Trabalhos submetidos para o Encontro Compós 2021

GT: COMUNICAçãO E CIBERCULTURA
  TITULO
1 A COLABORATIVIDADE DOS USUÁRIOS DE REDES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: uma análise sobre o engajamento da hashtag #NomeiaTourinho
2 A DIGITALIZAÇÃO DAS TICs E AS TRANSFORMAÇÕES NOS MUNDOS DO TRABALHO
3 ALGORITMOS, MÍDIA PROGRAMÁTICA E CONFIANÇA: uma reflexão em torno da compra de mídia automatizada e a construção da confiança
4 ATIVISMO KPOPPER: o protagonismo do fandom em tempos de pandemia do COVID-19
5 CIBERATIVISMO: reforço ou ressignificação da indústria cultural na internet?
6 COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS NOS SERVIÇOS DE REDE SOCIAL: a literacia midiático-informacional como instrumento de observação e reflexão sobre as mediações em rede
7 Cultura do Cancelamento: A letra escarlate no caso Gabriela Pugliesi
8 Democracia nas redes sociais digitais: um estudo sobre algoritmos e Twitter
9 Descortinar: A plataforma Zoom como palco do teatro digital brasileiro
10 DO G3 AO G17: o comportamento de fãs e antifãs no BBB 21 no Twitter
11 ESPORTS, ESPETÁCULO E MATERIALIDADE: reflexões sobre a prática profissional durante a pandemia de covid-19
12 FAKE NEWS E JORNALISMO: estratégias no discurso (des)informativo eleitoral de 2018
13 Homo algorithmicus e homo œconomicus: governança algorítmica e ne(ur)oliberalismo
14 MINERANDO A REALIDADE: Sobre As Imagens de Vigilância e A Produção Documental
15 O CAMPO DA DEMOCRACIA DIGITAL BRASILEIRA: uma análise cientométrica de artigos publicados entre 1999 e 2018
16 O ciberespaço e a personalização de resultados de busca do Google: Estudo de caso sobre modulação de conteúdo
17 O CONTINUUM DA VIDA NOS PERFIS VIRTUAIS PÓSTUMOS DO FACEBOOK
18 O FANTASMA DA LIBERDADE NA CIBERCULTURA
19 O uso de Blockchain na identificação de Fake News: ferramentas de apoio tecnológico para o combate à desinformação
20 Plataformização da cultura: o cooperativismo de plataforma como alternativa para artistas
21 PLATAFORMIZAÇÃO DO RECEBER: dinâmicas, materialidade e segmentação das redes de hospedagem colaborativa
22 PRÁTICA DE SELFIE E EXPERIÊNCIAS AFETIVAS: corpos múltiplos, afetos cotidianos e modulações da intimidade
23 SOMOS TODOS IGUAIS NOS BANCOS DE IMAGENS?
24 SOU DO GÊNERO FEMININO EM PERSONALIDADE”: as relações entre gênero e tecnologia no caso das assistentes pessoais digitais
25 SUBJETIVIDADE ALGORÍTMICA E PERFORMANCES SOCIOTÉCNICAS EM REDE: Uma Incursão Teórica no Sistema de Recomendações do YouTube
26 TEXTOS POÉTICOS NO YOUTUBE: degenerescências e tendências sígnicas nas publicações que referenciam o poema Lira Itabirana, de Drummond
27 TIKTOK: O que está acontecendo aqui?
GT: COMUNICAçãO E CIDADANIA
  TITULO
1 A CONSOLIDAÇÃO DO DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO: trajetória da LAI na perspectiva de jornalistas
2 A NOVA CIDADANIA, O DIREITO À COMUNICAÇÃO E OS PROCESSOS DE REINVENÇÃO DA COMUNICAÇÃO POPULAR NO BRASIL
3 BIBLIOTECA E COMUNIDADE: a prática de leitura e o significado da reforma da biblioteca na Ocupação Nova Esperança
4 BIBLIOTECAS PARQUE E CIDADANIA: uma construção sob o viés da comunicação pública
5 BRANCO SAI, PRETO FICA: um estudo sobre cosmopolíticas da racialidade na crítica da meritocracia moderna
6 CIBERATIVISMO FEMINISTA EM COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
7 CIDADANIA E COMUNICAÇÃO NO ANTROPOCENO
8 Cobrindo o Rosto de Vergonha: neoliberalismo, precarização e busca por um olhar ético em La Paz
9 Comunicação popular e comunitária no desenvolvimento social local: a experiência de Heliópolis, cidade de São Paulo-SP
10 Comunicação, cultura, resistência quilombola e a tecnologia social para o desenvolvimento local da Amazônia Negra Maruanaense
11 CONEXÕES PERIFÉRICAS: Entre a promessa e a experiência de participação juvenil na periferia
12 DA RESISTÊNCIA ADAPTATIVA AO MIDIATIVISMO ÉTNICO: emancipação comunicacional do Movimento dos Povos Indígenas em Roraima
13 EDUCOMUNICAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA: diálogos teóricos potentes para repensar a cidadania comunicativa
14 Fotoativismo para ser visto: traçando relações entre imagem, identidade e Instagram
15 HISTÓRIAS DE VIDA: um imbricado teórico-metodológico para uma comunicação cidadã em Lagoas do Norte para quem?
16 MÍDIA, PODER E PERIFERIA: reflexões sobre o direito humano à comunicação
17 Mulheres negras na produção de cidadania: estratégias através da arte e da cultura
18 PAULO FREIRE E O DIREITO À PALAVRA DOS/AS OPRIMIDOS/AS NAS LUTAS ANTICAPITALISTA, ANTIRRACISTA E ANTI-HETEROPATRIARCAL
19 PAULO FREIRE: a cidadania compreensiva
20 VTS CREW E O PROJETO NEGRAS RAÍZES NAS RUAS: o Graffiti Comunica Identidades Lutas e Resistências
21 “PERSONAGENS AUTISTAS”: criação de um Tumblr brasileiro ministrado por autistas dentro de um movimento autista online
GT: COMUNICAçãO E CULTURA
  TITULO
1 “O MUNDO DE TODOS OS MUNDOS”: um estudo sobre o encontro de mundos ficcionais na Comic Con Experience
