Agência Escola UFPR |
DESINFORMAÇÃO ENQUANTO PRÁTICA CENSÓRIA: reflexões sobre liberdade de expressão e seus limites nas redes sociais |
CONSTELAÇÕES INSURGENTES: tensões ao imaginário social da passividade masculina |
Estudo Inicial sobre o uso de ferramentas de IA nas emissoras de radiojornalismo brasileiras |
O PAPEL MEDIADOR DA PRIMEIRA-DAMA: análise semiótica do vestuário usado por Janja e Melania Trump nas cerimônias de posse em 2023 e 2025 |
ESPECULAR UM CINEMA DE FRONTEIRAS: a experiência contra-anestética em EAMI, de Paz Encina |
“Dr. Drauzio Varella tem a solução dos seus problemas”: mapeando anúncios fraudulentos sobre saúde na Meta |
A ESTRATÉGIA ENUNCIATIVA DOS LUGARES DE FALA: reconhecimento praxiológico do objeto de conhecimento comunicacional |
PODCASTS BIOGRÁFICOS: Temporalidades na Reconstrução da Trajetória da Ângela Diniz |
AUTENTICIDADE NO BEREAL: a emergência de uma categoria central via Teoria Fundamentada |
LONGEVIDADE E ORGANIZAÇÕES PELO OLHAR DA COMUNICAÇÃO: por que precisamos falar sobre isso? |
Lei de Acesso à Informação e os ruídos na comunicação pública a partir de pedidos formulados por jornalistas em 10 anos de vigência da LAI |
Autonomia vigiada e expansão do poder biomédico: dimensões socioculturais do uso de aplicativos relacionados ao câncer |
VIRTUALIZAÇÃO IMAGÉTICA: inferências produzidas pela visualidade da personagem Madalena, de Volta por Cima (2024) |
CINEMA INDÍGENA E RECEPÇÃO: os hábitos de consumo na recepção de filmes indígenas |
“TÔ NEM AÍ”: A legitimação cínica da violência policial no Brasil contemporâneo |
ALÉM DA OPÇÃO DECOLONIAL: a insuficiência da decolonialidade para pensar o negro no Brasil |
O aconchegante no espectro de categorias estéticas |
“COMO ESTUDANTE, QUEM SOU PRA FALAR ASSIM?”: formações imaginárias dos sujeitos da aprendizagem no ensino de Publicidade e Propaganda |
RELACIONAMENTO DE ORGANIZAÇÕES COM FÃS MIRINS: o caso da collab Carmed-Fini |
CIRCULAÇÃO MIDIATIZADA DE CASOS DE RACISMO: percepções teóricas e proposições metodológicas |
Copacabana: o sagrado e o profano na cartografia militar |
A disputa pelo contágio entre o governo paulista e os sindicatos na greve dos metroviários |
Da teoria à prática: tecnologias e percepção social no combate ao fluxo da desinformação |
Crianças trans existem e precisam viver: discursos transfóbicos em tempos de cultura de ódio |
O AMBIENTE E O DESEJO: as teorias da imagem e a produção visual bolsonarista |
CARNAVAL EM DISPUTA: reflexões sobre o uso da festa como abordagem teórico-metodológica dos fenômenos sociais |
CRIAÇÃO DE IMAGINÁRIOS ENTRE A POÉTICA, A ESTÉTICA E AS TECNOLOGIAS A PARTIR DO “PROJETO ESPECTROS COMPUTACIONAIS” |
ALGUNS ENCAMINHAMENTOS PARA A EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO A PARTIR DE SOHN-RETHEL |
Reset Brasil, entretenimento que reinicia a história: a peça teatral que reconstrói uma memória silenciada |
MUITO ALÉM DO PITCHING: Os roteiristas brasileiros e as plataformas de Streaming |
DO PERFIL RACIAL DE PROFISSIONAIS AO CONTEÚDO JORNALÍSTICO: a questão da diversidade no jornalismo brasileiro |
PERPETRADOR(AS): Violência entre mulheres |
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E DIVERSIDADES: práticas da estratégia discursiva cínico-degenerativa |
Indígenas Potiguara e net-ativismo no Instagram: entre teorias do jornalismo e práticas comunicacionais digitais |
