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Ciências da Comunicação
Coordenador(a)
Maria Clotilde Perez Rodrigues (ppgcom@usp.br)
Vice-Coordenador(a)
Maria Cristina Palma Mungioli (ppgcom@usp.br)
Área de concentração
Ciências da Comunicação
Linha de Pesquisa
1 – Comunicação, redes e linguagens: objetos teóricos e empíricos
2- Processos comunicacionais: tecnologias, produção e consumos
3 – Comunicação: Interfaces e Institucionalidades
Ementa da Linha de Pesquisa
Estudos de teorias, metodologias e linguagens, implicadas no processo comunicacional. Trata de problematizar e renovar o arcabouço epistemológico, teórico e metodológico do campo da comunicação, tendo em vista os objetos teóricos e empíricos de pesquisa, no contexto digital em seus atravessamentos culturais, estéticos, socioeconômicos, políticos e ecológicos.
Os professores e os grupos de pesquisa se articulam na linha 1 em torno de temáticas relativas à epistemologia, às teorias, às metodologias da comunicação e da linguagem e na produção de sentidos/semiose da comunicação. O digital atravessa todas essas temáticas e compreende as transformações provocadas no trabalho, na cultura e na organização da sociedade. A articulação entre os grupos de pesquisa e entre os professores se dá em torno dos eixos: linguagens, teorias e cultura, no desenvolvimento de objetos de pesquisa específicos. Os docentes articulam-se e trocam experiências em seminários de pesquisa, nos encontros anuais de pesquisa dos estudantes Conexão-Pós, cujas atividades têm curadoria desenvolvida pelos professores.
Estudos de processos de comunicação, tecnologias digitais, linguagens, redes e formatos, no contexto da ecologia das mídias, da cultura e da economia. A abordagem teórica e metodológica trata das relações entre comunicação, tecnologias e consumos. Problematiza essas relações desde o âmbito da produção ao da recepção e circulação de significados e de narrativas no cotidiano de pessoas, instituições e sociedade.
Os professores e os grupos de pesquisa se articulam na linha 2 em torno de temáticas das técnicas e das tecnologias digitais na reflexão sobre a comunicação e suas diferentes linguagens: jornalismo, fotografia, editoração, publicidade, e no processo cognitivo; bem como em torno de temáticas relativas à formação, à cultura e à circulação dos bens culturais e do consumo. Cada professor e grupo de pesquisa desenvolve trabalhos impares, como também se articulam e trocam experiências em seminários de pesquisa, nos encontros anuais de pesquisa dos estudantes Conexão-Pós, ambas as atividades têm curadoria desenvolvida pelos professores.
Estudos da comunicação em suas interfaces sociais, tecnológicas e institucionais. Trata de apreender a comunicação nos aspectos organizativos e políticos, tendo como instância constitutiva os processos educacionais, econômicos, culturais e ecológicos. A reflexão epistemológica, teórica e metodológica dá-se no âmbito do diálogo entre as diferentes práticas sociais.
Os professores e os grupos de pesquisa se articulam na linha 3 em torno dos temas da comunicação que envolvem organizações e instituições de diferentes perfis (educacionais, políticas, empresariais). Desenvolvem pesquisas sobre a potencialidade da comunicação, em seus aspectos epistemológicos e teóricos, em transformar essas instituições, no contexto da liberdade de expressão, da democracia, da sustentabilidade e da formação humanística. Cada professor e grupo de pesquisa desenvolve trabalhos impares, como também se articulam e trocam experiências em seminários de pesquisa, e nos encontros anuais de pesquisa dos estudantes Conexão-Pós, ambas as atividades têm curadoria desenvolvida pelos professores.