2 A CENTRALIDADE DA MÚSICA AO VIVO: ENTRE O SENSÍVEL E O ECONÔMICO
3 A PARTE E O TODO: Jair Bolsonaro e O Globo
4 A performance do bregafunk no perfil Brega Bregoso do Instagram
5 BIG BROTHER BRASIL: um convite ao voyeurismo?
6 CARTAS NA MESA: imagens e materialidade na luta informacional decolonial
7 CONVERSA E COMUNICAÇÃO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS
8 Cultura, sensibilidade e comunicação intersensorial: as festas das aparelhagens no Estado do Pará
9 CULTURAS AUDIÓFILAS: contextos, performances e escutas
10 ENCRUZILHADA DE GÊNEROS: Exu como método na comunicação do corpo incorporado
11 FOTOGRAFIA E CÂNCER: reflexões sobre a passagem do estigma ao testemunho
12 IMAGENS QUE ECOAM: Acaso e Nachleben na fotografia documental contemporânea
13 LIVRE PARA TODAS AS IDADES: temática LGBTQIA+ e gênero audiovisual Infantil
14 LIVROS, SUBJETIVIDADE E CULTURA: articulações
15 MELODRAMA E MEMÓRIA HISTÓRICO-FICCIONAL: UM ESTUDO SOBRE A MINISSÉRIE AMAZÔNIA: DE GALVEZ A CHICO MENDES
16 O FAUSTO NAS AMÉRICAS: Mefistófeles e Legba na encruzilhada
17 OS VÍDEOS DE CASAMENTO E A FORMAÇÃO DE UM MERCADO PARALELO NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
18 PARA (RE)INTEGRAR A COMUNICAÇÃO COMO CAMPO DA (IN)COMPLETUDE
19 Para uma Comunicação Intersubjetiva. Uma análise a partir das correspondências entre Vilém Flusser e Milton Vargas
20 PÉRSIO E REBECA: construções narrativas sobre o Oriente e o Ocidente na telenovela Amor à vida
21 PINTURAS PARIETAIS, NARRATIVA E IMAGINAÇÃO: uma investigação sobre a relação entre imagem e ambiente em tempos pré-coloniais
22 RETRATOS DE FASCISMOS BRASILEIROS: a relação de Teocrasília e A nova ordem com o bolsonarismo
23 RITUALIDADES E EXPERIÊNCIAS DECOLONIAIS DE CONSUMO NO HIP-HOP
24 SOBRE ESTIMULAR ATIVIDADES CRIATIVAS: discussões teórico-práticas a partir de um Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação direcionado ao cenário da boemia
GT: COMUNICAçãO E EXPERIêNCIA ESTéTICA
  TITULO
1 “INUNDA-ME, TEMPESTADE DE IMAGENS!”: experiências estéticas melancólicas e o elogio da ruína pelas videocolagens de Mamma Mia, de Potyguara Bardo
2 A (re)produção da morte: a embalagem e negação da morte na máquina de guerra pandêmica
3 ÁGUAS DA BAÍA E DO PARAGUAÇU: paixões e política na obra da Rosza Filmes
4 CINEASTAS-GUARDIÕES: hipótese sobre a autoria no cinema indígena
5 DA PERFECTIBILIDADE NEGATIVA AO ATO ARTÍSTICO EM CZESLAWA KWOKA
6 EXPERIÊNCIAS COM SELFIES EM TEMPOS DE PANDEMIA: as performances e mediações dos autorretratos na Festa de Iemanjá
7 FUTUROS HUMANOS: os corpos do amanhã
8 LUDICIDADE, EXPERIÊNCIA ESTÉTICA, VIDEOGAMES
9 Mapa como medium: modos de pensar
10 NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA’: percepção estética da música na era de sua reprodutibilidade técnica
11 O enigma da montagem: semioses na construção de plásticas audiovisuais em um documentário universitário sobre hortas urbanas
12 Para ver em busca do Stimmung: atmosfera em A segurança interna, de Christian Petzold
13 PAROLE, PAROLE… O “hit” musical como memória da cultura midiática
14 PERANTE O ROSTO VIOLADO: a imagem-testemunho de Bophana e a tragédia do Camboja
15 SINESTESIA, CINESTESIA, SCI-NESTESIA: semioses e fruições estéticas
16 TESTEMUNHOS REVELADOS POR TECNOLOGIAS RACISTAS: fotografias de família e ressignificação de precariedades no YouTube
17 TRABALHAR IMAGENS, REPARAR O VISÍVEL: a política da imagem como prática reparadora
18 Wim Wenders e a tecnoimagem: a vida real está em outro lugar?
GT: COMUNICAçãO E POLíTICA
  TITULO
1 BOLSONARISMO, ELEIÇÕES E REDES SOCIAIS: uma análise das estratégias discursivas dos deputados supervotados do PSL no Facebook
2 “É PARA DESTRUIR AS FORÇAS DAS TREVAS”: análise preliminar de mobilização política no grupo de WhatsappEvangélicos de Direita a partir do resultado das eleições nos EUA
3 A cruzada contra o capital cultural
4 A DIMENSÃO CULTURAL DA PÓS-VERDADE: uma análise da desinformação sobre o uso de cloroquina na pandemia de Covid-19
5 A METAPOLITIZAÇÃO ENQUANTO FENÔMENO COMUNICACIONAL: a ascensão da discussão política na internet e a despolitização
6 A participação social sob a ótica do Dissenso
7 A POLÍTICA DO ANTI: Uma análise sobre a campanha de João Dória à Prefeitura de S. Paulo no Facebook
8 A REVOLUÇÃO NO PRELO: o cerco da polícia de Vargas à gráfica clandestina do PCB no final dos anos 1930
9 A SEGMENTAÇÃO E SEUS PROBLEMAS: uma discussão a partir de percepções de profissionais de campanha
10 ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA “TUDO TEM SEU TEMPO”: signos na publicidade da política de prevenção da gravidez na adolescência
11 ARTE QUE CRITICA, POLÍTICA QUE CENSURA: episódios de patrulhamento da crítica política
12 AS METAMORFOSES DA ESFERA PÚBLICA ou a nova mudança estrutural
13 COMUNICAÇÃO E POLARIZAÇÃO POLÍTICA: o papel das mídias na crise da democracia
14 Eleições em Altamira 2020: campanha de rua, aporte digital e as estratégias de Comunicação integrada numa eleição nunca antes tão disputada
15 EMOÇÕES E JULGAMENTO MORAL EM CONVERSAÇÃO POLÍTICA ONLINE: definição de culpa e demandas de punição para casos de feminicídios e atos infracionais
16 ENTRE A ZOERA, A CRUZ E A FOICE: uma análise exploratória do debate sobre comunismo no YouTube brasileiro
17 ESTÉTICA BOLSONARISTA NAS REDES E O POPULISMO DIGITAL: o uso das imagens na redefinição do campo político-identitário brasileiro
