2007 - Universidade Federal de Juiz de Fora

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO

Site: http://www.ufjf.br/ppgcom/

E-mail: secretariappg.facom@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3601

Comunicação e Sociedade

Coordenador(a)

CLÁUDIA DE ALBUQUERQUE THOMÉ (cthomereis@gmail.com)

Vice-Coordenador(a)

PAULO ROBERTO FIGUEIRA LEAL (paulo.leal@ufjf.br)

Área de concentração

Comunicação e Sociedade

Linha de Pesquisa

1 - COMPETÊNCIA MIDIÁTICA, ESTÉTICA E TEMPORALIDADE
2 - MÍDIAS E PROCESSOS SOCIAIS

Ementa da Linha de Pesquisa

1- COMPETÊNCIA MIDIÁTICA, ESTÉTICA E TEMPORALIDADE
Para esta linha de pesquisa, a comunicação ocorre, hoje, num ambiente em acelerada transformação, inserido no processo histórico dos meios e de suas formas de apreensão teórica e sensível. O estudo sobre as competências cognitivas, emocionais, estéticas e midiáticas busca: entender a atual ampliação da cultura digital inserida em sua base histórica; mapear as relações sociais, suas reconfigurações, suas diferentes formas de produção e interação midiática; e avaliar seus impactos na produção, circulação e consumo de conteúdos midiáticos, incluindo os jornalísticos e artísticos. O estudo sobre a temporalidade no contexto do uso intensivo das mídias trata dos vestígios de memória, dos arquivos documentais e das narrativas orais: as escritas de si; a mídia e os processos de rememoração; o excesso de memória e a amnésia; as recomposições e dissoluções de fronteiras, os deslocamentos e hibridizações a partir de narrativas em processo de mutação, as territorialidades flexíveis, móveis e superpostas nas produções midiáticas; e das memórias analógica, digital e em rede que se hibridizam.

2- MÍDIAS E PROCESSOS SOCIAIS
A sociedade contemporânea é cada vez mais caracterizada por fenômenos de centralidade comunicacional e de midiatização. A compreensão de processos sociais – entendidos, conforme Norbert Elias, como transformações amplas, contínuas e de ampla duração no mundo simbólico das civilizações –, requer a percepção das relações do campo comunicacional com outros saberes. Perscrutar as interfaces entre a comunicação, nesta sociedade midiatizada, e processos culturais, políticos, econômicos e de construção de mecanismos de (auto)representação e de subjetivação (tendo como base pesquisas que dialoguem com esses outros campos, mas que reafirmem a natureza comunicacional dos questionamentos) configura agenda central para o apontamento das relações existentes entre a dimensão simbólica e a configuração da vida social.