Site: www.metodista.br/poscom
E-mail: poscom@metodista.br
Telefone: 11-4366-5818
Processos Comunicacionais
Coordenador(a)
Antonio Roberto Chiachiri (antonio.chiachiri@metodista.br)
Área de concentração
Processos Comunicacionais
Linha de Pesquisa
1. COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA NAS INTERAÇÕES SOCIAIS
2. COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MERCADOLÓGICA
3. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Ementa da Linha de Pesquisa
1. COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA NAS INTERAÇÕES SOCIAIS
——————————————-
Estudo dos processos e meios de comunicação em seus diferentes segmentos e suportes, seus fluxos de produção, difusão e recepção, suas mediações socioculturais e estéticas, em interconexões econômicas e políticas. A linha abrange pesquisas que têm como foco tanto a grande mídia quanto a comunicação comunitária e alternativa, relacionadas aos sistemas de informação e entretenimento, às estruturas dos meios de comunicação e às mediações simbólicas que envolvem a circulação e o consumo de conteúdos.
2. COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MERCADOLÓGICA
——————————————-
Análise dos processos de comunicação desenvolvidos pelas organizações junto aos seus diversos públicos de interesse. Estudo dos processos, produtos, instrumentos, ações, estratégias e gestão das competências de comunicação nas organizações, tais como a publicidade, as práticas promocionais e de relacionamento com a mídia, tendo em vista a interação das organizações com os seus públicos. Essas pesquisas contemplam aspectos de linguagem e discursos construídos a partir das interfaces entre comunicação e consumo, da construção das marcas, da auditoria de imagem/reputação das organizações e dão atenção a temáticas emergentes como a sustentabilidade, a governança corporativa e a gestão da comunicação nas redes e mídias sociais.
3. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA
——————————————-
Estudo das inovações tecnológicas na comunicação, com enfoque nos sistemas dialógicos, tendo o ser humano como referência. A linha investiga interdisciplinarmente as aplicações comunicativas nas redes computacionais, a interação homem-máquina e os impactos socioculturais das tecnologias de comunicação, com recortes na usabilidade, inteligência e interatividade dos recursos midiáticos. Pesquisa também os processos de fusão das mídias, as formas da armazenagem digital, as múltiplas telas, os bancos de dados, a transmídia e suas narrativas, as práticas colaborativas nas redes sociais e os processos cognitivos da comunicação atual.