1995 - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Site: https://www.unisinos.br/pos/doutorado-academico/comunicacao/presencial/sao-leopoldo

E-mail: poscom@unisinos.br

Telefone: 51-3590-8450

FAX: 51-3590-8132

Processos Midiáticos

Coordenador(a)

ANA PAULA DA ROSA (anaros@unisinos.br)

Área de concentração

Processos Midiáticos

Linha de Pesquisa

1. Mídias e Processos Audiovisuais
2. Linguagem e Práticas Jornalísticas
3. Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação
4. Midiatização e Processos Sociais

Ementa da Linha de Pesquisa

Mídias e Processos Audiovisuais
Pesquisa as mídias audiovisuais em perspectiva tecnocultural, filosófica e arqueológica. Desenvolve estudos teóricos e metodológicos sobre a natureza dos meios e dos processos midiáticos que mobilizam áudios e imagens de qualquer origem e de qualquer época, inclusive os que se disfarçam à percepção nas materialidades estudadas. Investiga mudanças ambientais que incidem sobre os regimes de audiovisibilidade e que levam ao esquecimento de meios e máquinas, os quais, todavia, ainda comparecem em audiovisualidades contemporâneas – do cinema, da TV, dos games, das fotografias, das plataformas na internet, das redes sociais, dos vídeos.
Profs: Gustavo Daudt Fischer, Suzana Kilpp, Sônia Montaño e Tiago Lopes.

Linguagem e Práticas Jornalísticas
Pesquisa o jornalismo, em seu desenvolvimento nas mídias, produtos e processos que se realizam em uma sociedade complexa. Busca compreender, no âmbito dos processos midiáticos, a natureza dos acontecimentos, linguagens, práticas e a produção de sentidos que proliferam em espaços comunicacionais e temporalidades distintas, por meio da investigação teórica e empírica. Foca-se no jornalismo, enquanto disciplina teórica e atividade profissional, caracterizado historicamente pela ação de múltiplos agentes e instituições sociais, que se reconfiguram por conta dos processos em rede.
Profs: Ronaldo Henn, Beatriz Marocco e Maria Clara Bittencourt

Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação
Pesquisa os processos midiáticos focalizados nas dimensões da cultura, da cidadania comunicacional, das redes sociotécnicas e das tecnologias da comunicação. Problematiza e investiga as esferas comunicacionais e midiáticas nas suas configurações multidimensionais, ao contemplar a produção, os produtos e a inter-relação comunicativa (‘recepção’) dos públicos com os sistemas midiáticos. Enfatiza a experimentação transmetodológica, a partir da confluência e da combinação de lógicas provenientes de várias vertentes científicas. Desenvolve pesquisa crítica colaborativa internacional sobre processos contemporâneos de transformação midiática.
Profs: Adriana Amaral; Alberto Efendy Maldonado, Jiani Bonin e Rafael Grohmann.

Midiatização e Processos Sociais
Pesquisa a midiatização enquanto processo de circulação, inclusive em seus momentos de produção, circulação e de recepção de mensagens que se desenvolvem através de períodos distintos e nos quais se produzem transformações de técnicas em meios, gerando elementos que afetam as interações e o funcionamento de práticas sociais, bem como, ainda , a constituição de nova ambiência, em termos de organização social, permeada por lógicas e operações tecno-midiáticas. Trata da especificidade da midiatização e de suas relações com a ambiência segundo três dimensões: no plano social, examina as dinâmicas dos processos midiáticos nas suas inter-relações com práticas institucionais diversas; no âmbito das técnicas e tecnologias, suas transformações em meios de comunicação e a geração de possibilidades de seus usos e apropriações a partir de lógicas e modalidades sociais diversas; e, na esfera da significação, o exame das condições e das exteriorizações de materialidades de sentidos na processualidade e periodização da própria semiose. Propõe, ainda, refletir a partir de fundamentos epistemológicos no campo da comunicação, o papel da midiatização na complexificação da circulação de mensagens, nos seus aspectos teóricos, metodológicos e empíricos.
Profs: Ana Paula da Rosa, Antonio Fausto Neto, Jairo Ferreira, Pedro Gilberto Gomes e José Luiz Braga