A TELENOVELA COMO CRÔNICA: o cotidiano urbano nas telenovelas de Manoel Carlos e Gilberto Braga |
METODOLOGIAS PARA PESQUISAS DE RECEPÇÃO DE TELENOVELA: miradas possíveis |
O papel da comunicação pública nos processos de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nas universidades |
QUAL CULTURA BRASILEIRA? Análise da cobertura cultural sobre o Brasil no jornal português Público |
LAROYÊ, EXU: Uma perspectiva teórico-metodológica para se refletir sobre o educar comunicativo negro a partir da entrevista de Conceição Evaristo no Roda Viva |
POLARIZAÇÃO E PROJEÇÃO NA POLÍTICA: Apontamentos sobre as capacidades deliberativas dos adolescentes |
MEDIADORES ALGORÍTMICOS: uma abordagem exploratória do processo de Aprendizado de Máquina |
A “filha ingrata da América” ou “a garota de Pequim”? A cobertura jornalística da Fox News e do Global Times sobre a naturalização de Eileen Gu durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 |
Cidadania migrante: propostas e experiências em comunicação e saúde |
O rap como horizonte possível do urbano: construindo fissuras interdiscursivas no espaço-tempo da cidade |
O QUE CONECTA OS PÚBLICOS AO JORNALISMO LOCAL: hábitos, interesses, sustentabilidade, engajamento e participação em Florianópolis |
Perceber, filmar, sentir |
MANIPULANDO MÉTRICAS, REDEFININDO CHARTS: as práticas de data fandom entre fãs brasileiros do BTS |
RÁDIO PÚBLICA: missão e requisitos segundo os pesquisadores de mídia sonora da Intercom |
O true crime e a (não) visibilidade de casos de feminicídio |
A FRAGMENTAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A COMUNICAÇÃO POLÍTICA: uma análise a partir da polêmica do Pix |
POLITIZAÇÃO E DESPOLITIZAÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19: análise dos discursos de Lula, Bolsonaro e Simone Tebet no X durante as eleições de 2022 |
Estupro virtual: violência sexual digital e exposição da intimidade feminina nas plataformas digitais |
COMPRAR VISIBILIDADE: formas de resistência algorítmica e a venda de likes no Spotify em grupo do Telegram |
ÀS LESBIANIDADES RESTA O ESPAÇO PRIVATIVO? A imoralidade atribuída às lésbicas em notícias sobre casos de lesbofobia |
MARKETING INCLUSIVO SOB PRESSÃO: uma análise dos argumentos para se manter a diversidade como o ethos das marcas contemporâneas |
GASTRONOMIA PUBLICIZADA: a publicização dos rituais de consumo alimentar por influenciadores no Instagram |
HUMOR E CRÍTICA ÀS RELIGIÕES COMO DISCURSIVIDADES PREDOMINANTES EM PÁGINAS ATEÍSTAS DO INSTAGRAM NO BRASIL |
TRANÇADOS DE TEORIAS E ARTE NOS ESTUDOS DO GÓTICO DA AMERICA LATINA: : um olhar sobre Estética e Arte na Comunicação |
UMA VALSA PENSANDO SOBRE NOSSOS CORPOS: Suspiria (1977 e 2018), o gótico, o queer e a ressignificação de um clássico |
ENTRE A NORMA E A RUPTURA: Tensões e contradições discursivas sobre a família na agenda política LGBTQIA+ |
Entre causas e ações: o comportamento das marcas na maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul |
JORNALISMO CRÍTICO-EMANCIPATÓRIO NO ANTROPOCENO: a práxis noticiosa de repórteres indígenas na Amazônia Real e Sumaúma |
NUTRIÇÃO DO SABER: apontamentos epistemológicos para o consumo alimentar mais consciente |
Pirataria digital enquanto cultura midiática |
CARICATURA E CULTURA CARTOON EM “IRMÃO DO JOREL”: uma crítica metamidiática do cotidiano |
ESTADO DE OCUPAÇÃO: componentes de um conceito a partir de Conte isso… |
O quilombismo como tropo discursivo no documentário brasileiro |
