2017 - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO NA COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO (MPCOM)

Site: http://www.uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/ppgcom/mestrado-profissional-em-comunicacao/

E-mail: posstricto@online.uscs.edu.br

Telefone: (11) 4227-7819

Inovação na Gestão e Produção da Comunicação de Interesse Público

Coordenador(a)

Regina Rossetti (regina.rossetti@online.uscs.edu.br)

Área de concentração

Inovação na Gestão e Produção da Comunicação de Interesse Público

Linha de Pesquisa

1. Gestão da Comunicação de Interesse Público
2. Produção e Recepção da Informação Pública

Ementa da Linha de Pesquisa

1 – Gestão da Comunicação de Interesse Público

Esta Linha reúne estudos voltados para a elaboração e gestão de planos e projetos de comunicação de interesse público para atender às demandas da sociedade em áreas prioritárias, como saúde, educação, sustentabilidade ambiental, cultura, entre outras. As pesquisas devem investigar ou construir espaços de discussão e deliberação de temas políticos e sociais, capazes de viabilizar a formulação de projetos comunicacionais aplicados que atendam a demandas sociais reais e sua consequente repercussão no governo, na sociedade e na mídia. Os resultados finais podem ser implementados tanto pelos poderes constituídos como pelo terceiro setor ou por entidades como sindicatos e associações, além de empreendimentos que se realizem a partir de parcerias público-privadas. Para tanto, projetos e produtos devem ser elaborados de forma que avaliem as necessidades e tracem propostas viáveis de serem aplicadas para resolver uma questão, utilizando diferentes formas e suportes de comunicação, sejam eles tradicionais (impressos ou audiovisuais) ou que envolvam as novas mídias digitais e/ou redes de relacionamentos virtuais e que possam empregar técnicas de marketing voltadas para atividades de interesse público.

2 – Produção e Recepção da Informação Pública

A Linha congrega estudos direcionados à prática da comunicação no campo social, com foco em processos inovadores de criação, produção, difusão e recepção de informação de interesse público. As pesquisas, oriundas de demandas sociais verdadeiras, devem auxiliar na elaboração de ações de comunicação que tenham como beneficiárias diretas a sociedade ou partes dela, levando informações à população com o intuito de gerar resultados concretos para se viver e entender melhor o mundo, com o auxílio de mecanismos e espaços de participação. O produto final a ser desenvolvido precisa necessariamente envolver uma ou mais formas e/ou processos de comunicação: da assessoria de comunicação à utilização de meios impressos e mídias inteligentes, entre elas aplicativos e plataformas transmídias e móveis, assim como as redes de relacionamento virtual. Além da criação de produtos comunicacionais, pode ser feita a avaliação do impacto junto ao público-alvo foco da intervenção, por meio de medição quantitativa e/ou qualitativa. Em todas as pesquisas devem ser observadas dimensões éticas que sejam suscitadas a partir das reflexões que envolvam a comunicação de caráter público em relação aos objetos estudados.