2024 - Fundação Getúlio Vargas

Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Sociedade e Cultura Digital (Mestrado Profissional)

Site: https://mestrado-doutorado.fgv.br/curso/mestrado-profissional/rio-de-janeiro/comunicacao-digital-e-cultura-de-dados

Comunicação, Sociedade e Cultura Digital (Mestrado Profissional)

Coordenador(a)

Luciana Fernandes Veiga (luciana.veiga@fgv.br)

Área de concentração

Comunicação, Sociedade e Cultura Digital (Mestrado Profissional)

Linha de Pesquisa

1) INTELIGÊNCIA DE DADOS E SOCIEDADE; 2) CONTEÚDOS, PRODUTOS E SERVIÇOS DIGITAIS

Ementa da Linha de Pesquisa

1) INTELIGÊNCIA DE DADOS E SOCIEDADE

Esta linha é fundamentada em abordagens que compreendem que os dados gerados pelas interações mediadas são elementos centrais para a compreensão das dinâmicas políticas, sociais, econômicas e culturais contemporâneas. A linha de atuação é focada, de forma específica, em:

a) investigar como os dados estruturam as relações sociais contemporâneas e quais são as consequências desse processo;

b) examinar como esta profusão de dados pode aprimorar as maneiras de conhecer, interpretar e construir o mundo, a partir do desenvolvimento de metodologias, visualizações e modelos de análise que melhor orientem a inovação, a resolução de problemas e a tomada de decisões dos profissionais contemporâneos;

c) refletir criticamente sobre o estado atual e o prognóstico da qualidade e disponibilidade dos dados usados em análises, mensurações e predições na pesquisa social para futuras aplicações com impactos social e econômico, considerando também os desafios éticos que emergem a partir dessas abordagens.

 

2) CONTEÚDOS, PRODUTOS E SERVIÇOS DIGITAIS

Esta linha está focada na criação de tipos diversos de produções digitais que inovem no campo da comunicação. A linha de atuação mira, de forma específica, na:

a) criação de conteúdo e de narrativas digitais, com uso de recursos multimodais e multimidiáticos, técnicas transmídia, experiências imersivas e outras características potenciais típicas de plataformas e ecossistemas digitais;

b) concepção de produtos digitais, a partir do constante pensar de ideias e soluções inovadoras para a melhoria de processos, negócios, instituições, governos e a sociedade;

c) oferta aprimorada de serviços digitais, com aplicação de métodos, técnicas e ferramentas aos canais de comunicação e interação com o público-alvo.