1991 - Universidade Federal da Bahia

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO

Site: www.poscom.ufba.br

E-mail: pos-com@ufba.br

Telefone: 71-3283-6193

Comunicação e Cultura Contemporânea

Coordenador(a)

Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro (marcelorsr@ufba.br)

Área de concentração

Comunicação e Cultura Contemporânea

Linha de Pesquisa

1 - COMUNICAÇÃO E CULTURA DIGITAL
2 - CULTURAS DA IMAGEM E DO SOM
3 - MEDIATIZAÇÃO E INDÚSTRIA DE MÍDIA

Ementa da Linha de Pesquisa
1 – COMUNICAÇÃO E CULTURA DIGITAL
Agrega estudos sobre a sociedade contemporânea, enquanto massivamente conectada e baseada em dados e em ambientes digitais. As diversas abordagens no interior da linha se ocupam com interações, processos e estruturas tecnológicas, instituições e comportamentos sociais no contexto da digitalização e da datificação aceleradas do mundo contemporâneo. Reúne estudos de softwares; games studies; governança e a democracia digitais; dinâmicas sociocomunicativas nas redes sociais, sociabilidade, automonitoramento, identidade e formação do sujeito; formas de vigilância distribuída e as controvérsias em torno da privacidade; desafios teóricos e metodológicos da big data; Internet das coisas e as cidades inteligentes; jornalismo de dados.
2 – CULTURAS DA IMAGEM E DO SOM
Investiga fenômenos da comunicação relacionados às culturas da imagem e do som, seus processos de transformação históricos, políticos e estéticos. A reflexão realizada na linha contempla uma pluralidade de abordagens e considera as culturas da imagem e do som em seus aspectos poéticos, estéticos, estilísticos, narrativos, plásticos, históricos, culturais e políticos. As pesquisas na linha abrigam o desenvolvimento de referenciais teóricos e/ou procedimentos metodológicos de análise do audiovisual, da imagem e do som.
3 – MEDIATIZAÇÃO E INDÚSTRIA DE MÍDIA
Reúne estudos sobre os processos de mediatização da cultura e da sociedade e suas relações com as indústrias de mídia. A linha abriga estudos sobre jornalismo, mídias digitais e audiovisuais; processos de criação ficcional e não-ficcional; modos de construção de formatos midiáticos e jornalísticos; produção e circulação de linguagens e sentidos; inovações e práticas das indústrias de mídia e seus processos criativos e produtivos; discursos e arranjos sígnicos de produtos midiáticos; questões metodológicas e epistemológicas da comunicação e da mediatização.