Trabalhos submetidos para o Encontro Compós 2020

GT: COMUNICAçãO E CIBERCULTURA
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1 APLICATIVOS DE MOBILIDADE E OCUPAÇÃO DO ESPAÇO URBANO: um estudo sobre as redes de bicicletas e patinetes compartilhados na cidade de São Paulo
2 AS RELAÇÕES DA CIBERCULTURA COM OS FLUXOS COMUNICACIONAL E CULTURAL CONTEMPORÂNEOS: a evolução do hibridismo para o Nobrow
3 BRINCANDO EM SERVIÇO: as potencialidades informativas do lúdico no jornalismo digital
4 Capital Lúdico e Trabalho na Transposição dos Jogos Digitais para as Plataformas de Streaming
5 CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÃO NO TWITTER: como líderes de opinião ressignificam as notícias
6 NO LIMITE DA UTOPIA: Esports, Neoliberalismo e como a Cultura Gamer desceu à Loucura
7 NOVOS CAMINHOS DA INFORMAÇÃO: mediação e visibilidade nos protestos brasileiros de 2013
8 OS DADOS DIGITAIS NA COMUNICAÇÃO: um novo padrão nas pesquisas?
9 PARA ALÉM DOS “DADOS COLETADOS”: políticas das APIs e mediações algorítmicas nas plataformas de mídia social
10 Práticas conversacionais no WhatsApp: a interação em conversações paralelas
11 REDES SOCIAIS E QUESTÕES DE INTERESSE PÚBLICO EM TEMPOS DE POLARIZAÇÃO IDEOLÓGICA
12 REPÓRTER-ROBÔ: guia sobre aplicações de natural language generation para o jornalismo
GT: COMUNICAçãO E CIDADANIA
  TITULO
1 A MÍDIA INDEPENDENTE PÓS JUNHO 2013: a comunicação alternativa da Ponte Jornalismo e dos Jornalistas Livres
2 A participação social dos sujeitos comunicacionais na cidadania comunicativa
3 A REPRESENTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NAS CAMPANHAS DE COMBATE À SÍFILIS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
4 AO ALCANCE DA CIDADANIA COMUNICATIVA: REDE SOCIAL FACEBOOK ASUGOV GV
5 COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL E MIDIATIZAÇÃO: reflexões sobre a cidadania na contemporaneidade
6 Comunicação popular e comunitária no desenvolvimento social local: a experiência de Heliópolis, cidade de São Paulo-SP
7 CONGLOMERADOS MIDIÁTICOS REGIONAIS
8 CRISE DA MIGRAÇÃO, CRISE DO JORNALISMO? Por uma gramática ética e humanitária sobre mobilidade humana na mídia
9 DIALÉTICA DA INSULARIDADE: Notas para compreensão da hegemonia popular
10 DIREITO HUMANO À COMUNICAÇÃO E A ACESSIBILIDADE NAS MÍDIAS AUDIOVISUAIS
11 Geosmina e barbárie: ocaso da cidadania
12 Grito dos/as Excluídos/as: 25 anos na agenda de lutas por cidadania no Brasil
13 JORNALISMO AMBIENTAL E CIDADANIA: Brumadinho nas capas das Revistas
14 METODOLOGIA DA RESISTÊNCIA: racionalidade, cidadania comunicativa e a organização de processos metodológicos na constituição de coletivos sociais
15 PROCESSOS COMUNICACIONAIS DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS: histórias de lutas e resistências.
16 REPERTÓRIOS DE COMUNCIAÇÃO NOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS NO CHILE E NO BRASIL
GT: COMUNICAçãO E CULTURA
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1 A AMAZÔNIA VISTA PELO OLHAR INSUBORDINADO DE ELIANE BRUM: perspectivas sobre um jornalismo que compreende
2 A influência de Émile Durkheim sobre a comunicação social do suicídio.
3 As representações do Samba na prática escolar e o estudo de caso do Samba em Rede como ferramenta de preservação do gênero
4 COMPRANDO NA FEIRA: EXPERIENCIANDO A CARNE DO MUNDO. Etnografia e comunicação intersensorial
5 COMUNICAÇÃO E ACELERAÇÃO SOCIAL DO TEMPO: um olhar para experiências brasileiras de jornalismo slow
6 DO AJUSTAMENTO À NEGAÇÃO: as experiências da pessoa idosa com os telefones celulares e as interfaces entre cultura material, consumo e comunicação
7 Favelas cariocas no The Guardian: as representações dos impactos das Olimpíadas Rio 2016
8 FESTA À SÃO MARÇAL O SANTO PADROEIRO DOS BOIEIROS O DIÁLOGO ENTRE O SAGRADO E O PROFANO.
9 IMAGENS EM DELÍRIO: a fala das ilustrações literárias em Dom Quixote de Miguel de Cervantes
10 IMAGENS PATÔGENAS: subsídios para estudos de transtornos de imagens a partir do caso clínico e do método Warburg
11 INNIS REVISITADO: epistemologia e delicadeza
12 Lembrando o futuro, imaginando o passado.
13 MORAL DA CASA: o papel da instituição família nas produções de sentidos em noticiários criminais
14 O (FIM DO) SILÊNCIO DOS HOMENS: crise cultural do patriarcado e sua relação com a ecologia da comunicação
15 O MARKETING DA FLORESTA: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia
16 O que será que os algoritmos ainda precisam nos dizer
17 OS MODELOS CULTURAIS E A CRISE DA EDUCAÇÃO: Caminhos pedagógicos na Comunicologia de Vilém Flusser
18 SOLIDÃO E CULTURA DIGITAL: uma relação entre estrutura do sentimento e o desenvolvimento sócio-histórico das tecnologias em comunicação.