Modos de abordagem e campos de produção: retrato de como pesquisamos a transmídia no Brasil. |
(Re)imaginar o cinema: atravessamentos da tecnologia na produção cinematográfica |
FOTOGRAFIA E PERTENCIMENTO: narrativa fotoetnográfica e modos de sociabilidade na Vila Torres em Curitiba pelo olhar de seus moradores |
CONFIANÇA NO JORNALISMO E ORIENTAÇÃO POLíTICA |
‘BOY DODÓI’: as narrativas de mulheres em quadrinhos digitais e a representação da masculinidade hegemônica |
PANDEMIA DA COVID-19 COMO ACONTECIMENTO E CPI DA PANDEMIA COMO DISPOSITIVO ORGANIZACIONAL: midiatização, serialidade e a emergência de novos campos hermenêuticos |
JORNALISMO ESPORTIVO: mídia, uniformes e voleibol feminino a partir dos anos 1980 |
HODOR CAVALO E AS BETERRABAS EM FÚRIA: dinâmicas entre o podcast e seus fãs |
PRÁTICAS ARTÍSTICAS E CRISE CLIMÁTICA NA 22º BIENAL SESC_VIDEOBRASIL |
CARICATURA E CULTURA CARTOON EM “IRMÃO DO JOREL”: uma crítica metamidiática do cotidiano |
EDUCAÇÃO DECOLONIAL E A MULTIPLICIDADE DE SABERES: uma análise sobre a Escola Maria Felipa |
IMAGENS DE CONTROLE E PUBLICIDADE: aproximações teórico-metodológicas |
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARLAMENTAR: o impacto da profissionalização nas eleições de 2024 |
DEIXE A GIRA GIRAR: comunicação, comunidade e cultura em casas de Umbanda na região metropolitana de Natal-RN |
SHITPOSTING NA EXPRESSIVIDADE MARCÁRIA: Hibridismos da Publicidade Contemporânea |
O JAZZ E SEUS DERIVADOS NO DOCUMENTÁRIO MILES DAVIS: BIRTH OF THE COOL – JAZZ AND ITS DERIVATIVES IN THE DOCUMENTARY MILES DAVIS: BIRTH OF THE COOL |
ANÁLISE PRELIMINAR DA AGENDA DE DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO EM ORGANIZAÇÕES PARANAENSES |
É possível imaginar um jornalismo de reparação? Desafios na busca pelo direito ao tempo a partir da leitura de jornais escravocratas |
A DICOTOMIA ‘FOFINHO’ VS. MACABRO EM ‘CULT OF THE LAMB’ |
O QUE A CENSURA NÃO CORTOU: uma análise das charges do jornal Movimento em tempos de censura |
A expressão do sistema disciplinar foucaultiano no imagético feminino através das páginas da revista Vogue Brasil |
CASO ESSURE: A CONVOCAÇÃO MIDIÁTICA PARA ATRAIR MULHERES NA FILA DO SUS PARA A FALÁCIA DA LAQUEADURA MODERNA |
SERÁ QUE VALE SEU INVESTIMENTO? Aconselhamento amoroso no mercado digital contemporâneo |
O OBJETO DA PUBLICIDADE A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS: um campo de estudos em movimento |
A UNIÃO QUE ENFRAQUECE: UM ESTUDO SOBRE AS FUSÕES DOS PARTIDOS A PARTIR DA COMUNICAÇÃO PARTIDÁRIA |
Representatividade e protagonismo de grupos menos visibilizados na produção de jogos eletrônicos |
POR UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE NARRATIVA DAS AUDIOVISUALIDADES MUSICAIS EM REDE: narratividade pop, persona musical e a dimensão dramatúrgica na linguagem do videoclipe |
“Guerra às drogas”, genocídio negro e o racismo epistêmico do jornalismo |
A CULTURA DE “CRIA” NO PERFIL @IAE.BREAK: influência digital e o consumo do turismo em favelas do Rio de Janeiro |
SOBRE CONSUMO E PRODUÇÃO TRANSMIDIA – Imagem audiovisual segue soberana |
Mundos (Im)Possíveis em Estrada Perdida (1997) |
A CENTRALIDADE DA COMUNICAÇÃO NOS ESTUDOS DE FÃS NO BRASIL |
CIBERORGIA: experiência erótica na pornoesfera digital |
Aurora: possibilidades de desvio na representação fílmica de mulheres negras |
