Site: https://www.feevale.br/pos-graduacao/stricto-sensu/mestrado--profissional-em-industria-criativa
E-mail: pgindustria@feevale.br
Telefone: (51) 3586-8800
Indústria Criativa
Coordenador(a)
Cristiano Max Pereira Pinheiro (maxrs@feevale.br)
Área de concentração
Indústria Criativa
Linha de Pesquisa
1 - Conteúdos Criativos; 2 - Gestão e Inovação
Ementa da Linha de Pesquisa
1 – Conteúdos Criativos
Esta linha investiga os produtos e manifestações características da indústria criativa. Busca entender como o encontro das áreas de comunicação/ciência da informação/artes/computação gera esses produtos, agregando inovação, valor econômico e expressões culturais que lhes são específicas. Pretende investigar também como esses produtos modificam as formas de pensar, executar, distribuir e gerir negócios que se baseiam em conteúdo cultural, afetando as formas de produção, a distribuição e seu uso. Como exemplos típicos, têm-se os produtos associados às áreas que compõem a indústria criativa, como a do audiovisual, da literatura, das histórias em quadrinhos, da animação, dos jogos, da fotografia entre outras, bem como aqueles que nascem na intersecção das áreas, como sistemas para educação a distância, aplicativos para telefonia/internet, ambientes de rede social e demais instalações de natureza tecnológico/comunicacional.
2 – Gestão e Inovação
A linha objetiva o estudo das práticas e do modelo de gestão da indústria criativa. Dessa forma, poderão ser investigadas questões relacionadas a planejamento, marketing, inovação, finanças e propriedade intelectual, envolvidas no desenvolvimento da indústria criativa. Procura também estimular a concepção de novas formas de organizar os recursos, otimizando sua alocação e atingindo níveis de eficiência mais altos, de modo a oferecer subsídios para a tomada de decisão em relação às possibilidades de inovação no que diz respeito a produtos, processos e gestão. Além disso, a linha de pesquisa poderá oferecer elementos relevantes para os gestores públicos e privados no tocante à revisão de modelos teórico-empíricos que norteiam a tomada de decisões e ações subjacentes à revisão e consolidação de matrizes produtivas locais com foco na indústria criativa