19 Teste envio arquivo
20 Uníssono e Balbúrdia: Sonoridades de manifestações, protestos e comícios políticos de rua no Brasil
21 VÍNCULOS SONOROS NA DIÁSPORA: Investigando a teia de afetos entre ouvintes migrantes e o rádio expandido
22 “APESAR DE VOCÊ”: o poder cultural de Chico Buarque em tempos de defesa aberta do Partido dos Trabalhadores
GT: COMUNICAçãO E EXPERIêNCIA ESTéTICA
  TITULO
1 A fotografia e a política das imagens em Pedro Costa
2 Arqueologia das sensações: Genealogia da Decadência: um outro Modernismo?
3 DOSTOIÉVSKI NUNCA FOI AO CINEMA: jamais aceitaria versões de suas obras para as telas
4 ENQUADRAMENTO E FRONTEIRA: a ficção do cotidiano em “Pouco mais de um mês” (2013) e “Quintal” (2015), de André Novais Oliveira
5 ESCUTAS DE UM OUVIDO AUTÔMATO: estética e erotismo do ASMR
6 ESTÉTICA ANTROPOFÁGICA: CRÍTICA ÀS NORMATIZAÇÕES NAS EXPERIÊNCIAS DE PRODUÇÃO DE PODCAST
7 Estéticas contra-colonizadoras no documentário: um ponto de partida
8 EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: entre imagens nas videoinstalações de Pipilotti Rist
9 FALKENAU, VISION DE L’IMPOSSIBLE: notas sobre uma breve lição de humanidade
10 Isso não funciona, isso não está funcionando, isso está não-funcionando: princípios de uma estética do mau-funcionamento
11 Kitsch, consumo e política: a publicidade das lojas Havan e a estética do bolsonarismo
12 Manifestos para ouvir: experiência estética genderizada e racializada a partir de Luedji Luna
13 MODA E POLÍTICA: por uma tradução estética dos poderes
14 NINGUÉM VAI DIZER COMO AMAR! diversidade videoclipe
15 O ? DA FOTOGRAFIA (LADO A)
16 O DIZER SOBREVIVENTE FEMININO: uma leitura das obras de Ceija Stojka e Scholastique Mukasonga
17 PARA ALÉM DO CORAÇÃO AQUECIDO: fraturas e pequenas crises numa experiência estética com John Wesley
18 Parole, parole… Memória e nomadismo de um “hit” musical
19 PERFORMANCES DA RESISTÊNCIA: potencialidade estética dos arranjos comunicativos nas insurgências do século 21
20 “Tchau, querida!”: por uma estética do extremismo a partir dos protestos pelo impeachment de Dilma Rousseff
GT: COMUNICAçãO E POLíTICA
  TITULO
1 CASCATAS DE INFORMAÇÕES, DIFUSÃO DE NOTÍCIAS FALSAS E CONTESTAÇÃO NO TWITTER
2 ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS E A PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: proposta teórico-metodológica para análise de prática do jornalista
3 A CAMPANHA ELEITORAL PERMANENTE DE JAIR BOLSONARO: O deputado, o candidato e o presidente
4 A DESINFORMAÇÃO COMO PROJETO POLÍTICO: a construção da narrativa das matérias econômicas no Jornal Nacional
5 A ESQUERDA BRASILEIRA E A PERCEPÇÃO DOS EFEITOS DAS FAKE NEWS: experiência e conhecimento como moderadores do Efeito de Terceira Pessoa
6 A NORMATIVIDADE A SERVIÇO DA ESFERA PÚBLICA: Jürgen Habermas, Comunicação e Direito
7 A POLÍTICO-PARTIDARIZAÇÃO DA JUSTIÇA: A cobertura da Lava Jato na Folha de S. Paulo
8 BROADCAST E RADICALIZAÇÃO PARA AS MASSAS: produção e difusão de conteúdo no WhatsApp bolsonarista
9 COMUNICAÇÃO PÚBLICA PELO SEU OPOSTO: Práticas comunicacionais em regimes autoritaristas no Brasil e no Mundo
10 Comunicação, Gênero e Poder: um estudo sobre as manifestações de ódio às mulheres políticas
11 Da TV para o streaming: novos usos e consumos da Globo no meio digital
12 DE CONSUMIDORAS A SUFRAGISTAS: a constituição do sujeito político moderno nas lojas de departamento (1850-1920)
13 DOLCE FARMEME: a retórica da brincadeira política
14 ENQUADRAMENTO MULTIMODAL DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF EM REVISTAS BRASILEIRAS: gênero como quadro de referência primário
15 ESTADO DA ARTE DA DEMOCRACIA DIGITAL NO BRASIL: uma análise de artigos publicados em periódicos entre 1999-2018
16 FAKE NEWS E A EXPLORAÇÃO SENSORIAL DA INDIGNAÇÃO ESTIMULADA: observações a partir de Teun van Dijk e Harold Lasswell
17 INTERESSE PÚBLICO E POLÍTICA NA PRÁTICA DO JORNALISMO DE DADOS NO BRASIL
18 Mídias digitais e campanha negativa – uso estratégico nas eleições presidenciais de 2018
19 NARRATIVAS JORNALÍSTICAS NO SITE JORNALISTAS LIVRES: as estratégias argumentativas de seus narradores durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff
20 NEGAÇÃO E RECONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS: As reações ao politicamente correto entre apoiadores de Bolsonaro e Haddad no período eleitoral de 2018
21 NOVAS TERRITORIALIDADES RELIGIOSAS : Território Sagrado ou Político
22 O DEBATE SOBRE O MARCO CIVIL DA INTERNET: contribuições epistêmicas das consultas públicas online
23 O fenômeno do WhatsApp na campanha presidencial de 2018
