Nota: COMPÓS e as políticas reparatórias

A COMPÓS – Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação, na gestão da atual diretoria – 2021-2023, vem a público para reforçar seu compromisso com a democratização dos espaços de participação cidadã e a reparação das imensas injustiças sociais impregnadas em nossas instituições. O racismo estrutural e as desigualdades institucionalizadas devem ser combatidos.

A política pública de cotas é um exemplo de políticas reparatórias necessárias. Nesse sentido, todos os esforços devem ser feitos para garantirmos as conquistas legais em relação às cotas, sobretudo, nas instituições públicas, nas escolas e universidades e centros de pesquisa.

Reparar as imensas injustiças cristalizadas em nossa sociedade é um dever daqueles/as que defendem a democracia e um país mais justo! Estamos unidos à comunidade em defesa das conquistas das políticas reparatórias, e sabemos que muito há que se fazer para o aperfeiçoamento de instrumentos legais nesse sentido.   

A COMPÓS, no âmbito de sua representação, está trabalhando para criar políticas de implementação de princípios de inclusão e reparação por meio da Comissão de inclusão e diversidade, aprovada pelo Conselho da COMPÓS em 2022.

A diretoria da COMPÓS – gestão 2021-2023.