1991 - Universidade Federal do Rio de Janeiro

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)

Site: www.pos.eco.ufrj.br

E-mail: pos.eco@eco.ufrj.br

Telefone: 21-3938-5075

Comunicação e Cultura

Coordenador(a)

MARIALVA BARBOSA (marialva153@gmail.com)

Área de concentração

Comunicação e Cultura

Linha de Pesquisa

1. Mídia e Mediações Socioculturais
2. Tecnologias da Comunicação e Estéticas

Ementa da Linha de Pesquisa

1. Mídia e Mediações Socioculturais
Desenvolve metodologias e análises críticas dos fenômenos comunicativos nas produções da mídia, nas instituições de mediação tradicional e nas práticas socioculturais. Constituem, portanto, objetos-chave dessa linha de pesquisa as seguintes questões: 1) os produtos midiáticos como vetores de socialização; 2) as formas de sociabilidade engendradas por práticas comunicativas no espaço urbano e sua relação com produtos midiáticos nesse contexto; 3) as características e mudanças históricas e estruturais dos meios de comunicação e suas implicações na produção de sentido; 4) as diferenças entre a forma de socialização da mídia e outros processos de socialização existentes em outras culturas e no passado da cultura ocidental.

2. Tecnologias da Comunicação e Estéticas

Estudo das práticas discursivas, das expressões artísticas e dos dispositivos comunicacionais no ambiente das tecnologias da comunicação, com ênfase nos múltiplos repertórios, narrativas e suas hibridações nas produções artísticas e midiáticas que produzem as novas subjetividades e seus desdobramentos. Constituem, portanto, como seus objetos-chave: 1) as possibilidades estéticas abertas pelas características tecnológicas dos meios de comunicação, tendo em vista diferentes tradições e conceitos que constituem o campo das artes; 2) as configurações estéticas nos meios de comunicação e suas interações com formações culturais específicas; 3) os modos e o alcance com que as características tecnológicas dos meios de comunicação condicionam atitudes culturais e subjetivas; 4) problematização do discurso da tecnociência na sua relação com os meios e ambientes comunicacionais.