2024 - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

Programa de Pós-Graduação Comunicação (Mestrado)

Site: www.idp.edu.br/mestrado/comunicacao-digital

Comunicação

Coordenador(a)

Edwaldo Costa (edwaldo.costa@idp.edu.br)

Vice-Coordenador(a)

Bruno Aragão (bruno.aragao@idp.edu.br)

Área de concentração

Comunicação

Linha de Pesquisa

1) NEUROCIÊNCIA, MARKETING DIGITAL E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR; 2) COMUNICAÇÃO DIGITAL, JORNALISMO E MARKETING POLÍTICO; 3) COMUNICAÇÃO DIGITAL APLICADA AO SETOR PÚBLICO; 4) JORNALISMO DE DADOS, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Ementa da Linha de Pesquisa

1) NEUROCIÊNCIA, MARKETING DIGITAL E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

A área I oferece uma análise interdisciplinar das interações entre processos cerebrais, estratégias de marketing digital e ações do consumidor. Combinando avanços recentes em neurociência com a dinâmica emergente do marketing digital, esta linha de pesquisa se propõe a elucidar os mecanismos cerebrais que influenciam as decisões de consumo no ambiente digital.

2) COMUNICAÇÃO DIGITAL, JORNALISMO E MARKETING POLÍTICO

A área II se concentra no papel estratégico das tecnologias digitais na condução de campanhas políticas e eleitorais. A pesquisa se dedica ao estudo do uso de estratégias e plataformas de comunicação digital na organização de campanhas, avaliando como elas influenciam a percepção do público e o resultado das eleições.

3) COMUNICAÇÃO DIGITAL APLICADA AO SETOR PÚBLICO

A área III enfoca o estudo das práticas e estratégias de comunicação digital no âmbito do setor público. Esta linha de investigação centra-se na análise de como as instituições governamentais e públicas adotam e adaptam tecnologias de comunicação digital para melhorar a transparência, a eficiência e a participação dos cidadãos.

4) JORNALISMO DE DADOS, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A área de interesse “Jornalismo, Tecnologia e Inovação” investiga o impacto das novas tecnologias na teoria e prática do jornalismo. Esta pesquisa enfatiza a análise de como as inovações tecnológicas estão reformulando a coleta, o processamento e a disseminação de informações jornalísticas.