Site: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgcic/
E-mail: ppgcic@unipampa.edu.br
Telefone: (55) 3430-4323
Comunicação e Indústria Criativa
Coordenador(a)
Gabriel Sausen Feil (gabrielfeil@unipampa.edu.br)
Vice-Coordenador(a)
Marcela Guimarães Silva (marcelasilva@unipampa.edu.br)
Área de concentração
Comunicação e Indústria Criativa
Linha de Pesquisa
1. Comunicação como Indústria Criativa: arte, produção audiovisual e convergência de mídias
2. Comunicação para Indústria Criativa: educação, memória, política e economia
Ementa da Linha de Pesquisa
1. Comunicação como Indústria Criativa: arte, produção audiovisual e convergência de mídias
A Linha considera ambas as áreas – Comunicação e Indústria Criativa – como intrinsecamente articuladas, isto é, entende a atividade comunicacional como sendo em si mesma a indústria criativa, pois os processos/produtos gerados pelas profissões da comunicação podem ser vistos como processos/produtos criativos oriundos de uma produção intelectual capaz de ampliar o valor simbólico, cultural, social e/ou econômico de uma instituição, de um serviço, de um lugar. Nesse sentido, os trabalhos desenvolvidos por essa Linha consideram a comunicação – atividade já estabelecida por sua relevância social – como a indústria criativa capaz de agregar valor a um bem e/ou serviço, tornando-se ela própria o seu diferencial, a sua inovação.
2. Comunicação para Indústria Criativa: educação, memória, política e economia
A Linha se apropria da atividade comunicacional como um processo/produto que auxilia/valoriza a indústria criativa. Isso significa que a comunicação deve contribuir, via um processo/produto comunicacional, para uma indústria criativa. Nesse sentido, a Linha localiza a indústria criativa no objeto/cliente da ação comunicacional, de modo que o processo/produto comunicacional, ainda que possa ser entendido como inovação, foca-se na divulgação/circulação/valorização de uma inovação realizada por uma indústria criativa.