18 EXTREMA-DIREITA E PLATAFORMAS ALTERNATIVAS: o uso do Parler nos Estados Unidos e no Brasil
19 EXTREMA-DIREITA, MÍDIAS DIGITAIS E ESTETIZAÇÃO DA POLÍTICA: o que deixamos de ver?
20 Lamento se as informações não chegarem: a transparência, segundo Byung-Chul Han, com smartphone na mão
21 MÍDIAS DIGITAIS E A DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS: o uso do Youtube nas campanhas eleitorais para a prefeitura de São Paulo no 1° turno de 2020
22 MINHA FOTO NÃO TE AUTORIZA A NADA: dimensões públicas e privadas na ação narrativa no Instagram em publicações com a hashtag #naoexisteestuproculposo
23 MOVIMENTOS SOCIAIS E REGULAÇÃO DA MÍDIA EM PORTUGAL
24 O SILÊNCIO QUE PERMEIA OS DESASTRES: constrangimentos ao debate sobre a mineração na imprensa de Minas Gerais
25 O VÍRUS SE MULTIPLICA POR MENSAGENS INSTANTÂNEAS? As estratégias de comunicação do presidente Jair Bolsonaro sobre a covid-19 através do Telegram
26 PARA ALÉM DO NEGACIONISMO: uma proposta de análise do discurso de Jair Bolsonaro sobre a pandemia de Covid-19
27 PENSANDO MOVIMENTOS SOCIAIS E MIDIATIZAÇÃO DA POLÍTICA: abordagens institucional e sócioconstrutivista
28 QUE STORIES É ESSE? As estratégias de uso do Instagram nas campanhas eleitorais municipais da região sudeste do Brasil em 2020
29 USUÁRIO, o quinto poder
GT: COMUNICAçãO E SOCIABILIDADE
  TITULO
1 A HIPER-REALIDADE, CHAVE PARA PENSAR PROCESSOS DE LUTAS NO ESPAÇO/TERRITÓRIO CAMPO
2 ANTIRRACISMO, CULPA E CANCELAMENTO: a nova organização midiática do discurso branco progressista
3 COVID-19 NAS MÍDIAS: sentidos e afetos em novas formas de sociabilidade
4 DEUS OU GÊNIO?: a morte de Maradona na primeira página de jornais brasileiros
5 DO CONVALESCENTE AO SOBREVIVENTE: trauma e subjetividade nas pandemias
6 ENTRE MEIOS E SOCIABILIDADES DIGITAIS: dinâmicas de experimentações e usos de jovens quilombolas do Matão na rede social do Facebook
7 ESPIRAL DO “NÃO-CONSENSO”: opiniões e confrontos nas redes sociais digitais
8 EXPERIÊNCIAS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO DA SAÚDE: elaborações da doença e de si por pacientes com Síndrome de Turner
9 Felicidade compulsória, produtividade e superação: horizontes do depressivo no mundo neoliberal
10 Política de celebridades no Brasil Contemporâneo
11 PRISÃO INTELECTUAL: a censura do Estado em livros que compõem projetos de remição de pena
12 TODA NUDEZ SERÁ CAPITALIZADA: Da hipocrisia ao cinismo?
13 “CARREGADO PARA NUVEM…SOA COMO PARAÍSO!”: sonhos contemporâneos de longevidade
14 “O CAPITALISMO DENTRO DE NÓS”: um estudo das relações entre percepção, mídia e trabalho flexível
GT: COMUNICAçãO, ARTE E TECNOLOGIAS DA IMAGEM
  TITULO
1 A linguagem de Ana Vaz – Tropos do Cinema Experimental Brasileiro
2 Além das Imagens da Pandemia em Manaus
3 AN OPTICAL POEM E TARANTELLA: análise de dois exemplos de música visual
4 AQUILOMBAMENTOS ARTÍSTICOS CONTEMPORÂNEOS: reterritorializações simbólicas na fotografia negra
5 ARTICULAÇÕES CÊNICAS DA ESPACIALIDADE AUDIOVISUAL: paradigmas criativos e tecnologias do cenário
6 COREOGRAFIAS E PRÁTICAS CINÉTICAS DO CINEMA: gestos dos passados modernos
7 CORPO PERFORMÁTICO: ENTRE A AUTENTICIDADE E O ARTIFÍCIO
8 CULTURA DIGITAL COMO DILATADORA DE POSSIBILIDADES: arte e poéticas digitais
9 Distopias contemporâneas: no limite da fotografia
10 Imagem Digital e a Despersonalização do Referente
11 Linha do olhar, linha da vida: sociologia da montagem nas fotografias de “Se eu tivesse quatro dromedários” (1966)
12 NO MUNDO-EMPRESA, A TELA TOTAL: quando o tempo e vida vertem-se em imagens instagramáveis
13 O QUE PODE O CORPO DO ARTISTA? Gesto e potência em uma videoperformance
14 Retrato íntimo: notas sobre corpos, gênero e fotografias
15 Tecnotropicalidade
16 TOCAR O TEMPO: o fotograma ou o corpo-ferido
17 TRAVESSIAS DAS EXTREMIDADES
GT: COMUNICAçãO, GêNEROS E SEXUALIDADES
  TITULO
1 A CAÇA À BRUXA NÃO TERMINOU: Bayonetta, jogos digitais e identidade de gênero
2 A CAIXA DE PANDORA ENTREABERTA: percurso do desvelar questões de violência e mulheres
3 A SUBNOTIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO EM NOTÍCIAS SOBRE RELATÓRIOS DE PESQUISA: o papel do jornalismo como vetor de informação e conhecimento
4 ALGUÉM PARA TOMAR CONTA: intersecções entre cuidado, afeto, violência e cárcere em Suíte Tóquio e As Boas Maneiras
5 AMAR É SUFICIENTE? Afetos e gênero nas disputas por legitimidade e tradição em AmarElo – É tudo pra ontem
6 CONJUNTURA HISTÓRICA E ATIVISMOS, A TEMATIZAÇÃO DA TRANSEXUALIDADE EM TELENOVELAS: de Ana Girafa à Michelly, um percurso pelos anos 2010.
7 CORPOS INCÔMODOS: textualidade, educação e experiência comunicacional nas práticas de ódio contra a população LGBTQ+
8 DE QUEER AS FOLK A POSE, 20 ANOS DEPOIS: da homofobia à transfobia
9 DESEJOS COLONIAIS: o arsenal erótico da branquitude no cinema brasileiro
10 Dia da Visibilidade Trans no YouTube: audiovisuais em rede e disputas em torno do direito de aparecer
11 DIADORIM TRANS: Imagem de fascínio e assombro em Grande sertão: veredas
12 DISPUTAS DE SENTIDOS NOS STORIES: uma análise crítica do perfil DanzaMedicina
13 DOMINAÇÃO-SUBMISSÃO: posições instáveis e desejo nas condutas sexuais em Corpo Devasso
14 Educação midiática a serviço da desconstrução de estereótipos de gênero: práticas de ensino críticas
15 Fe-mi-grantes: podcast sobre migração, feminismo e a experiência de ser o outro
16 FEMINISMOS MIDIÁTICOS COMO TECNOLOGIAS DE GÊNERO: novas subjetividades feministas contemporâneas
17 LESBIANIDADES EM VÍDEOS NO YOUTUBE: homonormatividade e violências
18 LÉSBICA GORDA NÃO PERFORMA FEMINILIDADE: um estudo a partir de Orange Is The New Black
19 Masculinizar a mulher e feminilizar o homem: o conluio entre LGBT+ e a esquerda para implantar a “ideologia de gênero” no Brasil
20 Midiatização e mediação no documentário Kátia
21 NÃO FOI PAIXÃO, FOI MIRAGEM: A gestão imaginal de Pabllo Vittar no espetáculo midiático das visibilidades
22 O CORPO COMO LUGAR DE FALA: movimentos para a produção de um corpo político
23 PARA ALÉM DA DESCRIÇÃO DA DIFERENÇA: apontamentos sobre o método da roleta interseccional para estudos em Comunicação
24 QUANDO A DESIGUALDADE MORA NOS DETALHES : engendramentos das relações de gênero no campo da Comunicação
25 Sobre imagens de mulheres que encaram meninas mortas
26 TELENOVELA E A REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NEGRA: uma análise a partir da categoria analítica imagens de controle
27 VAI TER PAI COM VAGINA, SIM : Da (Trans)Parentalidade À Transfobia Na Representação Masculina De Thammy Miranda Em Uma Propaganda De Dia Dos Pais
28 “ELE NÃO SE SUICIDOU, ELE FOI SUICIDADO”: travessias, necropolíticas e audiovisibilidades no caso Demétrio
29 “ESSE PAPA É VIADINHO”: uma análise dos comentários LGBTQfóbicos da notícia “Papa Francisco diz que Igreja deve pedir desculpas aos homossexuais” no Facebook
30 “QUEM MATOU O MUNDO?”: A masculinidade moderno/colonial nas imagens do presente
GT: CONSUMOS E PROCESSOS DE COMUNICAçãO
  TITULO
1 A CULTURA MATERIAL DA PANDEMIA: consumo, pureza e perigo
2 A MARCA ANTIRRACISTA EXISTE? Uma análise da marca Carrefour para pensar o consumo entre o discurso e as práticas
3 A semiótica psicanalítica como instrumento operador das mediações subjetivas do consumo. Primeiras reflexões à luz da pornografia digital.
