O próximo Encontro da Compós na PUC-MINAS, em 2018, será o último para os GTs em sua configuração atual. Após isso, todos os GTs serão extintos e mesmo os atuais grupos que queiram continuar têm que se propor novamente, mas com alguma renovação em suas ementas e objetivos;
As normas que se referem especificamente à reclivagem estão disponíveis em :http://www.compos.org.br/gts_informacoes.php#secaoII; o site da Compós também traz as informações sobre os parâmetros que norteiam a formação de um grupo de trabalho, bem como os itens que devem constar da proposta formal a ser encaminhada à diretoria;
Um pesquisador pode endossar seu apoio, no máximo, a dois GTs. Se um pesquisador endossar mais de dois GTs, há o risco de um deles ser desclassificado;
Os atuais coordenadores e vice-coordenadores, participantes da proposição, devem estar bem atentos à questão dos mandatos. Como consta das normas, item 1.4 “Os mandatos dos coordenadores e vice-coordenadores serão de um ano, renováveis por mais um, sendo que, no período da reclivagem dos GTs, serão considerados os mandatos exercidos no período imediatamente anterior à proposta”.
As proposições de criação de novo GT devem ser divulgadas na lista de discussão e no site na Compós, de modo que recebam ampla divulgação e possam agregar proponentes.
Em sua reunião ordinária do primeiro semestre, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de abril, local ainda não definido, o Conselho Geral da Compós reservará um momento para a exposição das propostas em formação de modo que elas se tornem amplamente conhecidas pelos coordenadores e sejam divulgadas entre os professores dos cursos. Os GTs que não tiverem representantes no Conselho Compós serão apresentados pela diretoria da Compós.
As proposições de GTs deverão circular na lista da Compós para que os pesquisadores tomem conhecimento dos GTs propostos, afinem nome e ementas e realizem clivagens com GTs que tenham abordagens próximas.
As propostas definitivas, formatadas de acordo com as normas, deverão ser enviadas para a Diretoria até o dia 25 de maio, 10 dias antes da Reunião do Conselho que se realiza no Encontro Anual da Associação.
Em sua reunião ordinária, o Conselho Geral apreciará as propostas e selecionará o número de GTs (ainda não definido) que comporão a Compós para o período de 2019 a 2022.