24 OS PROCESSOS MIDIÁTICOS E A FUNÇÃO MEDIADORA EM “O BRASIL QUE EU QUERO”: resultado parciais de pesquisa em Mato Grosso do Sul
25 PARA ALÉM DOS BASTIDORES DA POLÍTICA: a cobertura governamental
26 PARTICIPAÇÃO ONLINE E EXECUTIVOS MUNICIPAIS: um estudo de ferramentas de participação em websites de prefeituras de Santa Catarina
27 PLATAFORMIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO POLÍTICA: governança algorítmica da visibilidade entre 2013 e 2018
28 Polarização nas redes:as campanhas de Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) no Instagram
29 PRIMAVERA LATINA: corpo e performance de mulheres latinas nos protestos de 2019
30 REGULAÇÃO DA MÍDIA E DEMOCRACIA: análise comparada de alguns modelos
31 REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DISCURSIVA NO FACEBOOK: análise da atuação de mulheres vereadoras
32 “DORIA, ‘PIXO’ É ARTE”: o enquadramento das notícias durante a “guerra do spray” em São Paulo
33 “ISSO A GLOBO NÃO MOSTRA”: convocações afetivas ao consumo de fake news e descredibilização da grande mídia nas eleições 2018
34 “Menos matérias da vereadora”: O assassinato de Marielle Franco e a censura na Agência Brasil
35 “TERRIVELMENTE EVANGÊLICA”: O discurso feminino conservador como ferramenta de construção da identidade política de Damares e de seus seguidores
36 ¡AQUÍ ESTAMOS LAS MUJERES!: a figura feminina nos protestos políticos sul-americanos de 2019 a partir de uma análise de imagens do Instagram
GT: COMUNICAçãO E SOCIABILIDADE
  TITULO
1 A experiência do falso e a fake news: a potência da imaginação e a imaginação no poder
2 A VIOLÊNCIA SEXUAL COMO ACONTECIMENTO: representações, valores e problema público
3 ACONTECIMENTO: catástrofe e transformação
4 Ainda assim me levanto – Marielle Franco e formas de estar junto na dor
5 Apropriação cultural e afetos: empatia como capital
6 DA PESSOA AO PROCESSO: a emergência do “dispositivo-Franciscus”
7 DA SALVAÇÃO PELA FÉ À CURA PELA AUTOESTIMA: as origens religiosas do testemunho de vítima
8 DISPOSITIVO INTERACIONAL, INTERSECCIONALIDADE E BIOPOTÊNCIA: Nath Finanças, entre a autovalorização e promoção da precariedade
9 ENSAIO SOBRE A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO 2.0 E A DESPOLITIZAÇÃO DA VIDA – O SUICÍDIO COMO ENTRETENIMENTO
10 ESQUECIDAS: celebridade, consumo e relações de gênero no Brasil
11 Governança algorítmica e economia libidinal
12 MULHERES NEURODIVERGENTES: conexões que enunciam vulnerabilidades e a luta por reconhecimento
13 POR UMA NOVA FLÂNERIE: um olhar para a cidade de Fortaleza a partir de viagens nos transportes públicos urbanos.
14 “Não serei interrompida”: reflexões teóricas sobre a fala de mulheres negras a partir do silenciamento de Marielle Franco
15 “O QUE AS MULHERES QUEREM????” – publicidade, experiência e formação de públicos nas redes sociais digitais.
GT: COMUNICAçãO, ARTE E TECNOLOGIAS DA IMAGEM
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1 A COMUNICAÇÃO CONSTRANGIDA DO CORPO-ARTISTA: o corpo que dança na tevê como questão biopolítica
2 Da coleção aos arquivos: o cinema de Angela Ricci Lucchi e Yervant Gianikian
3 Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor
4 Desvios entre imagens técnicas em Fortaleza
5 Do corpo à imagem: possibilidades e paradoxos da presenc?a no meio audiovisual
6 Dobras do tempo
7 FOTOJORNALISMO E PATHOSFORMEL: uma mirada warburguiana sobre o fotojornalismo contemporâneo
8 LANTERNA MÁGICA, MÁQUINA DE COSTURA, METRALHADORA: uma breve arqueologia do projetor cinematográfico
9 MARCADORES DECOLONIAIS E ATRAVESSAMENTOS NA FOTOGRAFIA ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA NEGRA SUL-AFRICANA
10 NOTAS SOBRE A PAISAGEM, O ESPAÇO FÍLMICO E A MELANCOLIA
11 O COTIDIANO COMO TRANSFORMAÇÃO NA TEORIA E NO CINEMA LETRISTA
12 O DIAGRAMA NA PERSPECTIVA DE TEORIAS DE DELEUZE E DE PEIRCE: contribuições advindas da pintura e da lógica para a compreensão da relação imagem/cognição
13 O PIANISTA FRACASSADO: convergências entre o live doc e a lecture performance
14 ÓPERAS CONTEMPORÂNEAS: análise de exemplos e implicações conceituais
15 PERFORMATIVIDADE E REFERÊNCIAS PICTÓRICAS EM ‘VITALINA VARELA’: Pedro Costa cria ‘efeitos de presença’ e empodera ‘existências mínimas’, conferindo visibilidade a corpos mantidos nas trevas, a partir da exposição de personagens reais em certos ‘padrões de intenção’ da pintura
16 SOBRE CURADORIA E ARTE NA SOCIEDADE DE EXPERIÊNCIA
17 TELA VERTICAL: da pintura ao smartphone
18 “ACEITA?”: Um gesto entre as teorias decoloniais e o mundo das imagens técnicas a partir da obra artística de Moisés Patrício.