4 AFROCONSUMO: especificidades e apontamentos
5 as interfaces entre os Estudos Culturais e a Semiolinguística na análise dos textos publicitários
6 AS LIVES E A PANDEMIA: uma análise das práticas de consumo de eventos musicais durante o isolamento físico
7 CONSUMIDORAS E SUFRAGISTAS: interrelações discursivas e a constituição do sujeito “consumidor-político” na cultura do consumo
8 CONSUMO E AS CIDADANIAS CELEBRITIES: interseções entre o popular e o massivo como categorias de mídia
9 Consumo mediático y cultural de contenidos religiosos por la población gitana de Cataluña
10 DISCURSOS E NARRATIVAS DE CONSUMO: uma estratégia metodológica para estudos do consumo, do mapa cultural a sua dimensão simbólica
11 Em busca do consumidor antifrágil: caos, pandemia, consumo e discurso.
12 ESTRATÉGIAS DE CONTRAPUBLICIDADE INFANTIL POR MARCAS: atos de comunicação da Mercur vinculados a valores socioeducacionais
13 IDENTIDADE NEGRA, REPRESENTAÇÕES E REPRESENTATIVIDADE: Pensando o racismo brasileiro a partir da Publicidade
14 IMAGEM HUMANA TORNADA CÓDIGO E ALGORITMO EM AMBIENTES DE MIDIATIZAÇÃO PROFUNDA POR MEIO DA CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE PERSONAS
15 IMBRICAÇÕES ENTRE TRADIÇÃO E MODERNIDADE: as inscrições coloniais no discurso imobiliário de um Recife urbano
16 INFLUENCIADOR DIGITAL COMO MÍDIA: da publicação de conteúdos à publicização do “patrocínio”
17 MEMÓRIA(S) DE CONSUMO: o merchandising como expansão transmidiática nos parques temáticos da Disney
18 O DOCE SABOR DA SAUDADE: consumo, emoções e narrativas sobre o Madrileño da Confeitaria Manon
19 O USO DE GIFS ANIMADOS MARCÁRIOS NO TWITTER
20 OS SENTIDOS DO PRESENTE E DO PRESENTEAR: contribuições da antropologia, do consumo e da semiótica
21 PANDEMIA DE COVID-19 E CONSUMO DE MÍDIA ELETRÔNICA NO BRASIL: mudanças e desafios percebidos em 2020
22 PAUSA PARA UM MERCHAN: articulações entre feminismo, consumo e autenticidade no YouTube
23 PODCASTS – reverberações criativas e midiáticas
24 PUBLICIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO EMERGENTES NO CAMPO PUBLICITÁRIO E SEU CONSUMO POR JOVENS ESTUDANTES
25 ROBE, ENCICLOPÉDIA E BENS CULTURAIS: Denis Diderot na história do consumo moderno
26 SOCIEDADE DO ESPETÁCULO E O CONSUMO MEDIADO POR ALGORITMOS
GT: CULTURA DAS MíDIAS
  TITULO
1 A NATUREZA EXÓTICA DA IDENTIDADE NACIONAL: ecos atuais da invenção romântica de brasilidade
2 ANÁLISE AUDIOESTRUTRAL DO PODCAST: proposta metodológica para produtos sonoros
3 APRENDIZADO POR INTERAÇÃO
4 CURIOSIDADE EM RUÍNAS: discurso curatorial e imaginários populares dissidentes
5 DESESTABILIZANDO O GÊNERO? Super-heroínas e as transformações no gênero de super-heróis a partir das discussões sobre o feminino
6 EMBATES E REPERCUSSÕES MIDIÁTICAS DE UMA CRÍTICA RADICAL: Desafios da esquerda marxista na Internet
7 GUERRAS CULTURAIS, BATALHAS ALEGÓRICAS: entrelaçamentos da comédia e do terror no cinema brasileiro contemporâneo
8 INTERAÇÃO NO CIBERESPAÇO: Relações compartilhadas nas mídias digitais
9 INVENÇÕES EM O TICO-TICO: corpos e coisas em historietas ilustradas da Belle Époque
10 Mais do que apenas quebrados: do modo de existência de objetos exfuncionais
11 O ARGUMENTO DA SIMULAÇÃO E SEU CALDO DE CULTURA
12 O VELHO WINSTON CHURCHILL EM THE CROWN E A REPRESENTAÇÃO DA VELHICE NA MODERNIDADE
13 PROTAGONISMO INFANTIL EM REDE: visibilidade e audibilidade em representações noticiosas
14 Racismo em questão no mercado editorial: uma homenagem polêmica e o movimento da ‘comunidade de leitores’ nas mídias
15 REINICIANDO O JOGO: uma revisita ao conceito de remediação sob a perspectiva dos jogos digitais
16 TEIA DE SABERES LOCALIZADOS NAS CENAS DE JOÃO DO CRATO
17 Territórios do Samba no Cinema de São Paulo
18 UMA DEFINIÇÃO DE EXPERIÊNCIA PARA O CAMPO DO AUDIOVISUAL: diálogo entre Adriano D. Rodrigues e Lev S. Vigotski
19 “Verdades”: um estudo sobre a representação dos cabelos crespos a partir de uma campanha publicitária de produtos para coloração
GT: EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAçãO
  TITULO
1 A abordagem formal em multimodalidade como episteme e metodologia subjacentes às práticas de datificação
2 A Epistemologia da Diferença
3 Algoritmos na esfera pública
4 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SEMIÓTICAS SOBRE CRIATIVIDADE
5 APRENDER A REZAR GUARANI-KAIOWÁ: um experimento de comunicação intermundos
6 CAMINHOS PARA UMA HERMENÊUTICA EPISTEMOLÓGICA DA IMAGEM MIDIÁTICA NA COMUNICAÇÃO
7 COMPLEXIDADE DA MENSAGEM: implicações teóricas e metodológicas quanto ao seu processamento cognitivo
8 CONSTITUIÇÃO DO PENSAMENTO COMUNICACIONAL BRASILEIRO: 20 anos do GT Epistemologia da Comunicação da Compós
9 ESTUDOS DE MÍDIA, CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO: os Estudos de Mídia alemães e a epistemologia da Comunicação no Brasil
