2006 - Universidade Federal de Santa Maria

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PÓSCOM)

Site: https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/poscom/

E-mail: poscom.ufsm@gmail.com

Telefone: 55-3220-8000

Comunicação Midiática

Coordenador(a)

Juliana Petermann (petermann@ufsm.br)

Vice-Coordenador(a)

Aline Roes Dalmolin (aline.dalmolin@ufsm.br)

Área de concentração

Comunicação Midiática

Linha de Pesquisa

1. Mídias e Identidades Contemporâneas
2. Mídias e Estratégias Comunicacionais

Ementa da Linha de Pesquisa

1 Mídias e Identidades Contemporâneas
Aglutina projetos de pesquisa que possuem em comum o estudo da incidência da esfera midiática na conformação das identidades contemporâneas com ênfase na construção de representações e significados. Agrega as pesquisas dos docentes que envolvem estudos interpretativos sobre o papel da Comunicação Midiática na construção de dinâmicas sociais, matrizes identitárias, experiências de interação e processos de consumo/apropriação que passam pela mediação do trabalho discurso das linguagens midiáticas.

2 Mídias e Estratégias Comunicacionais
Refere-se às estratégias que agem como promotoras da articulação e de organização entre a esfera midiática e os demais campos sociais. Essas estratégias envolvem as relações do campo das mídias com os demais campos, especialmente as estratégias que este campo aciona, ou dele são tomadas como empréstimo, para construir o espaço público contemporâneo, para assegurar a presença das instituições no espaço público e para instituir algumas formas de vínculo social entre as instituições e os usuários de suas ofertas. Agrega as pesquisas de docentes que trabalham com a gestão da comunicação, modelos de comunicação institucional; estudo de suportes; novas formas de suportes e ambientes comunicacionais, dimensões macro analíticas da indústria cultural e seus efeitos na realidade social; relações da cultura das mídias com temporalidades e espacialidades.