2010 - Universidade de São Paulo

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS

Site: https://www.eca.usp.br/pos/programa-de-pos-graduacao-em-meios-e-processos-audiovisuais

E-mail: ppgmpa@usp.br

Telefone: (11) 3091-4286

Meios e Processos Audiovisuais

Coordenador(a)

Eduardo Simões dos Santos Mendes (edusm@usp.br)

Vice-Coordenador(a)

Atílio José Avancini (avancini@usp.br)

Área de concentração

Meios e Processos Audiovisuais

Linha de Pesquisa

1. História, teoria e crítica
2. Poéticas e Técnicas
2. Cultura Audiovisual e Comunicação

Ementa da Linha de Pesquisa

1 -História, teoria e crítica

A linha de pesquisa História, teoria e crítica reúne pesquisadores dedicados ao estudo das formas e temas da mídia audiovisual tal como organizada nos seus diversos gêneros e suportes, com atenção aos seus modos de produção e recepção, ou com ênfase na análise e interpretação de imagens e sons em conexão com a sua dimensão de conteúdo e de experiência estética, mutável no plano da história e de suas condições técnicas, incluindo segmentos correlatos, como as modalidades da fotografia (visual) e da programação sonora (mídia sonora).

2 – Poéticas e Técnicas

A linha reúne estudos teórico-práticos dos processos de realização de obras audiovisuais, sejam elas contemporâneas ou históricas. Competências específicas, relacionadas a procedimentos de criação em seus aspectos técnicos e conceituais, constituem matéria de reflexão formalizada em objetos de arte ou comunicacionais. A poética de formas expressivas audiovisuais voltada para espaços canônicos, como a sala de cinema e a televisão, além de outros meios envolvendo experimentação, criatividade e invenção de linguagem, constituem objeto de investigação da linha. Busca-se assim, pensar a pesquisa científica no âmbito das artes audiovisuais, tendo como perspectiva as mudanças em curso e porvir, contemplando abordagens transdisciplinares.

3 – Cultura Audiovisual e Comunicação

A Linha investiga fatos, ocorrências e fenômenos da comunicação e da cultura audiovisual nos quais se desenvolvem prioritariamente meios e processos audiovisuais. Dedica especial atenção a diferentes abordagens epistemológicas bem como às mediações e interações nos processos comunicacionais, nos sistemas de linguagem, nas práticas mediáticas do espaço público e de redes sociais.