10 FOUCAULT E A ATUALIDADE: diálogos entre filosofia, história e comunicação
11 Imergindo no Reino: reflexões sobre o exercício de escrita de campo nos estudos de religião em Comunicação
12 JUDICIÁRIO MIDIATIZA(N)DO: a disputa das câmeras no interrogatório de Lula
13 MEI > MUNUS > COMMUNICO: uma proposta genealógica para o estudo etimológico da comunicação
14 MÉTODO DE INTERPRETAÇÃO (OU RECEPÇÃO): a comunidade Otaku em foco
15 MIDIATIZAÇÃO EM PESQUISA: o que se observa na observação?
16 O DISCRETO CHARME DA ESCRITURA: histórias da inscrição como pensamento técnico da Comunicação
17 O FIM DA COMUNICAÇÃO? EM BUSCA DO HORIZONTE DO COMUNICACIONAL
18 O LUGAR DA COMUNICAÇÃO NA CIÊNCIA: reflexões para um projeto de pesquisa sobre ciência e comunicação
19 O Príncipe BBB 21: o diversionismo e o (clássico) dividir para dominar
20 OLHANDO PELO CALEIDOSCÓPIO: estado da arte sobre comunicações digitais nas revistas MATRIZes e Famecos
21 PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E ACONTECIMENTO COMUNICACIONAL
22 PUBLICAR OU PERECER?: três dimensões da publicação em periódicos acadêmicos na pesquisa em Comunicação
23 Sartre em Barthes. Notas sobre a referência da semiologia barthesiana ao dispositivo sartreano
24 TÉCNICAS DE CLUSTERIZAÇÃO PARA ANÁLISE DE REDES: contribuições para a pesquisa social em Comunicação
25 TEORIZAR COM A GROUNDED THEORY: um caminho metodológico para as pesquisas em comunicação
26 “Qualquer coisa serve”: Paul Feyerabend e a ciência anárquica da Comunicação
GT: ESTUDOS DE CINEMA, FOTOGRAFIA E AUDIOVISUAL
  TITULO
1 O PRIMEIRO ANO DO FESTIVAL DE CINEMA AMADOR JB/MESBLA (1965): uma contribuição para a história dos festivais de cinema no Brasil
2 “Isso mudou muito na minha vida” : o documentário brasileiro e a emergência das mulheres sem-terra como sujeitos políticos
3 A BUSCA PELA MEMÓRIA, OU QUASE MEMÓRIA
4 A fabulação no filme ensaio: Análise do filme Do esquecimento ao não me lembro
5 A PRETENSA PAZ DOS JOGOS OLÍMPICOS: imagens em disputa na retomada dos arquivos por Chris Marker e Carole Roussopoulos
6 APONTAMENTOS SOBRE O PERSONAGEM DE CINEMA: Atrave?s do narrativo, do figural e do material
7 Circulações e interpretações do cinema brasileiro recente na França
8 DA FACE AO ROSTO DO MAL: Michael Myers e as moléculas do fascismo
9 Defasagens entre o audível e o visível no cinema contemporâneo: disjunções em filmes com narração
10 DILMA ROUSSEFF NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: algumas questões iniciais
11 ENTRE A FISIOGNOMIA DA CIVILIDADE E A NASCENTE CIÊNCIA DO CÉREBRO: notas sobre a política dos rostos no cinema
12 ENTRE O PASSADO E O FUTURO: Relações com a história alemã em Straub-Huillet e Harun Farocki
13 Gatekeeping e especulação na Hollywood clássica: Ben Hecht e uma Divina Sarah
14 Gestações visuais em O Espírito da Colmeia (1973): experiência, infância e não soberania
15 Hiroshima, Argel: os tempos do justo na imaginação política moderna
16 NENHUM DISPOSITIVO A MENOS : Sobre a experiência da ausência da sala de cinema
17 NOSTALGIAS SONORAS: visualizações mentais a partir de gravadores de voz no cinema
18 OS ARQUIVOS DE PROPAGANDA DO KHMER VERMELHO: uma leitura de A imagem que falta, de Rithy Panh.
19 OUT OF NOWHERE: a história antes das últimas fotografias
20 SE ESSA CÂMERA FOSSE NOSSA?
21 TATUAGEM: CONEXÕES ENTRE O CINEMA CONTEMPORÂNEO E OUTRAS IMAGENS DE HOMENS DESVIADOS
GT: ESTUDOS DE COMUNICAçãO ORGANIZACIONAL
  TITULO
1 A CONSTRUÇÃO DA CULTURA DE SUSTENTABILIDADE E A COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
2 A sociedade em rede e a dimensão humana da comunicação: uma visão dos empregados de organizações brasileiras
3 AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE EM DIÁLOGO COM MINORIAS SOCIAIS: articulações a partir do paradigma da complexidade
4 AS ORGANIZAÇÕES MODERNAS E O CONTEMPORÂNEO: notas para uma leitura comunicacional do presente
5 CENAS DO HOME OFFICE: experiências organizacionais e afetos na Era Covid-19
6 COMUNICAÇÃO COMO ELO: método para o exercício do equilíbrio de interesses nas relações político-comunicacionais entre organizações, públicos e sociedade
7 COMUNICAÇÃO E GESTÃO URBANA: alinhamentos discursivos do Porto Maravilha
8 COMUNICAÇÃO E RECONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: contribuição para o estudo das Ações Afirmativas como objeto da comunicação organizacional
9 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INCLUSIVA: o pertencimento dos surdos às organizações
10 COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: estratégias metodológicas de participação a partir das TICs
11 DO USUÁRIO-MÍDIA AO SUJEITO-DADOS: um percurso teórico-metodológico para a compreensão dos públicos em comunicação organizacional diante da digitalização das organizações
12 Estratégias transmidiáticas de interação comunicacional da Fórmula 1: aspectos metodológicos e analíticos
13 ICMM E A MINERAÇÃO DO FUTURO: posicionamentos, reverberação e não-discurso
14 INFLUÊNCIA INDIRETA E ESTRATÉGIA: notas sobre o sistema de interinfluências e suas possibilidades para a comunicação organizacional
15 LEGISLATIVOS MUNICIPAIS NO AMBIENTE DIGITAL: a perspectiva de quem faz (ou tenta fazer!) comunicação pública
16 MACRO E MICRO-POSSIBILIDADES PARA PENSAR A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES A PARTIR DE PERSPECTIVAS DO INTERACIONISMO SIMBÓLICO
17 PARA AMPLIAR O DIÁLOGO NAS RELAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL: entendendo a reputação como um fenômeno discursivo
18 PARTICIPAÇÃO, CIDADANIA E CIÊNCIA: a experiência Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR
19 PRECISAMOS FALAR DE MARX: e isso pode começar pela comunicação organizacional
20 VULNERABILIDADES E ARRANJOS DISPOSICIONAIS EXPOSTOS EM SITUAÇÕES DE CRISE: o episódio de racismo no Carrefour
GT: ESTUDOS DE JORNALISMO
  TITULO
1 A disputa de sentidos entre jornalistas sobre a interrupção de circulação do jornal Diário do Nordeste
2 A expansão do fact-checking no Brasil: entre o ideal da participação e os dilemas da plataformização
3 A FORMA COMO ENREDO: três pressupostos e duas hipóteses sobre a disseminação de informações não-jornalísticas de expressão noticiosa
