2008 - Universidade Federal de Santa Catarina

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO

Site: www.ppgjor.posgrad.ufsc.br

E-mail: ppgjor@contato.ufsc.br

Telefone: (48) 3721-6610

Jornalismo

Coordenador(a)

Carlos Locatelli (locatelli.jor@gmail.com)

Vice-Coordenador(a)

Fabiana Piccinin (fabianaquatrinpiccinin@gmail.com)

Área de concentração

Jornalismo

Linha de Pesquisa

1. Cultura e Sociedade
2. Tecnologias, Linguagens e Inovação
3. Conhecimento e Profissão

Ementa da Linha de Pesquisa

1 – Cultura e Sociedade

Estudos teóricos e empíricos do jornalismo como fenômeno da modernidade, observando suas múltiplas naturezas e implicações na sociedade. Investigam-se as manifestações e figurações do jornalismo no espaço público, como prática social, expressão estética e experiência no campo da cultura. Estudos do jornalismo como processo histórico, político e econômico, como narrativa, discurso e mediação cultural no ambiente midiático e como produção simbólica na construção de imagens e representação sobre o mundo.

2 – Tecnologias, Linguagens e Inovação

Estudos do jornalismo em bases teóricas, históricas, empíricas e aplicadas, com ênfase em transformações e inovações decorrentes da disseminação das tecnologias da informação e da comunicação. Investigam-se formatos, linguagens, design, economias e políticas internas em diferentes plataformas técnicas, tanto no âmbito das organizações midiáticas como no de experiências alternativas de produção, circulação, audiência, recepção e consumo de notícias, as interfaces e as relações do jornalismo com as diferentes áreas do conhecimento.

3 – Conhecimento e Profissão

Estudos teóricos e empíricos do jornalismo como forma de conhecimento e como atividade profissional. São investigados o mundo do trabalho, as práticas cotidianas, as governanças e as tomadas de decisão, os valores, a ética, a formação profissional e a identidade jornalísticas. Interessam, também, estudos deontológicos e epistemológicos, tendo em vista impactos na credibilidade e na subsistência do jornalismo.