2008 - Universidade Federal da Paraíba

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (MESTRADO)

Site: www.cchla.ufpb.br/ppgc

E-mail: ppgc@cchla.ufpb.br

Telefone: 83-3216-7925

COMUNICAÇÃO E CULTURAS MIDIÁTICAS

Coordenador(a)

Flávia Mayer (flavia.mayer@academico.ufpb.br)

Vice-Coordenador(a)

Fellipe Sá Brasileiro (fellipe.brasileiro@academico.ufpb.br)

Área de concentração

COMUNICAÇÃO E CULTURAS MIDIÁTICAS

Linha de Pesquisa

1. Mídia e Cotidiano
2. Culturas Midiáticas Audiovisuais

Ementa da Linha de Pesquisa

1. Mídia e Cotidiano
———————————————
Esta linha de pesquisa objetiva estudar a natureza epistemológica das mídias; operacionalizar teorias e métodos ajustados ao exame dos meios de comunicação convencionais como jornal, rádio, televisão, internet, bem como os meios alternativos que atuam na construção de um cotidiano histórico fixado tanto no passado quanto na atualidade. Propõe, ainda, o estudo do cotidiano através dos meios de comunicação de massa que se formaliza em práticas de diferentes modalidades de linguagem inscritas nos campos das mídias impressa, eletrônica e digital. Sua abrangência de estudo busca o exame de uma interface teórica entre os domínios da comunicação e da sociologia do cotidiano, da fenomenologia, da antropologia, procurando compreender as realidades midiáticas objetivadas nas relações socioculturais no cotidiano.

2. Culturas Midiáticas Audiovisuais
———————————————
A linha de pesquisa orienta-se para o exame das culturas midiáticas audiovisuais compreendidas como processos comunicacionais de produção de sentido. Os audiovisuais, em suas características de sonoridade, visualidade e tecnicidade, são concebidos aqui como elementos moduladores de produção, cognição e vinculação que configuram novas ambiências socioculturais. Busca-se analisar os dispositivos midiáticos analógicos e digitais (cinema, vídeo, tv e hipermídia), destacando-se os mecanismos de estruturação, especificidades de linguagem, interfaces e tecnologias, evidenciando as suas dimensões, estéticas, éticas, políticas e sociais. Ênfase nos estudos teórico-aplicados das culturas midiáticas audiovisuais em contextos regionais.