4 A IMERSÃO COMO CATEGORIA INDUTORA DE INOVAÇÕES NO JORNALISMO
5 A QUEM INTERESSA A AUDIÊNCIA?
6 A representação das fontes e o lugar do repórter: As narrrativas amazônidas de Eliane Brum
7 ALEGRIA SUBVERSIVA: O riso no discurso jornalístico e a redução do medo em sociedades conservadoras
8 ALTERIDADE EM TRÂNSITO: representações da Marcha para Jesus como acontecimento na Folha de S. Paulo
9 ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DE MARIA HELENA CAPELATO PARA A HISTÓRIA DA IMPRENSA BRASILEIRA
10 COMUNICAÇÃO E ESFERA PÚBLICA: continuidades e mudanças discursivas em três editoriais da Folha de S.Paulo (versão online)
11 Da filosofia da práxis à teoria da intersubjetividade: análise crítica do pensamento jornalístico de Eduardo Meditsch
12 DE JORNALISTAS COMO COMUNIDADE INTERPRETATIVA AOS JORNALISMOS COLONIZADOS E COLONIZADORES: coberturas de feminicídios em jornais amazônicos
13 DE VOLTA À ERA POLÍTICO-LITERÁRIA? Análise das colunas políticas de Eliane Brum no El País
14 DISCUTINDO O JORNALISMO REGIONAL: uma análise a partir dos profissionais de TVs de emissoras maranhenses
15 DISPOSITIVOS MÓVEIS AFRONTAM A LINGUAGEM TELEJORNALÍSTICA NA COBERTURA DA COVID-19
16 ETHOS DE CREDIBILIDADE: Agência Pública entre os discursos da mídia convencional e da mídia independente
17 JORNALISMO E DESINFORMAÇÃO: ensaios sobre o agir cartográfico, da #VazaJato à covid-19
18 Jornalismo narrativo: o “texto testemunhal” como linguagem de fronteira
19 NOTICIABILIDADE E O COMPARTILHAMENTO NO FACEBOOK: critérios de compartilhabilidade no Brasil, Estados Unidos e Canadá
20 Número Zero: A representação do jornalismo no último romance de Umberto Eco
21 O AGENCIAMENTO MIDIATICO DO JORNALISMO: noticiabilidade, segurança pública e plataformas
22 O TRANSBORDAMENTO DA NOTÍCIA: relatos da informação nas redes sociais digitais
23 O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E INOVADORAS NOS PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM DO JORNALISMO EM UM CONTEXTO PO?S-INDUSTRIAL: uma proposta de formac?a?o docente
24 OS DISPOSITIVOS DE TEMPORALIDADE NO TELEJORNALISMO: os jornalistas e as práticas profissionais
25 PLURALIDADES EPISTÊMICAS: uma crítica da noção dos jornalistas como comunidade interpretativa
26 QUE JORNALISTAS FORMAMOS? Bibliografias de cursos superiores de Jornalismo e a constituição de habitus de classe e de fachadas de jornalistas brasileiros(as)
27 RECONFIGURAÇÕES DO JORNALISMO AUDIOVISUAL: um estudo da cobertura do Fantástico da pandemia da Covid-19
28 RELATOS SONOROS DE UM CRIME: o Caso Evandro pela ótica do True Crime
29 TELEJORNALISMO LOCAL E O QUINTO PODER: diálogos e experiências em praças de Minas Gerais e Roraima
30 TRÊS PARÂMETROS PARA COMPARAÇÃO DE REVISTAS: proposta metodológica para analisar transformações
31 UM JORNALISMO SEM RAÇA? O inteligível e o enlutável na cobertura da Folha de S. Paulo da violência policial
32 USOS DA MEMÓRIA COMO RECURSO DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO JORNALISMO DIGITAL
33 VIOLÊNCIA CONTRA JORNALISTAS NO BRASIL: análise discursiva de relatórios de organizações de defesa da liberdade de expressão
34 WOUND ON THE SOUL – JORNALISTAS NA COBERTURA DE TRAGÉDIAS HUMANITÁRIAS. Conexões entre PTSD, ferida moral e fadiga da compaixão
GT: ESTUDOS DE SOM E MúSICA
  TITULO
1 (RE)VIVER O PASSADO EM SÃO PAULO. NOSTALGIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO NA CENA PUNK NA CIDADE DE SÃO PAULO
2 A GAMBIARRA COMO RESISTÊNCIA ANTROPOFÁGICA: crítica às normatizações da podosfera brasileira
3 A performance de Jimmy Page com seu arco de violino em “Dazed and confused”
4 ABORDAGENS HISTÓRICO-CULTURAIS DAS SONORIDADES ECOANTES NAS ÁREAS ATINGIDAS PELA BARRAGEM DE FUNDÃO (séculos XVII-XXI)
5 ABRINDO MOSHPITS VIRTUAIS: Cenas Musicais e Shows ao vivo em Fortnite e Minecraft
6 AS ESTRATÉGIAS DA NAÇÃO ZUMBI PARA OBTER APOIO INSTITUCIONAL PÚBLICO E PRIVADO
7 BATA O SEU KOO: estéticas corporais alternativas e novas performances de gênero e raça em uma festa negra LGBTQIA+
8 CÂMARA ANECOICA, NADA-YOGA E ZUMBIDO: audibilidades não normativas e os estudos de som
9 CASA DO MESTRE ANANIAS: atravessamentos da música ancestral diaspórica na cidade de São Paulo.
10 COMUNICAÇÃO E MÚSICA NA CULTURA DA CONVERGÊNCIA: Sistema Cromático de Iniciação ao Violão
11 ENEGRECENDO A TECNOLOGIA: propostas teórico-epistemológicas para pensar as tecnologias nos estudos de som e música
12 FREVO & FÚRIA: identidades e afetos em encruzilhadas musicais
13 MAPEANDO PRÁTICAS DA CENA COVER DE K-POP NO RECIFE
14 MICROPOLÍTICAS NO CONSUMO DIGITAL DA LÄJÄ RECORDS: uma cartografia sobre o tosco
15 NARRATIVAS NOSTÁLGICAS AUTOBIOGRÁFICAS EM REDES SÓCIOTECNICAS: a mediação da memória no YouTube como traço distintivo da fruição musical contemporânea e o caso de Fear Inocolum do Tool
16 Novos malandros e velhas disputas: Passistas masculinos e suas performances que desafiam as tradições das escolas de samba.
