Site: https://mestrado-doutorado.fgv.br/curso/mestrado-profissional/rio-de-janeiro/comunicacao-digital-e-cultura-de-dados
Comunicação, Sociedade e Cultura Digital (Mestrado Profissional)
Coordenador(a)
Luciana Fernandes Veiga (luciana.veiga@fgv.br)
Área de concentração
Comunicação, Sociedade e Cultura Digital (Mestrado Profissional)
Linha de Pesquisa
1) INTELIGÊNCIA DE DADOS E SOCIEDADE; 2) CONTEÚDOS, PRODUTOS E SERVIÇOS DIGITAIS
Ementa da Linha de Pesquisa
1) INTELIGÊNCIA DE DADOS E SOCIEDADE
Esta linha é fundamentada em abordagens que compreendem que os dados gerados pelas interações mediadas são elementos centrais para a compreensão das dinâmicas políticas, sociais, econômicas e culturais contemporâneas. A linha de atuação é focada, de forma específica, em:
a) investigar como os dados estruturam as relações sociais contemporâneas e quais são as consequências desse processo;
b) examinar como esta profusão de dados pode aprimorar as maneiras de conhecer, interpretar e construir o mundo, a partir do desenvolvimento de metodologias, visualizações e modelos de análise que melhor orientem a inovação, a resolução de problemas e a tomada de decisões dos profissionais contemporâneos;
c) refletir criticamente sobre o estado atual e o prognóstico da qualidade e disponibilidade dos dados usados em análises, mensurações e predições na pesquisa social para futuras aplicações com impactos social e econômico, considerando também os desafios éticos que emergem a partir dessas abordagens.
2) CONTEÚDOS, PRODUTOS E SERVIÇOS DIGITAIS
Esta linha está focada na criação de tipos diversos de produções digitais que inovem no campo da comunicação. A linha de atuação mira, de forma específica, na:
a) criação de conteúdo e de narrativas digitais, com uso de recursos multimodais e multimidiáticos, técnicas transmídia, experiências imersivas e outras características potenciais típicas de plataformas e ecossistemas digitais;
b) concepção de produtos digitais, a partir do constante pensar de ideias e soluções inovadoras para a melhoria de processos, negócios, instituições, governos e a sociedade;
c) oferta aprimorada de serviços digitais, com aplicação de métodos, técnicas e ferramentas aos canais de comunicação e interação com o público-alvo.