GT: COMUNICAçãO, GêNEROS E SEXUALIDADES
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1 CORPO FEMININO, UM TERRITÓRIO EM DISPUTA: a inscrição da cultura do estupro no jornalismo e as linhas de fuga da Marcha das Vadias de São Paulo
2 #NENHUMAAMENOS: o eco das vozes feministas na cobertura jornalística do caso de feminicídio de Mayara Amaral
3 A APROPRIAÇÃO DO TERMO FEMINICÍDIO NA COBERTURA DO JORNAL NACIONAL
4 A feitiçaria audiovisual de Linn da Quebrada na cozinha da contrassexualidade: subversão queer do falocentrismo no videoclipe “Coytada”
5 A INVISIBILIDADE DA MULHER NEGRA NA REVISTA BOA FORMA: UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL
6 A RAÇA E O GÊNERO DA ESTÉTICA E DOS AFETOS: algoritmização do racismo e do sexismo em bancos contemporâneos de imagens digitais
7 A Subjetividade e a Homotextualidade na Decodificação de Soneto de Mário Faustino: Convergência entre Comunicação e Antropologia
8 CRIMINALIZAÇÃO DA LGBTFOBIA E ESTEREÓTIPOS: uma análise discursiva sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal
9 DA POTÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA “ESCRITA DE SI” À EMERGÊNCIA DA “ESCRITA DA GENTE” EM PESQUISAS INTERSECCIONAIS
10 DAENERYS TARGARYEN E A MULHER LOUCA EM GAME OF THRONES: Gênero e a crítica do pop no jornalismo
11 Documentários queer no Brasil: estratégias plurais de ocupação de telas
12 EMBAIXADORA DO AGRO FEMININO. Análise da representação midiática da apresentadora do programa Agroinspiradoras
13 Entre câncer e HIV/Aids: o armário e as mobilizações da estigmatização da homossexualidade masculina em entrevistas com Reynaldo Gianecchini
14 ESTÉTICAS BRINCANTES: máscara, carne e devoção no artifício e na cultura popular
15 Lésbicas também transam: disputas sobre a visibilidade das lesbianidades no Instagram
16 NOTÍCIAS FALSAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO BRASIL: um campo de disputas morais
17 Nudes: Notícias e Masculinidades no jornalismo brasileiro
18 O falsete de Jakub Józef Orlinski, sexo, gênero e os usos dos corpos midiáticos
19 O ÓDIO, A MÍDIA E OS DEZOITO DIAS: violência misógina como ato comunicativo
20 O VENTRE COMO INSTRUMENTO DE PODER MASCULINO: patriarcado e feminicídio
21 Performatividade e afeto no corpo lésbico em Azul é a cor mais quente
22 POR ENTRE SECREÇÕES E EXCREMENTOS: A performance da abjeção na monstruosidade de Hija de Perra (1980-2014)
23 SE O UNIVERSAL É MASCULINO, SER NEUTRO É SER SEXISTA: Apontamentos sobre perspectivas de gênero, ciências e epistemologias feministas em dois canais do YouTube no Brasil e na Espanha
24 SIMBOLOGIAS FEMININAS DO MAL: AS MULHERES E O CRACK NAS NARRATIVAS MIDIÁTICAS
25 VIOLÊNCIA DE GÊNERO E VIOLÊNCIA SEXUAL EM ABORDAGENS JORNALÍSTICAS PARA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO
26 “CONTADORAS”, “CAMINHONEIRAS” E APAIXONADAS: a visibilidade lésbica em telenovelas de Aguinaldo Silva
27 “NOSSO GÊNERO VEM DE DEUS”: normatividade heterossexual em vídeos religiosos infantis do YouTube
GT: CONSUMOS E PROCESSOS DE COMUNICAçãO
  TITULO
1 A CIBERPUBLICIDADE E O “FASHION REVOLUTION”: o contexto da campanha “#Quemfezminhasroupas” no Instagram
2 AS MÚLTIPLAS FACES DE GRETA: adolescência, ativismo, consumo e inspiração
3 DA ESTATÍSTICA AOS DADOS: ordenamentos da vida nas cidades moderna e pós-moderna
4 DESENGAVETA, PORQUE MENOS É DEMAIS: moralismo e vergonha nas narrativas de sustentabilidade na TV
5 DIETAS DE EMAGRECIMENTO E DE CURA EM TEMPOS DE FAKE NEWS: dilemas e desafios no cenário da midiatização da biopolítica alimentar.
6 Enclausuramento, segurança e lazer – A vida nos condomínios-clube
7 FESTA INFANTIL NO PAÍS DO FUTURO: cuidados, presentes e o Dia das Crianças no Brasil
8 JOVENS E BOARD GAMES: Jogos de Tabuleiros Modernos e suas práticas na expansão da juventude
9 Lutas de mulheres e práticas de consumo
10 O DISCURSO REDENTOR: uma análise crítica do discurso publicitário diante da crise econômica brasileira
11 O MESMO CONTEÚDO EM FORMATOS IMPRESSO E DIGITAL: a revista da FAEP como comunicação direcionada ao público rural na contemporaneidade
12 O RACISMO REVELADO PELA AUSÊNCIA: Representatividade negra em anúncios de revista
13 PUBLICIDADE, INFÂNCIA E CONSUMO: discursos comerciais com funções sociais
14 SEMIÓTICA DA CAUSA NAS RELAÇÕES DE CONSUMO: os vínculos de sentido entre acaso, causação eficiente e propósito em campanhas publicitárias
15 Zaga e Teile: narrativas de si a partir do popular periférico
16 “IT’S A TRAP!”: reflexões acerca da cultura pop como fenômeno midiático
17 “NÃO PERTURBE”: algumas relações entre juventude, práticas de consumo e aspectos comunicacionais em quartos de adolescentes
GT: CULTURA DAS MíDIAS
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1 A luta por educação no cinema documentário
2 Diálogos intermidiáticos entre teatro e cinema silencioso no Ébrio de Gilda de Abreu
3 DISTOPIA E GÊNEROS NARRATIVOS: a hipertrofia do presente
4 DO FLÂNEUR AO INTELECTUAL: Renato Cordeiro Gomes e os estudos da cidade
5 FICÇÃO SERIADA E PEDAGOGIA PELA EMPATIA: política de representação em The morning show
6 FONTES, FATOS, FAKES, FACES, FALAS E FALHAS: limites da dramatização educacional midiática
7 MASCULINIDADE EM VERTIGEM: a revolução será contra o patriarcado ou não será
8 MOVIMENTO #METOO NO OSCAR 2020: discussões sobre engajamento no Twitter
9 Narrativa e a experiência do tempo histórico: uma perspectiva para a cultura das mídias contemporânea
10 NARRATIVA SOBRE UM PODER AFÁVEL: trabalho e racionalidade neoliberal em Estou me guardando para quando o Carnaval chegar
11 O HUMOR RACISTA MIDIÁTICO: as políticas da dor e do ódio como desenho risível do corpo negro