TENDÊNCIAS E PERCEPÇÕES: mapeamento do GT Consumos e Processos de Comunicação na Compós |
MEMÓRIA CORPORAL: aproximações discursivas e percepções sensoriais em “Titane” (2021), de Julia Ducournau |
Aceleração da/na academia: o viés temporal no produzir e pensar ciência |
O emprego do modelo narrativo da Jornada do Herói nos conteúdos de influenciadores digitais da Psicologia no Instagram |
As representações de gênero na sétima arte: um estudo de “A Vida Invisível”, a partir das Teorias Feministas do Cinema |
CIDADANIA, ARENAS DA ATENÇÃO E DISPUTAS DE PODER: visibilidade e repercussão do VOZ na esfera pública digital |
NOVAS ESTRUTURAS FICCIONAIS DO PATRIARCADO: Ou como os enunciados da “empatia” e da “alienação parental” se articulam na contemporaneidade para perpetuar a violência contra mulheres e crianças |
QUALIDADE JORNALÍSTICA: consumo e valores da audiência no contexto on-line |
IMAGENS FOTOGRÁFICAS E O IMAGINÁRIO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NA DESINFORMAÇÃO POLÍTICA |
PERSPECTIVAS DA DECOLONIALIDADE NAS AGÊNCIAS DE MARKETING DE INFLUÊNCIA: uma proposta baseada na atuação da Digital Favela |
INTERSECCIONALIDADE NA IMPRENSA: o que os dados revelam sobre raça e gênero no jornalismo |
IMAGINÁRIO ENTRECULTURAL: (des)continuidades alegórico-analógicas na/da comunicação |
VULNERABILIDADE SOCIAL E CRISE CLIMÁTICA NA NARRATIVA FICCIONAL: uma análise em Snowpiercer |
A TRILHA SONORA DA APURAÇÃO: METAJORNALISMO COMO ESTRATÉGIA IMERSIVA NO PODCAST “A MULHER DA CASA ABANDONADA” |
ANÁLISE AUTOMATIZADA DE OBJETOS SONOROS: caminhos e desafios metodológicos |
A disputa discursiva sobre mineração em terras indígenas e o negacionismo ambiental no Twitter |
STREAMING COMO UM PROBLEMA POLÍTICO: análise e impactos dos Projetos de Lei para o audiovisual brasileiro1 |
Imagens do Sofrimento Mineiro: Entre o Horror Sublime e a Investigação Estética dos atingidos por mineração |
A SAÚDE NA CAPA: Construções simbólicas e Imaginário Tecnológico na Revista Superinteressante durante a Pandemia |
TERROR TERRITORIAL: a figura do corpo-edifício no cinema brasileiro de ficção recente |
JOVENS E O NOVO SENSORIUM: vivências entre palimpsesto e hipertexto |
EMPREENDEDORISMO DO POP: produtos não-oficiais e práticas de consumo |
VISUALIZAÇÃO DE DADOS E INFOGRAFIA NO JORNALISMO BRASILEIRO: uma análise da produção recente destacada no Data Vis Dispatch |
A RADIODIFUSÃO PÚBLICA BRASILEIRA DIANTE DO DESAFIO DO RÁDIO EXPANDIDO |
OS MANUAIS DE REDAÇÃO COMO CONTEXTO DE JUSTIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO: um olhar para o jornalismo de posição de Alma Preta e AzMina |
Ironia disfarçada em elogio: o duplo como rastro de africanismo na produção cultural negra – É tudo para ontem |
Crise da diversidade na inteligência artificial: comunicação, justiça algorítmica e grupos minorizados em direitos humanos |
O QUE DEIXAMOS PARA TRÁS: representações da experiência adolescente dissidente em The Last of Us |
A colonização do imaginário através da indústria cultural |
ACURACIDADE DA IAG NA IDENTIFICAÇÃO DE FAKE NEWS: experimento em sistemas em período de eleições municipais no Brasil |
INTERATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO NA CRIAÇÃO DO CONTEÚDO EM PODCAST |
Exposição e mal-estar no TikTok: percepções de uma influenciadora adolescente sobre riscos |
Menopausas LGBTQIAPN+: silenciamento discursivo na sociedade plataformizada |
OS VALORES-NOTÍCIA NAS MATÉRIAS DE ÁUDIO DA AGÊNCIA CENTRAL DE NOTÍCIAS |
