2002 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)

Site: http://www.ppgcom.uerj.br/

E-mail: ppgcomunic@gmail.com

Telefone: 21-2334-0757

FAX: 21-2334-0390

Comunicação Social

Coordenador(a)

Fernando do Nascimento Gonçalves (fernando.goncalves@uerj.br)

Vice-Coordenador(a)

Fátima Regis (fatimaregisoliveira@gmail.com)

Área de concentração

Comunicação Social

Linha de Pesquisa

1. Cultura das Mídias, Imaginário e Cidade
2. Tecnologias de Comunicação e Cultura

Ementa da Linha de Pesquisa

1 Cultura das Mídias, Imaginário e Cidade

A linha investiga as relações entre comunicação e cidade, numa perspectiva cultural, enfocando múltiplas práticas comunicacionais, que ensejam, dão forma e mediam a experiência urbana. Assume o mútuo atravessamento entre cidade e mídias como lugar de produção de sentido e de formação de imaginários contemporâneos. Dado que a cidade é o locus por excelência da circulação desses imaginários, busca-se pensar os modos como tais fenômenos demarcam o espaço e condicionam a geração de sentidos nos ambientes urbanos. Investiga as culturas nas/das mídias, bem como suas práticas socioculturais e produtos culturais, englobando estéticas, linguagens, estilos, consumo e identidades culturais e artísticas. Pesquisa os imaginários sociais e sua relação com as tecnologias, as quais impulsionam novos modos de ser no cotidiano, ações, estilos de vida, interação, lazer, entretenimento, convivência, relacionamentos e contato. Assim, a linha de pesquisa investiga os múltiplos fenômenos de comunicação que pontuam o espaço urbano, especialmente os que se relacionam à arte, às tecnologias, à ciência, ao corpo, à cultura popular, ao consumo, aos esportes e as suas representações.

2 Tecnologias de Comunicação e Cultura

Esta linha dedica-se à investigação das articulações entre tecnologia, comunicação e cultura. As relações das tecnologias comunicacionais com o ordenamento das categorias sociais e do imaginário, com formações subjetivas e com a emergência de modos novos de perceber, de sentir e de conhecer, constituem o eixo central a partir do qual as discussões e pesquisas estruturam-se. São privilegiadas na reflexão algumas tendências da comunicação contemporânea (modelos digitais, redes, processos de simulação, mobilidade etc.), sem prejuízo, contudo, dos estudos de outras estruturas e sistemas de comunicação. Trata-se, em última instância, de investigar os impactos materiais, as configurações afetivo-cognitivas e as repercussões socioculturais das diferentes tecnologias comunicacionais nos contextos de sua produção, utilização e difusão.