12 Paisagens heterotópicas: As ligações entre as críticas à cidade mercantilizada no “Dossiê Popular das Olímpiadas e o filme “Domínio Público
13 PASSADO, PRESENTE, HISTÓRIA: narrativas da memória em Nostalgia da Luz
14 RADIO AMBULANTE E A TRADIÇÃO DO PODCAST NARRATIVO NO RADIOJORNALISMO NORTE-AMERICANO
15 Rádio convergente e pós-industrial: uma análise das adaptações das emissoras de Teresina (PI) ao presente
16 UMA GENEALOGIA DO ESPECTADOR JUSTICEIRO
17 Uma vida midiática para os corpos mortos: notas sobre o trabalho narrativo do reality show policial
18 “TAREFA DE CASA É COISA DE MULHER”: youtubers mirins e o trabalho doméstico não remunerado
GT: EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAçãO
  TITULO
1 A ESTRUTURA GRAFEMÁTICA DA COMUNICAÇÃO: notas de um pensamento comunicacional em Jacques Derrida
2 A NOÇÃO DE ARQUÉTIPO EM JUNG E MCLUHAN: do inconsciente coletivo ao rag-and-bone-shop
3 ALGORITMO E MIDIATIZAÇÃO: entre a digitalização e a busca de epistemologias críticas
4 Antropocentrismo e Comunicação: Uma análise dos artigos dos GT da COMPÓS “Epistemologia da comunicação” e “Comunicação e Cibercultura” de 2017 a 2019
5 Comunicação: fenomenologias epistemologias
6 Da verdade aos efeitos de verdade: contribuições das teorias semióticas e do discurso à epistemologia da comunicação em tempos de pós-verdade
7 DEMOCRACIA DIGITAL POPULAR: proposta conceitual à luz da teoria do discurso de Ernesto Laclau
8 EFETIVIDADE COMUNICACIONAL E RELEVÂNCIA DA EXPERIÊNCIA COM O OBJETO
9 FENOMENOLOGIA DA COMUNICAÇÃO? Questões acerca do debate sobre a Nova Teoria da Comunicação
10 GAMBIARRA, COGNIÇÃO E TÉCNICA: apontamentos para uma investigação decolonial sobre conhecer e comunicar
11 Hiperstição e geotrauma em Cyclonopedia. Complicity with anonymous materials, de Reza Negarestani
12 ilém Flusser e Marshall McLuhan e as eras comunicacionais
13 LUGARES DE FALA DISCURSIVOS E POLÍTICOS: comunicação e violência epistêmica
14 O OLHAR COMO COMUNIDADE SENSITIVA. IMERSÃO, ESPELHO E TERCEIRA FIGURA NO PROCESSO COMUNICACIONAL DO OLHAR NO FACE A FACE
15 PENSAR A COMUNICAÇÃO INTERMUNDOS: fóruns cosmopolíticos e diálogos interepistêmicos
16 SOBRE A PERCEPÇÃO DA DIMENSÃO INTERSUBJETIVA DOS FENÔMENOS COMUNICATIVOS À ETNOMETODOLOGIA
17 Teorias intermediárias – estratégia analítica para o conhecimento comunicacional
18 TEORIZAR COM A GROUNDED THEORY: um caminho metodológico para as pesquisas em comunicação
19 VOLTAR À COMUNICAÇÃO: perspectivas etimológicas e epistemológicas do termo
GT: ESTUDOS DE CINEMA, FOTOGRAFIA E AUDIOVISUAL
  TITULO
1 1917: a gamificação como recurso imersivo no cinema
2 ANTES DO CINEMA: Desmontagens midiáticas em alguns filmes de Harun Farocki
3 CINEMA E EDUCAÇÃO: A ARTE DE DOMAR CAVALOS EM FILMES
4 Corpos interditos em Era uma vez Brasília
5 DAS NEGAÇÕES À IMAGEM ÀS AFIRMAÇÕES DE SI: Do filme-diário como lugar de presença em Isto não é um filme
6 Espaço, lugar e território no cinema
7 Fábulas sem olhos: os roteiros não filmados na historiografia do cinema brasileiro
8 FOTOJORNALISMO: REPRESENTAÇÃO E ENCENAÇÃO DO COTIDIANO
9 História de imagens tóxicas: Democracia em vertigem
10 MADAME SATÃ: a poética da vida ordinária em Karim Aïnouz
11 Maravilhamento sem fim: Whitehead e a teoria do cinema
12 O FANTASMA NO LIMIAR DO ESPAÇO E DO TEMPO EM PARA O OUTRO LADO, DE KIYOSHI KUROSAWA
13 O operário e o trabalho no cinema brasileiro documental: uma série histórica
14 O ROTEIRO INVISÍVEL: melodrama e sensação em “A vida invisível” (2019), de Karim Aïnouz
15 PERCEPÇÃO, SEUS LIMITES E EXPANSÕES: uma reflexão a partir do filme Picture of Light, de Peter Mettler
16 TORTURA E REPETIÇÃO: a representação do horror em “O caso dos irmãos Naves”
17 VÍDEO-HAPPENING: INTERVENÇÕES SÍTIOS ESPECÍFICOS COM FRAGMENTOS CORPORAIS AUDIOVISUAIS
GT: ESTUDOS DE COMUNICAçãO ORGANIZACIONAL
  TITULO
1 A COMUNICAÇÃO LEGISLATIVA NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE: uma proposta de análise discursiva para comentários na fanpage do Senado
2 As Contribuições da Semiolinguística para a Comunicação Organizacional
3 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E IDENTIDADE: o caso da UNEB como uma universidade multicampi
4 COMUNICAÇÃO PÚBLICA DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS CONECTADOS: accountability, transparência e proximidade com os cidadãos nas redes sociais
5 COMUNICAÇÃO PÚBLICA: dilemas conceituais e uma nova proposta
6 DINÂMICAS DE PUBLICIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL: os burocratas de nível de rua no enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil
7 INTENSIDADE EMOCIONAL NA PESQUISA MISTA: discursos, práticas e efeitos da felicidade instrumental em uma cooperativa cafeeira
8 MINERAÇÃO DO FUTURO: o discurso da promessa
9 MULHERES NEGRAS E MUNDO DO TRABALHO: interseccionalidades (im)possíveis nas séries originais NETFLIX
10 O MEDO COMO ESTRATÉGIA DE DESQUALIFICAÇÃO POLÍTICA: análise da fake news “mamadeira erótica”
11 Ontologia e Epistemologia da Comunicação Organizacional: Inflexões na Era das Mídias Digitais
12 UM OLHAR EPSITÊMICO PARA A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, INSPIRADO EM FOUCAULT
13 “RESPOSTA AOS NOSSOS CRÍTICOS”: discursos de defesa organizacional, créditos de confiança e pretensões de solidariedade
GT: ESTUDOS DE JORNALISMO
  TITULO
1 A DESCONSTRUÇÃO DA EXPERTISE NO JORNALISMO: considerações sobre a autoridade profissional no contexto da desinformação
2 A INTER-RELAÇÃO ENTRE MÍDIA, PÚBLICO E MÁQUINAS NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE E A CRISE DE SENTIDO NA PLURALIDADE DE FONTES