17 O QUE O SUCESSO NÃO NOS DIZ: o fracasso enquanto estudo na música pop
18 O SOM DO SILÊNCIO: uma análise imersiva
19 O SOM NAS FICHAS TÉCNICAS DO CINEMA BRASILEIRO: Um levantamento entre 1964 e 1983
20 Paisagens sonoras no cinema brasileiro de ficção científica contemporâneo: uma análise de Bacurau
21 PARÓDIA AUDIOVISUAL EM REDE E A POÉTICA DO ARMENGUE NO POP
22 POR ACASO EU NÃO SOU UMA MULHER?: Interseccionalidade em Luedji Luna e na cena musical de Salvador
23 PROFUNDO/SUPERFICIAL : politização versus esvaziamento do sujeito melancólico em canções da banda O Terno
24 Senta a bunda: Uma análise das presenças e ausências da bunda em videoclipes de funk
25 TENDÊNCIAS DE CONSUMO MUSICAL NAS PLATAFORMAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
26 Vai, malandra! Aproximações entre o funk e a malandragem feminina
27 “LISTENING IS EVERYTHING”: percursos de escuta conexa nas articulações entre playlists, pre-saves e recomendações musicais no Spotify
28 “O RAP VIROU DE DIREITA”?: ascensão do conservadorismo neoliberal e crise do rap político
GT: ESTUDOS DE TELEVISãO
  TITULO
1 HUMOR E PRECONCEITO NO PROGRAMA SAI DE BAIXO
2 70 ANOS EM UMA: o septuagenário da televisão brasileira pelo olhar hegemônico da TV Globo através de duas edições especiais do “Globo Repórter”
3 Bridgerton e a consolidacao da Shondaland como uma grife de series ficcionais televisivas
4 CONFORTO NARRATIVO E A ÉTICA DO CUIDADO EM TEMPOS PANDÊMICOS
5 DE BRANCA DE NEVE A GREMLINS: a instituição do audiovisual de terror infanto-juvenil
6 DE DENTRO PRA FORA, DE FORA PRA DENTRO: figurações teóricas da autoria e do estilo na poética da ficção seriada televisiva
7 DESCRENÇA NA MÍDIA E O USO DO HUMOR PARA RIR DE SI MESMO: um estudo dos quadros “Militante Revoltado” e “Isso a Globo não Mostra”
8 EMPRESAS TELEVISIVAS EM DISPUTA NO PRIMETIME EMMY AWARDS: Capital simbólico e consagração no campo de produção de séries ficcionais
9 ESTÉTICA DA REFLEXIVIDADE TELEVISIVA: forma e conteúdo
10 EXPANSÕES DO MODELO CLÁSSICO DE STORYTELLING E A CONQUISTA ATENCIONAL EM PRODUÇÕES DA NETFLIX NO BRASIL: 3%, Coisa Mais Linda e Boca a Boca
11 Feras (MTV Brasil): relações de gênero e empoderamento feminino
12 O CORPO DO REPÓRTER COMO LUGAR DE CONVENÇÃO E DISPUTA NO TELEJORNALISMO BRASILEIRO
13 O ESTILO LYNCHIANO EM TWIN PEAKS: THE RETURN: desfamiliarização como marca registrada de autor
14 O MELODRAMA SEGUNDO ZARZOSA: ou “sobre como tornar o sofrimento humano visível”
15 O VAR e a sociedade do espetáculo: o uso do árbitro de vídeo como uma nova camada de imagem no consumo de futebol.
16 OS DESAFIOS DA PESQUISA E O LUGAR DA TELENOVELA NA ACADÊMIA
17 PULSEIRA DE AÇO, CASA DE FERRO E PALETÓ DE MADEIRA: um estudo sobre o escárnio público em narrativas da televiolência do programa Conexão Notícias
18 QUALIDADE AUDIOVISUAL E COMPETÊNCIA MIDIÁTICA: proposta teórico-metodológica de análise de séries ficcionais
19 THE MANDALORIAN: Um spin-off de Star Wars com inspirações no spaghetti western THE MANDALORIAN: A Star Wars spin-off inspired in the western spaghetti
GT: IMAGEM E IMAGINáRIOS MIDIáTICOS
  TITULO
1 A descolonização das imagens a partir do cinema de Graci Guarani
2 A ENTREVISTA JORNALÍSTICA E SUA RELAÇÃO COM O IMAGINÁRIO A RESPEITO DOS MILLENNIALS EM MATÉRIAS DO THE NEW YORK TIMES E DA FOLHA DE S. PAULO
3 A REPRESENTAÇÃO DA CORÉIA DO NORTE ATRAVÉS DA SÉRIE “CRASH LANDING ON YOU”
4 BOLHAS, GLOBOS E ESPUMAS: o saber em uma perspectiva esférica e performática de circulações
5 CULTURA POP E CATOLICISMO: imaginário em disputa nas visualidades do pe. Fábio de Melo
6 EL VIRUS Y SUS IMÁGENES: Riesgo e imaginario en tiempos de pandemia
7 Fake News e a irrupção do Imaginário
8 IMAGINÁRIOS E APREENSÃO DA LGBTIFOBIA: discussões sobre o kit gay e a ideologia de gênero em vídeos do Canal das Bee no YouTube
9 JORNADA DO HERÓI: uma reflexão da imagem arquetípica do herói na abordagem da psicologia junguiana
10 Mitocrítica fílmica e a interpretação da incidência do imaginário sobre o cinema
11 NARRATIVAS DO NASCER: A articulação entre relatos e filmes de parto como narrativas de si e textualidades midiáticas
12 O ATERRORIZANTE FEMININO: Uma simbólica da mulher enquanto agente desviante
13 O imaginário da dor na pós-modernidade: um estudo de caso da fanpage do medicamento Dorflex
14 O MILHO NA AMAZÔNIA PERUANA: entre o sagrado e o fotojornalismo ambiental
15 ORALIDADE, IMAGINÁRIO E CIRCULARIDADE: contribuições decoloniais e comunicacionais das tradições africanas
16 OS IMAGINÁRIOS DA TELEVISÃO PÚBLICA COLOMBIANA: continuidades e rupturas na plataforma pública digital RTVCPLAY
17 Perfil biográfico e figuras públicas na sociedade midiatizada
18 QUEIMANDO DILMA: fotojornalismo e metáfora visual
19 “I’M NOT JOAN OF ARC, NOT YET”: A sobrevivência das fórmulas de pathos em Dark Ballet de Madonna
GT: MEMóRIA NAS MíDIAS
  TITULO
1 Podcast como a “materialização” da memória de marca – Estudo do podcast Podmaker do empreendimento The Brick
2 A EFEMÉRIDE COMO ACIONAMENTO DA MEMÓRIA: análise de enquadramentos do passado na revista Cult
3 Capa de disco como objeto de memória
4 CIDADE OLÍMPICA, MEMÓRIAS EM DISPUTA: desconstruções no documentário Rio 50 Degrees – Carry on Carioca
5 Editando o editor Mário Muchnik
6 GABRIELA NO TELHADO: nostalgia pura
7 Materialidades das memórias: em busca da Heimat
8 MEMÓRIA DA BELEZA: o papel dos quadros sociais na constituição do belo
9 MESMIDADE E IPSEIDADE EM NARRATIVAS DA MEMÓRIA DE CIDADES: fricções temporais num cotidiano em tensão em Quanto tempo dura um bairro?