GENERACIÓN EUREKA: práticas de participação midiática infantil na TV convergente desde a Colômbia |
ENTRE A CULTURA E O BIOLÓGICO: um protocolo neurocientífico para compreender imagens arquetípicas na publicidade |
ENTRE A CARTOGRAFIA E O PROTOCOLO: diálogos ético-metodológicos em uma pesquisa-intervenção sobre imagem corporal positiva com adolescentes |
A representatividade de mulheres negras posicionada: impacto da colonialidade na produção de sentidos em telenovelas da TV Globo |
ANÁLISE RACIAL CRÍTICA DE PODCASTING: uma proposta metodológica |
PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE ANÁLISE DO IMAGINÁRIO |
Jornalismo de dados: inovações e adaptações nas práticas produtivas paraibanas |
Representação de símbolos do territorio Amazônico: a produção artística por meio da inteligência artificial generativa de imagem Midjourney |
A poética do arquivo em John Akomfrah |
IA Generativa e o contexto dos Avatares na Comunicação de Marcas Sustentáveis: Caso Natura |
DISCURSO SUSTENTÁVEL NA MODA: uma análise da comunicação da marca Lusco Fusco. |
MADE IN BRASIL: a construção da imagem de país em produções audiovisuais para o público internacional |
O outro empodeirado: Que horas ela volta, Casa grande, O som ao redor e Bacurau |
A COMUNICAÇÃO DOS OBJETOS: contracolonialidade e memória na arte de Ibrahim Mahama |
PRESENÇA DO NEGRO NO TELEJORNALISMO: pespectiva histórica dos jornalistas negro na TV no Brasil |
LUZ, SOMBRA, AÇÃO: Arquétipos e virtudes no Super-Homem dos cinemas de 1978 e 2006 |
BAIXO CORPORAL E PERFORMATIVIDADE NA PORNOGRAFIA: Linguagem, tecnologia e verdade |
Mito e ideologia: o ideal revolucionário de jovens militantes secundaristas negros no PCB do Rio de Janeiro dos anos de 1960 |
TRAMAS COLONIAIS EM PERSPECTIVA PLURAL |
Da conversa à conversação cinematográfica: caminhos críticos para um conceito a partir da obra de Gilles Deleuze |
A plataformização dos periódicos científicos na era da cultura digital |
ONTOLOGIA E EPISTEMOLOGIA DIASPÓRICAS: Prefácio à tradução de Um estranho familiar, de Stuart Hall |
OS MOVIMENTOS SOCIAIS SOB A ÓTICA DA SOCIEDADE EM REDE E DA CULTURA DA CONVERGÊNCIA: reveses e possibilidades na era digital |
PERSPECTIVAS DE COMUNICAÇÃO POPULAR PARA DEMOCRATIZAR A CIDADANIA CULTURAL: análise das práticas comunicacionais do programa nacional dos comitês de cultura |
MILENA: infância e identidade afro-brasileira através das obras de Maurício de Sousa |
Misoginia Digital: a voz como marcador de gênero em partidas on-line |
Motus Möbius: Notas sobre sobre a experiência histórica e o cinema de arquivo |
POR UM RÁDIO QUE ROMPA SILÊNCIOS E SILENCIAMENTOS: referenciais epistemológicos de raça e gênero para pensar o jornalismo sonoro |
PANORAMA DA PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE ANIMAÇÕES SERIADAS TELEVISIVAS BRASILEIRAS |
Políticas de comunicação e estrutura institucional: um estudo das ferramentas de relacionamento das universidades federais com a imprensa. |
As imagens héautonomes de Marguerite Duras e as descrições disjuntivas de Gustave Flaubert |
TELENOVELA BRASILEIRA E BRASIL PROFUNDO |
PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS DE CORPO E FELICIDADE: a cínica construção do discurso de congelamento de óvulos na imprensa brasileira |
Um Fantasma no distrito de Realidade: O espectro na história cíclica de Curupira e a Máquina do Destino (2021) |