2007 - Universidade Anhembi Morumbi

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO

Site: https://portal.anhembi.br/pos-graduacao/cursos/ppgcomunicacao/#tab1

E-mail: mecomunicacao@anhembi.br

Telefone: (11) 3847-3037

Comunicação audiovisual

Coordenador(a)

Jamer Guterres de Mello (jamermello@gmail.com)

Área de concentração

Comunicação audiovisual

Linha de Pesquisa

1. Análises de produtos audiovisuais
2. Processos midiáticos na cultura audiovisual

Ementa da Linha de Pesquisa

1. Análises de Produtos Audiovisuais
—————————————-
s objetos desta linha são os produtos audiovisuais (filmes cinematográficos, peças publicitárias audiovisuais, programas de televisão, vídeos, games, sites de internet e congêneres), entendidos como conteúdos configurados em imagem e som, e submetidos aos mais variados tipos de análises (estéticas, poéticas, tecnológicas, históricas, narrativas e outras). O objetivo desta linha de pesquisa é investigar, estudar e compreender a configuração expressiva do universo audiovisual, tomando por base os produtos que apresentam natureza tributária da associação de imagem e som, debatendo, discutindo e compreendendo, através do estudo de formas, experiências estéticas e modalidades de estratégias, a inserção de tais produtos na comunicação audiovisual. A opção pelas análises aplicadas ao estudo dos produtos audiovisuais permite que as pesquisas dos docentes e discentes, que integram esta linha, se situem e se movimentem dentro do universo de reconhecimento dos modos e formas de expressão que configuram esse tipo específico de comunicação.

2. Processos midiáticos na cultura audiovisual
———————————————-
Os objetos desta linha são os processos midiáticos situados no âmbito de suas relações com a dinâmica da cultura audiovisual. O objetivo desta linha de pesquisa é investigar, estudar e compreender as relações específicas que os processos sucedidos no campo das mídias estabelecem com a cultura audiovisual. As pesquisas dos docentes e discentes que integram esta linha se fazem no universo das ocorrências de midiatizações, enfocado, em especial, quando processos midiáticos interferem na cultura configurada pela imagem e som, permitindo, assim, que sejam estudados fenômenos culturais midiatizados que ocorrem no campo da comunicação audiovisual.