3 A NOTÍCIA CONTADA, EXPLICADA E CONVERSADA: colaboração e mediação no jornalismo praticado em podcasts brasileiros
4 A PERMANÊNCIA DO JORNAL SINDICAL IMPRESSO: para onde caminha a comunicação de resistência?
5 A sonora como materialização do acontecimento e a naturalização dos fatos na seleção das fontes
6 A TRAGÉDIA DE BRUMADINHO NO JORNAL NACIONAL: análise da narrativa do telejornal sobre o rompimento da barragem de rejeitos de mineração
7 A UNIDADE ARTIFICIAL NA MENTALIDADE ESCÂNDALO
8 A VALORAÇÃO DAS VOZES NO DISCURSO JORNALÍSTICO: posições concedidas e interditadas para as fontes de classes populares
9 ANTES DA VAZA JATO: lawfare, jornalismo e ações políticas contra Lula
10 Controvérsias como estratégia: desafios da narrativa jornalística na mídia brasileira contemporânea
11 DISPOSITIVOS DE CRÍTICA JORNALÍSTICA NA ESFERA PÚBLICA EM REDE
12 ENTRE MUNDOS REAIS E IMAGINADOS: notas para uma historiografia do jornalismo audiovisual do Século XX ao XXI
13 ESTRATÉGIAS DE COBERTURA JORNALÍSTICA DE DIREITOS HUMANOS NO BRASIL: análise das Rodas de Conversa do Prêmio Vladimir Herzog
14 FICANDO FELIZ PELA DESGRAÇA ALHEIA: o schadenfreude na cobertura das rivalidades clubísticas do futebol brasileiro
15 Forma e conteúdo na cobertura política de um jornal nativo digital: um estudo do Nexo
16 FORMATOS NOTICIOSOS NO TELEJORNALISMO: uma análise comparativa da mudança editorial dos Praça 1 à luz da Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman
17 Jornalismo científico, ecossistema jornalístico e fontes especializadas: uma nova realidade
18 JORNALISMO E FACT-CHECKING: fontes oficiais na base da checagem e critérios não explicitados na seleção do que checar orientam a análise de Aos Fatos e Agência Lupa
19 NOTÍCIA PARA AUDIÊNCIA QUE NÃO OUVE E NÃO VÊ: uma discussão sobre inclusão e acessibilidade na televisão
20 O JORNAL QUE ATRAI OS LEITORES PELO RISO: uma categorização dos recursos e tipos de humor presentes nas capas do Aqui PE
