1991 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA (MESTRADO E DOUTORADO)

Site: www.pucsp.br/pos/cos

E-mail: cos@pucsp.br

Telefone: 11-3670-8146

Signo e Significação nas Mídias

Coordenador(a)

LUCIA LEÃO (lucleao@gmail.com)

Vice-Coordenador(a)

ROGÉRIO DA COSTA SANTOS (rogcosta@pucsp.br)

Área de concentração

Signo e Significação nas Mídias

Linha de Pesquisa

1. CULTURA E AMBIENTES MIDIÁTICOS
2. PROCESSOS DE CRIAÇÃO NAS MÍDIAS
3. ANÁLISE DAS MÍDIAS

Ementa da Linha de Pesquisa

1. CULTURA E AMBIENTES MIDIÁTICOS
Estudos das relações entre a produção midiática e o contexto histórico e cultural, implicando-se, nesse recorte, as mediações e impactos sociais, políticos, cognitivos e tecnológicos na organização da vida cotidiana. Nessa perspectiva, investigam-se as relações entre comunicação e temporalidades, especialidades, hibridismos, corporalidades, visualidades e intersubjetividades – temáticas consideradas nos níveis regional, nacional e/ou mundial.

2. PROCESSOS DE CRIAÇÃO NAS MÍDIAS
Teorias e processos de criação nas diferentes mídias, realçando os procedimentos que tornam possíveis essas produções. São investigadas as etapas que compõem a construção de um produto midiático, enfatizando opções teóricas que entendem a obra como o resultado de um percurso de criação estético-conceitual. As pesquisas objetivam, por um lado, o acompanhamento crítico dos processos criativos e, por outro, a produção dessa crítica por meio da expressividade midiática (ou hipermidiática) em questão. Temáticas como a produção do conhecimento na área de Comunicação, a interlocução com o conceito de experiência estética e reflexões sobre autoria contextualizam os objetos de pesquisa.

3. ANÁLISE DAS MÍDIAS
Fundamentada em teorias semióticas (cultural, discursiva e peirceana), sociológicas e psicanalíticas, a Linha de Pesquisa investiga os textos da cultura midiática. Entendendo-se texto como os produtos das mídias, impressas, visuais, audiovisuais, hipermidiáticas e seus sincretismos de linguagens, analisam-se os sentidos e os regimes por eles constituídos, de visibilidade, interação, subjetividade, identidade e sociabilidade.