10 MÍDIA, HISTÓRIA E MEMÓRIA: Experiência com um acervo secular inédito de fotografias estereoscópicas de um sertanejo potiguar
11 O MOVIMENTO ESTUDANTIL SECUNDARISTA E O AUTORITARISMO DO REGIME MILITAR PELA ÓTICA DA GLOBO MINAS
12 O que resta da ditadura nas artes visuais: usos das memórias ditatoriais entre 2000 e 2019
13 PODE SER QUE EU SEJA ETERNA: memória audiovisual e a performance post mortem de Hija de Perra
14 REFAZENDO O RETRATO: frestas e rasuras em documentos visuais brasileiros
GT: PRáTICAS INTERACIONAIS, LINGUAGENS E PRODUçãO DE SENTIDO NA COMUNICAçãO
  TITULO
1 A COMUNICAÇÃO OFICIAL DA IGREJA CATÓLICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: uma análise das interações presentes nas postagens na página da CNBB no Facebook
2 A práxis enunciativa de algoritmos de Deep Fakes
3 AS INTERAÇÕES ENTRE LEITORES NA SEÇÃO THE LONG READ DO THE GUARDIAN: entre a política editorial de moderação e a participação das audiências ativas
4 AS NARRATIVAS DE RESISTÊNCIA DE E SOBRE MULHERES NOS GRAFITES DA CIDADE
5 BRUMADINHO (MG): análise sociossemiótica de uma reincidência criminosa
6 DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA MIDIÁTICA EM AMBIENTES MARCADOS POR SIGNOS DEGENERADOS: estudo de caso de um médico tradicional kamentsá bya
7 DESINFORMAÇÃO COMO CAMUFLAGEM: modos de produção da verdade no WhatsApp durante a pandemia
8 Dissipação discursiva via fragmentação de conteúdos no Whatsapp
9 ENQUADRAMENTO TEMÁTICO NAS CHECAGENS SOBRE A COVID-19 NAS AGÊNCIAS FATO OU FAKE E LUPA
10 FALANDO SOBRE A MORTE EM GRUPOS DE FACEBOOK: o caso de um obituário online
11 MAPA MIDIATICO-TEMÁTICO: instrumental para roteirização de reportagem transmídia
12 O ENTREGADOR, SUJEITO EM AÇÃO DURANTE A PANDEMIA: polêmica e (in)visibilidade
13 Onde reverbera o Nordeste inventado: expressões do Semiárido
14 OS FEMINISMOS E AS PUBLICIDADES EM REDE NO ANO DE 2015: mapeamento de um embate de racionalidades moventes.
15 RÁDIO, OUVINTES E INTERAÇÃO: ELEMENTOS POTENCIALIZADORES DA MEMÓRIA?
16 SENTIDO, INTERAÇÃO E RISCO NA ESTRUTURA NARRATIVA DO FILME PUBLICITÁRIO: uma análise do anúncio da Specialized veiculado no Instagram
17 TUDO COMEÇA PELA PALAVRA: discurso populista, divisão social e rupturas democráticas
18 “FODA-SE A VIDA!”: interdições no discurso de Gabriela Pugliesi durante a pandemia do Covid-19
GT: RECEPçãO, CIRCULAçãO E USOS SOCIAIS DAS MíDIAS
  TITULO
1 A PROMOÇÃO DA CONECTIVIDADE NO CAPITALISMO DE DADOS: o caso Airbnb
2 NARRATIVAS E BIOGRAFIA NO CORPO: tatuagem e literatura, as novas performances no cotidiano
3 A CORROSÃO DO LAZER: Exploração do Trabalho Infantil nos Esports
4 A recepção das telenovelas de Glória Perez por brasileiras residentes no Brasil e nos EUA: um estudo qualitativo longitudinal regresso
5 ADOLESCENTES NO YOUTUBE E O ENGAJAMENTO QUE VAI ALÉM DO VÍDEO: pistas sobre tecnicidades e sensorialidades contemporâneas
6 ARTICULAÇÃO ENTRE MÉTRICAS E DADOS TEXTUAIS COMO EXPERIMENTAÇÃO METODOLÓGICA PARA ESTUDOS EM CIRCULAÇÃO
7 As fronteiras do eu e do outro na cultura audiovisual: embates entre mediação e midiatização na representação de imigrantes e refugiados
8 BOLSONARO NO G20: ambivalência, humor e disputa nas mídias sociais
9 CIRCUITOS HETEROGÊNEOS: um conceito operacional para análise da circulação de vídeos sobre saúde na internet
10 COMUNICAÇÃO DE DADOS…ROBÔ COMUNICATIVO…: metáforas que deslocam os sentidos da comunicação e desafiam os estudos de recepção
11 CRIANÇA, MÍDIA E DIÁLOGOS: educação midiática através da pesquisa-ação na tríade da invisibilidade
12 Estratégias metodológicas para investigar a recepção de pessoas com deficiência intelectual: possibilidades e desafios
13 EXPERIÊNCIA MEDIÁTICA: um framework conceitual para análise de materialidades comunicacionais (notas inicias)
14 INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E TICs: uma década de pesquisa em Educação, Psicologia e Comunicação
15 JUVENTUDE E OS USOS SOCIAIS DAS MÍDIAS: o consumo midiático em cidades do Centro-Oeste do Brasil
16 MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS NO FUTEBOL EM TEMPOS DE MIDIATIZAÇÃO: Dos Atletas de Cristo ao caso do jogador Feijão, filho de Ogum
17 MERCHANDISING SOCIAL, TELENOVELA E AGENDAMENTO DE NOTÍCIAS: um experimento metodológico com Caminho das Índias
18 MULHERES RURAIS: fé, consumo midiático e (in)contestação nas roças de Camboriú
19 NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS NO YOUTUBE: uma análise do canal da booktuber Pam Gonçalves
20 O QUE SIGNIFICA A LEITURA DE JOGOS LITERÁRIOS? Enigmas, logogrifos e anagramas impressos na virada do século XX
21 PERSPECTIVAS INTERSECCIONAIS DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE: um mapeamento de estudos de Comunicação e Recepção
22 PRÁTICAS DE CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO DO DISCURSO DE ÓDIO NO BRASIL: o impacto online deste tema
23 RECOMENDADO PARA VOCÊ: investigando o consumo televisivo guiado por sistemas algorítmicos
24 Regionalização da mídia esportiva: Vinte anos de produções acadêmicas sobre o futebol nordestino
25 “AMULETO CONTRA O VÍRUS”: sentidos da escuta radiofônica entre pacientes hospitalizados
26 “DIVULGUE ESSA SÉRIE!”: imaginários do sucesso e do fracasso em produções Originais Netflix
27 “INFÂNCIA NOSTÁLGICA”: conceito-movimento para compreender as crianças e suas mediações em relação com a mídia
Total de trabalhos submetidos: 451