Site: https://www.eca.usp.br/pos/programa-de-pos-graduacao-em-meios-e-processos-audiovisuais
E-mail: ppgmpa@usp.br
Telefone: (11) 3091-4286
Meios e Processos Audiovisuais
Coordenador(a)
Eduardo Simões dos Santos Mendes (edusm@usp.br)
Vice-Coordenador(a)
Atílio José Avancini (avancini@usp.br)
Área de concentração
Meios e Processos Audiovisuais
Linha de Pesquisa
1. História, teoria e crítica
2. Poéticas e Técnicas
2. Cultura Audiovisual e Comunicação
Ementa da Linha de Pesquisa
1 -História, teoria e crítica
A linha de pesquisa História, teoria e crítica reúne pesquisadores dedicados ao estudo das formas e temas da mídia audiovisual tal como organizada nos seus diversos gêneros e suportes, com atenção aos seus modos de produção e recepção, ou com ênfase na análise e interpretação de imagens e sons em conexão com a sua dimensão de conteúdo e de experiência estética, mutável no plano da história e de suas condições técnicas, incluindo segmentos correlatos, como as modalidades da fotografia (visual) e da programação sonora (mídia sonora).
2 – Poéticas e Técnicas
A linha reúne estudos teórico-práticos dos processos de realização de obras audiovisuais, sejam elas contemporâneas ou históricas. Competências específicas, relacionadas a procedimentos de criação em seus aspectos técnicos e conceituais, constituem matéria de reflexão formalizada em objetos de arte ou comunicacionais. A poética de formas expressivas audiovisuais voltada para espaços canônicos, como a sala de cinema e a televisão, além de outros meios envolvendo experimentação, criatividade e invenção de linguagem, constituem objeto de investigação da linha. Busca-se assim, pensar a pesquisa científica no âmbito das artes audiovisuais, tendo como perspectiva as mudanças em curso e porvir, contemplando abordagens transdisciplinares.
3 – Cultura Audiovisual e Comunicação
A Linha investiga fatos, ocorrências e fenômenos da comunicação e da cultura audiovisual nos quais se desenvolvem prioritariamente meios e processos audiovisuais. Dedica especial atenção a diferentes abordagens epistemológicas bem como às mediações e interações nos processos comunicacionais, nos sistemas de linguagem, nas práticas mediáticas do espaço público e de redes sociais.