2020 - Universidade Federal do Pampa

Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC)

Site: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgcic/

E-mail: ppgcic@unipampa.edu.br

Telefone: (55) 3430-4323

Comunicação e Indústria Criativa

Coordenador(a)

Renata Corrêa Coutinho (renatacoutinho@unipampa.edu.br)

Vice-Coordenador(a)

Alciane Nolibos Baccin (alcianebaccin@unipampa.edu.br)

Área de concentração

Comunicação e Indústria Criativa

Linha de Pesquisa

1. Comunicação como Indústria Criativa: arte, produção audiovisual e convergência de mídias
2. Comunicação para Indústria Criativa: educação, memória, política e economia

Ementa da Linha de Pesquisa

1. Comunicação como Indústria Criativa: arte, produção audiovisual e convergência de mídias

A Linha considera ambas as áreas – Comunicação e Indústria Criativa – como intrinsecamente articuladas, isto é, entende a atividade comunicacional como sendo em si mesma a indústria criativa, pois os processos/produtos gerados pelas  profissões da comunicação podem ser vistos como processos/produtos criativos oriundos de uma produção intelectual capaz de ampliar o valor simbólico, cultural, social e/ou econômico de uma instituição, de um serviço, de um lugar. Nesse sentido, os trabalhos desenvolvidos por essa Linha consideram a comunicação – atividade já estabelecida por sua relevância social – como a indústria criativa capaz de agregar valor a um bem e/ou serviço, tornando-se ela própria o seu diferencial, a sua inovação.

2. Comunicação para Indústria Criativa: educação, memória, política e economia

A Linha se apropria da atividade comunicacional como um processo/produto que auxilia/valoriza a indústria criativa. Isso significa que a comunicação deve contribuir, via um processo/produto comunicacional, para uma indústria criativa. Nesse sentido, a Linha localiza a indústria criativa no objeto/cliente da ação comunicacional, de modo que o processo/produto comunicacional, ainda que possa ser entendido como inovação, foca-se na divulgação/circulação/valorização de uma inovação realizada por uma indústria criativa.