21 O que é audiência digital?
22 O QUE REVELA E O QUE ESCONDE O JORNALISMO: uma discussão metodológica sobre as (in)visibilidades
23 ONDE ESTÁ RUANDA NO MAPA? Decolonialidade, subjetividade e o racismo epistêmico do jornalismo
24 SOBRE JORNALISMOS, SOCOS E CONTROVÉRSIAS: os equívocos entre Glenn Greenwald e Augusto Nunes na Jovem Pan
25 VIOLÊNCIA DIGITAL CONTRA JORNALISTAS: o caso das eleições presidenciais de 2018
GT: ESTUDOS DE SOM E MúSICA
  TITULO
1 DES-CONSTRUÇÃO: O capitalismo no lirismo de Chico e Tiago
2 ENCENAÇÕES DA NOSTALGIA NA MÚSICA BREGA: o projeto Amigas do Brega
3 ESPAÇO ACÚSTICO MENTAL E OS ESTUDOS DE SOM
4 Introdução à sociologia do estúdio de música
5 MULHERES NO ROCK E NA MÚSICA ELETRÔNICA: estratégias de atuação de musicistas e DJs no Rio de Janeiro e Montreal
6 MÚSICA CONSTRÓI GÊNERO?
7 MÚSICA E DINÂMICAS DOS ESPAÇOS (SEMI)PÚBLICOS EM SÃO PAULO: uma análise do evento Paulista Aberta
8 O BREGA PARAENSE ENTRE TEMPOS E LUGARES
9 O que o TREMENDÃO revela sobre ERASMO? Indivíduo, indústria e celebridade
10 O QUE OSTENTAM, AFINAL? Uma análise da visualidade do videoclipe Taça de Chandon
11 PERFORMANCE DIVA EM CARMEN MIRANDA
12 PERFORMANCES DE EMPODERAMENTO DE PEPITA EM MÚLTIPLAS ÁUDIO/VISUALIDADES
13 PUNK IS DEAD (KENNEDYS)?: nostalgia, política e drama social em uma turnê cancelada
14 Rádio convergente e pós-industrial: uma análise das adaptações das emissoras de Teresina (PI) ao presente1
15 Rio das Ostras (RJ): controvérsias relevantes no cotidiano da cidade candidata ao selo musical da UNESCO
16 TEMPORALIDADES LIMINARES E LIMINOIDES Música e semiotical blues nos bailes da saudade de Belém
17 WHAT THE F*CK, SPOTIFY? Rupturas na performance de gosto e a atividade algorítmica na Retrospectiva 2019
18 WORLDMAKING COMO EFEITO DE REAL NO SOM DE CHERNOBYL
19 “Eu Tenho Orgulho de Ser Como Sou”: Mundos-da-vida, Gênero e Sexualidade nas Cenas Musicais
20 “PRA QUÊ FALAR DE POLÍTICA, MANO?”: considerações sobre a “política da estética” na obra de Rancière a partir de um show de Kendrick Lamar
GT: ESTUDOS DE TELEVISãO
  TITULO
1 A CIDADANIA FEMININA NA MICROSSÉRIE AMORTEAMO (2015)
2 A MARSHALL OU O MARSHALL? Antropomorfia nos desenhos aniamados
3 A Televisão Anti-Naturalista de Jorge Furtado
4 A TV NO CENÁRIO POLÍTICO DO RN: uma análise do assistencialismo de Carlos Alberto de Sousa
5 ARUANAS E A POÉTICA TELEVISUAL NA ERA DO STREAMING
6 Ateus, esses invisíveis na televisão brasileira
7 DA FUNCIONALIDADE TEXTUAL DO SPIN-OFF NA FICÇÃO SERIADA TELEVISIVA: uma exploração narratológica, a partir de Once Upon a Time
8 Da vádia á mulher séria, da louca à bruxa: a representação do corpo feminino desviante na telenovela brasileira
9 DISTOPIA E FICÇÃO SERIADA: questões de qualidade nas críticas de 3% – Três Por Cento
10 DISTRIBUIÇÃO DA TELEVISÃO NA INTERNET: serviços de TV Online da Rede Globo
11 Feras (2019) e o Circuito da Cultura: representação e identidade na série da MTV Brasil
12 FICÇÃO TELEVISIVA IBERO-AMERICANA NA TELEVISÃO POR INTERNET
13 METAIMAGENS DO (IN)VISÍVEL: a sexualidade rural feminina em Êta Mundo Bom!
14 NARRAÇÃO PARAMÉTRICA NA TELEVISÃO: experimentações narrativas em Twin Peaks: The Return (2017)
15 NEGRO NA VELHICE: uma narrativa de exceção em telenovelas
16 OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA NO TELEJORNAL MSTV 1° EDIÇÃO DE CAMPO GRANDE, MS
17 PÓS-HUMANOS E A ACEITAÇÃO DA VIOLÊNCIA: uma análise do medo como recurso narrativo na série Westworld
18 PRODUCT PLACEMENT TRANSMÍDIA EM TELENOVELAS: quando os próprios meios são as histórias
19 RECONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA NARRATIVA EM FICÇÃO SERIADA TELEVISIVA: pistas de análise a partir do Projeto Quadrante
20 SADCOM COMO SUBGÊNERO DA DRAMÉDIA SERIADA CONTEMPORÂNEA: o caso BoJack Horseman
21 Telejornais: balanço de suas perspectivas atuais
22 TELEVISÃO E CINEMA EM GUEL ARRAES: as fronteiras entre a comédia popular, a cultura de massas e a interpretação do país
23 VOCÊ: entre o suspense e comédia romântica
GT: IMAGEM E IMAGINáRIOS MIDIáTICOS
  TITULO
1 A AGONIA DA COMUNICAÇÃO NA ERA MIDIÁTICA: Sobre vínculos, logros e o pornográfico
2 A COMOVEDORA VIOLÊNCIA DO FIM DO/DE MUNDO
3 A Imagem da Bomba
4 ANÁLISE DAS IMAGENS-MÁSCARA NO DOCUMENTÁRIO MUSICAL ROLLING THUNDER REVUE: A BOB DYLAN STORY, BY MARTIN SCORSESE
5 ANUNCIAÇÃO NO CINEMA E HERANÇA ICONOGRÁFICA
6 COMO A TI MESMO? O ódio, a representação midiática do “Outro” e as potencialidades do Homo Ludens
7 ESTE É UM MUNDO TERRÍVEL, MAS QUERO VER CADA SEGUNDO DELE: o imaginário político na minissérie Years and Years
8 FOTOS FAKE E SUAS AGÊNCIAS TECNOPOLÍTICAS
9 Fundamentos epistemológicos para o imaginário do Jornalismo industrial
10 IMAGENS-SONHO E RAZÃO POÉTICA: aproximações entre o tarô e as histórias em quadrinhos
11 Los tenues contornos y alrededor poroso: la cultura e identidad brasileña y sus derivaciones en el cine y literatura
12 MAQUIAGENS E MÍDIAS: o rosto como tela
13 MUSEALIZAÇÃO DO ESPIRITISMO: Imaginários e práticas na circulação de um “dispositivo do invisível”
14 O CÉREBRO É A TELA: reflexões sobre a centralidade da imagem-neuro no cinema contemporâneo
15 O HERÓI, O MONSTRO, O LOUCO E A FÊNIX: um estudo das múltiplas faces do Coringa
16 Olhares intrusos: reflexões e miradas sobre um mundo ch’ixi
17 Paisagem e imaginário na Maratona do Rio
18 PRESERVAR PARA DOMINAR: o imaginário da ecopropaganda brasileira
19 “Olavo tem Razão”: Olavo de Carvalho, Esoterismo e os Mitos Conspiratórios do Imaginário Político Neoconservador
