Nota ANCIB/COMPÓS sobre o Edital de Indicação da Coordenação de Área na Capes

Prezadas/os pesquisadores/as e coordenadoras/es de PPGs vinculados à ANCIB e à COMPÓS, esperamos que estejam bem e com saúde.

Na última quinta-feira (01/09), fomos informados/as da publicação, no DOU, do Edital 42/2022 da Capes, que regula a indicação de candidatos/as para o exercício das Coordenações de área de avaliação da Capes.

No entanto, dois pontos no edital nos chamaram a atenção e merecem ser vistos com bastante cuidado:

  • O item 2.1 estabelece que as sociedades científicas e as associações relacionadas à pós-graduação em âmbito nacional têm até 12 de setembro de 2022 para apresentar as indicações de até 5 (cinco) nomes de docentes ou pesquisadores, para quaisquer das 49 (quarenta e nove) áreas de avaliação, que atendam ao disposto na regulamentação da Capes e no referido edital. Consideramos este prazo inviável para a apresentação das candidaturas, visto que é necessário elaborar um plano de gestão detalhado para poder concorrer ao cargo.
  • O item 2.5 afirma que “Paralelamente, é facultado aos interessados a apresentarem individualmente suas candidaturas, nos mesmos prazos e condições disciplinados nos itens 2.3 e 2.4 deste Edital”. Este item poderá criar precedentes, abrindo espaço para a indicação de coordenadores/as que não sejam respaldados/as pelas comunidades científicas das áreas.

Desde a sexta-feira (02/09), a ANCIB e a COMPÓS intensificaram os esforços de articulação com a nossa Coordenação de área, com o Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA), e com instâncias parceiras de luta, como a SBPC e o FOPROP, para tentar contornar o prazo inviável e o item 2.5 do edital.

Nesta segunda-feira (05/09), acompanhamos, por meio da atual Coordenação da área de Comunicação e Informação, duas reuniões provocadas pelas Coordenações de área e pela SBPC, respectivamente, com a Presidência e Diretoria de Avaliação da Capes. O objetivo da reunião foi discutir o referido Edital, bem como solicitar sua suspensão para que fossem realizados os ajustes que as áreas e a SBPC julgam necessários, visando o bom funcionamento do processo de indicação das novas Coordenações de área de avaliação, com prazo exequível, e retirando a possibilidade de surpresas com indicação de candidatos/as que não foram endossados/as pelas comunidades científicas.

Informamos que nos mantemos articulados e acompanharemos os desdobramentos da luta.

Atenciosamente,

Dr. Henry Poncio Cruz de Oliveira – Presidente da ANCIB
Dra. Roseli Fígaro – Presidenta da COMPÓS