2007 - Universidade Federal de Goiás

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGCOM)

Site: https://ppgcom.fic.ufg.br/

E-mail: ppgcom.fic@ufg.br

Telefone: (62) 3521-1514

Comunicação, cultura e cidadania

Coordenador(a)

Rosana Maria Ribeiro Borges (rosana_borges@ufg.br)

Vice-Coordenador(a)

Douglas Farias Cordeiro (cordeiro@ufg.br)

Área de concentração

Comunicação, cultura e cidadania

Linha de Pesquisa

A - Mídia e cidadania
B - Mídia e cultura
C - Mídia e Informação

Ementa da Linha de Pesquisa

A – Mídia e cidadania

Estudo da relação entre mídia e processos de sociabilidade, socialização e exercício da cidadania política nas sociedades contemporâneas. Ênfase sobre os processos formativos da cidadania em suas variadas matizes políticas criadas, mantidas e transformadas pela mídia no terreno de suas intervenções sócio-políticas. Estudos que envolvem a natureza e estrutura das intervenções midiáticas na formação e dinâmica de esferas públicas democráticas, plurais e emancipatórias.

B – Mídia e cultura

Estudo da produção cultural midiática em suas interfaces com a dinâmica cultural das sociedades contemporâneas, com relevo sobre questões de identidade, diversidade cultural, multiculturalismo e globalização. Estudo da mídia em suas relações com as questões culturais da contemporaneidade, ênfase sobre processos de formação de hegomonias, de práticas e valores culturais emergentes e alternativos oriundos do ambiente midiático, discursivo e imagético, das suas rotinas produtivas e relações com as demais instâncias culturais da realidade social em geral e, em especial, da sociedade brasileira.

C – Mídia e Informação

Estudo da informação e suas interrelações com a sociedade contemporânea. Reflexões sobre as relações entre mídia e informação nos diferentes suportes, sejam eles físicos ou virtuais. Estudos dos fenômenos das mídias digitais em diferentes vertentes: leitura, tratamento informacional, comunicação, sociabilidade, democratização da informação, aplicação de soluções inovadoras em análises de mídias digitais.