GT: MEMóRIA NAS MíDIAS
  TITULO
1 A INFRAESTRUTURA DA MARÉ ABOLICIONISTA: os cabos submarinos e a abolição da escravidão do Ceará para o Brasil
2 A MEMÓRIA COMO METÁFORA NAS NARRATIVAS ORAIS DE HISTÓRIA DE VIDA
3 A utopia na memória nostálgica em dois episódios de Philip K. Dick’s Electric dreams
4 ABÍLIO DE CASTRO: a reconstituição histórica da pioneira narração esportiva no rádio do Brasil
5 ARQUIVO, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA: uma análise do documentário ‘Peões’, de Eduardo Coutinho
6 BH 120 ANOS: temporalidades e memória em narrativas jornalísticas sobre aniversário de cidade
7 COMO NOSSOS PAIS: a apropriação de memórias na campanha do Nubank
8 Comunicação, memória e história: trajetória das emissoras de rádio em Dourados no processo de desenvolvimento regional
9 CORPO, VESTE E AFETO: As Irmãs da Boa Morte e a dimensão memorial do bordado
10 DA COMEMORAÇÃO À REMEMORAÇÃO: retrotopia nos 55 anos do golpe de 1964 na cobertura da Folha e do Globo
11 EXCLUSÃO PELO MEDO NO RIO DE JANEIRO: narrativas jornalísticas e construção de alteridades
12 MEMÓRIA, PODER E VERDADES: disputas de sentidos no acionamento do memorável no caso do Fundão
13 Memórias afetivas da cidade nas páginas do jornal “Tribuna de Minas”
14 Memórias de um gesto: cintilação passageira no garimpo de Serra Pelada
15 NAS ONDAS CURTAS DO COSMOPOLITISMO: Programa Casé e as Origens do rádio comercial brasileiro
16 O Bando de Dados Bibliográfico João Guimarães Rosa
17 O GRANDE LIVRO DE VÍNCULOS JOTABENIANOS: Identidades, nostalgias e evocações de sobrevivência em narrativas memoráveis sobre o Jornal do Brasil
18 ORALIDADE, ANÚNCIOS E AVISOS PARA COMUNIDADES RURAIS E URBANAS PERIFÉRICAS: a resistência do “Programa do Galinho” na Rádio Educadora do Maranhão
19 VIOLÊNCIA DOMÉSTICA À LUZ DAS HISTÓRIAS DE VIDA: cultura e processos comunicativos da memória
GT: PRáTICAS INTERACIONAIS, LINGUAGENS E PRODUçãO DE SENTIDO NA COMUNICAçãO
  TITULO
1 A carne medial da política: corpo e reconhecimento na era do populismo digital
2 A consolidação de lógicas interacionais informativas em grupos de aplicativos de mensagens
3 A publicidade audiovisual no Facebook: um estudo de caso sobre a relação entre as linguagens no anúncio de Jack Daniel’s
4 BOLSONARO E O POPULISMO BUFÃO: uma abordagem sociossemiótica
5 Castelo Rá-Tim-Bum: uma noção televisual de infância
6 CONFIGURAÇÕES ENUNCIATIVAS NO TELEJORNALISMO EM 360 GRAUS: partner ou voyeur?
7 ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS DAS INFLUENCIADORAS DIGITAIS DE MODA E BELEZA NO INSTAGRAM A PARTIR DA PERSPECTIVA DO “PRODUTO-EXPERIÊNCIA” E “SERVIÇO-EXPERIÊNCIA”
8 INTERAÇÃO E MEMÓRIA: uma análise do episódio “Toda a sua história”, de Black Mirror
9 INTERAÇÕES EDITADAS: do pincel ao pixel
10 Interações literárias: propostas de abordagens e pesquisa em comunicação a partir da Bienal Internacional do Livro do Rio
11 Investigando intersemioticidades em Inquérito Policial: Família Tobias
12 MÍDIAS DIGITAIS CONTEMPORÂNEAS: o encantamento no consumo de (des)informação
13 O EUFEMISMO IMAGÉTICO E A PUBLICIDADE DA ÁREA DA SAÚDE: uma análise do discurso de “A Hora de Lembrar”
14 OS PROCESSOS DE REMEDIAÇÃO E HIBRIDIZAÇÃO NOS VIDEOCLIPES INTERATIVOS
15 PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR NA TV ESPORTIVA: uma análise dos princípios que regem as relações entre mídia e público
16 PRÁTICAS DIGITAIS DA FÉ: uma análise das interações presentes nos comentários de missas transmitidas pelo Facebook
17 Um olhar semiótico sobre o efeito rashomon
GT: RECEPçãO, CIRCULAçãO E USOS SOCIAIS DAS MíDIAS
  TITULO
1 Acúmulo de capitais como distinção dentro de fandoms organizados
2 CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA DE PEIRCE PARA A LITERACIA TRANSMÍDA
3 Contribuições de Maria Aparecida Baccega aos Estudos de Recepção
4 Da necessidade de definir um operador conceitual para analisar a materialização da experiência de múltiplas telas enquanto tendência
5 Dimensões de análise de GIFs animados: elementos da forma, estruturas de significação e funcionalidades das aplicações
6 INVISIBILIDADE E CONSUMO MIDIÁTICO DE JOVENS CAMPONESES
7 Leituras críticas da alteridade: midiatização e recepção de narrativas audiovisuais por imigrantes e refugiados
8 MAMADEIRA DE PIROCA: Por que um vídeo absurdo pareceu coerente a alguns eleitores de Bolsonaro?1
9 MEDIAÇÃO, RECEPÇÃO E CONSUMO FRENTE À EXPLOSÃO DOS ALGORITMOS
10 MEDIAÇÕES NA EXPRESSÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE POLONO-BRASILEIRA
11 Negritude, periferia e (in)visibilidades: reflexões sobre os atravessamentos socioculturais da agência Responsa
12 O bolsonarismo e a circulação do ódio biopolítico na construção do pânico moral de sexualidade
13 PRODUÇÃO DE IMAGENS NA PESQUISA DE CAMPO: a fotografia no estudo de práticas com as TICs em uma ruralidade
14 RECONHECIMENTO, AUTORIDADE E DESCONFIANÇA NA DISPUTA SOBRE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA: o consumo midiático da ciência por estudantes de ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro
15 SONS DO HORROR: camadas de medo para além da imagem no videogame Layers of Fear
16 Uma análise da circulação de imagens de linchamento no Brasil entre os séculos XIX e XXI
17 UMA HOMENAGEM DA POLÊMICA: racismo em questão no mercado editorial e o movimento da ‘comunidade de leitores’ nas mídias
Total de trabalhos submetidos: 390